segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Decoração natalina de Bequimão encanta moradores da cidade e repercute nas redes sociais

Foto: Divulgação
A magia do Natal tomou conta de Bequimão com luzes e enfeites característicos desta época do ano. Durante dez dias, uma força tarefa da Prefeitura Municipal esteve empenhada na instalação da iluminação e na ornamentação de praças da cidade.

Para o trabalho que exigiu muita dedicação dos envolvidos, foram mobilizadas cerca de 25 pessoas, entre profissionais das secretarias de Cultura e Assistência Social, além da Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA) e jovens da Igreja Católica. O esforço foi amplamente reconhecido por quem se encantou com o que viu. “Ficou maravilhoso. Estive lá e amei”, contou a moradora da cidade, Maria Bárbara Macedo. “Tudo lindo. Parabéns ao prefeito Zé Martins por proporcionar momentos especiais entre as famílias nesse período natalino”, declarou a também moradora Decenilde Pereira.

Wanderson Farias, mobilizador de jovens da equipe JUVA e um dos integrantes do grupo responsável pelo trabalho, falou da felicidade em ver a população encantada com a decoração. Segundo ele, a ocupação do espaço pelo público, no período natalino, representa a realização de um “sonho de pertencimento”. “Eu amei participar de tudo isso. E ver o nosso povo querido apreciando e se orgulhando, não tem preço. Parabéns a todos os envolvidos e obrigado ao prefeito Zé Martins pelo apoio de sempre”, agradeceu o psicólogo.

A Praça da Matriz recebeu a iluminação especial na fachada da Igreja Santo Antônio e nas árvores. No local, também foi montado um presépio para relembrar o nascimento de Cristo e instalado um letreiro com a mensagem “Feliz Natal”. “Com a ornamentação, buscamos deixar a cidade ainda mais bonita para as festividades, resgatando a magia do Natal e o espírito de prosperidade nesta época do ano”, frisou o secretário de Cultura, Rodrigo Martins.

A beleza por trás de cada detalhe tornou o Natal dos bequimãoenses ainda mais especial e repercutiu positivamente nas redes sociais. “Hoje, Bequimão tem outra ‘cara’, fruto de uma administração séria”, comentou o promotor de vendas, Natanael Soares, no Facebook. “Parabéns pela iniciativa de mais um ano proporcionar aos moradores dessa cidade que amo muito um Natal de amor e luz”, enfatizou a usuária Maria das Graças Macedo.

Além da Praça da Matriz, a Prefeitura de Bequimão também contribuiu com a ornamentação da Praça do Sãoluizinho, na entrada da cidade. O prefeito Zé Martins aproveitou o feriado para visitá-la, acompanhado da familia. O gestor compartilhou com seus seguidores registros que mostram a beleza da decoração de Natal. “Todos nós ficamos encantados. Tudo feito com muito capricho e amor”, destacou Zé Martins no Instagram.
Veja todas as fotos na galeria abaixo!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019


segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Mulher é encontrada morta em matagal na zona rural de Pinheiro

Na madrugada deste domingo (22) a Equipe da Força Tática da Policia Militar foi informada via rádio de um achado de cadáver no povoado Porão doa Pirrós na zona rural de Pinheiro.
A vítima, CLeudenice Silva estava desaparecida desde as 14:00h de sábado (21). Ao chegar no local a PM confirmou a veracidade da denúncia. Foi solicitado a equipe do Corpo de Bombeiros para retirada do corpo do local. A PM foi informada que a Policia Civil não poderia ir até o local e que os Bombeiros não fariam a remoção do corpo do local.
Populares ao saber da situação retiraram o corpo do mato e levaram para a casa da vítima, os mesmos foram orientados a levar o corpo ao hospital. A PM foi informada que José mais conhecido como Rodolfo manteve um relacionamento com a vítima e estariam separados, mas não o mesmo aceitava o fim do relacionamento.

