domingo, 31 de janeiro de 2021

Prefeitura de Palmeirândia vai distribuir uma tonelada e meia de sementes a agricultores (as) familiares

 Prefeitura de Palmeirândia vai distribuir uma tonelada e meia de sementes a agricultores (as) familiares

A Prefeitura de Palmeirândia por meio da Secretaria Municipal de Agricultura por intermédio do seu secretário Fred e secretário adjunto André, em parceria com o Governo do Estado sob a coordenação da SAGRIMA, conseguiram sementes para produtores (as) locais da agricultura familiar do município.

A prefeitura conseguiu meia tonelada feijão (500 quilos) para plantio mais uma tonelada de milho (1000 quilos), a estimativa é que mais de 300 famílias sejam beneficiadas na distribuição das sementes.

A aquisição se deu por meio do projeto Mais Sementes e Mudas, que é um Projeto do Governo do Estado do Maranhão sob a coordenação da SAGRIMA, cujo objetivo é fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético propiciando assim, o aumento da produção/produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores (as) familiares.

Palmeirândia está vivendo uma nova história sob a administração de Edilson da Alvorada, a valorização do homem do campo é um dos principais objetivos do seu governo.

Secretário de Cultura e Turismo de Bequimão busca parceria com o Estado

 


Dando continuidade às atividades de planejamento e articulação da política cultural que será construída na gestão do prefeito João Martins, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, reuniu-se com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão e coordenadora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento. A reunião aconteceu nesta última quarta-feira (27), no Convento das Mercês, em São Luís.



Para buscar aproximação entre município e o Estado, foram feitas as tratativas relacionadas à reativação do Farol da Educação (Farol do Saber), à doação de livros para a Biblioteca Municipal que será reativada numa gestão compartilhada, foi discutida a necessidade de cadastro e/ou recadastramento das bibliotecas municipais, comunitárias e espaços de leitura. Também, foi apresentado o Projeto Vaga Lume que visa promover o acesso ao livro e à leitura em comunidades tradicionais e quilombolas.

sábado, 30 de janeiro de 2021

Estudo aponta “novo pré-sal” na Bacia do Pará-Maranhão com 30 bilhões de barris

 Um estudo está indicando a possibilidade de existência de 20 bilhões a 30 bilhões de barris de óleo em recursos prospectivos recuperáveis riscados, um potencial do porte de um “novo pré-sal” na Bacia do Pará-Maranhão.

Indica também que, depois do pré-sal, a região tem a maior probabilidade de descobertas de petróleo de boa qualidade.

Recursos prospectivos são volumes de petróleo cuja existência é indicada por dados geológicos e geofísicos extraídos de levantamentos sísmicos, mas sem comprovação por perfurações de poços exploratórios.

O trabalho foi realizado pelo ex-diretor da ANP, Allan Kardec Duailibe, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em conjunto com o geólogo e consultor Pedro Zalán (ZAG, ex-Petrobras) e Ronaldo Gomes Carmona, professor de geopolítica da Escola Superior de Guerra.

Zalán é consultor no Brasil da empresa de levantamentos sísmicos TGS, que subsidiou o estudo com dados geológicos das regiões analisadas.

“Estamos sendo extremamente conservadores com o estudo para não criar falsas expectativas para governos e a sociedade”, comentou Allan Kardec nesta quarta (27).

As informações foram antecipadas aos leitores do político epbr.

Os pesquisadores explicam que esse “novo pré-sal” na Bacia do Pará-Maranhão diz respeito ao volume das reservas que podem ser descobertas. “Por óbvio, dadas as características geológicas da franja marítima norte do Brasil, não se trata de exploração abaixo da camada de sal, inexistente naquela região. Tampouco há confirmações – só possíveis por meio de campanhas exploratórias – dos volumes recuperáveis”.

PUBLICIDADE

Governos desconheciam potencial

As conclusões foram apresentadas ao governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), e para as federações das indústrias, tanto do Pará quanto do Maranhão. Será levado ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

A ideia é conseguir apoio para destravar a oferta dos oito blocos exploratórios que seriam licitados na 17ª rodada da ANP.As áreas foram retirados do leilão previsto para outubro por conta de restrições ambientais. O Ibama apontou problemas na região e indicou dificuldade para o licenciamento.

A princípio, o interesse é pela inclusão na 18ª rodada, prevista para 2022.

estudo aponta como falhos os motivos do Ibama para a não concessão de licenciamento ambiental para a perfuração de poços na Foz do Amazonas, no Amapá, e para a retirada não dos blocos do leilão da ANP.

Segundo os estudos, é falsa a existência de recifes de corais que se estenderiam do Amapá até o Maranhão.

