segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Bequimão é reconhecido como um dos cinco melhores municípios do Maranhão em gestão de Saúde

O município de Bequimão, na baixada ocidental maranhense, recebeu no último sábado (28), doCOSEMS-MA, o Prêmio Maranhão Saúde, como um dos melhores municípios do Estado em gestão de saúde. Dentre os 217 municípios do Maranhão, Bequimão está entre os cinco melhores no aspecto saúde, baseado nos indicadores através do relatório do SUS (Sistema Único de Saúde). O COSEMS-MA (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão) responsável pela premiação, escolhe os melhores municípios em saúde pública, baseado nos melhores indicadores durante os últimos 12 meses.
Durante o evento, realizado no Hotel Luzeiro, em São Luís, o município de Bequimão esteve representado pelo prefeito Zé Martins (PMDB) e pelo Secretário Municipal de Saúde, Bastico Moraes, homenageado da noite, já que sua pasta foi quem recebeu a premiação. Vale ressaltar, que o município de Bequimão é referência em saúde pública, não só na baixada, mas em todo estado, haja vista o reconhecimento e a premiação pelo Conselho.
Para o prefeito Zé Martins, a premiação é fruto de um grande trabalho voltado para o bem estar de uma população que sofria sem médico e medicamentos no hospital. “Graças a Deus hoje temos um hospital de 20 leitos equipado funcionando plenamente com médico 24h e um atendimento humanizado. É prioridade em nossa gestão dar qualidade de vida ao nosso povo. Mesmo com muita dificuldade, estamos mantendo um atendimento de qualidade e isso reflete bem para todos. Tai a resposta, o município sendo reconhecido e premiado como um dos cinco melhores em saúde do Maranhão” – destacou.

Já o secretário Bastico Moraes, foi categórico em mostrar sua felicidade pelo reconhecimento do prêmio, mas frisou que os méritos são de toda equipe que faz a saúde do município de Bequimão.
“Primeiro quero agradeço a Deus pela oportunidade, e não posso deixar de agradecer o prefeito Zé Martins pela confiança depositada em mim, e a toda equipe que vem desenvolvendo um trabalho com seriedade, compromisso e determinação. É com satisfação que recebo o prêmio, mas entrego a toda população de Bequimão. Nossa gestão a frente da secretaria, sempre foi pautada pelos princípios da universalidade, acessibilidade, humanização, equidade, integralidade e participação social como preconiza o SUS. O grande esforço do prefeito Zé Martins, faz com que a gente realize um grande trabalho à frente da pasta” – pontuou.

Prefeito Nilson Garcia retoma obras importantes no município de Palmeirandia

O prefeito Nilson leal Garcia retomou com intensidade obras importantes para o desenvolvimento da cidade e do município de Palmeirandia. A pesar da grave crise que afeta principalmente os municípios menores, o prefeito mostra sua vontade e determinação e com parcerias realiza obras importantes para a comunidade do município.

Asfalto – Numa parceria com o governo estadual com recursos do BNDES e com emendas parlamentares o prefeito fará quase o recapeamento total das ruas da cidade e ainda atenderá quase 30 novas ruas que serão pavimentadas, atendendo um pedido da população.

Quadras – Duas quadras poliesportivas cobertas já estão sendo construídas em povoados do município de Palmeirandia e atenderá nesse primeiro momento os povoados de São Miguel e São Pedro. Para o prefeito Nilsinho, o esporte é fundamental para o desenvolvimento das crianças e incentivo para os jovens do município com atividades esportivas.

UBSs Reformadas- Mostrando a sua preocupação com a saúde e atendimento da população, o prefeito Nilsinho faz a reforma e em muitas a ampliação das UBS de: São Miguel, Souto, Macapazinho e Brido.

UBSs Novas – Para atender as necessidades e uma antiga aspiração dos moradores, duas UBS estão sendo construídas e serão entregues totalmente equipadas e prontas para atender as comunidades de: Rumo e Vila Nova.

Creches Novas– Na área de educação, uma das prioridades do governo de Palmeirândia, o prefeito numa parceria da prefeitura com o Ministerio da Educação no Programa Proinfância, já está concluindo uma grande, bonita e equipada Creche no povoado do Cruzeiro e já foi iniciada uma Creche Padrão que atenderá crianças da cidade de Palmeirandia já a partir do ano que vem, garantiu a secretária Bianca.