Agora lascou – Em Cururupu, prefeita professora Rosinha não paga décimo terceiro e ainda atrasa salários dos servidores públicos do município


Desde que assumiu o comando do município de Cururupu, a prefeita professora Rosinha Chaves vem demonstrando falta de planejamento e compromisso com os servidores públicos municipais e com o povo em geral. Em 2017, primeiro ano de sua gestão, a prefeita professora Rosinha chegou a atrasar o salário do funcionalismo público, deixando assim, seus servidores em situação crítica. Na ocasião, os servidores da Educação foram às ruas, organizaram manifestações e denunciaram o descaso através da rádio local, bem como ingressaram com pedido de bloqueio dos recursos provenientes do FUNDEB.
Vale ressaltar que conforme denúncia do Sindicato de Professores do município de Cururupu junto ao Ministério Público , com base em documentos e relatório que apontam lotação e salários exorbitantes de servidores em cargos de comissão, na época, teria sido um dos principais motivos para os atrasos salariais por conta do aumento de mais de 1 (um) milhão na folha de pagamento. Fato curioso, é que a então prefeita se projetou politicamente na Educação, onde assumiu por vários anos a pasta de secretária municipal. Motivo pelo qual a categoria esperava comprometimento, respeito e calendário de pagamento em dias.
Em 2018, a situação se repetiu em seguimentos de várias secretarias do executivo municipal. Além do atraso salarial, muitos servidores não usufruíram do pagamento do terço constitucional de férias no período esperado.
Agora em 2019, os descasos com os servidores públicos continuam. Pois, o Sindicato de Professores, recebeu um comunicado oficial da prefeita informando que os servidores não receberiam o pagamento que de acordo coma legislação expirou- se no último dia 20 de dezembro. Servidores da Administração, Assistência, SAEE( estes com servidores de até 4 meses com atraso) e demais secretarias amargam o desafeto de passar as festas natalinas sem seus proventos em mãos. Na Saúde, a situação dos atrasos salariais é muito mais caótica.
A lei não permite que o não pagamento fique sem a devida punição. Independente de qual seja o gestor que esteja assumindo o comando do executivo municipal, o décimo terceiro salário deve ser pago na data em que a lei determina.
Neste caso a justiça precisa ser provocada. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais precisa entrar com ação, ou pelo menos emitir parecer sobre este assunto para que os funcionários públicos de Cururupu tivessem um norte a ser seguido.

Pré candidato a prefeito de Palmerândia, Wellington Muniz deseja aos Palmeirandenses um Feliz Natal e um próspero ano novo


O líder político e pré candidato a prefeito de Palmerândia nas eleições municipais do próximo ano, Wellington Muniz deseja ao povo de sua terra, Um feliz Natal, cheio de realizações e conquistas.

Wellington agradeceu aos que estiveram ao seu lado em 2019 e disse estar preparado para enfrentar os desafios do próximo ano, junto com a população de sua cidade.

Que o menino Jesus ilumine o Natal com a esperança de dias melhores e momentos especiais em sua vida, amigos e de todos da nossa Palmeirândia. Que Ele ilumine sua família para que jamais esqueçam que a compreensão  é a base de tudo. Que este Natal seja mais do que uma festa, seja a celebração de um recomeço cheio de paz e amor entre os homens de boa vontade. Feliz Natal e que possamos juntos fazer de 2020 um ano de mudanças, leve e cheio de amor. Que possamos fazer diferente e ser a diferença. Feliz 2020!

São os votos de Wellington Muniz e família ao povo de Palmeirândia.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Décimo Terceiro: Sindicato dos Professores emite nota de repúdio contra o prefeito de São João Batista

O Blog do Jailson Mendes recebeu uma nota do presidente do Sindicato dos Professores de São João Batista, Israel Melônio, repudiando o ato do prefeito João Dominici sobre o pagamento do 13º salários dos professores efetivos.

