sexta-feira, 30 de junho de 2023

Paulo Curió prestigia a inauguração da agência da Caixa Econômica em Turilândia, sonho da população que agora se transformou em realidade

 

Na tarde desta sexta-feira (30) de junho, foi inaugurada em Turilândia a agência da Caixa Econômica Federal, o prefeito Paulo Curió, vereadores e autoridades da entidade, participaram da cerimônia de entrega da unidade. A implantação da Agência da CEF em Turilândia é fruto de um grande esforço do atual gestor junto a superintendência do órgão.

A partir de agora os turilandenses e outros usuários da Caixa que residem nos municípios vizinhos, terão a disponibilidade uma agência moderna e confortável, para a atual gestão e a população de Turilândia o funcionamento da Caixa Econômica no município, significa a realização de um sonho, que se traduz em atendimento digno e compromisso da entidade e do atual do prefeito como povo

“A partir de agora os turilandenses e outros usuários da Caixa que residem nos municípios vizinhos, terão a disponibilidade uma agência moderna e confortável, para a atual gestão e a população de Turilândia o funcionamento da Caixa Econômica no município, significa a realização de um sonho, que se traduz em atendimento digno e compromisso da entidade e do atual do prefeito como povo”. Disse o prefeito.

Bolsonaro inelegível: TSE forma maioria para ex-presidente ficar fora das eleições por 8 anos

Ministra Cármen Lúcia seguiu integralmente voto do relator, Benedito Gonçalves, e fez 4 a 1 nesta sexta-feira, enterrando chances de ex-presidente escapar do revés

Tribunal Superior Eleitoral formou maioria nesta sexta-feira, 30, para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível até 2030. Com o voto da ministra Cármen Lúcia, a Corte já tem quatro votos para enquadrar o ex-chefe do Executivo por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em razão da reunião em que atacou as urnas eletrônicas diante de diplomatas. Ainda restam votar os ministros Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes, mas Bolsonaro já está inelegível.

O cenário formado durante o terceiro dia de julgamento, nesta quinta, já indicava o alijamento de Bolsonaro da corrida eleitoral por oito anos. O histórico de Cármen Lúcia e do ministro Alexandre de Moraes, em defesa da Justiça Eleitoral, indicava que uma virada do ex-presidente era improvável. Mesmo que o ministro Kassio Nunes Marques vote para poupar o ex-chefe do Executivo – seguindo posicionamento que teve no caso do deputado Fernando Francischini -, não há chance de Bolsonaro se livrar da condenação.

A avaliação do colegiado, conforme o voto do relator, é a de que Bolsonaro usou do cargo para espalhar desinformação sobre o sistema eletrônico de votação, na tentativa de ter ganhos eleitorais, atacar o Tribunal Superior Eleitoral e fazer ‘ameaças veladas’. Para o TSE, a conduta do ex-chefe do Executivo impactou diretamente o pleito.

Com a decisão, Bolsonaro está inelegível por oito anos, mas não perde os direitos políticos. O ex-presidente ainda pode virar alvo de apuração no Tribunal de Contas da União, considerando o uso indevido da Presidência para fazer ataques ao sistema eletrônico de votação. Assim, pode eventualmente ser instado de devolver aos cofres públicos o dinheiro gasto com a reunião realizada no Palácio do Alvorada em julho do ano passado, às vésperas do período eleitoral.

A advogada eleitoralista Izabelle Paes explica que, assim que o ministro Alexandre de Moraes proclamar o resultado do julgamento, Bolsonaro estará inelegível.


O TSE julga se Bolsonaro usou indevidamente o cargo e a estrutura administrativa da Presidência da República para fazer campanha na reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio do Alvorada, em julho de 2022, e inflamar seus apoiadores contra a Justiça Eleitoral. O discurso aos diplomatas foi transmitido ao vivo nas redes sociais e na TV Brasil.

Até o momento, os ministros Benedito Gonçalves(relator), Floriano de Azevedo Marques Neto, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia votaram para condenar Bolsonaro. Todos defenderam que o ex-presidente repetiu suspeitas infundadas sobre as urnas, sabendo que as informações eram falsas. Também chamaram atenção para o histórico de fake news e ataques sobre o sistema eleitoral.

