segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Joel Junior faz balanço positivo da sua participacao e agradece expressiva votação em São Luis

 


O médico pinheirense Joel Junior participou do Tribuna Popular na TV Pericumã e fez um balanço positivo da sua participação nas eleições municipais em Sao Luis. Mesmo com pouco tempo de campanha ele teve muito mais votos do que muitas raposas da política de São Luis e até de vereadores de mandato. Agradeceu muito a expressiva votação



Disse se orgulhar de ter feito uma campanha limpa, propositiva e mesmo sem dinheiro, receber mais de 2 mil votos. O importante disse joel, foi aceitar o convite do candidato a prefeito e ter podido ajudado Braide a chegar na prefeitura, contra tudo e contra todo poder do governo Estadual. 



Joel Junior é o primeiro suplente de Vereador do seu partido o PMN e disse que poderá assumir a cadeira de Vereador, mas, disse estar à disposição do prefeito Braide, para um cargo no executivo na área de Saúde da Capital. 



Suplente com 23 mil votos assume vaga de Braide na Câmara

 

Josivaldo JP (à direita na foto) reforçou a campanha de Braide no 2° turno

A eleição de Eduardo Braide como prefeito de São Luís abrira uma vaga de deputado federal na Câmara a partir de janeiro de 2021.

E o novo ocupante será um representante do Sul do Maranhão.

Josivaldo JP é o primeiro suplente da coligação PHS/PMN.

Ele é do PHS – Braide havia sido eleito pelo PMN em 2018 -, e obteve 23.113 votos.

Com base eleitoral em Imperatriz e região, o novo representante do Maranhão em Brasília é natural de Jacundá, no Pará.

Eduardo Braide é eleito prefeito de São Luís

 

O Tribunal Superior Eleitoral acaba de confirmar que Eduardo Braide (Podemos), será o novo prefeito de São Luís, a partir de 1º de janeiro de 2021. Apoiado pelo senador Roberto Rocha e pelos deputados federais Aluísio Mendes, Edilázio Júnior e Pastor Gildenemyr, assim como do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, o deputado federal obteve quase 56% de votos.

Eduardo Braide derrotou um consórcio montado pelo governador Flávio Dino que era composto por seis candidatos – Duarte Júnior, Rubens Júnior, Neto Evangelista, Bira do Pindaré, Yglesio Moyses e Jeisael Marx.

domingo, 29 de novembro de 2020

Campanha chega ao fim com Bolsonaro no centro dos debates e prefeito sem ser criticado

 

Edivaldo, ao lado da primeira-dama Camila Holanda, e do vice-prefeito, Julio Pinheiro, acompanha execução de obras na periferia de São Luís

Conjunto de obras deverá ser concluído pelo sucessor

AQUILES EMIR

A campanha para escolha do novo prefeito de São Luís chega ao fim com uma curiosidade: em todo o seu desenrolar, a pessoa menos citada foi o atual mandatório, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que desde o começo firmou posição de não deixar suas obras serem “contaminadas” por debates dos candidatos. Por agir assim, mereceu até elogios daquele que, todos imaginavam assim, seria seu maior crítico nesta disputa: Eduardo Braide (Podemos), que derrotou há quatro anos.

Por outro lado, o debate foi mais centrado no presidente Jair Bolsonaro, já que a estratégia dos aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) seria rotular um ou mais candidatos de “bolsonarista” para que ele pudesse dizer ao Brasil que derrotou o presidente em sua terra. Seu candidato, Rubens Júnior (PCdoB), porém, ficou em quarto lugar.

No segundo turno, ficaram Eduardo Braide, que Dino carimbou com ligado a Bolsonaro, e Duarte Júnior, do Republicanos, filiado a uma legenda ligada ao presidente, mas apresentado como sendo de esquerda, só porque compôs a equipe do governo como presidente do Procon, enquanto Braide é apoiado pelo senador Roberto Rocha, que, mesmo sendo do PSDB de João Doria, é um dos maiores defensores do presidente no Maranhão.