Presidente do SindProf, Israel Melônio

Segundo informou o representante da categoria, foi paga apenas uma parcela do salário extra, descumprindo um acordo feito para o pagamento do salário integral. O SindProf disse que acionará o Ministério Público e pediu um posicionamento da Câmara de Vereadores.
O Blog do Jailson Mendes tentou conversar com o secretário de Articulação Política, Eduardo Dominici, que informou que fará o pagamento da próxima parcela no dia 30. O secretário de educação, Carlos Fonseca, ainda não retornou o contato. Vejam…
Nota de Repúdio!
O SindProf vem a público repudiar mais uma vez a atitude do Gestor Municipal em não cumprir, pelo segundo ano consecutivo, o que determina a legislação brasileira, no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e em especial aos professores, por não efetuar corretamente o repasse do décimo terceiro salário dos educadores. Fazendo o pagamento parcelado, indo contra a lei e fora do prazo legal.
O Sindprof mais uma vez tomará as providências necessárias judicialmente, para garantir os direitos dos professores. Esperamos ainda, o posicionamento da Câmara Municipal de São São João Batista. Também solicitaremos a intervenção do Ministério Público, tendo em vista, que o Gestor Municipal, se quer informou tal arbitrariedade ou buscou diálogo junto ao sindicato da categoria pra justificar sua arbitrária atitude!
Att
A Diretoria do Sindprof

Pinheiro pela lei, tem 15 vereadores, mas, pagará durante o recesso salário para 17



Atualmente em Pinheiro pode tudo. A terra sem lei. Quando a gente imagina que já tenha visto de tudo no governo do prefeito Luciano Genésio, além de todos os absurdos já visto, a população vai ter que arcar com mais um.

Duas mulheres, presidentes, um da Colônia de Pescadores, a ex. Vereadora, ex. Secretaria de Ação Social, Selma, que fora demitida pelo prefeito, assumiu a vaga do Vereador Edinildo. A presidente do Sindicato dos Pescadores, isso, mesmo, em Pinheiro tem Colônia e Sindicato, Fabrícia, também assumiu uma vaga, no lugar do Vereador Lucas do Beiradão

As duas, agora vereadoras, assumiram na última seção do Legislativo no ano de 2019. Isso mesmo, na última seção antes do recesso. Mas, perai, assumiram pra fazer o que? Já que a Câmara, só voltará a funcionar em março de 2020?

Pois é, a população pinheirense, nesses meses de recesso, arcará com o pagamento, não dos ,15 vereadores, mas, dos 17. E será que isso é legal? O MP, poderia verificar e procurar se é legal, e tomar as providências legais, mas, como foi dito, no início desse texto, em Pinheiro é a terra do pode tudo, até aumentar durante o período de férias, o número de vereadores de 15 para 17. Com a palavra o PM de Pinheiro!!!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Edson Wanderley participa da última Reunião Ordinárias do Conset


O presidente do CDL, e do Lions Internacional da Baixada Edson Wanderley, participou hoje dia 18, da última reunião ordinárias do Conset.

Wanderley é o representante da Região da Baixada, no Conselho Estadual do Trabalho no Maranhão e disse que além da reunião ter sido um sucesso, ressaltou o grande trabalho do Conset durante o ano de 2019 no Estado.

Wanderley elogiou a Direção do Conselho e enalteceu o grande Trabalho que vem fazendo os membros do órgão na luta pela melhoria do trabalho no Estado do Maranhão e confirmou que as metas para o ano que vem, são promissoras. Wanderley falou da sua alegria e satisfação em participar desse trabalho que vem fazendo o Conset no Maranhão.

MP/MA e Marinha detectou sujeira, falta de higiene, falta de sinalização e de segurança em ferry-boats


O Ministério Público do Maranhão e a Marinha realizaram na manhã desta segunda-feira, 16, vistoria nos ferry-boats Cidade de Tutóia e Baía de São Marcos das empresas Servi-Porto e Internacional Marítima, respectivamente, ancorados no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís. A atividade marca o início de uma série de inspeções que serão realizadas nas embarcações.