Quinzinho participa do grande arraial e leva alegria para moradores do Povoado Três Marias Peri-Mirim

 

O empresário Quinzinho realizou nesta quinta-feira (29), um grande arraial no povoado Três Marias, que contou com a participação das danças as piriguetes, dança do cacuriá força do Quilombo, Mix dance de Três Marias, ki mistura além do Dj Nem.

Também teve o Arraial da criançada que foi disponibilizado pula-pula, brinquedos infláveis, bombons, pipocas e muita diversão.

O evento foi realizado pelo empresário Quinzinho, o vereador Iury Serrão e vereador Joubert.

A população participou em peso da programação, e agradeceu muito o empresário Quinzinho pelo olhar atencioso com a comunidade de Três Marias.

Para o empresário esse é um momento de grande importância, pois valoriza a cultura, leva a alegria do São João e mantém viva as tradições dentro das comunidades.

 

População de Turilândia é de 31.638 pessoas aumento de 38,48% em comparação com o Censo de 2010

 A população da cidade de Turilândia chegou a 31.638 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 38,48% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com essa nova estimativa populacional o município alcançou a modalidade 1.6 dos repasses federais,

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Maranhão, a população é de 6.775.152, o que representa um aumento de 3,05% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Turilândia está:

  • na 46ª colocação no estado;
  • na 332ª colocação na região Nordeste;
  • e na 1.063ª colocação no Brasil.

Pinheiro é a 12ª cidade mais populosa do MA com 84.614 pessoas, aponta o Censo do IBGE

 

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (28) os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022. Confira os números da sua cidade.

A população da cidade de Pinheiro (MA) chegou a 84.614 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 8,25% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Maranhão, a população é de 6.775.152, o que representa um aumento de 3,05% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Pinheiro está:

  • na 12ª colocação no estado;
  • na 77ª colocação na região Nordeste;
  • e na 381ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Pinheiro tem uma densidade demográfica de 55,93 habitantes por km² e uma média de 3,22 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações


quinta-feira, 29 de junho de 2023

Presidente do CDL Edson Wanderley se solidariza com a família Soares pela morte de Dona Benedita

O Presidente do CDL Edson Wanderley em nota se solidariza em nome da classe empresarial de Pinheiro com o falecimento da Senhora Benedita Melo Soares, viúva do saudoso médico Almir Soares. 

Dona Benedita faleceu hoje aos 93 anos,  por volta das 6.30 da manhã em sua residência na Rua Albino Paiva 933 onde aconteceu o velório e sepultamento no Cemitério de Santo Inácio de Loiola. 

Dona Benedita deixa filhos, noras, genros, netos, bisnetos e tartaranetos. Em nome de Atanagildo um dos filhos, empresário e membro do CDL e da Associação Comercial de Pinheiro. O CDL e a Associação Comecial se solidarizam com a família enlutada. 

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Comunidade acadêmica da UFMA Pinheiro denuncia falta de professores e de manutenção na estrutura do campus ao Movimento UFMA Democrática

 

Foram dois dias de escuta e diálogos com a comunidade acadêmica do campus UFMA Pinheiro com representantes do Movimento UFMA Democrática. Denúncias da comunidade acadêmica, principalmente dos estudantes, foram registradas ao longo da atividade e que confirmam uma das diretrizes do projeto de reitoria do Movimento, a urgente e necessária descentralização tão consolidada pela atual gestão, que se mantem no poder nas últimas décadas.

Nas diretrizes do movimento para solucionar os problemas no campus UFMA de Pinheiro estão: a descentralização da gestão, autonomia e transparência orçamentária. Dessa forma cada unidade do continente vai poder gerir e resolver todos os seus problemas”, afirmou Façanha.