Obras – Às vésperas de entrar num período de reclusão, que deve demorar pouco mais de um ano, até a eleição de 2022, quando deverá disputar novamente uma cadeira na Câmara Federal, o prefeito se esforçou para deixar um conjunto de obras urbanísticas em toda a cidade, principalmente praças, feiras, avenidas etc, Edivaldo tomou a decisão de não se envolver na disputa pela sua sucessão.

A maioria delas não ficará pronta até 31 de dezembro, seu último dia no Palácio La Ravardiere, mas dificilmente ficarão inconclusas, já que ambos os concorrentes desta segunda rodada dizem que darão continuidade a elas.

Edivaldo Holanda se elegeu pelo PSC e foi reeleito pelo PDT

Sem elogios – Por não declarar apoio a nenhum candidato, também não mereceu defesa entusiástica dos mais afinados com seu governo, que apenas insinuavam simpatia, apostando que lhes favorecia elogiar que tem mais de 50% de aprovação do seu governo.

No primeiro turno, embora seu partido, que esta há trinta anos no comando da capital, apoiasse o deputado Neto Evangelista (DEM), ele preferiu ficar de fora, e no segundo chegou-se a insinuar que iria, a pedido do governador Flávio Dino (PCdoB), contrariar sua legenda e declarar apoio a Duarte Júnior (Republicanos), o que não ocorreu.

Pela sua isenção, o prefeito foi elogiado pelo adversário Eduardo Braide, com quem teve um forte embate em 2016, no último debate na televisão, sexta-feira (27), na TV Mirante (Globo).

“Embora tenhamos nossas diferenças políticas, eu preciso reconhecer a postura correta que o prefeito tem tido nessa eleição, que não deixou que a estrutura da Prefeitura de São Luís e o dinheiro público sejam utilizados para fins eleitoreiros”, afirmou.

Governo do Estado divulga normas sobre o que pode e o que não pode no Natal e no Réveillon

 

Não haverá show da virada na Avenida Litorânea

Para evitar grandes aglomerações de pessoas, o Governo do Maranhão não promoverá neste ano a tradicional festa de Réveillon. Essa medida não tem relação com as festas privadas ou familiares, que poderão ser realizadas. Como qualquer outro evento privado, basta seguir as normas sanitárias que estão em vigor.

Ou seja, o que não vai haver são aquelas tradicionais apresentações realizadas pelo Governo do Estado, como o show da virada do ano na Litorânea. 

Veja abaixo estas e outras perguntas e respostas sobre os festejos de fim de ano:

  • As festas privadas de Natal e Réveillon estão liberadas?
  • Sim, não há proibição por parte do Governo do Estado. As famílias podem se reunir em suas tradicionais festas. Estabelecimentos privados também podem fazer festas, desde que sigam as regras sanitárias válidas para qualquer evento durante a pandemia.
  • Que regras sanitárias os bares, quiosques e outros estabelecimentos precisam seguir?
  • As mesmas que já estão em vigor – ou outras que vierem a ser editadas até lá. Entre as medidas em vigência, estão o limite de 150 pessoas por evento, higienização e distanciamento. 
  • E o show da virada do ano na Litorânea?
  • Não vai acontecer para não provocar aglomeração.
  • Não haverá eventos patrocinados pelo Estado na virada do ano?
  • Haverá. Serão feitas queimas de fogos em 22 pontos da Ilha de São Luís. A ideia é que as pessoas que estejam em suas casas ou em festas privadas possam ver a queima de fogos sem se deslocar. A localização dos pontos ainda será divulgada.
Papai Noel no Centro Histórico no ano passado (Foto: Divulgação)
  • E no Natal? O que o Governo do Maranhão fará?
  • Não haverá shows de Natal que reúnam multidões no Centro Histórico de São Luís, para evitar aglomerações. Mas o Governo do Maranhão fará decoração natalina e vídeo mapping. A decoração natalina será em três pontos de São Luís: o prédio reformado da Reffsa, a Praça Dom Pedro II (ambos no Centro Histórico) e o Parque Estadual do Sítio do Rangedor (Calhau). 
  • Como será a decoração de Natal?
  • A decoração será temática, com árvore de natal, decoração voltada para o público infantil, entre outros artigos decorativos, que serão expostos ao público a partir deste fim de semana.
  • E o vídeo mapping?
  • O da Reffsa já está acontecendo desde o início de novembro. O do Palácio dos Leões começa na segunda-feira (30).
  • E em Imperatriz?
  • O Governo do Maranhão já entregou a decoração especial de Natal, enfeitando toda a extensão do Calçadão, principal centro comercial público da cidade