O objetivo inicial foi verificar a segurança dos barcos e durante o trabalho as promotoras de justiça de Defesa do Consumidor de São Luís, Lítia Teresa Costa Cavalcanti e Alineide Martins Rabelo Costa, constataram uma série de irregularidades na prestação dos serviços aos passageiros que utilizam o transporte aquaviário.
Em relação aos direitos dos consumidores, o MPMA detectou uma série de irregularidades: banheiros fechados, sujeira na cabine reservada a idosos e pessoas com deficiência, falta de sinalização de rotas de fuga e desembarque de passageiros sem medidas de segurança . “Falta conservação e higiene nas embarcações”, destacou Alineide Costa.

Em 2014, o MPMA firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Servi-Porto e a Internacional Marítima a fim de sanar irregularidades nas áreas de segurança e higiene. “Após a homologação do acordo e diante das cobranças do Ministério Público os problemas foram corrigidos, mas o que se observa hoje é que os mesmos problemas do passado retornaram. O serviço é prestado de forma precária, colocando a saúde e a integridade física dos consumidores em risco”, alertou Lítia Cavalcanti.
REGRAS
O embarque deveria obedecer aos critérios de prioridade para idosos, pessoas com deficiência, crianças de colo e mulheres grávidas. Já os veículos só poderiam adentrar nos ferry-boats após a acomodação de todos os passageiros. A saída de passageiros das embarcações no interior dos veículos também estava proibida.

Durante o desembarque, deveria ser priorizada a saída de pedestres. Para efetivar a medida, as empresas de ferry-boat se comprometeram a instalar uma corrente de proteção antes da rampa de acesso ao terminal, que só poderá ser retirada após a saída do último passageiro.

As empresas também se comprometem a efetuar sinalizações necessárias dentro das embarcações e disponibilizar, em sua tripulação, funcionários para orientar passageiros durante o embarque, travessia e desembarque. 

OPERAÇÃO NOITE FELIZ: POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO, POR MEIO DA 5° DELEGACIA REGIONAL DE PINHEIRO, CUMPRI MANDADOS DE BUSCA DOMICILIAR, EM CIDADES DA BAIXADA MARANHENSE




A Polícia Civil do Maranhão, por meio da 5 delegacia regional de Pinheiro/MA, com o apoio operacional das delegacias regionais de Viana e Cururupu, bem como da Polícia Militar, deu cumprimento, na manhã de hoje, 18/12/19, a 16 mandados de busca domiciliar, sendo  14 na cidade de Pinheiro, 1 em Presidente Sarney e 1 em Pedro do Rosário. 

Durante as buscas, foram encontrados, na residência do alvo número 2, localizado em Pinheiro e pertencente à Nelson Boas e Ana Claudia Boas, 149 cabeças de uma substância semelhante à droga merla, aproximadamente 76 gramas de uma substância semelhante à cocaína e aproximadamente 728 gramas de uma substância semelhante à droga conhecida como Crack, sendo os mesmos presos em flagrante delito pelos crimes de tráfico de droga e associação para o tráfico.
Já na residência do alvo número 11, localizado em Pinheiro e pertencente à Ronald Marcos Amorim Costa, foram encontrados 21 cabeças de uma substância semelhante à droga conhecida como maconha, aproximadamente 52.5 gramas de uma substância semelhante a cocaína, uma garrucha caseira e uma munição calibre . 38, sendo o mesmo preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse de arma de fogo.



Na residência do alvo número 14, localizado em Pedro do Rosário e pertencente à Jadson Markes Souza, vulgo Periquito, foi encontrado um revólver calibre . 38, com 6 munições intactas e 5 deflagradas, sendo o mesmo preso em flagrante pelo crime de posse de arma fogo.