Entre as principiais reclamações presentes naquele Campus que atende 22 municípios, oferta 06 cursos, dispõe de 35 técnicos, 120 professores e 1.400 estudantes estão: falta de professores, principalmente para o curso de Enfermagem, de investimentos para a manutenção dos laboratórios nas áreas de Ciências Naturais e outros pequenos serviços como reparo do telhado para evitar goteiras e troca de lâmpadas para iluminação do campus, oferta de um transporte de qualidade e com variedade de horários para a comunidade acadêmica, falta piscina para o curso de Educação Física, livros para a biblioteca que atualmente dispõe de 3 mil títulos, necessidade de redução do valor cobrado pela refeição no restaurante universitário que hoje é de R$ 3,00 contra R$ 1,25 cobrado em São Luís,


“Está faltando principalmente dignidade para a comunidade acadêmica da UFMA Pinheiro”, afirmou o pré-candidato à reitoria, professor Luciano Façanha. A comitiva, composta também pelos pré-candidatos a vice-reitores (a), Marcelino Farias e Ridvan Fernandes, e da professora Maria do Carmo Lacerda Barbosa, além de estudantes e técnicos apoiadores do movimento, apresentou o Movimento UFMA Democrática e algumas das diretrizes para o projeto de reitoria e vice-reitoria.


Acadêmicos do curso de Enfermagem, curso que está sobre a análise do MEC, denunciaram a falta de professores, o que tem comprometido o ensino no campus com a transferência dos docentes para São Luís e falta de transparência nos editais. Já os professores das áreas de Ciências Humanas chamaram a atenção para a necessidade de manutenção dos laboratórios, estratégicos para o desenvolvimento de pesquisas com excelência.


Alunos de Educação Física registraram o descaso da atual gestão em se fazer presente no dia a dia da universidade. “Há anos solicitamos e lutamos pela implantação da Sala de Dança, há alguns meses somente o atual reitor, bem perto da eleição, apareceu para inaugurar. Até hoje aguardamos a construção da piscina para as aulas nesse ambiente”, denunciou.



SÓ FALTAVA ESSA – Censo do IBGE aponta que população do Maranhão “encolheu” e estado cai da 10ª para 12ª posição

 O Brasil tem 203.062.512 de habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado mais de dez anos após a edição anterior da pesquisa. Os primeiros resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). O estado do Maranhão tem 6.775.152 moradores, segundo o instituto.

Maranhão “no vermelho” (Imagem ilustrativa: Reprodução)

Alagoas e o Maranhão foram os que mais caíram, perdendo duas posições cada. Alagoas caiu do 17º para o 19º lugar, enquanto Maranhão saiu do “top 10” para ocupar a 12ª colocação. (Veja quadro abaixo)


Na parte de cima da tabela, Minas Gerais, que foi o estado mais populoso até 1920, continua na vice-liderança. Rio de Janeiro e Bahia seguem intactos na 3ª e na 4ª colocação, respectivamente, há 70 anos.

Já o Paraná voltou a ocupar a 5ª colocação depois de 50 anos, ultrapassando o Rio Grande do Sul, que caiu para 6º.

O número veio abaixo das projeções anteriores do órgão. Em 2021, o prognóstico apontava que país teria ao menos 213 milhões de habitantes. Em dezembro de 2022, já com dados prévios do levantamento, o IBGE revisou a estimativa para 207,7 milhões, ou 4,7 milhões de pessoas acima do cálculo final. (Do portal g1)

Empório FL comprometido com Produtos e Produtores de Pinheiro e Região

O Presidente da CDL, Edson Wanderley Pinheiro, solicitou ao empresário Fabiano a possibilidade de uma parceria do Empório FL Pescados, para que os produtos que serão comercializados no empório fossem adquiridos com os produtores do município de Pinheiro e região. 

Parceria que garante e dar oportunidade para a produção local de pescadores e pisicultores de Pinheiro e Região da Baixada que oferecam produtos de boa qualidade.

O empresário Fabiano confirmou a Wanderley, que alguns produtos já estão sendo adquiridos com os produtores de Pinheiro e Região e confirmou também a inauguração da nova casa de pescados para o dia 1° de julho.

Caminhão de coleta de Lixo de Pinheiro, fica sem combustível na Avenida Castelo Branco

 

Foi mais de uma hora atrapalhando o trânsito no meio da Avenida Castelo Branco, Fomento. (Veja os vídeos) o Caminhão da Coleta de Lixo da cidade de Pinheiro. Motivo: Faltou combustivel. E aí foi o corre, corre pra arrumar o Carote pra comprar e retirar o Caminhão da avenida que atrapalhou o trânsito. 