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

GOVERNO OFICIALIZA CANCELAMENTO DAS FESTIVIDADES DE RÉVEILLON E NATAL NO MARANHÃO

 

Compartilhe agora.

Apesar disso, o governo pretende fazer pequenas queimas de fogos em alguns pontos de São Luís. Para o Natal, ainda haverá decoração em alguns locais da cidade. Mudança na programação é devido a Covid-19.

O Governo do Maranhão já oficializou o cancelamento da tradicional festa de Réveillon e de qualquer evento de final de ano que envolva grande aglomeração de pessoas.

Em nota, o governo informou que a medida visa preservar a saúde da população e dos artistas. Também estão cancelados para este ano os shows natalinos na região central de São Luís.

Apesar do cancelamento das principais atrações, o governo disse que vai decorar alguns monumentos públicos com temas natalinos e garantir queimas de fogos em 22 pontos distribuídos por São Luís.

No Natal, a decoração será em três pontos de São Luís: prédio reformado da REFFSA; Praça Dom Pedro II (ambos no Centro Histórico); e o Parque Estadual do Sítio do Rangedor (Calhau). Além disso, serão exibidas projeções em vídeo durante o período natalino na REFFSA e no Palácio dos Leões.

O cancelamento das festividades de fim de ano já era esperado. Em julho, o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou que havia 90% de chances de não haver festividades no Natal e no Réveillon em 2020 no Maranhão, por causa da pandemia do novo coronavírus

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Bequimão vai realizar a 8ª Semana do Bebê Quilombola. Única no Brasil



Iniciamos nesta quinta-feira (26) os preparativos para a 8ª Semana do Bebê Quilombola. O evento é uma iniciativa pioneira no país, instituída pela nossa gestão, e realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Fundação Josué Montello. A Semana do Bebê Quilombola tem o objetivo de ampliar os cuidados com as crianças de até seis anos e gestantes das 11 comunidades remanescentes de quilombo do nosso município. 



Uma reunião para definir a programação do evento foi realizada na manhã de hoje, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na sede do município. Participaram do encontro o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, @sergiorodrigomartins, por quem fui representado; o prefeito e o vice-prefeito eleitos de Bequimão, @joaomartins_ma e @magal_bequimao; servidores das Secretarias Municipais de Igualdade Racial, Assistência Social, Educação e Saúde; representantes das instituições parceiras; e, tradicionalmente, lideranças das comunidades Ramal de Quindiua, Santa Rita, Mafra, Ariquipá, Rio Grande, Sibéria, Marajá, Pericumã, Suassuí, Juraraitá e Conceição. Todas reconhecidas pela Fundação Palmares como remanescentes de quilombo, em Bequimão.










*#PrefeitoZéMartins* *#VIIISemanaDoBebêQuilombola*

*#Bequimão*

*#IgualdadeRacial* *#OTrabalhoContinua*

Duas motos foram recuperadas pela Polícia Militar de Peri Mirim

 



01 (uma) Moto Broz Vermelha de placa PSH 6558 e 01 (uma) Moto CG Titan 160 vermelha de placa PTC 1914.



Durante uma ronda de rotina em Peri Mirim, a Polícia foi informada pela vítima que acabara de ter sido assaltada por dois homens em uma broz vermelha, de imediato o GU seguiu a procura em direção a Bequimão pelo povoado Centro dos Câmaras, onde moradores informaram que os dois indivíduos com as mesmas características tinha passado a poucos minutos, a PM entrou em contato com a GUARNIÇÂO de Bequimão, onde lá foi feito uma incursão pelos os bairros a procura dos suspeitos. Chegando em uma invasão foi avistado atrás de um casebre abandonado uma moto broz com as mesmas características usada pelos assaltantes. Depois de averiguar a mesma foi confirmada que pertence a cidade de Bom Jardim de placa PSH 6558. A POLICIA fez  buscas no matagal próximo e foi  encontrado a moto CG Titan da vítima abandonada,  a mesma foi entregue para sua proprietária. 