Na residência do alvo número 15, localizado em Pinheiro e pertencente à Fernando Menezes Ribeiro, foram encontrados 13 munições calibre . 28, 6 munições calibre . 36, 5 munições calibre . 20 e 9 munições calibre .32, sendo o mesmo preso em flagrante pelo crime de comércio ilegal de munições. 

Por fim, na residência do alvo número 16, localizado em Pinheiro e pertencente à Thalia Martins Castro, foram encontrados aproximadamente 26 gramas de uma substância semelhante à droga maconha, sacos plásticos, gilete e matérias usados para embalar drogas, sendo a mesma presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

MPMA realiza vistoria nos ferry-boats e constata irregularidades

O Ministério Público do Maranhão e a Marinha realizaram na manhã desta segunda-feira, 16, vistoria nos ferry-boats Cidade de Tutóia e Baía de São Marcos das empresas Servi-Porto e Internacional Marítima, respectivamente, ancorados no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís. A atividade marca o início de uma série de inspeções que serão realizadas nas embarcações.
O objetivo inicial foi verificar a segurança dos barcos e durante o trabalho as promotoras de justiça de Defesa do Consumidor de São Luís, Lítia Teresa Costa Cavalcanti e Alineide Martins Rabelo Costa, constataram uma série de irregularidades na prestação dos serviços aos passageiros que utilizam o transporte aquaviário.
A Marinha avaliou a documentação das embarcações e dos tripulantes, além de inspecionar as casas de máquinas nas embarcações. No Cidade de Tutóia, foi constatado que o esgoto de um dos banheiros está pingando na casa de máquinas, no espaço onde os trabalhadores do setor transitam. “Trata-se de um desrespeito às condições de salubridade em um ambiente de trabalho”, afirmou Lítia Cavalcanti.
vist ferry 4
Em relação aos direitos dos consumidores, o MPMA detectou uma série de irregularidades: banheiros fechados, sujeira na cabine reservada a idosos e pessoas com deficiência, falta de sinalização de rotas de fuga e desembarque de passageiros sem medidas de segurança . “Falta conservação e higiene nas embarcações”, destacou Alineide Costa.
Em 2014, o MPMA firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Servi-Porto e a Internacional Marítima a fim de sanar irregularidades nas áreas de segurança e higiene. “Após a homologação do acordo e diante das cobranças do Ministério Público os problemas foram corrigidos, mas o que se observa hoje é que os mesmos problemas do passado retornaram. O serviço é prestado de forma precária, colocando a saúde e a integridade física dos consumidores em risco”, alertou Lítia Cavalcanti.
REGRAS
O embarque deveria obedecer aos critérios de prioridade para idosos, pessoas com deficiência, crianças de colo e mulheres grávidas. Já os veículos só poderiam adentrar nos ferry-boats após a acomodação de todos os passageiros.  A saída de passageiros das embarcações no interior dos veículos também estava proibida.
Durante o desembarque, deveria ser priorizada a saída de pedestres. Para efetivar a medida, as empresas de ferry-boat se comprometeram a instalar uma corrente de proteção antes da rampa de acesso ao terminal, que só poderá ser retirada após a saída do último passageiro.
As empresas também se comprometem a efetuar sinalizações necessárias dentro das embarcações e disponibilizar, em sua tripulação, funcionários para orientar passageiros durante o embarque, travessia e desembarque.

