quinta-feira, 28 de junho de 2012

População faz festa para Mary Guerreiro em Guimarães…


A coligação formada por PSL, DEM, PV, PSDC, PP, PTB e PDT oficializou sexta-feira a coligação que terá Mary Guerreiro (PSL) como candidata a prefeita de Guimarães.
C0m o apoio do prefeito Padre William Guimarães da Silva, Mary reunirá partidos de todas as tendências políticas em sua chapa, mostrando o prestígio de sua candidatura. 
A candidata atraiu para Guimarães o minsitro do Turismo, Gastão Vieira, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PFL), os deputados estadual Hélio Soares (PP) e Edson Araújo (PSL), o ex-deputado Julião Amin (PDT), alémd e várias lideranças políticas estaduais.
Como companheiro de chapa, Mary Guerreiro terá o ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Cunha (DEM).
Em seu discurso, a candidata destacou aos setores da educação, saúde, habitação, capacitação da mão de obra, geração de empregos, plano de atração de grandes, médias empresas para alavancar Guimarães.
Mais de três mil pessoas compareceram á convenção que aclamou Mary Guerreiro…

Pinheiro/2012: prefeito perde apoio de vários partidos na cidade

O prefeito de Pinheiro, José Arlindo (PSB), perdeu, nesta semana, o apoio de vários partidos que pareciam certos estar no palanque do alcaide. As baixas partidárias resultaram em cerca de preciosos 13 minutos a menos na propaganda de Rádio e TV do candidato à reeleição. Veja:
PT – A Executiva Estadual do partido, com o aval da Direção Nacional, confirmou o apoio ao PMDB com a indicação do bancário César Soares como vice-prefeito na chapa de Filuca Mendes. Além da confirmar a coligação PT/PMDB, a estadual dissolveu o atual diretório municipal de Pinheiro e instituiu uma Comissão Provisória que irá comandar o processo eleitoral na cidade.
PP – O partido, que era comandado no município pelo radialista Tony Ferreira e sua filha, a vereadora Layanna Ferreira, passou agora   para o comando do grupo de Filuca Mendes, com o aval do presidente estadual da legenda, deputado federal Waldir Maranhão.
PRB – Cléber Verde, deputado federal da base governista e presidente estadual do PRB, enquadrou a direção municipal, presidida pelo ex-vereador Geraldo Junior, desafeto de Filuca. O partido do “10″ vai com o “15″ em Pinheiro.
PTB – O deputado federal Pedro Fernandes, que também é secretário das Cidades, determinou que o partido fique no palanque da candidatura apoiada pelo governo estadual, seja, Filuca Mendes.
Como se vê, não está nada fácil a vida política e eleitoral do prefeito José Arlindo.
“Treino é treino, jogo é jogo”, como gosta de dizer uma dileta amiga de Lago da Pedra…

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Décio, justiça será feita…

José Sarney
Todos nós do Maranhão, na semana que passou, fomos tomados de uma grande emoção, com o trabalho excepcional da Secretaria de Segurança, desvendando esse crime hediondo, a cruel execução do jornalista Décio Sá, um dos mais notáveis talentos jornalísticos surgidos em nossa terra nos últimos tempos. Era um repórter da melhor fornada do jornalismo investigativo, tinha a paixão pela notícia e a coragem de divulgá-la, sem medo, sem receio.
Ele foi um exemplo de profissional comprometido com a liberdade de informação, com a consciência de seu dever e do jornalismo que tem como motivação fundamental questionar, discutir, revelar.
E foi um pioneiro – já disse isso – que logo descobriu as potencialidades dos novos meios de comunicação, a força da internet e saiu da rotina de escrever suas matérias no jornal, para estabelecer uma interação com o público através do seu blog. Blog que se tornou um fenômeno pelo sucesso alcançado e constatado pelas dezenas de milhares de acesso.
Sua morte causou comoção estadual e nacional, suscitando em todos nós a ansiedade pela busca e captura dos responsáveis, os culpados. Tal sentimento me fez muitas vezes ser injusto com o secretário Aluísio Mendes, do qual cobrava resultados das investigações quase diariamente. Ele, entretanto, seguro, me tranqüilizava: “Estamos desenvolvendo um trabalho altamente profissional, científico em torno de um crime complexo, de encomenda, feito por profissional, vamos alcançá-lo”. E assim foi. Mobilizou várias equipes de delegados, agentes e técnicos que levantaram cuidadosamente as pistas, analisaram, trabalharam em silêncio, sem vazamentos. Uma ação técnica e científica levada a cabo por equipes de inteligência qualificadas. Foram mais de 10 mil cruzamentos de telefones, identificando os nomes de seus usuários que tinham utilizado celulares na noite do crime. O meticuloso retrato falado feito pelos melhores técnicos da Policia Federal combinou-se com intercâmbio de informações entre as policias de diversos estados e com a utilização do banco de impressões digitais.
Foi um trabalho extremamente competente. Lembremos que o assassinato de jornalista Tim Lopes, da Rede Globo, levou dois anos para ser descoberto. Agora, neste ano foram mortos quatro jornalistas no país – e o único crime descoberto e resolvido foi o do Décio Sá.
É inacreditável que a alma humana ainda possa ter sicários do nível dos que nos levaram o Décio. Um facínora de mais de 40 mortes e um banco de contraventores e agiotas que julgavam que a impunidade existia. Como bem disse a governadora Roseana “aqui não é lugar para bandidos e vamos caçá-los e puni-los com todo rigor”. Ela no seu primeiro governo desmontou a quadrilha de roubo de carro e agora vai desmontar essa.
A prisão do assassino e dos mandantes sem dúvida nos conforta. A justiça será feita, mas nada resgata a vida preciosa e brilhante de um homem de talento, lutador da notícia e que fará imensa falta ao jornalismo do Maranhão: DÉCIO SÁ.
 Transcrito de O EstadoMaranhão