Por conta da broz usada no assalto, ela estar com a direção trancada foi deixada no quartel de Bequimão para as devidas providências.

Eleições 2020: veja a lista dos 216 prefeitos eleitos no Maranhão

 

0

Levantamento do Site Folha do Maranhão aponta os 216 prefeitos eleitos no Maranhão, confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral. (TSE)

Falta a definição das eleições em 2º turno em São Luís, que vai ser disputada entre Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos).

  1. Açailândia: Aluísio (Republicanos) 43,16%
  2. Afonso Cunha: Arquimedes Barcelar (PDT) 47,67%
  3. Água Doce do Maranhão: Thalita Dias (MDB) 53,22%
  4. Alcântara: Padre William (PL) 60,29%
  5. Aldeias Altas: Kedson (PL) 52,73%
  6. Altamira do Maranhão: Ileilda do Queijo (PDT) 39,63%
  7. Alto Alegre do Maranhão: Nilsilene do Liorne (PL) 55,13%
  8. Alto Alegre do Pindaré: Fufuca (PP) 61,58%
  9. Alto Parnaíba: Itamar Vieira (PDT) 49,34%
  10. Amapá do Maranhão: Nelene Lopes (PDT) 36,84%
  11. Amarante do Maranhão: Vanderly do Comércio (Patriota) 51,02%
  12. Anajatuba: Helder Aragão (MDB) 58,96%
  13. Anapurus: Professora Vanderly (PCdoB) 57,65%
  14. Apicum- Açu: Zequinha Ribeiro (PSC) 49,48%
  15. Araguanã: Flávio Amorim (PL) 60,32%
  16. Araioses: Luciana Trinta (PCdoB) 32,37%
  17. Arame: Pedro Fernandes (PTB) 41,56%
  18. Arari: Rui Filho (PTB) 52,50%
  19. Axixá: Sônia Campos (PDT) 44,50%
  20. Bacabal: Edvan Brandão (PDT) 55,02%
  21. Bacabeira: Fernanda Gonçalo (PMN) 57,29%
  22. Bacuri: Dr. Washington (PSC) 42,25%
  23. Bacurituba: Letícia de Siba (PSD) 40,34%
  24. Balsas: Dr. Erik (PDT) 83,97%
  25. Barão de Grajaú: Claudimê (PSD) 50,54%
  26. Barra do Corda: Rigo Teles (PL) 56,20%
  27. Barreirinhas: Dr. Amílcar (PCdoB) 59,18%
  28. Belágua: Herlon Costa (PSC) 61,40%
  29. Bela Vista do Maranhão: Augusto Filho (PL) 72,98%
  30. Benedito Leite: Ramom Barros (PCdoB) 51,96%
  31. Bequimão: João Martins (MDB) 50,71%
  32. Bernardo do Mearim: Junior Xavier (PDT) 73,78%
  33. Boa Vista do Gurupi: Dilcilene Oliveira (PL) 51,88%
  34. Bom Jardim: Cristiane Varão (PL) 33,41%
  35. Bom Jesus das Selvas: Fernando Coelho (PDT) 57,40%
  36. Bom Lugar: Marlene Miranda (PCdoB) 58,52%
  37. Brejo: Zé Farias (PDT) 60,10%
  38. Brejo de Areia: Chico Eduardo (DEM) 54,92%
  39. Buriti: Arnaldo Cardoso (PL) 48,02%
  40. Buriti Bravo: Luciana Leocadio (PCdoB) 54,74%
  41. Buriticupu: João Carlos (Patriotas) 29,59%
  42. Buritirana: Tony Brandão (PDT) 61,34%
  43. Cachoeira Grande: Cesar Castro (PL) 68,81%
  44. Cajapió: Dr. Marcone (DEM) 52,42%
  45. Cajari: Dr. Maria Félix (PDT) 46,57%
  46. Campestre do Maranhão: Fernando Bermuda (PSB) 41,34%
  47. Cândido Mendes: Facinho (PL) 48,49%
  48. Cantanhede: Zé Martinho(PDT) 56,39%
  49. Capinzal do Norte: André Portela (PCdoB) 62,26%
  50. Carolina: Dr. Erivelto (PL) 51,16%