Juiz obriga presidente da Câmara de São João Batista a entregar informações ao promotor em 40 dias

O juiz Moisés Souza de Sá Costa deferiu uma liminar contra o presidente da Câmara de Vereadores de São João Batista, Cabeça, que terá 40 dias para prestar todas as informações ao Ministério Público do município. No mês passado, o vereador foi alvo de um pedido de cassação por negar informações ao promotor.
Vereador Cabeça, atual presidente do Poder Legislativo de São João Batista
Segundo a decisão, assinada esta semana, a liminar trata-se de ação de improbidade proposta pelo Ministério Público Estadual em face de Francisco Furtado Penha, conhecido popularmente como Cabeça. No pedido, o promotor Felipe Rotondo alegou negativa de descumprimento de requisições ministeriais.
De acordo com o magistrado, o fato do presidente da Câmara de Vereadores negar as informações prejudica o trabalho do Ministério Público, bem como o risco de transcurso de prazos, que, além de prejudicar a instrução probatória de eventuais processos futuros, implica risco de prescrição na apuração de responsabilidades civis, administrativas e penais.
Por fim, ele entendeu que existia os requisitos para concessão da tutela provisória de urgência e deferiu uma liminar para que Cabela preste as informações. “Ante o exposto, DEFIRO A TUTELA DE URGÊNCIA para que FRANCISCO FURTADO PENHA preste as informações/respostas no prazo de 40 dias referentes às requisições ministeriais do ofício nº 106/2019, reiterado pelos ofícios nº 124/2019 e 140/2019, remetendo-as diretamente ao Ministério Público e comprovando-se nos presentes autos”, concluiu o juiz Moisés Sousa.
O Blog do Jailson Mendes enviou mensagens ao parlamentar para comentar a decisão, mas ainda não obtivemos retorno. Na matéria passada, que o blog publicou a respeito do pedido do MP, o vereador disse que mantém o promotor informado de tudo e que nunca recusou dados. A decisão pode ser acessada, na íntegra, pelo número  0801087-54.2019.8.10.0125

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

A aliança que pode decidir a eleição em São Bento

A eleição em São Bento tinha tudo para ter uma eleição extremamente disputada, inclusive com a presença de quatro candidatos nas eleições de 2020.
No entanto, uma peça bem movimentada no “tabuleiro de xadrez”, pode fazer a diferença para a disputa pela Prefeitura de São Bento no ano que vem.
O atual prefeito Luizinho Barros oficializou uma importante aliança e trouxe para o seu grupo político o vereador Flávio Gaúcho, que é filho do saudoso João Muniz e irmão do ex-prefeito de São Bento, Carrinho Muniz.
Gaúcho, que é um jovem e atuante vereador, deve ser confirmado como colega de chapa de Luizinho, ou seja, deve ter seu nome como o candidato a vice-prefeito em 2020.
O anúncio acabou mexendo com a cidade e pode ser fundamental para as eleições de 2020. Gaúcho deixou claro que se tomou a decisão de aderir a pré-candidatura de Luizinho, depois que seu irmão Carrinho Muniz não demonstrou mais nenhuma vontade de trilhar na carreira política.
O curioso é que Luizinho Barros, no período entre 1997 a 2000, já havia sido vice-prefeito do pai de Gaúcho, o já falecido João Muniz. Agora, os papéis estão se invertendo.
Muitos apostam que aliança será decisiva para 2020, além do fato de unir a juventude de Gaúcho com a experiência de Luizinho Barros, podem transformar São Bento numa cidade ainda melhor.
É aguardar e conferir.

Mutirão do Glaucoma será realizado dia 17 em Bequimão-MA


O município de Bequimão vai receber nesta terça-feira, dia 17 de dezembro o Mutirão de Glaucoma. A ação será realizada no período da tarde a partir das 14h. A ação é realizada pela prefeitura de Bequimão, em parceria com os governos federal e estadual.
Os pacientes podem chegar para fazer suas fichas a partir das 13h. Para ser atendido basta levar o Cartão do SUS e um documento de identificação com foto, além do comprovante de residência. O atendimento vai acontecer no Centro de Saúde Santo Antônio, ao lado da Prefeitura, na rua Capitão José Castro.
PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA
Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.
A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.
GLAUCOMA
O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.
Depois das consultas de triagem, os pacientes que precisam de intervenção cirúrgica são encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos. Já quem precisa apenas da medicação, recebe o colírio na hora, inteiramente grátis para usar durante 90 dias.