Um dos muitos problemas da prefeitura de Pinheiro com o combustível é que o Posto que ganhou a licitação e atualmente fornece é do Bom Viver, a quase 20 km da cidade. Reclama e denuncia um motorista da prefeitura que pediu pra não ser identificado. 

Esse problema é constante e afeta principalmente os ônibus escolares e que fazem o transporte das crianças, principalmente no interior do município. Mas, isso não é problema nem para o prefeito e principalmente para o Ministerio Público que faz questão de não tomar conhecimento. Enquanto isso o prefeito faz festas e o povo sofre com o abandono da cidade e do município. 

Cinco nadadores vão representar o Maranhão na Seleção Brasileira na Copa Pacífico de Águas Abertas

Atletas têm apoio da Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Saindo das piscinas da ATLEF/NINA, cinco atletas da natação maranhense vão representar o Brasil na Copa Pacífico de Águas Abertas em Salinas, Equador. Essa é uma grande conquista para o esporte do estado. Carol Hertel, Henrique Figueirinha, Milena Bordalo, Paulo Marcelo de Jesus e Noam Franchi são os convocados para a Seleção Brasileira de Águas Abertas, cada um disputando em distâncias diferentes, de acordo com a faixa etária. 

 

A equipe ATLEF/NINA, é patrocinada pela Equatorial Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e tem apresentado uma constante evolução, alcançando significativas conquistas nacionais e internacionais. Dois dos projetos de esporte incentivados pela Equatorial são: o Projeto Águas Abertas do Maranhão para o Mundo e o Projeto Nado Olímpico, representados por Carol Hertel e Henrique Figueirinha, campeões brasileiros absolutos de suas respectivas modalidades, considerados os melhores do Brasil. 

 


Alexandre Nina, treinador e coordenador da ATLEF/NINA, enfatizou a importância do patrocínio ao esporte. “O apoio da Equatorial é fundamental no cenário do desenvolvimento do esporte aqui. Nesse contexto, é importante destacar que se não houvesse a Equatorial, a gente não conseguiria alcançar esse nível. A nossa evolução depende muito do apoio que a Equatorial nos dá. Hoje, a natação talvez seja o esporte que tem maior correlação com alta performance da história do Maranhão, isso tem um impacto enorme para o nosso trabalho e a Equatorial é fundamental nisso’’, pontuou. 

A distribuidora acredita que o Esporte pode transformar vidas e por meio desses incentivos deposita esperança nas pessoas e busca contribuir para que todos possam ter as condições necessárias para o acesso ao esporte. O patrocínio à natação acontece há muitos anos e os resultados são gratificantes e muito simbólicos ao esporte de alto rendimento do estado, e também no incentivo à prática do esporte, por meio da escolinha de natação mantida pela ATLEF/NINA por meio dos projetos patrocinados pela Equatorial, inclusive o Paulo Marcelo é fruto do projeto social. Entre outras iniciativas apoiadas pela Companhia, merecem destaque também as Ações Esportivas do Jaracaty, o projeto Liberdade com Basquete, a estação de lazer para pessoas com deficiência e idosos “Inclusive, Praia!’’, a Copa Interestadual de Basquetebol em Cadeiras de Rodas e o Centro Desportivo Maranhense para Cegos (Cedemac).

 


Para a nadadora Carol Hertel, o incentivo dos patrocinadores é essencial. “O patrocínio da Equatorial me ajudou bastante porque a gente passa o ano inteiro treinando para participar do máximo de competições possíveis e o apoio da empresa nos possibilita competir em todas as etapas do Brasileiro, além das participações internacionais. Então, a gente teve a oportunidade de mostrar nosso desempenho e colocar todo nosso treinamento em prática, justamente por conta do apoio”, disse a atleta que é destaque em competições regionais, nacionais e internacionais. 

 

Deste modo, espera-se que o esporte possibilite maior qualidade de vida aos atletas e aos demais envolvidos. “O objetivo da Equatorial é facilitar o caminho dos atletas, promover carreiras pensando também no Maranhão como um todo e incluir aqueles que nem sempre tem acesso. Por meio do programa de responsabilidade social da Companhia podemos dar incentivo aos esportes, focando nas pessoas, nos aproximando cada vez mais de um futuro ético e próspero, especialmente para os mais jovens, pois uma criança que pratica esportes com frequência cresce com mais saúde, relaciona-se melhor com os outros, tem um rendimento melhor na escola e consequentemente melhora a qualidade de vida’’. Assim pontua Carlos Hubert, Executivo de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Equatorial Maranhão. 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Professor Dimas Ribeiro do Campus de Pinheiro é candidato a Vice Reitor da UFMA

Pela primeira vez na história do Campus da Universidade Federal do Maranhão em Pinheiro, instalado há mais de 40 anos, temos um candidato na disputa pela Vice Reitoria, aliado a uma ex. Professora do Campus candidata a Reitora da UFMA. 

O Professor Dimas, Mineiro de Nascimento e ex prefeito da sua terra por dois mandatos, é pinheirense, já com título de cidadão, por escolha, além de Professor de história do Campus de Pinheiro é um entusiasta e defenssor das causas da Região da Baixada.

O professor Dinas é o autor e lutador pela ideia já no Congresso Nacional, da Criação da Universidade Federal da Baixada. Segundo ele, e se confirma a informação, o Maranhão é o único Estado do Brasil que possui somente uma universidade Federal a UFMA. A Região com mais de um milhão de habitantes caberia a Universidade Federal da Baixada. E como Vice Reitor, com certeza, será uma luta pela consolidação desse sonho.

Ministério Público fecha os olhos e o prefeito deita, rola e destrói o Sistema Público de Pinheiro

" Em um município que recebe mais de 100 milhões de repasse extra. O transporte das crianças é em lombo de burro"

A população inteira de Pinheiro questiona a omissão e a falta de atitudes do Ministério Público de Pinheiro, com relação a todo os crimes cometidos pelo prefeito e desmandos que acontecem diariamente na cara do MP. 

Um dos milhares de exemplo é essa cena chocante publicada por um pai indignado com a situação que vivência com seus filhos e que sofrem a maioria das crianças das escolas públicas do município de Pinheiro. 

É de conhecimento de todos, menos do MP de Pinheiro, que uma licitação de mais de R$ 9.000.000.00 (nove milhões de reais) foi feita para supostas reformas de 40 quarenta escolas em 50 dias. Anúncio feito pelo pelo próprio prefeito e não cumprida como sempre". E pasmem na maioria das escolas até hoje 28 de junho as aulas nunca começaram. E o que diz o MP de Pinheiro? Nada!! Será por que???? Eis a questão. Vereadores da oposição confirmam que se nada for feito vão denunciar à Procuradoria Geral do  MP.

terça-feira, 27 de junho de 2023

‘Homenagens em Vida’ – Zé Raimundo Rodrigues foi um gigante para a cultura popular do Maranhão…

 


O ex-deputado estadual, produtor cultural, jornalista e radialista José Raimundo Rodrigues lança nesta quarta-feira, 28, às 19 horas, no Sebo da Sé (Av. Pedro II, 52 – Centro, ao lado do Centro Caixeiral), “A maior produção independente de discos em vinil do Maranhão”, catálogo em que juntou os Long Plays produzidos pelo selo JBG a partir da década de 80 do século 20. Bem antes da mídia fonográfica ser substituída gradativamente pelo Compact Disc e retornar como produto cult.

“Produzir mais de 40 discos em vinil foi uma iniciativa que não teve qualquer utilização de recursos públicos de qualquer natureza”,  frisa José Raimundo Rodrigues na apresentação do catálogo que, de igual modo, também não teve nenhum patrocínio do erário.
No catálogo são apresentados 39 títulos, com a descrição do processo de produção, escolha do repertório e gravação, todas elas realizadas no estádio do Nonato rodrigues (nenhum parentesco com o pinheirense Zé Raimundo), maestro da banda de legado histórico, Nonato e Seu Conjunto.