  51. Carutapera: Dr. Airton (Sociedade) 43,96%
  52. Caxias: Fábio Gentil (Republicanos) 78,17%
  53. Cedral: Fernando Cuba (Republicanos) 44,93%
  54. Central do Maranhão: Fechinha (Republicanos) 47,64%
  55. Centro do Guilherme: Zé de Dário (PL) 84,52%
  56. Centro Novo do Maranhão: Júnior Garimpeiro (PP)45,76%
  57. Chapadinha: Belezinha (PL) 41,26%
  58. Cidelândia: Fernando Texeira (PP) 62,03%
  59. Codó:  Dr. Zé Francisco (PSD) 52,80%
  60. Coelho Neto: Bruno Silva (PP) 58,52%
  61. Colinas: Valmira Miranda (Republicanos) 55,59%
  62. Conceição do Lago Açu: Alexandre Lapevel (PL) 50,26%
  63. Coroatá: Luis da Amovelar Filho (PT) 43,35%
  64. Cururupu: Aldo Lopes (PSB) 48,89%
  65. Davinópolis: Raimundo Coquinho (Avante) 32,33%
  66. Dom Pedro: Galego Mota (Solidariedade) 56,10%
  67. Duque Bacelar: Flávio Furtado (PDT) 64,69%
  68. Esperantinópolis: Aluisinho (PTB) 59,05%
  69. Estreito: Léo Cunha (PL) 34,68%
  70. Feira Nova do Maranhão: Luiza Coutinho (PSD) 53,63%
  71. Fernando Falcão: Raimunda do Josemar (PDT) 53,88%
  72. Formosa da Serra Negra: Cirineu Costa (PL) 50,08%
  73. Fortaleza dos Nogueiras :Natazinho (PP) 63,78%
  74. Fortuna: Sebastião (PTB) 60,46%
  75. Godofredo Viana: Sissi Viana (Republicanos) 56,25%
  76. Gonçalves Dias: Toinho Patioba (DEM) 52,84%
  77. Governador Archer: Professora Leide ( PDT) 53,91%
  78. Governador Edison Lobão: Professor Geraldo Braga (PCdoB) 46,22%
  79. Governador Eugênio Barros: Chiquinho do Banco (PDT) 41,47%
  80. Governador Luiz Rocha: Zezão (PSDB) 37,85%
  81. Governardor Newton Belo:  Roberto do Posto (PL) 57,58%
  82. Governador Nunes Freire: Josimar da Serraria (PSB) 57,97%
  83. Graça Aranha: Bira (PDT) 53,80%
  84. Grajaú: Mercial Arruda (MDB) 50,18%
  85. Guimarães: Osvaldo Gomes (PDT) 47,52%
  86. Humberto de Campos: Luis Fernando (DEM) 45,76%
  87. Icatu : Walace (Republicanos) 39,90%
  88. Igarapé do Meio: Almeida (PL) 62,04%
  89. Igarapé Grande: Erlanio Xavier (PDT) 84,44%
  90. Imperatriz: Assis (DEM) 26,04%
  91. Itaipava do Grajaú: Júnior do Posto (PDT) 50,33%
  92. Itapecuru Mirim: Coroba (PSB) 50,07%
  93. Itinga do Maranhão: Lucio (PSDB) 34,43%
  94. Jatobá: Robertinho (PTB) 51,97%
  95. Jenipapo dos Vieiras: Arnobio do Carro Velho (PDT) 53,15%
  96. João Lisboa: Vilson Soares (PDT) 49,14%
  97. Joselândia: Raimundo Zuca (PDT) 54,80%
  98. Junco do Maranhão: Antonio Filho (PCdoB) 56,07%
  99. Lagoa do Mato: Dr. Alex Duarte (PP) 60,39%
  100. Lagoa Grande do Maranhão: Neres Policarpo (MDB) 54,56%
  101. Lago da Pedra: Maura Jorge (PSDB) 52,19%
  102. Lago do Junco: Edina Fontes (PDT) 56,93%
  103. Lago dos Rodrigues: Valdemar da Serraria (DEM) 67,09%
  104. Lago Verde: Alex Almeida (PP) 42,46%
  105. Lajeado Novo: Ana Léa (PDT) 47,23%
  106. Lima Campos: Dirce do Jailson (PDT) 65,78%
  107. Loreto: Germano Coelho (Republicanos) 49,29%