Tomou posse José Irlan Souza Serra 31 anos, o vice de Arnoud o mais novo prefeito de Pedro do Rosário


Em uma solenidade marcada por momentos de muita emoção e discursos eloqüentes, numa câmara pequena e lotada, tomou posse no ultimo dia 15 de junho o novo prefeito de Pedro do Rosário o vice de Arnoud Borges, falecido no dia 12 vitima de um infarto fulminante na capital. José Irlan  Souza Serra 31 anos, completa 32 no dia 6 de setembro. É o prefeito mais jovem da história política de Pedro do Rosario. Governaram: Maria do Rosario, Adailtom Martins, Arnoud Borges e ele agora. José Irlan Serra como é conhecido jurou diante de uma câmara em lagrimas, prometendo cumprir a constituição e continuar o trabalho do prefeito iniciado em janeiro de 2008. Irlan Serra foi vice na chapa de Arnoud Borges nas outras duas vezes em que eles perderam as eleições e já havia sido confirmado, como candidato a vice na chapa de Arnoud que concorreriam às eleições de outubro deste ano. Irlan disse que honrará todos os compromissos firmados pelo seu amigo e companheiro Arnoud. Confirmou aos vereadores que tudo fará para dar seguimento ao que já havia sido planejado e pediu a colaboração da câmara, da família, dos secretários e da população para que o município continue crescendo e se desenvolvendo. Para o deputado Chico Gomes, presente na posse e muito emocionado, como todos os presentes, era um momento difícil pra todos e jamais se imaginou passar por uma situação igual. Disse que gostaria de poder continuar ajudando o município, falou das qualidades de Arnoud e pediu a Irlan que ouça as pessoas e que governe como Arnoud fazia e governava: “com o coração”.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

MORRE AOS 49 ANOS O PREFEITO DE Pedro DO ROSARIO ARNOUD BORGES


O prefeito de Pedro do Rosário Arnoud Borges de 49 anos,iria completar 50 no dia primeiro de julho, faleceu na madrugada de hoje vitima de um infarto fulminante. Arnoud chegou em São Luis, ontem pela manhã. Ele falou no ferry que estava temeroso de fazer uma cirurgia de redução de estômago para controlar uma diabetes que segundo ele vivia nas alturas. Confirmava e dava como certo a sua reeleição na eleição do dia 7 de outubro. Arnoud deve ser enterrado em Pedro do Rosário Amanhã dia 14. A população de Pedro do Rosário está em comoção e sem acreditar na fatalidade.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Seletivo com cheiro de fraude para “Agentes de Saúde” foi cancelado em Pinheiro