Escolas Novas – Já foram iniciadas e estarão prontas para funcionar a partir do ano letivo de 2016, um total de mais 7 escolas na zona rural do município, atendendo as comunidades dos povoados de: São Pedro, Vila Nova, Brido, Bacabal, Rumo, Aldeia e Bacurizeiro.


Praças e Estradas – para o controlador Geral do Municipio Nilson Garcia, a crise tem atrapalhado em muito o desenvolvimento do município e obras importantes como as praças e estradas, que já deveriam ter sido construídas na cidade e no interior, estão ainda dependendo da liberação das verbas pelo Governo Federal. Isso tem atrapalhado muito o planejamento feito pelo prefeito Nilsinho. Disse Nilson Garcia.

Grupo de São João Batista vai indicar o vice na chapa do prefeito Amarildo

Prefeito Amarildo Pinheiro com o grupão de São João Batista
Em São João Batista, o prefeito Amarildo Pinheiro Costa (PP) deixou nas mãos do grupo político a indicação do seu companheiro de chapa, para as próximas eleições em 2016.
De forma democrática, o grupo de Amarildo vai escolher o candidato a vice-prefeito. A decisão do atual prefeito gerou um rompimento com (agora) ex-aliado Carlos Figueiredo.
Figueiredo foi exonerado da Secretaria Municipal de Saúde por não concordar com a decisão de Amarildo. O ex-secretário queria ser o vice na chapa por imposição e não por escolha democrática.
Com isso, o prefeito decidiu afastar Carlos Figueiredo da administração. Agora o ex-secretário tenta, mesmo sem voto, ser candidato à Prefeitura de João Batista.

Sem grupo, Figueiredo promete “espocar” as urnas.

Fernando Sarney será o novo representante da CBF no conselho da Fifa


Empresário Fernando SarneyO presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, renunciou nesta quinta-feira (26) ao comitê executivo da Fifa durante encontro da Conmebol, no Rio de Janeiro.
Del Nero não compareceu às últimas reuniões do comitê da Fifa, entidade que comanda o futebol mundial, e entregou uma carta de renúncia na qual indicou o empresário Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da CBF, para ocupar o cargo, informou em nota a Conmebol.
Fernando, filho do ex-presidente da República José Sarney, foi aprovado por unanimidade, acrescentou a entidade que dirige o futebol sul-americano.
O presidente da CBF não viaja ao exterior desde o fim de maio, quando voltou da Suíça ao Brasil depois das prisões de dirigentes, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, por acusações de corrupção. Marin foi extraditado para os Estados Unidos e cumpre prisão domiciliar.
Del Nero nega que tivesse conhecimento de qualquer problema na CBF e alega que está se dedicando ao futebol brasileiro.

Apesar de ter deixado o posto na Fifa, Del Nero seguirá como presidente da CBF. Ele tem afirmado que não vai renunciar ao cargo que assumiu em abril. Seu mandato vai até 2019.

