Foi encerrado nesta terça-feira (4) o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido pelo Sebrae-MA, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria de Agricultura e Sala do Empreendedor. Foram capacitados 17 pequenos produtores de farinha das comunidades Mocajituba I, II, III e povoados vizinhos, zona rural de Alcântara.
O objetivo do curso foi capacitar tecnicamente os produtores, com a finalidade de agregar valor ao produto, aumentando a produção, e consequentemente, gerar renda às famílias dos pequenos produtores. Além do melhoramento da farinha de mandioca, os produtores aprenderam a fazer sabão do tucupi, matéria prima da mandioca.
Para o Superintendente do Sebrae no Maranhão, a capacitação alavanca a produção e dá qualidade ao produto. “Essa capacitação foi mais uma ação inserida no Projeto DET (Desenvolvimento Econômico e Territorial) no Litoral Ocidental, que vem realizando uma série de capacitações e ações de mercado para desenvolver as principais vocações econômicas de cada município incluído nesse território”, explicou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.
Para o secretário de Agricultura, Erinaldo França, o curso abre portas para os alcantarenses da zona rural. “Entendo que é uma necessidade de nossos agricultores, cujo, o objetivo é fomentar a agricultura familiar, melhorando a qualidade de serviço na oferta de produtos, para os programas instituições e a comercialização diversa, ofertando produtos de qualidade e ofertando qualidade de vida as pessoas”, destacou Tivico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário