terça-feira, 25 de junho de 2024

Dois homens são presos por roubo durante ação Policial em Bequimão

 

No município de Bequimão, duas ações policiais distintas resultaram, na última segunda-feira(24), nas prisões de dois homens investigados pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo e pelo concurso de agentes.  As prisões foram cumpridas por meio de mandados de prisão temporária.

No primeiro caso, durante abordagem realizada pelos policiais civis e militares foram encontrados em uma mochila pertencente ao investigado com nove papelotes de maconha. O autuado afirmou que a substância seria para seu consumo pessoal.

Em outra situação, investigadores de polícia se dirigiram a um endereço e lá localizaram um homem e, em seguida, foi prontamente anunciada o cumprimento de sua prisão temporária. O investigado foi apresentado à autoridade de Polícia Civil na cidade de Bequimão a fim de serem adotadas as medidas legais cabíveis na espécie.

Internacional Marítima reforma ferryboat Cidade de Pinheiro e colocará em funcionamento nesta terça-feira (25). Presidente da Emap mentiu durante entrevista na Rádio Mirante ao anunciar ferryboat novo

 

Diferente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que sucateou os três ferryboats da Servi Porto com apoio da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), após Flávio Dino tomar as embarcações dos proprietários, a empresa Internacional Marítima, de propriedade do mega empresário Luiz Carlos Cantanhede, faz manutenção de suas embarcações periodicamente e continua sendo a salvação da lavoura na travessia Ponta da Espera/Cujupe/Ponta da Espera.

Com 4 embarcações de médio porte, a Internacional Marítima possui os ferryboats Cidade de Cururupu, Cidade de Alcântara, Baía de São Marcos e Cidade de Pinheiro, este último totalmente reformado e será colocado em atividade nesta terça-feira (25). As embarcações da Internacional Marítima são as mais rápidas no trajeto, fazendo a travessia da baía de São Marcos em 1h15 em média.

Ferryboat Cidade de Pinheiro, reformado ancorado nas proximidades do Porto da Espera aguardando a voltar a funcionar nesta terça-feira (25)

Já o ferryboat Cidade de Araioses, única embarcação da Servi Porto em funcionamento, mas com problemas graves de mecânica e infraestrutura, deixando os passageiros na mão por inúmeras vezes, faz a travessia em 1h40 quando a maré contribui. Caso contrário, os passageiros as vezes amargam até 2h para atravessar a baía de São Marcos.

TOMOU A FORÇA DOS DONOS

Quando Flávio Dino, governador do Maranhão à época, tomou as embarcações da Servi Porto, a empresa possuía 3 ferryboats em pleno funcionamento. Bastou Dino colocar sob a administração da MOB para que as embarcações “Cidade de Araioses”, “Cidade de Tutóia I” e “Baía de São José I” fossem sucateadas sem piedade, criando a famosa crise dos ferryboats em 2022. Já na gestão Brandão, apenas o Cidade de Araioses passou a funcionar precariamente sob a administração da Emap, que ao invés de reformar os ferryboats da Servi Porto, apelou por trazer do Pará uma balsa montada de containers batizado de José Humberto. Os outros dois ferryboats da Servi Porto foram descartados e até hoje estão enferrujados e abandonados sem motores na orla do porto da Ponta da Espera.

Atualmente cinco ferryboats fazem a travessia Ponta da Espera/Cujupe/Ponta da Espera realizando um total de 12 viagens ida e 12 viagens volta. Mesmo assim, as filas de espera são gigantes dos dois lados: Ponta da Espera e Cujupe. As embarcações Cidade de Araioses, São Gabriel, Cidade de Alcântara, Baía de São Marcos e Cidade de Cururupu. Com o retorno do Cidade de Pinheiro, a travessia contará com 6 embarcações.

MENTIRA NO AR

Durante entrevista nesta segunda-feira (24) na rádio Mirante News FM, o presidente da Emap, Gilberto Lins, tentou passar aos usurários de ferryboat, de que o Governo Brandão estaria entregando nesta terça-feira (25), um novo ferryboat. Mas na verdade a embarcação que entrará em funcionamente nesta data será o ferryboat Cidade de Pinheiro, de propriedade da empresa Internacional Marítima, que estava em reforma e chegou para que as outras embarcações da Internacional entrem em manutenção e revisão cotidiana.

Mais uma vez o presidente da Emap tentou pregar uma história torta aos usuários de ferryboat. Enquanto o Portal G7MA existir, os baixadeiros não serão enganados com papo furados de quem que contribui para humilhões ao povo da baixada e litoral ocidental. O G7MA é defendor dos baixadeiros.

Emap anuncia entrega de novo ferry boat no Maranhão

 

Durante sua passagem à capital maranhense na última sexta-feira (21), o presidente Lula assinou a ordem de serviço para início das obras de construção do Berço 98 no Porto do Itaqui. No evento, foi assinada ainda a portaria que viabiliza a renovação da concessão administrativa do Porto do Itaqui do Maranhão por mais 25 anos.

Nesta segunda-feira (24), durante em entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante News FM, o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, anunciou a entrega de um novo ferry boat. O barco entra em operação a partir de terça-feira (25), quando será feito o anuncio oficial pelo governador do Estado no Porto do Itaqui.

“É um barco que vem na mesma linha dos outros, com internet durante toda a travessia e com sala VIP. A gente vem buscando e trabalhando para fazer cada vez mais pela população da baixada e pelos usuários do transporte”, afirmou Gilberto Lins.

Não é o pensa o STF!!! ‘Lula É Omisso E Incapaz De Liderar O País’, Afirma Joaquim Barbosa

 'Lula é omisso e incapaz de liderar o país', afirma Joaquim Barbosa

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, retomou suas atividades no X (antigo Twitter) nesta segunda-feira (24). Em sua volta, Barbosa criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua postura ambígua em propostas consideradas “conservadoras”.

Recentemente, Lula se esquivou do debate público sobre o fim das saidinhas e o PL do Aborto. O petista só se manifestou contrário às propostas após ter sido criticado pela esquerda e pela sua base parlamentar.

“Infelizmente, em inúmeras ‘questões de sociedade’, o país é acéfalo. O Congresso, omisso, retrógrado, um horror! O presidente da República, também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador ‘à la carte’, é incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na ‘vanguarda do obscurantismo’!”, disse Barbosa na rede social.

Gazeta do Brasil

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Queimadas perto da rede elétrica: Equatorial Maranhão alerta sobre os perigos dessa prática

_Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Maranhão é o 4° estado com maior número de queimadas neste mês de junho_

 

As queimadas são práticas realizadas para limpeza e fertilização do solo, sendo frequentemente adotadas em áreas florestais e campos, devido ao baixo custo. Os pequenos focos de incêndio, provenientes dessas queimadas ou provocados por outros motivos, podem facilmente sair do controle, resultando em incêndios que causam danos ao meio ambiente e à saúde humana. Além disso, quando realizadas próximas à rede elétrica, as queimadas podem interferir no fornecimento de energia, acarretando em prejuízos para a população e para a Distribuidora de energia.


De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), neste mês de junho, o Maranhão aparece em 4° lugar no ranking dos estados com maior número de focos de incêndio, sendo Balsas a cidade com o maior número de ocorrências no estado e a 8ª no país. Outros municípios maranhenses aparecem no ranking nacional, como Carolina, em 11° lugar, Mirador em 16° e Fernando Falcão, em 19º. Apenas este ano, de janeiro a junho, o Maranhão registrou 1.582 focos de queimadas.


Além disso, um levantamento realizado pela Equatorial Maranhão revela que, somente este ano, de janeiro a junho, foram registradas 20 ocorrências de grande proporção na rede elétrica decorrentes de queimadas, número superior ao registro do mesmo período do ano passado. Essas ocorrências foram identificadas em municípios como São Luís, Imperatriz, Barreirinhas e São José de Ribamar.


"As queimadas, quando ocorrem próximas da rede elétrica, podem interferir no fornecimento de energia, pois as chamas e o calor podem danificar os cabos e equipamentos elétricos, causando curtos-circuitos, interrupções nas áreas próximas ao local afetado, e até mesmo acidentes fatais, provocando transtorno à população e prejuízos à Distribuidora", explicou o gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Manoel Romeiro.


Outro aspecto relacionado aos prejuízos causados pelas queimadas é o tempo necessário para restabelecer o fornecimento de energia. Ocorrências desse tipo tendem a demandar um período mais longo para serem solucionadas, uma vez que o Corpo de Bombeiros precisa acionar a Equatorial Maranhão para isolar a rede elétrica, permitindo assim que possam atuar de maneira segura. Somente após o combate ao incêndio, as equipes da Distribuidora conseguem realizar a manutenção da rede danificada.


Além dos inúmeros danos à infraestrutura elétrica e prejuízos materiais, as queimadas próximas à rede de energia trazem impactos negativos ao meio ambiente, pois a proximidade das chamas com os cabos e fios pode resultar em incêndios de grandes proporções, causando danos ambientais como a destruição da vegetação. 


É importante evitar essa prática para garantir a segurança da comunidade e a preservação do meio ambiente. Por isso, a Equatorial Maranhão destaca os cuidados essenciais para evitar acidentes com queimadas:


Não queime lixo doméstico nas proximidades da rede elétrica;  

Tenha atenção ao descartar fósforos e cigarros acesos às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação; 

Não acenda velas nem fogueiras próximas à vegetação mais seca;  

Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola;  

Procure fazer "aceiros" no terreno, eles ajudam a controlar o fogo em caso de acidentes;  

Opte por realizar roçadas manuais ou com o uso de máquinas específicas. 


É importante lembrar que causar qualquer tipo de poluição que resulte em danos à saúde humana, destruição significativa da flora e dos animais é considerado crime ambiental, conforme previsto no Art. 54 da Lei 9.605.


Por fim, ao presenciar riscos de incêndios próximos da rede elétrica, a Equatorial Maranhão deve ser acionada imediatamente pela central 116 e o Corpo de Bombeiros por meio do 193. Jamais se aproxime da rede elétrica nessas situações.




*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

sábado, 22 de junho de 2024

O pré candidato Gilmar Pereira garante benefícios aos desportistas de Três Marias e muda e melhora iluminação

O bairro Três Marias, na cidade de Peri Mirim, sempre contou com a presença marcante e a colaboração incansável de Gilmar Pereira. Seja no esporte, na ação social ou na cultura, Gilmar tem sido um verdadeiro amigo e parceiro da comunidade. Seu mais recente projeto, a substituição das antigas lâmpadas por refletores de LED, é um claro exemplo de sua dedicação e compromisso com o bem-estar dos moradores.

Gilmar Pereira tem demonstrado, ao longo dos anos, uma visão inovadora e uma preocupação genuína com o desenvolvimento de Três Marias. Sua atuação vai além das expectativas, trazendo não apenas melhorias imediatas, mas também um sentimento de esperança e mudança para o futuro. Ele entende que incentivar o esporte e a cultura é fundamental para o crescimento saudável de nossa sociedade, e suas ações refletem esse compromisso.

Este projeto de iluminação é mais do que uma simples troca de lâmpadas; é um símbolo do desejo de Gilmar de ampliar seu trabalho para outros bairros e povoados. Sua competência e dedicação são visíveis em cada iniciativa que ele realiza, sempre buscando proporcionar mais segurança, lazer e qualidade de vida para todos.

A comunidade de Três Marias se sente agraciada por ter alguém como Gilmar Pereira ao seu lado. Sua atuação traz esperança de dias melhores e reforça a confiança de que com trabalho e dedicação é possível alcançar grandes transformações. Gilmar Pereira é, sem dúvida, um exemplo de liderança comprometida e visionária, sempre pensando no bem-estar de todos e no futuro de Peri Mirim.







Pré candidato João Batista Segundo reafirma na Rádio Cultura compromisso de reconstruir Pinheiro

O pré candidato João Batista Segundo esteve na Rádio Cultura e durante duas horas foi sabatinado pelos apresentadores Inácio Filho e Moisés Feitosa. Segundo reafirmou o seu compromisso junto com o ex prefeito Filuca, do ex Deputado Victor Mendes e seus grupos políticos, com a ajuda da população reconstruir o município de Pinheiro. 

Falou dos seus compromissos que assume com pequenos, médios e grandes projetos para a reconstrução, crescimento e desenvolvimentos da cidade e do município de Pinheiro. Reafirmou o grande desafio de fazer Pinheiro e a sua população reviverem uma cidade bonita, digna de se viver e retomar o seu título de Princesa da Baixada. 

O Deputado Segundo, Falou da sua pequena, mas, proveitosa e produtiva passagem pela Assembléia Legislativa, que abriram portas, trouxe mais conhecimentos e experiências, consolidou a aproximação com o Governo e fortalecimento com o poder Legislativo Estadual e Federal. 

Segundo também falou com preocupação, da compra e manipulação de supostas pesquisas, mesmo registradas, que tentam manipular  o eleleitorado Pinheirense. Ressaltou a união com a experiência com o ex prefeito Filuca e os conhecimentos do ex secretário, deputado estadual e Federal Victor Mendes, dos vereadores e companheiros do seu grupo e da população, para salvação e reconstrução de Pinheio. Disse Segundo. 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Suspeito de fraude em concurso no Maranhão é preso em Pedro do Rosário

 

A Polícia Civil do Maranhão realizou, nesta sexta-feira, 21, a prisão preventiva de seis pessoas suspeitas de fraude no concurso para a Guarda Municipal de Fortuna. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Itapecuru-Mirim e Pedro do Rosário.

No total, a Justiça autorizou a prisão de oito pessoas, mas duas seguem foragidas.

Segundo o delegado Denis Lopes, titular da Delegacia de São Domingos do Maranhão, que presidiu o inquérito, cinco dos investigados foram aprovados no concurso e já haviam até mesmo realizado o curso de formação para ingressar na corporação.

Durante a operação, outras três pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Juiz nega liminar, e autoriza São João de Turilândia com atrações nacionais

 

O juiz José Ribamar Dias Júnior, titular da 1ª Vara da Comarca de Santa Helena, indeferiu, na noite desta quinta-feira, 20, um pedido liminar formulado pelo Ministério Público para que as festas juninas de Turilândia, programadas para o período de 20 a 30 de junho, fossem suspensas e o dinheiro público não fose utilizado para pagamento dos cachês dos artistas.

Na ação, o promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, apontou suposta a ausência de informações básicas sobre os gastos públicos aliada aos problemas nas áreas da educação, saúde, meio ambiente e infraestrutura da cidade é determinante para o cancelamento das festividades.

Após manifestação da Prefeitura Municipal, o magistrado não concordou com as alegações do representante do MP.

Em seu despacho, Dias Júnior destacou não haver vislumbrado ilegalidades no contrato, e defendeu a discricionariedade da gestão das verbas públicas por parte do prefeito, Paulo Curió

“A forma como melhor entender a aplicação dos recursos é uma atribuição eminentemente administrativa e política, sobre a qual não há controle propriamente dito pelo Poder Judiciário.Este, contudo, deve exercer um controle de legalidade acerca dos atos praticados pela administração pública, nunca um controle acerca do mérito administrativo propriamente dito, que é inerente à essência da atividade do Poder Executivo. Ao Poder Judiciário cabe, para garantir a harmonia, limitar-se ao controle da legalidade dos atos da administração”, asseverou.

E completou: “Ainda que haja discordância ou não deste membro do judiciário quanto à melhor alocação dos recursos públicos, essa mera vontade pessoal em aplicar os recursos de outro modo diverso do escolhido pelo gestor não pode ser fundamento jurídico para a ingerência do PoderJudiciário na escolha discricionária de aplicação dos recursos públicos. Como já ensinava Aristóteles, desde tempos remotos, referindo-se aos magistrados, ‘são senhores das decisões mais importantes, mesmo sendo homens comuns, por isso seria melhor que eles não julguem conforme suas avaliações pessoais, mas conforme as normas escritas e as leis’ (Política, Edipro,2019, p. 99)”.

O MP deve agra recorrer ao Tribunal de Justiça.

Sucesso do aniversário de Bequimão deixa oposição preocupada em relação as eleições de 2024

 

As comemorações dos 89 anos de emancipação política de Bequimão foram um verdadeiro sucesso, atraindo uma participação maciça da população e demonstrando a vitalidade e união do município. Essa mobilização do povo, demonstrando proximidade e apoio ao prefeito João Martins, deixou a oposição em polvorosa e preocupada em relação às eleições que se avizinham.

Desde o primeiro dia, a abertura dos Jogos Escolares Bequimãoenses (JOEB’s) no Ginásio Poliesportivo da Estiva reuniu uma multidão entusiasmada. Jovens estudantes, suas famílias e toda a comunidade escolar participaram com fervor, demonstrando que o espírito esportivo está mais vivo do que nunca. A organização do evento foi impecável, refutando qualquer alegação de desorganização.

No segundo dia, o Dia Municipal do Evangélico foi celebrado com o Culto em Ação de Graças. Fiéis participaram com devoção das pregações e dos shows gospel de Paulo André e Jacymário, transformando o Ginásio Poliesportivo da Estiva em um verdadeiro centro de louvor e adoração. As alegações de discurso de ódio são completamente infundadas, pois o evento foi marcado por mensagens de fé, paz e amor.

O terceiro dia, 19 de junho, data oficial da emancipação política de Bequimão, começou com a tradicional alvorada, seguida pelo hasteamento das bandeiras e um desfile cívico. A comunidade escolar promoveu uma reflexão sobre temas importantes e celebrou a história do município. As atividades, que incluíram a partilha do bolo, competições esportivas, cavalgada e campeonato de dama, ocorreram de maneira organizada e com grande adesão popular.

À noite, a grande final da Recopa no Estádio Vivaldão e as apresentações culturais na Praça 2 de Novembro destacaram a riqueza cultural de Bequimão. O Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão e a Companhia Marizés encantaram o público, seguidos pelos shows do Deejay Sócrates, Forró Estourado e Luan Costa, que encerraram as festividades com chave de ouro. A presença expressiva do público desmente as críticas de desorganização e mostra o verdadeiro apoio da população.

As tentativas da oposição de desqualificar as comemorações são um desrespeito à história e à luta do povo de Bequimão. Essas figuras políticas, que não conseguiram conquistar a confiança dos eleitores, buscam apenas visibilidade através de críticas infundadas. A realidade é que as festividades dos 89 anos de Bequimão foram um sucesso, evidenciando o comprometimento da administração municipal em promover eventos que fortalecem o município.

A participação maciça e a alegria dos bequimãoenses durante as comemorações são a verdadeira prova do sucesso das festividades. As críticas da oposição são apenas tentativas vazias de desviar a atenção do que realmente importa: a celebração de uma história rica e a construção de um futuro promissor para Bequimão.

 

Presidente Marcelo e Vereadores homenagearão Atletas helenenses na Câmara de Vereadores de Santa Helena

Os atletas heleneses Joanderson Tubarão lutador da UFC pelo Brasil e pelo mundo e o jogador Lucas Ribeiro atualmente na África do Sul,  defendendo o time do Mamelodi Sundowns serão homenageados em Santa Helena. 

Por iniciativa do Presidente da Casa Marcelo Marques e com a aprovação por unanimidade dos demais vereadores da Câmara, os dois atletas receberão Monção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Santa Helena. 

Para Marcelo, os dois atletas de Santa Helena são exemplo de esforço, perseverança e vencedores; espelho para jovens atletas heleneses que almejam sair, ser um vencedor e poder levar o nome da nossa terra Santa Helena pelo mundo. Merecem nossas homenagens. Disse o presidente Marcelo. 

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Bequimão celebra 89 anos de emancipação política com vasta programação e participação maciça da população

 


A Prefeitura de Bequimão realizou uma celebração espetacular para marcar os 89 anos de emancipação política do município, oferecendo uma programação extensa e diversificada que envolveu toda a população. As festividades, que se estenderam por três dias, celebraram a história, a cultura e o espírito comunitário de Bequimão, deixando um legado de alegria, orgulho e pertencimento. 


O primeiro dia das festividades foi marcado pela emocionante abertura dos Jogos Escolares Bequimãoenses (JOEB's) no Ginásio Poliesportivo da Estiva. O evento reuniu uma grande multidão e contou com a participação ativa da comunidade escolar. "Foi um momento inesquecível ver nossos jovens tão dedicados e entusiasmados. A energia no ginásio era contagiante e mostrou a força do esporte como agente transformador," destacou o prefeito de Bequimão, João Martins.