Um seletivo que deveria ter sido feito hoje 10.05.12 em Pinheiro e atender cerca de 1.200 inscritos e que pagaram uma taxa de R$ 20.00 reais cada, foi cancelado. Muitas são as denuncias das pessoas que deveriam fazer a prova. Tudo teria começado na escola Presidente Médice na Matriz. O edital dizia que as provas começariam as 8:0hs e iriam até as 12:00hs. Não começou. Com o atraso, disseram que começaria as 8;30 hs e iria até as 12:30 hs. Não entendendo e não aceitando o atraso muitos começaram a reclamar e foi ai que a confusão começou. Começaram também os protestos. Muitos não acharam os seus nomes na relação e os organizadores, segundo os candidatos, queriam que eles sentassem no lugar dos faltosos. Eles não aceitaram. E bagunça começou. Em outras das 5 escolas sedes,  como na José de Arimatéia - Bairro Nunes João Castelo - as provas chegaram a ser iniciadas e os candidatos chegaram a fazer uma boa parte da prova.
Suspeitas – Desde o inicio das inscrição já haviam denuncias de que o prefeito e alguns vereadores, estaria oferecendo vagas em troca de votos. A denuncia foi feita pelos vereadores Beto, Oziel, Gilmar e Jaelson. O concurso á véspera da eleição para 30 vagas de Agente Comunitário de Saúde para a cidade e interior é classificado como impróprio pela proximidade da eleição. Outra suspeita forte sobre a lisura das provas; recai sobre a ausência de uma empresa idônea e sendo feito pela prefeitura. Outro item que certifica a má fé do seletivo; seria a não existência do gabarito que certificaria em caso de revisão as duvidas dos candidatos. “É uma prova como de uma escola de ensino fundamental. Isso é um absurdo”. Disse um participante que procurou a delegacia e registrou queixa contra os organizadores do seletivo. Tem cheiro de sujeira, disse o vereador Beto. A coordenadora do Seletivo a ex. secretária Sheila Lima, confirmou os problemas e disse que foi apenas adiado e que os candidatos não terão prejuízos e que será feita uma outra prova em data a ser marcada para o seletivo.  Vereadores de oposição vão pedir ao Ministério Público o adiamento do seletivo para depois da eleição. 

Aliados de Zé Arlindo quebram carro de aliado de Filuca em Pinheiro


A coisa ficou feia em Pinheiro. A disputa interna do Partido dos Trabalhadores – dividido entre o apoio a Filuca Mendes (PMDB) e a aliança com o prefeito Zé Arlindo (PSB) – ganhou as ruas em confronto físico, no último sábado (9).
O secretário de finanças do partido, César Soares – indicado para compor como vice com o PMDB – diz ter sido vítima de tentativa de homicídio. Ele acusa Eliseu de Tantan, filho do falecido vereador Tantan, de ameaçá-lo com uma faca no meio da rua. Eliseu é partidário da aliança com o atual prefeito. Soares afirma que o crime só não se consumou porque ele entrou na casa de um desconhecido.
Do lado de fora, como não conseguiu alcançar o colega petista, Eliseu teria quebrado o vidro do carro do ex-vereador Valdomiro Magno (veja na foto). O caso foi registrado na delegacia local.
Outro lado
O presidente do PT de Pinheiro, Felipe Sodré, acusa aliados de César Soares de iniciar a confusão. Segundo ele, foi o marido da petista conhecida como Linda quem desencadeou a briga, ao correr atrás dele para tomar-lhe um boné com a insígnia do PT. “Ele disse que eu não merecia ser petista”, declarou. Sodré também registrou ocorrência.  Encontro Apesar da confusão de ontem, segue ainda sem problemas o encontro convocado pelo Diretório Municipal do PT em Pinheiro para decidir sobre a política de alianças do partido. O caso já havia sido decidido pela Estadual, no início da semana, mas Felipe Sodré e seus aliados dizem não reconhecer a decisão e resolveram votar novamente sobre o assunto. Até as 10h30, cerca de 50 filiados já haviam se credenciado e votado. O grupo de César Soares não reconhece o encontro como legítimo. 

Foram confirmadas mais cinco vítimas do secretário de Bequimão


Já foram confirmadas cinco vítimas de abuso sexual praticado pelo secretário de cultura do município de Bequimão, Sidney Carvalho.
Cinco meninas, entre 10 e 13 anos, após denúncias anônimas feitas ao Conselho Tutelar de Bequimão, foram submetidas a exame de conjunção carnal, confirmando o abuso. Nesta segunda-feira (11), mais três crianças farão o exame para comprovar o crime.
Sidney Carvalho de Jesus de 33 anos foi preso ontem (8), suspeito de estuprar uma menina de 11 anos no município de Bequimão. O mandado de prisão foi solicitado pelo Ministério Público.
Após investigações, foram identificadas as outras vítimas. O delegado Jorge Frazão, que conduz o caso, disse que já foi feito um pedido de transferência do secretário para São Luís

sábado, 9 de junho de 2012

Pinheiro ganha curso de medicina do MEC e UFMA deverá colocar em funcionamento até 2013.