“Argumento falso, introduzido pelo Greenpeace no Brasil, em especial no Ibama, e que já foi desmascarado por professores da Universidade Federal Fluminense (Figueiredo Jr., 2018). Não há corais nestas águas profundas turvas e escuras, do Amapá ao Maranhão (influência do delta do Rio Amazonas)”.

Diz também que percepção de alto risco de contaminação dos manguezais do Amapá e Pará é equivocada. A corrente marítima na região seria fortes o bastante para carregar “qualquer material flutuante para um vórtice situado no meio do Oceano Atlântico Equatorial”.

Allan Kardec defende um acordo de cooperação entre o Ibama e a UFMA para que a universidade possa subsidiar o órgão ambiental com informações e pesquisas, que destravem o licenciamento.

“Os profissionais das universidades estão dispostos a ajudar o Ibama”, comenta.

O Ministério do Meio Ambiente não respondeu aos contatos da epbr.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Reitor Natalino Salgado elogia e reconhece o trabalho de Braide e Drº Joel Nunes na SEMUS liderando a imunização da capital

 


O reitor Natalino Salgado tem grande experiencia também no enfrentamento à Covid-19, pois foi o precursor no que diz respeito a tomar medidas e adotar protocolos de combate e prevenção ao novo coronavírus. Ele foi um dos primeiros reitores a fechar as portas de uma universidade como forma de prevenção e contenção ao vírus que tanto assola o mundo, protegendo assim, toda a comunidade universitária e consequentemente suas famílias. Foi precursor também na adoção de políticas públicas de referência no comando do Hospital Universitário da UFMA, então, tem vivência de sobra para ficar na história.

Postagem extraída da rede social do reitor Natalino Salgado.

Em sua rede social, o reitor parabeniza o trabalho da prefeitura, junto a SEMUS, na pessoa do prefeito Eduardo Braide e do Drº Joel Nunes, respaldando assim, os esforços rigorosos e a agilidade no atendimento do Centro Municipal de Vacinação em São Luis, e todo o seu mecanismo de atendimento, e a forma como está sendo conduzido a vacinação pela prefeitura de São Luis.

Em quase um ano da pandemia do novo coronavírus, é a primeira vez que Natalino Salgado se manifesta. Nem mesmo ao governo do estado o magnífico reitor fez essa menção de elogio em rede social. Isso demonstra que o caminho traçado por Drº Joel à frente da SEMUS é o caminho correto, pois tem agido em equipe, acompanhado por pessoas, respaldado também pelo Conselho de Enfermagem e os médicos do Conselho de Medicina, o que significa que ele tem tudo para fazer uma gestão participativa.

Um detalhe que temos de observar é que Carlos Lula, secretário de saúde do estado, no começo vestia o colete vermelho do “Mais Saúde”, e hoje, a exemplo do grande trabalho da SEMUS, o qual tem chamado atenção de todos, o secretário do estado de repente passou a adotar o colete azul do SUS. Por que será? Tentou buscar o bom senso? Desejou o mesmo sucesso que a prefeitura está tendo e quer “copiar”?

Enfim, é isso! O reitor Natalino ao lado de Braide e do secretário de saúde, Drº Joel, transmite para a sociedade maranhense uma segurança de que o processo está correndo de forma correta, e ontem, ao publicar o calendário do idoso e abrir o site de cadastro dos idosos, a prefeitura e a SEMUS dão mais um show de segurança, responsabilidade e de organização rumo a imunização da grande São Luis.

Prefeitura de Turilândia realiza multirão de Limpeza na Orla do Beira Rio

Por determinação do prefeito Paulo Curió, a Secretaria de obras do município, realiza o programa "Tudo Limpo" que visa garantir à população de Turilândia uma cidade limpa e organizada. 

Nas margens do Rio Turiaçu, orla da Beira Rio, o cartão postal da cidade e ponto de encontro das famílias, no final da tarde e final de semana, recebeu uma atenção especial e dezenas de caçambadas de sujeira foram retiradas do local. 

Além das ruas e avenidas, praças e prédios públicos que estavam acumulando lixo, estão sendo limpos e receberão placas, para a manutenção da limpeza em toda cidade. 

Um dos objetivos dessa campanha, além de limpar a cidade é despertar na população a cidadania e o desejo de todos de terem uma cidade limpa, agradável e boa de se viver, disse o prefeito Paulo Curió. 




Santa Helena recebe nova remessa de vacinas contra a Covid 19

 

Foto Divulgação

Nesta quinta-feira (28), o Prefeito Zezildo Almeida, esteve na Unidade Regional de Saúde de Pinheiro. O município de Santa Helena recebeu o 2º lote de vacinas contra a Covid 19. Desta vez, foram entregues doses da AstraZeneca/Oxford.