  108. Luís Domingues: Gilberto Braga (PSDB) 60,38%
  109. Magalhães de Almeida: Nonato Carvalho (MDB) 49,62%
  110. Maraçumé: Tio Gal (PL) 52,29%
  111. Marajá do Sena: Lindomar Araujo (DEM) 52,43%
  112. Maranhãozinho: Deusinha (PL) 77,97%
  113. Mata Roma: Besaliel (PDT) 49,98%
  114. Matinha: Linielda de Eldo (PCdoB) 52,50%
  115. Matões: Fernandinho Coutinho (DEM) 52,42%
  116. Matões do Norte: Solimar (PDT) 41,44%
  117. Milagres do Maranhão: José Augusto (Republicanos) 51,37%
  118. Mirador: Domingas Cabral (Republicanos) 57,87%
  119. Miranda do Norte: Angélica (PL) 52,63%
  120. Mirinzal: Amaury (PP) 48,21%
  121. Monção: Claudia Silva (PL) 52,28%
  122. Montes Altos: Domingos França (PTB) 56,65%
  123. Morros: Paraiba (PL) 56,74%
  124. Nina Rodrigues: Rodrigues da Iara (PDT) 75,17%
  125. Nova Colinas: Josa (PCdoB) 61,17%
  126. Nova Iorque: Daniel Castro (PL) 52,13%
  127. Nova Olinda do Maranhão: Iracy Weba (PP) 57,91%
  128. Olho d’água das Cunhãs: Glauber Azevedo (PCdoB) 52,98%
  129. Olinda Nova do Maranhão: Conceição (PDT) 60,06%
  130. Paço do Lumiar: Paula (PCdoB) 46,85%
  131. Palmeirândia: Edilson da Alvorada (Republicanos) 57,27%
  132. Paraibano: Vanessa Furtado (PTB) 54,42%
  133. Parnarama: Raimundo Silveira (PROS) 52,80%
  134. Passagem Franca: Marlon Torres (PTB) 51,43%
  135. Pastos Bons: Enoque Mota ( PTB) 51,52%
  136. Paulino Neves: Raimundinho Lidio ( Republicanos) 50,02%
  137. Paulo Ramos: Adailson Machado (PP) 50,61%
  138. Pedreiras: Vanessa Maia (Solidariedade) 36,63%
  139. Pedro do Rosário: Toca Serra (PCdoB) 53,53%
  140. Penalva: Ronildo Campos (PP)  55,10%
  141. Peri Mirim: Heliezer do Povo (PCdoB) 68,69%
  142. Peritoró: Dr. Júnior (PP) 60,72%
  143. Pindaré-Mirim: Alexandre Colares (Republicanos) 67,94%
  144. Pinheiro: Luciano Genésio (PP) 56,81%
  145. Pio XII: Aurelio da Farmácia (PL) 37,58%
  146. Pirapemas: Fernando Cutrim (Republicanos) 51,21%
  147. Poção de Pedras: Francisco Pinheiro (PDT) 51,20%
  148. Porto Franco: Deoclides Macedo (PDT) 58,96%
  149. Porto Rico do Maranhão: Aldo Brown (PL) 42,54%
  150. Presidente Dutra: Raimundinho da Audiolar (Republicanos) 66,68%
  151. Presidente Juscelino: Dr. Pedro Paulo (PL) 69,96%
  152. Presidente Médici: Dr. Caçula Coelho(Republicanos) 50,78%
  153. Presidente Sarney: Valéria (PCdoB) 43,78%
  154. Presidente Vargas: Fabiana (PDT) 55,47%
  155. Primeira Cruz: Nilson do Cassó ( Republicanos) 54,18%
  156. Raposa: Eudes Barros (PL) 42,92%
  157. Riachão: Ruggero Felipe (Patriota) 45,88%
  158. Ribamar Fiquene: Cociflan (PDT) 47,74%
  159. Rosário: Calvet Filho (PSC) 51,86%
  160. Sambaíba: Fátima Dantas (PP) 54,60%
  161. Santa Filomena do Maranhão: Salomão (PP) 50,75%
  162. Santa Helena: Zezildo Almeida (PTB) 47,00%
  163. Santa Inês: Felipe dos Pneus (Republicanos) 50,48%
  164. Santa Luzia: França do Macaquinho (PP) 60,17%