sábado, 28 de novembro de 2015

UFMA: Graduação em Engenharia de Pesca chega no Campus de Pinheiro

Segundo maior litoral do país – com 640 km de costa – o Maranhão possui grande diversidade de pescados em seus rios, igarapés, lagos e mangues. Esta característica, aliada a necessidade da qualificação de potencial humano em pesquisas sobre seus recursos naturais com responsabilidade social, moveu a Universidade Federal do Maranhão a criar o curso de Engenharia de Pesca. Os alunos da primeira turma foram recebidos hoje, no Campus de Pinheiro, pela reitora Nair Portela, durante a aula inaugural que marcou a abertura do semestre letivo.
Na solenidade, também presentes o prefeito de Cururupu, José de Almeida Júnior, o prefeito de Pinheiro, Filadelfo “Filuca” Mendes, o pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus Mendes da Silva, a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Ensino da Graduação, Conceição de Maria Moura Nascimento Ramos, o diretor do Campus de Pinheiro, Ricley Marques e o coordenador do curso de Engenharia de Pesca, Alexandre Vitor de Lima Fonseca.
Inicialmente, a graduação terá suas primeiras disciplinas na cidade de Pinheiro, mas o curso deve ser transferido para Cururupu, onde funcionará um campus avançado. Por meio de concurso público, quatro professores já integram o quadro de Engenharia de Pesca e estarão em ação com a primeira turma, composta por 39 alunos.
Para o prefeito de Cururupu, Almeida Junior Franco, a implantação do curso é fundamental para o desenvolvimento local. “É com muita felicidade que recebemos este curso e vemos a UFMA oferecer sua estrutura em prol do município e do Maranhão. Somos responsáveis por setenta por cento de todo o pescado do estado e agora contaremos com conhecimento acadêmico, prático e técnico”, expôs.
Filadelfo “Filuca” Mendes afirmou que não há nada melhor que ver o crescimento de uma cidade através do desenvolvimento da educação. “A universidade está aqui para isso e nós temos orgulho de termos investido nessa parceria. Agora, cabe a vocês serem desbravadores da realidade de nossa sociedade. Vamos dar as mãos e nos unir em prol do desenvolvimento de nossa região”.
A reitora da UFMA, Nair Portela, mostrou otimismo ao falar para os estudantes e professores. “O curso vai permitir estudar e pesquisar sobre a nossa natureza. Irá contribuir com a formação profissional, com a geração de renda, com a proteção da natureza e extração de nossos recursos com responsabilidade. Esperamos que vocês possam colaborar com a sociedade por meio do conhecimento que obterão desta graduação”, enfatizou.
A aula inaugural foi ministrada pela professora adjunta do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, Talita da Silva Espósito, que expôs o tema Estudos biológicos para subsidiar o cultivo de um peixe marinho no Maranhão. “Do ponto de vista econômico e social, o desenvolvimento das atividades de pesca e aquicultura trará à região a geração de novos empreendimentos e o aumento de ofertas de empregos diretos e indiretos, resultando em uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida de seus habitantes”, destaca.
Perfil do aluno
Virgílio de Paula, 23 anos, teve ciência do curso por meio de pesquisas prévias realizadas na internet. Ele, que é paraense da cidade de Vigia de Nazaré, escolheu o curso por conta de seu município ter na pesca a principal fonte de renda. Sonha poder voltar para a terra de origem e poder estimular a atividade local quando concluir a graduação.
Edno Nascimento Guterres, 19 anos, natural de Pinheiro era tomógrafo em São Luís. Porém, com a aprovação em Engenharia de Pesca, voltou à cidade e virou motivo de orgulho da família. “Sou de uma família com avôs e tios pescadores, então, agora é felicidade total. É muito bom estar nesse curso, na minha cidade, que é banhada pelo Rio Pericumã. É uma atividade que eu conheço bem”, afirma.

PM recupera moto roubada que estava na zona rural de Pinheiro.

Após receber denuncia que uma moto roubada no município de Paço do Lumiar, estaria no povoado São Luizinho da Chapada, uma guarnição da Policia Militar, se deslocou até a povoação onde foi constatado a veracidade das informações.
Uma moto Honda Broz de cor vermelha, sem placa e chassi 9C2KD0550R366892. Os sistemas do Detran e o Sinesp, confirmaram a origem do veículo.
Na casa onde foi encontrada a motocicleta, ninguém foi localizado. O veículo foi conduzido para o pátio do 10º BPM. Ninguém foi autuado por receptação.

Dupla que estuprou uma jovem na noite desta sexta-feira em Pinheiro é presa pela PM momentos depois da prática criminosa.