No segundo dia de comemoração, que coincidiu com o Dia Municipal do Evangélico, Bequimão viveu momentos de louvor e agradecimento a Deus com um Culto em Ação de Graças no Ginásio Poliesportivo da Estiva. Com o apoio das igrejas evangélicas do município, o evento contou com pregações e shows inspiradores de cantores gospel como Paulo André e Jacymário. "Este dia foi uma demonstração poderosa da nossa fé e união como população. Foi gratificante ver tantas pessoas reunidas em oração e celebração," afirmou o vice-prefeito Magal.


 O terceiro dia das celebrações, em 19 de junho, começou logo cedo com a tradicional alvorada e o hasteamento das bandeiras, seguido pela execução dos hinos nacional, do Maranhão e de Bequimão. O desfile cívico mobilizou a comunidade escolar, destacando temas importantes e refletindo sobre o modo de vida local. As festividades incluíram a partilha do bolo, competições esportivas, cavalgada e campeonato de dama, ocorrendo simultaneamente em diversas regiões da sede. "Ver a cidade se mobilizar e participar ativamente das comemorações é uma prova do sucesso que foi a nossa programação e reflete o orgulho dos bequimãoenses," disse o ex-prefeito Zé Martins.

À noite, a grande final da Recopa no Estádio Vivaldão e as apresentações culturais na Praça 2 de Novembro encerraram o dia de forma grandiosa. O Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão e a Companhia Marizés encantaram o público, seguidos de shows eletrizantes com o Deejay Sócrates, Forró Estourado e Luan Costa. "As apresentações culturais e os shows foram um verdadeiro espetáculo, mostrando a riqueza da nossa cultura e a alegria do nosso povo. Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso da nossa festa," concluiu o prefeito João Martins.

Mesmo em uma quarta-feira, a participação popular foi surpreendente, demonstrando o envolvimento e o amor da população pelo município. As comemorações pelos 89 anos de Bequimão reafirmaram o compromisso da Prefeitura em promover eventos que enaltecem a história e a cultura local, proporcionando momentos de alegria e união para todos os moradores.

É hoje! Tudo pronto para a abertura oficial do São de Turilândia

 Tudo pronto para abertura a oficial da programação da São João de Turilândia edição 2024. A grandiosidade e o sucesso da festa não se refletem apenas na alegria e diversão dos participantes, mas também nos benefícios concretos para a economia local. A geração de empregos temporários durante o período do São João é significativa, abrangendo setores como segurança, alimentação, transporte e comércio. Além disso, a renda gerada pelo evento impulsiona diversos segmentos da economia, desde pequenos comerciantes até grandes empresas que participam das festividades.

De 20 a 30 de junho, o São João pra Vida Toda, será o palco de celebração da cultura popular, nesta quinta-feira (20), será realizada a entrega das barracas, a prefeitura monta e entrega de forma gratuita, são pais e mães de família que durante 10 dias terão a oportunidade de comercializar os seus produtos e melhorar a renda no sustento das famílias.

Os artistas locais e regionais são parte fundamental da programação, a prefeitura tem como foco fortalecer e valorizar os artistas locais assim como os grupos culturais que farão alegria do arraiá do povo.

A segurança do São João de Turilândia é outro fator primordial, a gestão do município elaborou um plano de segurança junto a polícia militar, segurança particular, conselho tutelar e poder legislativo, Câmeras de vídeo monitoramento que são utilizadas no dia da cidade, agora também serão utilizadas como parte da estratégia da segurança do parque Junino.

Durante toda a programação a população de Turilândia e de todo o estado, terão a oportunidade de apreciar os melhores grupos de Bumba-meu-boi, quadrilhas, danças e muita musica com artistas de todos os estilos.

Confira as atrações musicais desta quinta-feira (20)

Dj Sócrates

Nuzio

Romim Mahta

Polícia Civil apreende adolescente envolvido em tentativa de homicídio em Santa Helena

 

Na manhã desta quarta-feira (19) a Polícia Civil do Maranhão conseguiu localizar e apreender um adolescente, suspeito de participação em uma tentativa de homicídio ocorrido no último dia 04 de junho, na cidade de Santa Helena.

De acordo com as informações policiais, a vítima, que também é um adolescente, foi atingida no pescoço e tórax, sendo levada para o hospital em estado grave.

Horas após o crime, as equipes policiais conseguiram apreender em flagrante o primeiro suspeito de participação no crime. O alvo é um adolescente e com ele foi apreendido a arma de fogo usada na ação criminosa.

Hoje, uma equipe da Delegacia de Polícia de Santa Helena conseguiu cumprir o segundo mandado de busca e apreensão contra o outro adolescente investigado pelo crime.

Após as comunicações de praxe o adolescente será encaminhado para o instituto Canaã, em São Luís, onde ficará à disposição do poder judiciário.

Brandão a Sarney: “seus conselhos têm servido para que a gente possa conduzir o Maranhão”

 

“E eu me sinto verdadeiramente honrado em estar governador em um momento tão significativo como este. Um dia em que, de forma muito justa, homenageamos José Sarney, um homem que dedicou toda a sua vida política a servir o Brasil”, disse o governador Carlos Brandão, durante pronunciamento feito na sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, na qual entregou ao ex-presidente da República a Medalha “Manuel Beckman, maior honraria concedida pelo Parlamento Estadual. A iniciativa foi proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB).

O chefe do Executivo maranhense destacou a trajetória do político e imortal da Academia Brasileira de Letras, dizendo que ele escreveu uma página importante da história da nação brasileira e foi figura essencial para a consolidação da democracia, porque foi em seu governo que se deu a transição democrática do país.

“Presidente José Sarney é um democrata, um grande homem público. Ao assumir a Presidência da República, em 1985, enfrentou um período crítico na história brasileira, mas foi sob a sua liderança que nosso país navegou pelo processo complexo da redemocratização, marcando o fim de um regime autoritário e abrindo caminhos para a liberdade e participação democrática de que desfrutamos hoje”, disse Brandão.

O governador lembrou que José Sarney foi o último presidente a ser empossado após uma eleição indireta, pondo fim à ditadura militar. “É uma transição que exigia o equilíbrio político e visão estratégica ímpar. Para quem não viveu aquela época, é importante recordar que o processo de redemocratização do Brasil foi um período de intensas transformações políticas e sociais que marcaram o fim de um regime autoritário e o retorno ao Estado Democrático de Direito”, acrescentou.

Carlos Brandão falou da trajetória política de José Sarney, destacando seu mandato como presidente da República em um dos momentos mais importantes da história do Brasil.

“José Sarney foi empossado após a fatídica perda do seu companheiro de chapa, Tancredo Neves, e ficou diante do desafio de manter o país nos trilhos para a democracia. E neste momento o seu equilíbrio e experiência fez diferença. Convocando a Constituinte, nos legou a mais democrática Constituição da nossa história, garantindo o equilíbrio democrático e social para dar fim à ditadura”, disse Brandão.

Ao receber a medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman das mãos da deputada estadual Iracema Vale e acompanhar os discursos em sua homenagem, o ex-governador e ex-presidente José Sarney se dirigiu ao púlpito do Plenário Nagib Haickel onde se disse honrado e surpreso com a homenagem e fez seus agradecimentos.

“O parlamento é o coração da democracia, pois é ele que representa verdadeiramente o povo. E o político é sem dúvida alguma um homem que serve à comunidade. E a maior função da política é harmonizar os conflitos. E este foi o meu norte em toda a vida pública. Por isso convoquei a Assembleia Constituinte, em 1986, que foi instalada oficialmente em 1987, e que culminou na Constituição de 1988, pois sem ela não seria possível haver a transição democrática. Então, tenho absoluto orgulho de ter presidido o Brasil nesse período”, discursou José Sarney.

José Sarney fez questão de pontuar que a missão do político é servir às pessoas que mais necessitam da atenção do poder público.

“O político é, sem dúvida alguma, um homem que serve à comunidade. Os políticos são muito injustiçados. Há maus políticos, mas a maioria é formada por bons políticos. O primeiro sentimento de um político é de servir e dedicar sua vida ao seu mandato”, destacou.

Durante o pronunciamento, o ex-presidente da República também falou sobre o trabalho de redemocratização do Brasil com a promulgação da chamada Constituição Cidadã, em 1988.

“Eu convoquei a Constituição de 1988 para a transição democrática, porque disse a Ulisses que, sem constituição, não há transição. E aí, juntos, resolvemos os problemas que tínhamos. Fizemos uma constituição que tem seus defeitos, que até hoje nós estamos modificando com medidas ou emendas constitucionais. Então, eu tenho absoluto orgulho de ter presidido a transição democrática e, durante a transição democrática, também nós conseguimos que o Brasil se transformasse na sexta economia do mundo”, disse.