  165. Santa Luzia do Paruá: Vilson Ferraz (PL) 53,64%
  166. Santana do Maranhão: Marcio Santiago (PL) 56,12%
  167. Santa Quitéria do Maranhão: Samia Moreira (MDB) 52,78%
  168. Santa Rita: Dr. Hilton (PMN) 56,32%
  169. Santo Amaro do Maranhão: Leandro Moura (PCdoB) 57,77%
  170. Santo Antônio dos Lopes: Bigu de Oliveira (PDT) 68,68%
  171. São Benedito do Rio Preto: Wallas Rocha (PSC) 50,65%
  172. São Bento: Dinho Penha (PL) 55,62%
  173. São Bernardo: João Igor (PDT) 57,31%
  174. São Domingos do Azeitão: Júnior do Posto (Republicanos) 55,28%
  175. São Domingos do Maranhão: Kleber Tratorzão (PP) 45,34%
  176. São Félix de Balsas: Márcio Pontes (PCdoB) 57,15%
  177. São Francisco do Brejão: Ronei Almeida (PSL) 57,65%
  178. São Francisco do Maranhão: Adelbarto (PCdoB) 74,93%
  179. São João Batista: Mecinho (PSC) 46,16%
  180. São João do Carú: Peteca (Republicanos ) 64,88%
  181. São João do Paraíso: Beto Regis (PCdoB) 48,16%
  182. São João do Sóter: Josa (Republicanos) 58,21%
  183. São João dos Patos: Dr. Alexandre (PTB) 67,69%
  184. São José de Ribamar: Dr. Julinho (PL) 36,23%
  185. São José dos Basílios: Farinha Paé ( Republicanos ) 50,41%
  186. São Luis: 2 ° turno (Braide e Duarte )
  187. São Luis Gonzaga do Maranhão: Dr. Júnior (PDT) 51,21%
  188. São Mateus do Maranhão: Ivo Rezende (PSB) 53,24%
  189. São Pedro da Água Branca: Marilia Gonçalves (PTB) 33,49%
  190. São Pedro dos Crentes: Dr. Lahesio Bonfim (PSL) 90,11%
  191. São Raimundo das Mangabeiras: Accioly Cardoso (PSD) 55,20%
  192. São Raimundo do Doca Bezerra: Seilton Miranda (PDT) 56,40%
  193. São Roberto: Danielly Trabulsi (PTB) 48,27%
  194. São Vicente de Ferrer: Adriano Freitas (DEM) 42,37%
  195. Satubinha: Santos Franklin (PL) 56,05%
  196. Senador Alexandre Costa: Dr. Orlando (PCdoB) 56,65%
  197. Senador La Rocque: Professor Bartolomeu (Republicanos ) 52,68%
  198. Serrano do Maranhão: Val Cunha (PL)  69,38%
  199. Sítio Novo: Antonio Coelho (PDT) 62,20%
  200. Sucupira do Norte: Marcony ( Cidadania ) 53,64%
  201. Sucupira do Riachão: Walter Azevedo (DEM) 55,70%
  202. Tasso Fragoso: Dr. Roberth (Republicanos ) 53,14%
  203. Timbiras: Dr. Antonio Borba (Patriota) 50,66%
  204. Timon: Dinair Veloso (PSB) 40,23%
  205. Trizidela do Vale: Dr. Deibson Bale (PDT) 64,42%
  206. Tufilândia: Vilde (PL) 62,70%
  207. Tuntum: Fernando Pessoa (Solidariedade) 55,14%
  208. Turiaçu: Edesio Cavalcanti (Republicanos) 54,96%
  209. Turilândia: Paulo Curió (PTB) 62,22%
  210. Tutóia: Diringa (PDT) 47,19%
  211. Urbano Santos: Professor Clemilton (PSC) 57,85%
  212. Vargem Grande: Carlinhos Barros O CB (PCdoB)
  213. Viana: Carrinho (PL) 56,10%
  214. Vila Nova dos Martírios: Jorge Vieira (PL) 54,30%
  215. Vitória do Mearim: Nato da Nordestina (PL) 44,28%
  216. Vitorino Freire: Luanna (DEM) 59,48%
  217. Zé Doca: Josinha Cunha (PL) 72,22%