O LP do 1º Festival de Toadas de Bumba-meu-boi do Maranhão descortinou a produção fonográfica da JBG em 1986. O repertório é composto de toadas dos 12 classificados do festival. É um disco que junta os bambas do bumba-meu-boi, muitos destes in memoriam:

Osvaldo Preto, do boi de orquestra de Ribamar; Zé Olhinho, hoje no famosão Unidos de Santa Fé, àquela época representando o Boi de Pindaré; Humberto, sempre do Maracanã; Lobato, idem de Morros; Diniz Barros, do sotaque da baixada de São Vicente Férrer; Aurílio, de zabumba de Ivar Saldanha; Josemar, de matraca da Madre Deus; Manequinho e Donato Alves, artífices do orquestra de Axixá; Tareira, de matraca de Iguaíba; Gago, do sotaque da Baixada de São João Batista; Antonio Fausto, que deixou os terreiros de São João recentemente, quando ainda estaca no Bairro de Fátima com seu zabumba;e, fechando o lado B, Tonico, de zabumab da Fé em Deus.

É uma lista extensa, que exige espaço nas páginas de papel e mídias digitais (em breve estará à disposição), as toadas registradas pela JBG no formato de saudosa memória. De capas simples, algumas sem a exuberância das cores contemporâneas.

São registros dos batalhões tradicionais como Maracanã, Axixá, Maioba e tantos e tantos outros. E, de quebra, José Raimundo Rodrigues colocou seu selo a serviço da música religiosa da Irmão Teresa de Jesus (Deus é grande, de 1995;

da música afro-maranhense, com Malungos,de Escrete e Tadeu de Obatalá; ao rótulo brega de Giovani Pappini, esse maranhense com sotaque italiano que se mudou para São Paulo; e muitos outros que têm seu trabalho sonoro na ponta d´agulha das antigas radiolas.

Por limitações financeiras, José Raimundo Rodrigues imprimiu as capas dos Lps em preto e branco. Mas, para breve, o produtor prepara um segundo catálogo, desta vez reunindo todos os CDs lançados pela JBG.

SERVIÇO
Lançamento do livro: “A maior produção independente de discos em vinil do Maranhão”
De José Raimundo Rodrigues
Quando: nesta quarta-feira, 28 de junho, véspera de São Pedro, dia de ir pro Largo do santo
Onde: Sebo da Sé (Av. Pedro II (Beco da Sé, ao lado do IEMA Gastronomia), Centro, às 19 horas.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Cândido Mendes| Câmara cassa o mandato de quatro vereadores por quebra de Decoro Parlamentar

 

Nessa segunda-feira, 26, a Câmara Municipal de Cândido Mendes, por maioria absoluta, cassou o mandato dos vereadores Tayron Gabriel Sousa de Jesus, Wadson Jorge Teixeira Almeida, Whebert Barbosa Ascensão, e Nivea Marsônia Pinto Soares, por quebra do decoro parlamentar.

Uma representação movidas pelo senhor Jurinha em desfavor dos vereadores pediu a cassação dos mandatos dos parlamentares por quebra de decoro. Tramitada no Conselho de Ética, esse decidiu por maioria acatar o pedido por quebra do decoro. Entretanto para o Conselho de Ética, os vereadores Tayron Gabriel Sousa de Jesus, Wadson Jorge Teixeira Almeida, Whebert Barbosa Ascensão e Nivea Marsônia Pinto Soares violaram o princípio da dignidade do cargo de vereança.

Após leitura do relatório e parecer, foi concedida a parte aos vereadores bem como aos advogados de defesa. Encerradas as manifestações os vereadores votaram de forma aberta, sendo registrado o número de 08 (nove) votos atingidos a maioria absoluta pela cassação.

Por fim, o Presidente declarou o resultado, comunicou que será publicado o Decreto Legislativo com a perda de mandato e que os órgãos competentes serão comunicados da decisão do Poder Legislativo. Na oportunidade informou que, amanhã, terça-feira (27), será dada posse ao vereador suplente, Haymir Pereira Nishimura, Dadson Silva e Silva, Carlos Rogerio Ferreira Viana e Joana Costa Cunha.

Minutos após a termino da Sessão, manifestante que faziam um ato contra o afastamento dos vereadores, remessaram objetos contra o Batalhão de Choque que fazia a segurança do local, houve confronto e os manifestante foram dispersados do local.

Tocador de vídeo
00:00
00:43