A Polícia Militar de Pinheiro, deu uma resposta rápida a sociedade na noite desta sexta-feira (28), prendendo dois estupradores, momentos depois que a dupla cometeu o crime.
A jovem de iniciais E.K.P.S de 19 anos, foi abordada na noite desta sexta-feira, por dois bandidos que foram identificados como, A.F.G.R de 17 anos, residente na Rua José Bonifácio no Bairro Vila Zé Genésio e Zaquel de Jesus Oliveira de 19 anos, residente na Rua João Paulo II no Bairro Kiola Sarney.
A jovem que teve todos os seus pertences tomados pela dupla, foi obrigada a subir na motocicleta dos bandidos que a levaram para um terreno baldio no Bairro da Enseada próximo ao Campus da UFMA, onde foi abusada sexualmente pelos agressores.
Depois de terem abusado da jovem, deixaram a vítima na MA 006 próximo a entrada que dá acessos ao Campus da UFMA no Bairro da Enseada. Após receber a denúncia, a guarnição da Policia Militar, iniciou a caça aos criminosos, e logo encontrou a moto utilizada na prática criminosa.
Antônio José Guimarães Ribeiro pai de A.F.G.R. um dos envolvidos que é menor de idade, estava pilotando o veículo no momento da abordagem, que aconteceu em frete o Parque do Babaçu. A moto estava com a placa adulterada com fita isolante preta.
A partir desse momento foram realizadas diligências no sentido de localizar os indivíduos que utilizaram a moto para praticar os crimes, sendo localizados A.F.G.R e Zaquel de Jesus Oliveira em suas referidas residências.

A dupla confessou a prática dos crimes, além de ter informado a participação do João Batista S. Ribeiro como colaborador que também foi conduzido.
Parabéns ao excelente serviço da PM na ligeira elucidação do crime.

Zé Martins participa do oitavo encontro sobre Abelhas Nativas em São Bento

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), participou nesta quinta-feira (26), da abertura do 8º Encontro sobre Abelhas Nativas e 1º Encontro de Apicultura na Baixada Maranhense realizado na Fazenda Escola da UEMA no município de São Bento.
O evento foi uma realização do Governo do Estado e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), Prefeitura de São Bento, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), INAGRO (Instituto de Agronegócios do Maranhão) e COAMEL (Cooperativa de Mel na Baixada Maranhense).
Acompanhado dos Secretários Ademar Costa (Indústria e Comércio), Keyla Soares (Meio ambiente e Turismo), além do Agente de Desenvolvimento, Rodrigo Martins, e da Piscicultora Wanda pereira, o prefeito Zé Martins fez uma avaliação da importância do evento para a baixada e principalmente para o município de Bequimão, que vem desenvolvendo vários projetos sobre Apicultura.
Com o tema: “Um favo de Oportunidades em prol da sustentabilidade”, o 8º Encontro sobre Abelhas Nativas e o 1º Encontro de Apicultura na baixada maranhense, contou a presença de dezenas de produtores de toda região da baixada logo na abertura do evento. Após a abertura oficial do evento, o Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, ministrou a primeira palestra do Encontro, com o tema: “Oportunidades e Perspectivas para o Desenvolvimento da Apicultura e Meliponicultura no Maranhão”, que foi assistida por produtores, professores, estudantes, pesquisadores e gestores de municípios da baixada.
O 8º Encontro sobre Abelhas Nativas no Maranhão e 1º Encontro de Apicultura da Baixada Maranhense, é a oportunidade para debater temas importantes da Meliponicultura e Apicultura, onde reúne produtores, professores, pesquisadores, estudantes e gestores municipais.
O evento vai até sábado (28) e oferece oficinas tecnológicas, palestras e exposições, onde o Encontro pretende estimular a integração de todos os grupos e setores através da troca de experiências e conhecimentos sobre os temas debatidos.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Recém-inaugurado, Hospital Jackson Lago já é alvo de denúncia

O Hospital Regional Dr.Jackson Lago, inaugurado há menos de dois meses pelo governador Flávio Dino, no munícipio de Pinheiro, já possui inúmeras reclamações tanto da população quanto dos funcionários da unidade.
Segundo denúncia enviada ao Blog, o hospital teve os atendimentos paralisados na manhã de hoje (26). O motivo seria a falta de insumos. Isso mesmo, o hospital que não tem nem dois meses de funcionamento já enfrenta dificuldades mínimas como essa.
Além disso, os médicos estão com pagamentos atrasados e, ainda, de acordo com a denúncia, enfrentam diariamente a intransigência do diretor do Hospital.
Os profissionais são proibidos de estacionarem os carros dentro do hospital, pois o diretor alega que o estacionamento é só para a direção da unidade. Um completo absurdo

Operação pântano prende nove pessoas na Baixada acusados de garimpo ilegal.


Nove pessoas foram presas nesta quarta-feira (25) sob acusação de garimpo ilegal em cidades da Baixada Maranhense. A operação pântano foi desencadeada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais.
José Raimundo Marques, Manoel de Jesus Ferreira, José Edmilson Almeida, Wilson da Silva Brito, Antônio Melo Azevedo Pinheiro, Joseilson Costa, Raimundo Nonato Paiva, José Domingos Ribeiro Melo e Antônio Ferreira, foram presos foram presos no povoado Santa Rita no município de Turiaçu.
Todos foram levados para delegacia da cidade por cometerem crimes ambientais e serão multados.
Com informações do Idifusora.

Bomba! Diretor do hospital Regional da Baixada joga sujeira debaixo do tapete e profissionais com salários atrasados anunciam paralisação.

São fortes os rumores em toda a cidade de Pinheiro, que o Diretor Geral do hospital Regional da Baixada, está escondendo muita sujeira debaixo do tapeta.
Além do favorecimento em marcações de consultas, a equipe de cirurgiões demitida pelo diretor dias atrás, nunca recebeu seus salários. Médicos demitidos alegam que a demissão em massa que aconteceu no hospital Regional, foi motivada pelo fato da equipe não atender aos pedidos do Dr. Leonardo Sá, diretor do hospital. Médicos afirmam que o diretor queria furar a fila de espera para atender pedidos seu.
A denúncia que recebeu o blog na manhã desta quinta-feira (26) vai além. E afirma que por represália a alguns profissionais que ainda não foram demitidos pelo diretor mas estão na mira também estão com seus salários atrasados.
Tentando forçar a saída dos profissionais para colocar subalternos, o diretor estaria se recusando  assinar a ordem de pagamento dos profissionais.  Indignados com a situação, os profissionais já se mobilizam para uma paralisação por tempo indeterminado.
A coisa está ficando insustentável entre o direto e funcionários. Na noite desta quarta-feira (25) informações dão conta que, os seguranças do hospital barram a entrada dos profissionais por determinação do Diretor. Um dos cirurgiões, no calor das discussões, disse não aceitar ser comandado por um médico que não tem nenhuma especialidade e capacidade administrativa e partiu para cima do Diretor, que só não levou porrada por causa da intervenção dos seguranças. Até a polícia militar foi chamada ao local, causando tamanho alvoroço Veja Aqui.
A coisa tá feia……

Urgente! Assaltante é morto a golpe de faca em Palmeirândia.

Por volta das 20:00h desta quarta-feira (25) uma dupla invadiu uma residência no povoado São Joaquim, na zona rural do município de Palmeirândia, e um dos assaltantes se deu mal.
De acordo com informações de populares que chegaram ao blog, os homens queriam levar a moto do dono da residência. E um dos bandidos foi surpreendido pelo proprietário que estava de posse de uma arma branca (faca).
O homem aguardou que os bandidos adentrassem, e desferiu o golpe certeiro no peito de um dos assaltantes.  O comparsa do homem ferido que estava de posse de uma arma de fogo, ainda efetuou um disparo contra o proprietário da residência mas não obteve êxito e fugiu do local.
O corpo do assaltante morto se encontra no hospital de Palmeirândia. Até o fechamento da matéria ainda tinha sido identificado.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Sob liderança do Deputado Cabo Campos comissão faz inspeção em presídio militar.

A comitiva liderada pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Cabo Campos (PP), esteve  visitando na  última quarta-feira (18), as instalações do Pavilhão Prisional da PMMA, conhecido como Manelão. A comitiva também composta pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção Maranhão (OAB-MA), Luís Pedrosa acompanhado do Comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, avaliaram a situação atual do presídio.
Durante a inspeção a comitiva conheceu as instalações e acompanhou a rotina e os procedimentos de disciplina e segurança que estão sendo aplicados dentro do presídio. Os representantes da OAB e da Assembleia Legislativa vistoriaram as condições do presídio militar e ainda conversaram com os policiais militares custodiados no presídio. Foi apresentado, ainda, dados sobre quantidade de vagas, detentos e das equipes que trabalham no presídio.
A Comissão de Segurança Pública da nossa Assembleia faz agora esta visita, para verificar as verdadeiras condições de funcionamento destes xadrezes. Posteriormente vamos preparar um relatório técnico, pormenorizado, sobre o que se conseguiu verificar nestes xadrezes, para dar uma colaboração no sentido da melhoria deste sistema, declarou o deputado Cabo Campos.
Acompanharam ainda a visita, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Ismael Fonseca; o subchefe do Estado Maior, coronel Carlos Augusto,  o coordenador do Presídio, tenente-coronel Ciro Nunes, além de coronéis e oficiais da corporação.

Fernando Furtado tem sido ‘blindado’ por colegas na Assembleia Legislativa do MA

Deputado Fernando Furtado
Deputado Fernando Furtado
O deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB) tem recebido a proteção do corporativismo na Assembleia Legislativa do Maranhão, diante dos seus insultos a índios, antropólogos, Igreja Católica e ao juiz federal José Carlos Madeira, durante audiência pública em São João do Caru.
Pelo menos três representações que pedem a cassação de Fernando Furtado por quebra de decoro parlamentar, estão paradas no Legislativo. Nenhuma está em tramitação na Casa. É como se fosse uma espécie de “blindagem” por parte dos colegas de parlamento.
As representações contra Furtado foram protocoladas pelas entidades Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cáritas Brasileira – Regional Maranhão, Comissão Pastoral da Terra e Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz.
Todas essas entidades atuam na defesa dos direitos humanos. Mas isso, ao que parece, não foi o suficiente para à Assembleia levar a sério as declarações ofensivas do parlamentar, que pertence ao partido do governador Flávio Dino.
O que é lamentável.
Fernando Furtado cometeu crimes de racismo e ódio, ao atacar indígenas e ao mesmo tempo atingir os homossexuais, sem contar as outras ofensas a um juiz federal e ao Tribunal de Justiça. Ele deve pagar por isso.
A não ser que os presidentes das comissões da Assembleia Legislativa, deputados Zé Inácio (Direitos Humanos) e Fábio Macedo (Ética) sejam coniventes com a atitude do deputado comunista.

Vereador de Pinheiro chama Flávio Dino, Othelino Neto e Marcos Pacheco de mentirosos

Parlamentar disse ainda que foi enganado e denunciou que profissionais do Hospital Regional Dr. Jackson Lago estão há três meses sem receber os salários

PPS vai lançar candidatura de Antonio Américo a prefeito de Pinheiro

O presidente estadual do PPS, suplente de senador Paulo Mato, comandará no próximo sábado (28), em Pinheiro, o Encontro Regional da Baixada Maranhense com a finalidade de discutir questões relacionadas a organização interna do partido e encaminhamentos para as eleições de 2016.
Segundo Paulo Matos, no encontro que reunirá representantes de todos os municípios da região será lançada a pré-candidatura do presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo, a prefeito de Pinheiro, município mais importante da Baixada.
Militante do partido, Américo vem se destacando a frente da FMF, tendo conseguido colocar ordem na Casa e acabar com as constantes suspeitas de corrupção que pairavam sobre a entidade máxima do futebol do estado, em gestões passadas.
Com o futebol maranhense em franca recuperação, Américo agora vai tentar agora se eleger prefeito de Pinheiro. A estratégia do PPS para as eleições de 2016, conforme Matos, será lançar candidatos nas dezoito microrregiões mapeadas pela direção da legenda com a finalidade de fomentar o debate sobre os temas que estão na ordem do dia e que precisam ser discutidos com as comunidades. Pinheiro seria o polo irradiador de uma delas.

Bequimão se prepara para abertura da 3ª Semana do Bebê Quilombola

Onze comunidades do município de Bequimão, localizado a 54 km da capital, São Luís, foram mobilizadas para a 3ª Semana do Bebê Quilombola, que acontecerá entre os dias 25 e 30 de novembro. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial, Prefeitura Municipal de Bequimão, Unicef e Fundação Josué Montello, uniram forças para levantar a discussão sobre a prioridade do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 3 anos de idade. A solenidade de abertura ocorrerá nesta quarta-feira (25), às 8h, no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio (Rua Vitorino Freire, s/n – Centro).
Com o tema “O Direito, a Sobrevivência e o Desenvolvimento da Criança Quilombola”, a 3ª Semana do bebê Quilombola vai destacar os cuidados que se deve ter com a criança logo na primeira infância. As atividades serão realizadas, simultaneamente, nos povoados Santa Rita, Rio Grande, Ariquipá, Ramal do Quindíua, Pericumã, Marajá, Conceição, Mafra, Sibéria, Suassuí e Juraraitá, todas certificadas como remanescentes de quilombolas.
Durante a Semana do Bebê Quilombola de Bequimão, os moradores dos quilombos irão opinar sobre aspectos importantes ao desenvolvimento infantil, como a necessidade de consultas ao pediatra, cuidados com alimentação, amamentação, brincadeiras e passeios, estabelecimento de limites desde cedo, bons exemplos dos pais, dentre outros.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Durante a Semana, serão partilhadas experiências que demonstram a necessidade de preservar a cultura da população quilombola no Brasil. Serão discutidos tipos de remédios, rezas e as crenças que vieram da África; a respeito das mulheres guerreiras e da importância das crianças nos quilombos, além de conversas sobre gravidez e parto.
Esse conhecimento tradicional dialogará com políticas de assistência e cuidados à primeira infância. Médicos, enfermeiros, nutricionistas e agentes de saúde estarão nas comunidades prestando serviços de vacinação, atendimento médico básico, orientação alimentar e de saúde bucal. “Reconhecemos a importância dessas comunidades para a história e para a construção do nosso município. Por isso, queremos oferecer todas as condições para que a identidade dos quilombos seja preservada, ao mesmo tempo em que ampliamos a assistência por meio das políticas públicas”, afirmou o prefeito José Martins (PMDB).
BEQUIMÃO EM NÚMEROS
  • 20.344 habitantes;
  • 10.349 homens e 9.995 mulheres;
  • 13.748 vivem na zona rural;
  • 6.591 moram na zona urbana;
  • 6.921 identificam-se como brancas;
  • 13.319 são negros;
  • 18 comunidades remanescentes de quilombos;
  • 11 são certificadas pela Fundação Cultural Palmares.
PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA DA 3ª SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA:
Dia 25/11 (Quarta Feira)
7:30h – Local: Salão Paroquial de Bequimão
  • Cerimônia de Abertura
  • Exposição de cerâmica de comunidades quilombolas
8:00h
  • Abertura da 3ª Semana do Bebê Quilombola
9:00h
  • A Importância e Significado do Bebê Quilombola
Dia 26/11 (Quinta Feira)
EDUCAÇÃO – Escola em Movimento, Contação de História, Construção de Brinquedos, Diagnóstico das crianças com necessidades especais; Rodas de conversas sobre família e exibição de filmes.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Oficinas artesanais com mulheres e mães, Experiências dos avós, crenças que vieram da África.
SAÚDE – Rodas de conversas com as adolescentes e mulheres gestantes, prevenção de acidentes, Importância da amamentação, Realidade social da infância quilombola.
ESPORTE – Atividades lúdicas com crianças, pais e avós.
CULTURA E IGUALDADE RACIAL – Manifestações culturais; Oficina de Percussão.
Dia 27/11 (Sexta Feira)
EDUCAÇÃO – Escola em Movimento, Contação de História, Construção de Brinquedos, Show de talentos, Gincana; Dia da higiene na escola, Visita à Biblioteca e brincadeiras.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Resgate e brincadeiras vivenciadas nas famílias.
ESPORTE –  Jogos esportivos e atividades lúdicas
SAÚDE – Rodas de conversas com as gestantes sobre o pré-natal, primeiros cuidados com o recém-nascido, crescimento e desenvolvimento infantil, realidade social da infância quilombola.
CULTURA – Cinema na Comunidade
Dia 28/11 (Sábado)
EDUCAÇÃO – Escola em movimento, Gincana, café literário, brincadeiras, ateliê de artes, Piquinique no cantinho do bebê e homenagem as crianças especiais da comunidade.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Exibição de filmes, Roda de conversas sobre cuidados na primeira infância.
SAÚDE – Mutirão de vacina; roda de conversa sobre pré-natal de qualidade e a importância.
ESPORTE – Torneio de futebol infantil
CULTURA – Manifestações culturais
Dia 29/11 (Domingo)
EDUCAÇÃO – Escola em movimento, Oficina de brinquedos, Atividades recreativas, Cantigas de rodas, Criação e contação de histórias, desfiles da Beleza Negra infantil; e conversas sobre prevenção de acidentes domésticos.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Roda de conversas sobre violência doméstica; Oficinas de brinquedos entre pais e filhos
SAÚDE – Roda de conversas sobre a saúde bucal do bebê, Mutirão dos doentes, alimentação na primeira infância; Rodas de conversas sobre humanização do parto.
ESPORTE – Roda de conversas sobre a importância do esporte
CULTURA – Cinema na comunidade
Dia 30/11 (Segunda Feira) Encerramento
Local: Praça do Cemitério/Centro da cidade
Horário: 8h
ATIVIDADE: Culminância da 3ª Semana do bebê quilombola
  • Caminhada pelas ruas da cidade
  • Exposição dos brinquedos e artesanato produzidos em cada quilombo
  • Homenagem ao bebê perfeito 2015


REALIZAÇÃO
Prefeitura Municipal de Bequimão

Othelino Neto responde a processos criminais por improbidade

O Vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB) responde a pelo menos, sete processos na Justiça estadual com acusações de crimes contra o erário, formação de quadrilha e de improbidade administrativa. Os crimes imputados ao parlamentar referem-se a sua passagem pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), durante a gestão do governador Jackson Lago (PDT).
De todos eles, o comunista já foi condenado em um, por improbidade administrativa ambiental, concessão de licença sem cumprimento de formalidades e omissão do dever de fiscalização, em ação da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente.
QUADRILHA
Dos seis restantes, um deles é decorrente de um inquérito policial que apura crime contra a ordem tributária. As acusações: formação de quadrilha ou bando, peculato, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informações, condescendência criminosa e falsidade ideológica.
O processo é de 2010, tramita na 8ª Vara Criminal e foi remetido à Central de Inquéritos em 10 de novembro de 2015. O curioso é que os autos passaram nada menos que 888 dias parados e só voltaram a ser movimentados no dia 2 de outubro do ano passado.
Outros três processos tratam de improbidade administrativa. Um deles tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública, também após denúncia do Ministério Público. Nesse caso, de 2014, a Promotoria identificou irregularidades na contratação do Instituto Superior de Educação Continuada (Isec) pela Sema.
Apenas em setembro deste ano, Othelino apresentou contestação nesse caso, que aguarda decisão.
DESVIOS
Suspeitas de desvios de recursos de um contrato entre a Sema e a Serquip tratamento de resíduos sólidos levaram a outra ação na Vara de Interesses Difusos e Coletivos, a mes­ma onde tramita a terceira, por “violação aos princípios administrativos” e “danos ao erário” em contrato com UTE Porto do Itaqui geração de energia S/A.
Duas ações tratam de “crimes contra a flora”, uma de 2010 e outra de 2013. Ambas referem-se, também, à passagem de Othelino Neto pela Sema e foram movimentadas pela última vez no mesmo dia, em 10 de novembro deste ano.
CONDENADO POR IMPROBIDADE
No mais adiantado dos processos contra o deputado Othelino Neto, o comunista já chegou a ser condenado por improbidade administrativa ambiental, concessão de licença sem cumprimento de for­­malidades legais e omissão do dever de fiscalização. A decisão, de 1º grau, é de janeiro de 2014. O parlamentar já recorreu ao Tribunal de Justiça.
A decisão é do juiz Manoel Ma­tos de Araújo Chaves, em ação proposta pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente. O processo remon­ta a sua passagem pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Neto também é acusado por um empresário de ter cobrado propina de R$ 700 mil para autorizar a licença de instalação de um empreendimento turístico na cidade de Carolina.
O depoimento do empresário foi dado à comissão de crimes contra o erário estadual em fevereiro de 2010. Três anos antes, Othelino também foi acusado de ter destinado pouco mais de R$ 35 mil para a construção de um Centro de Visitantes do Jardim Botânico de São Luís.