Com o recebimento dessas novas doses, Santa Helena poderá iniciar a vacinação de outro grupo prioritário, de idosos acima de 70 anos, com comorbidades.

Na primeira fase da campanha de vacinação, conseguimos disponibilizar as doses para quase todos os profissionais da saúde de nossa cidade. Agora com a chegada desse 2º lote de vacinas, será possível avançar em nosso plano de imunização”, revela Fábio Silva, Secretário de Saúde de Santa Helena.

Santa Helena recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid 19, no dia 19 de janeiro. A data é considerada histórica, pois há quase um ano o município luta contra esse terrível vírus, que acometeu parte da população. Muita gente conseguiu se recuperar, mas algumas pessoas, infelizmente, acabaram perdendo a vida.

Presente na entrega, Zezildo Almeida, agradeceu o repasse de mais doses da vacina. “Para nós, é uma enorme felicidade receber esse 2º lote de vacinas contra a Covid 19. Desta forma poderemos dar continuidade ao trabalho de vacinação dos grupos prioritários. Nosso maior desejo, é que o mais breve possível, toda a população seja vacinada, para nos livrarmos de uma vez por todas, desse vírus”, destaca o Prefeito de Santa Helena.

Pinheiro – Classe do ramo de eventos se reúne nesta sexta-feira (29), na busca de soluções para prejuízos causados pela paralisação das festas no município

 Após o último decreto divulgado pelos órgãos competentes de Pinheiro, que suspendeu mais uma vez as festas do município até o próximo dia 23 de fevereiro, os promotores de eventos, donos de casas de shows, cantores, donos de bandas, donos de radiolas, djs, e todas as pessoas que militam no ramo, decidiram se reunir nesta sexta-feira (29), para tratar sobre o que pode ser feito para que toda a classe não venha a sofrer mais uma vez com os prejuízos causados com a paralisação dos eventos.

Sem a realização das festas os profissionais da área, que são pais de família ficam todos desempregados e sem receber nenhum auxílio por parte do poder público.

A primeira movimentação da classe busca despertar a atenção das autoridades do município, pois a classe vem sofrendo e sendo muito prejudicada desde o início da pandemia.

Veja na íntegra a convocação para o movimento:

Atenção senhores profissionais da música em geral, empresários e proprietários de casa de eventos, profissionais do Reggae, donos de bandas, carregadores, técnicos, músicos, cantores, radioleiros, seguranças, enfim todas as pessoas que dependem financeiramente do mundo do entretenimento, estamos passando novamente por momentos difíceis sobre a nossa profissão e nosso sustento, temos que tomar atitudes pacíficas para a regularização e alinhamento de condutas sobre nosso trabalho.
Tendo em vista a não preocupação do poder publico conosco profissionais, decidimos convocar uma reunião extraordinária para assim podermos ter uma posição concreta sobre nossas atividades e um direcionamento dos órgãos competentes o qual não nos proíbam de trabalhar honestamente.

Amanhã 29 de janeiro de 2021 a partir das 16:00 na pracinha próxima a Ponte José Sarney.

Contamos com a presença e compreensão de todos, não esqueçam de usar suas máscaras

Att;

Profissionais da Música unidos pelo mesmo ideal.

Bolsonaro anuncia abertura da agencia da Caixa Econômica em São Bento


O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a abertura de 16 novas agências da Caixa Econômica Federal no Maranhão. O anuncio foi feito durante sua live semana em seu canal do Youtube.

Ao lado do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, Bolsonaro anunciou que as cidades de Amarante do Maranhão, Araioses, Bom Jardim, Buriticupu, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Santa Helena, Santa Luzia, São Bento, São Mateus, Tuntum, Tutoia e Vargem grande.

Ainda de acordo com o presidente da Caixa, as agencias serão abertas nos próximos 3 meses.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Com avanço no número de casos da Covid-19, prefeito Zé Martins prorroga medidas restritivas até dia 6 de junho

 

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, prorrogou até o dia 06 de junho as medidas de prevenção e contenção no combate a proliferação do coronavírus (Covid-19). A decisão foi oficializada no dia 27 de maio, por meio do Decreto 009/2020.

Alem de manter a suspensão de eventos públicos e privados, foram prorrogadas, inicialmente, por mais 10 (dez) dias, todas as medidas de restrições, como uso obrigatório de máscaras e o rodízio de veículos da zona rural para a sede.

No comércio, podem funcionar apenas os estabelecimentos essenciais, como açougues, frutarias, supermercados, padarias, farmácias e comércios alimentícios, medida já prevista nos decretos anteriores, especialmente no Decreto nº 007/2020, de 17 de maio de 2020.