Depois de muitos anos de luta do ex. prefeito Filuca, do deputado Victor Mendes com o reitor da UFMA Natalino Salgado que adotou o pedido e fez o projeto que foi levado ao presidente do Congresso Nacional José Sarney, a UFMA de Pinheiro teve  aprovado pedido pelo MEC e vai ganhar 40 vagas que deverão funcionar até final de 2013. É uma luta de muitos anos, de muitas idas e vindas a Brasília, de muitos pedidos ao nosso eterno presidente José Sarney. Disse Filuca.

Ministério da Educação autoriza criação de novos cursos de Medicina em todo Brasil inclui Pinheiro.

Ao todo, serão abertas 1.615 vagas em diferentes câmpus de 23 instituições. Autorizações publicadas no Diário Oficial da União fazem parte de plano de expansão do curso no País

O Ministério da Educação publicou, nesta sexta, autorização para que 23 instituições federais ampliem as vagas ou criem novos cursos de Medicina em seus campus. A portaria está no Diário Oficial da União e faz parte dos trâmites do projeto de expansão da carreira no País.
Na terça-feira, o ministro Aloizio Mercadante anunciou detalhes do projeto que pretende criar 2.415 novas vagas em graduações de Medicina até o final do ano que vem. Segundo Mercadante, o objetivo é melhorar a distribuição dos médicos pelo País, estimulando a interiorização deles. Por isso, a maior parte das vagas novas se concentra no Norte e no Nordeste.
Na quarta-feira, o MEC também autorizou a criação de 800 vagas em cursos da rede privada, segundo que 280 delas ficarão no Norte e Nordeste. Mercadante garantiu que a ampliação só ocorrerá em instituições que demonstrarem capacidade de ampliação do curso e tiverem pareceres favoráveis do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Educação.
CONFIRA AS INSTITUIÇÕES CONTEMPLADAS:
Públicas em cursos existentes 

Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus São Luiz: 40 vagas

Total: 355 vagas

Públicas em cursos novos 
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus Imperatriz: 80 vagas
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus Pinheiro: 40 vagas

Total: 1260 vagas

Roseana vai anunciar hospital escola de 100 leitos para Pinheiro


A governadora Roseana Sarney confirmou ao ex. prefeito Filuca e ao deputado Victor Mendes que num prazo de 15 a 20 dias estará anunciando e publicando edital para a construção em parceria com o governo federal, a construção de um hospital escola de 100 leitos em Pinheiro. Em visita a Pinheiro o sub secretário Dr. José Marcio também confirmou que em breve a governadora estará em Pinheiro para anunciar a construção do tão desejado hospital de alta complexidade que servirá também de escola para alunos do cursos de medicina da UFMA em Pinheiro. A noticia foi dada ontem em entrevista pelo ex. prefeito Filuca Mendes.

Sarney avisa Filuca que conseguiu uma UPA para Pinheiro


Em telefonema ontem dia 08 ao ex. prefeito Filuca o pinheirense José Sarney presidente do Senado Federal confirmou que havia conseguido para Pinheiro do governo Federal a construção de uma UPA para Pinheiro. O Ministério da Saúde vai investir R$ 331,2 milhões milhões para a construção de 136 novas unidades de Pronto Atendimento (UPAS) em municípios de 21 estado do Brasil. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Essas unidades de saúde são prioritárias para desafogar os atendimentos nas emergências e ampliar a assistência especializada. No maranhão serão construídas UPAS nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Buriticupu, Grajaú, Paço do Lumiar e Pinheiro. Para o ex. prefeito Filuca isso tudo é resultado de uma luta antiga travada para dar fim ao sofrimento de um povo que depende de um ferry boat para atravessar uma baia e rezar para não morrer por falta de socorro. Vamos transformar Pinheiro num grande pólo de saúde e de educação. Disse emocionado. O deputado Victor que estava junto com o Senador Sarney quando Filuca recebeu a noticia, agradeceu ao presidente do Senado pelo povo de Pinheroe da Baixada e disse que a partir do hospital, do cursos de medicina e da UPA Pinheiro e a região serão uma nova e promissora região que não dependerá mais da sorte do ferry boat estar atracado para a travessia e a luta pela vida. 

Secretário de Cultura de Bequimão é preso por suspeita de estupro


Sidney Carvalho de Jesus, 33, secretário de Cultura de Bequimão, município localizado na Baixada Maranhense, foi preso nesta sexta-feira (8), em cumprimento a ordem judicial. Ele é suspeito de estuprar uma menina de 11 anos no município.