Por fim, Sarney exaltou sua paixão pelo Maranhão. “Parabéns ao povo maranhense, que, sem dúvida, tem a ajuda da Assembleia, dos políticos maranhenses, com a consciência que eles devem ter da sua responsabilidade, do seu dever de servir, da honestidade do exercício das funções públicas para que, então, possamos ter aquilo que eu sempre digo: Maranhão, minha terra, minha paixão”, finalizou.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, afirmou que, ao conceder a honraria, a Casa reconhece e homenageia a história e o legado de José Sarney, que são reconhecidos no mundo todo.

“Temos na parede do nosso plenário uma frase de José Sarney a qual diz que sem parlamento livre não há democracia. Por isso, a homenagem de hoje honra esta Casa. José Sarney é um grande estadista e contribuiu muito para a construção do Maranhão e do Brasil, sendo o responsável pela transição democrática. Em seu governo a Constituição Cidadã foi promulgada. Portanto, é um dia histórico para todos nós”, afirmou Iracema Vale.

Capacidade de diálogo

Ainda relatando a importância de José Sarney para o país, Brandão enfatizou que sua capacidade de diálogo, seu equilíbrio e a sua experiência na condução da política brasileira fizeram toda a diferença. “Foi ele quem convocou a Constituinte que resultou na Constituição considerada a mais democrática já escrita no país, a Constituição Cidadã. Com as eleições diretas restabelecidas, o país da Nova República nos trazia de volta o multipartidarismo, a ampliação das nossas relações internacionais e a possibilidade de desfrutarmos da liberdade de expressão”, lembrou.

Carlos Brandão disse ainda que fazia questão de tecer esse relato histórico para que todos, principalmente os mais jovens, entendessem o porquê da homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

“Uma homenagem importante, mas ao mesmo tempo tão singela diante da magnitude de sua trajetória política. A Medalha Manuel Beckman está muito bem conferida, por toda a dedicação que sempre destinou ao Maranhão e ao Brasil. Quero deixar o meu aplauso à iniciativa do deputado Roberto Costa por este tão merecido reconhecimento”, salientou.

O governador concluiu seu discurso desejando que o legado de luta pela consolidação da democracia inspire muitos outros jovens que sejam políticos ou escritores. “Eu sempre me aconselhei com o presidente Sarney e seus conselhos têm servido para que a gente possa conduzir o Maranhão com muita harmonia entre os Poderes, dialogando muito, para que a gente possa fazer um grande governo”, afirmou.

Trajetória política

Nascido em Pinheiro, em 24 de abril de 1930, José Sarney de Araújo Costa graduou-se pela Faculdade de Direito do Maranhão em 1953, e em 1954 iniciou sua vida pública.

Em 1956, assumiu o mandato de deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD). Entre 1966 e 1970, foi governador do Maranhão, tendo sua administração marcada, principalmente pelo desenvolvimento da infraestrutura do estado.

De 1970 a 1979, foi senador pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Em 1985, como membro da Frente Liberal, foi eleito vice-presidente na chapa de Tancredo Neves. Com o falecimento de Tancredo Neves antes da posse, José Sarney assumiu a Presidência da República, sendo o primeiro civil a ocupar o cargo após 21 anos de ditadura militar.

Entre os marcos do seu governo está a transição para o regime democrático. Também foi durante seu governo que foi promulgada a atual Constituição Federal (1988). Após o término de seu mandato presidencial, elegeu-se duas vezes senador pelo estado do Amapá (1991 e 1999), sendo presidente da Casa no período de 1995 a 1996 e 2003 e 2004.

Produção literária

Ao lado de sua vida política, José Sarney desenvolveu uma extensa carreira literária, como autor de contos, crônicas, ensaios e romances que já somam 120 obras. Em 1952, foi eleito para a Academia Maranhense de Letras (AML) e em 1980 para a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Entre suas obras mais conhecidas estão Marimbondos de fogo, livro de poesias lançado em 1978, o romance O dono do mar, de 1995, e Saraminda, de 2000.