Casos da Covid-19 em Bequimão

No Boletim Epidemiológico divulgado na quarta-feira (27), o município de Bequimão já contabilizava 340 casos notificados à Vigilância Epidemiológica. São 169 pessoas com sintomas da Covid-19. Foram confirmados 86 casos, por testes e também por vínculo epidemiológico (quando alguém apresenta sintomas e convive com um paciente já diagnosticado por exame).

Outros 56 casos foram descartados por tempo de isolamento e 29 por exames. Bequimão já tem 51 pessoas curadas da Covid-19, mas também já perdeu seis pessoas.

Os números comprovam a necessidade da manutenção de medidas restritivas, como forma de conter o avanço da doença no município. Mas, além das medidas adotadas pelo poder público, é necessário que a população colabore, respeitando as determinações do decreto e demais recomendações dos órgãos de saúde.

Polícias Civil e Militar deflagram Operação Necandi na Baixada Maranhense seis pessoas foram presas

 

Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 5ª Delegacia Regional de Pinheiro/MA, deflagrou, nesta quarta-feira(27), a Operação Necand visando o combate às facções criminosas que atuam na região da Baixada Maranhense. Ao total, foram cumpridos 15 (quinze) mandados de busca e apreensão e efetuadas 06 (seis) prisões, sendo 03 (três) decorrentes de cumprimento de mandados de prisão cautelar pela prática do crime de homicídio.

A ação policial ocorreu nos municípios de Pinheiro/MA, Bacurituba/MA e Alcântara/MA e contou com as equipes das Delegacias Regionais de Polícia Civil de Pinheiro, Cururupu, Zé Doca e Viana, assim como teve o reforço operacional da Polícia Militar através do Grupo de Operações Especiais (GOE), Força Tática e Esquadrão Águia.

Das medidas de busca e apreensão realizadas, as quais tiveram por finalidade apreender elementos vinculados à prática de crimes de homicídio perpetrados por facções criminosas, foram apreendidos: uma grande quantidade de dinheiro em espécie (aproximadamente R$ 10.000,00 – dez mil reais em espécie); 01 (uma) arma de fogo tipo revólver; 01 (uma) porção de crack; 02 (duas) porções médias de maconha; 14 (catorze) porções pequenas de maconha; 01 (uma) porção de maconha solta; 15 (quinze) aparelhos celulares; 04 (quatro) balanças de precisão; (08) oito gaiolas contendo animais silvestres e 04 (quatro) rádios comunicadores.

Em razão das buscas efetuadas, 03 (três) pessoas foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e pelo crime ambiental consistente em manter animal silvestre em cativeiro.

As investigações seguem no sentido de apurar o envolvimento direto ou indireto de faccionados nos crimes contra a vida praticados na Baixada Maranhense.

O nome dado à operação – “NECANDI” – refere-se ao termo utilizado no Direito Penal para representar a vontade e intenção do agente criminoso em tirar a vida de outra pessoa (“animus necandi”).

Centro de Vacinação da Prefeitura de São Luis dá show de organização

 Ao contrário do que certos blogueiros palacianos andam difundindo sobre o Centro de Vacinação da Prefeitura de São Luis, (pois segundo eles, o prefeito Eduardo Braide está promovendo aglomeração), o titular deste blog esteve hoje no local e pôde constatar que é tudo falácia e intriga da oposição.

Totalmente diferente do que os aliados de Flávio Dino soltam por aí, o Centro de Vacinação da Prefeitura de São Luis nos dá um grande exemplo de organização e respeito aos protocolos de segurança. Ficou claro que as declarações errôneas dos blogueiros palacianos são puramente de viés político, e o próprio blog fez filmagens mostrando como a equipe da SEMUS, na liderança do secretário de saúde Drº Joel Nunes, tem trabalhado brilhantemente para alcançar o objetivo de imunização da população.

Cadeiras respeitando o distanciamento, aproveitando o grande espaço do local.

Fica comprovado que os aliados do governo do estado estão tentando denegrir a imagem do prefeito e do secretário de saúde numa ação premeditada de grupos que foram derrotados nas eleições, e de blogueiros que perderam a “boquinha” que tinham na prefeitura, fazendo ataques na tentativa de “forçarem” acordos que não terão.

A prefeitura e sua equipe da SEMUS estão mostrando grande responsabilidade com a população, nesse momento tão importante para todos nós, é gratificante comprovar de perto e saber que podemos contar com o profissionalismo competente de toda a equipe do Centro de Vacinação da Prefeitura de São Luis.

Veja os vídeos do local de imunização no Multi Center Sebrae:

Tocador de vídeo
00:00
00:31
Tocador de vídeo
00:00
02:01
Tocador de vídeo
00:00
01:15