Morre o pinheirense Baba Orixá Luis Pajé




Faleceu em São Luis, o pinheirense e Baba Orixá Luís José da Silva, conhecido em Pinheiro e Região como Luis Pajé. 


Natural da Região do Gama, Luis Pajé montou residência e seu terreiro no Bairro de Santa Luzia, atendia Pinheiro e Região e ajudava na política a sua esposa Concita de Luis Pajé ex. Vereadora e ex. presidente da Câmara de Pinheiro. 


Luis, era devoto de Santa Luzia e São Cosme e Damião e mantinha uma tradição de todos os anos, promover o festejo de São Cosme e Damião e durante três dias, fazer uma grande festança e distribuir muita comida, muita alegria, brinquedos e bombons as crianças na procissão; Além do Cantinho da Mamãe e junto com sua esposa Concita fazia a alegria de Idosos, ou criancinhas, como costumavam chamar. 

Prefeito eleito Paulo Curió já busca junto às autoridades Segurança para Turilândia

 

Acompanhados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), o prefeito eleito de Turilândia, Paulo Curió, e sua comitiva de vereadores reuniram-se, nesta quarta-feira (25), com o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, para pedir reforço nas ações policiais da cidade, visando ao enfrentamento da violência e à redução da criminalidade no município.

Othelino Neto agradeceu ao secretário que, prontamente, atendeu à demanda. “Como nós percebemos que há investimentos elevados na área da Segurança Pública do Estado, quando acontece uma situação pontual como em Turilândia, passa a ser necessária uma intervenção rápida do sistema e, neste caso, saímos com a tranquilidade de que a Secretaria fará a devida intervenção para garantir o sossego da população turilandense”, disse o parlamentar.

Na reunião, o secretário Jefferson Portela garantiu que a cidade receberá intervenção administrativa na área de segurança. “Ouvimos suas demandas e garantimos que transformaremos a solicitação em ações administrativas de trabalho para a proteção do cidadão e combate ao  crime. Continuaremos a parceria com o município de Turilândia e, do ponto de vista do estado, vamos aplicar uma intervenção estadual também em municípios vizinhos da Baixada Maranhense”, explicou.

Ainda segundo Portela, para reforçar o combate à criminalidade em toda a região, serão disponibilizadas viaturas, armamentos e policiais.

O prefeito Paulo Curió considerou positiva a reunião e disse que sai satisfeito com a resposta imediata da Secretaria de Segurança Pública. “Agradeço ao secretário por nos receber e ao presidente Othelino por nos acompanhar também nesse momento para tratar de um problema grave vivenciado na cidade, que é a falta de Segurança. Saímos satisfeitos com a condução que foi dada ao nosso pleito ”, ressaltou.

Participaram também do encontro o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pedro de Jesus; a vice-prefeita eleita, Janaína Lima, entre outras lideranças políticas do município de Turilândia.