O mandado de prisão foi solicitado pelo Ministério Público e assinado pelo juiz da comarca local, Marcelo Frazão Pereira. Segundo o delegado Jorge Antônio Silva Santos, a prisão foi efetuada na residência do secretário e durante toda esta sexta-feira a polícia vai tomar depoimentos dos suspeito sobre o caso.

Ainda, de acordo com o delegado, novos casos envolvendo o secretário estão sendo apurados. “Há uma denúncia de que ele teria estuprado uma menina de 13 anos e isso foi recente. A menina nega, mas nós a encaminhamos para que sejam feitos exames de perícia e caso seja comprovado o crime, pode ser efetuado o ato de flagrante”, afirmou.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tucanos queriam levar PT em Pinheiro, mas resolução proíbe e frustra aliados do prefeito


Reuniões como a da foto acima são cada vez mais freqüentes quando o assunto são as eleições de Pinheiro.
No maior colégio eleitoral da Baixada Maranhense, um “acordão” que envolve dois dos maiores partidos de oposição em nível nacional – PSDB e PPS – tenta chancelar, a todo custo, o apoio do PT.
A jogada vem sendo tramada há meses, sob a coordenação do suplente deputado estadual Othelino Neto (PPS). Na imagem que ilustra este post, ele aparece reunido em seu gabinete com o prefeito de Pinheiro, Zé Arlindo(PSB) e com o presidente do PSDB local, Fred Lobato.
É essa a turma que quer tirar o PT de uma provável aliança com o PMDB, indicando um vice na chapa de Filuca Mendes, para fazê-lo de coadjuvante numa coligação com tucanos e popular-socialistas.
Menos mal para os petistas que uma resolução editada este mês pela Executiva Nacional da legenda garante que nas cidades “consideradas pólos econômicos regionais e/ou com troncos transmissores de rádio e TV” – caso de Pinheiro -, a decisão da direção municipal deve ser, antes, chancelada pelos caciques do partido (clique na imagem para ampliar, ou aqui, para baixar a íntegra da resolução nacional petista).
É só depois disso que o PT, nos municípios que se enquadrem nessas condições, poderá oficializar sua tática eleitoral em uma convenção partidária.
E foi o fim do sonho de Othelino Neto,  Zé Arlindo e Fred Lobato.

Victor Mendes representou o governo em evento preparatório para a Rio +20


O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, esteve  em Manaus-AM, onde representou a governadora Roseana Sarney no Fórum de Governadores da Amazônia,  na sede do Governo da Amazônia, como parte da programação do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio + 20.
Reunindo representantes de todos os estados amazônicos, o Fórum contou com a participação das ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
“Trata-se de uma oportunidade ímpar, em que os estados amazônicos discutem suas demandas e potencialidades levando em conta as peculiaridades da região e, de outro lado, o aproveitamento destas em bases sustentáveis”, explicou Victor Mendes.
No encontro, os líderes estaduais discutiram propostas de desenvolvimento sustentável para a região Amazônica, que serão expressas no Pacto para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, a ser apresentado na Conferência Rio+20, que acontece em junho na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
Participaram do Fórum, os governadores de Roraima, José Anchieta Junior; do Mato Grosso, Sinval da Cunha Barbosa; de Rondônia; Confúcio Aires Moura; o vice-governador do Tocantins, João Oliveira; o vice-governador do Acre, Carlos Cesar Correa de Messias; a vice-governadora do Amapá, Doralice Nascimento Souza e o vice-governador do Pará, Helenilson Cunha Pontes, além do anfitrião, Omar Aziz e do representante maranhense.
Em sua participação, o secretário Victor Mendes apresentou propostas do Maranhão à Carta da Amazônia, enfatizando, dentre outros aspectos: a adoção de programas permanentes de capacitação e empoderamento das populações residentes em Unidades de Conservação, voltadas ao uso sustentável destas, de modo que os habitantes tenham condições de atuar na conservação efetiva dos ecossistemas locais.
Além desta, o secretário frisou ainda a necessidade de qualificação ampla para povos e comunidades tradicionais, setor produtivo, povos Indígenas, ONGs, crianças e jovens, poderes públicos, trabalhadores, sindicatos e agricultores familiares e suas entidades com foco no apoio à gestão e organização da produção e de empreendimentos sustentáveis.

Operação da SEMA resulta em apreensões e multas


Aplicação de autos de infração, multas e apreensão de madeira ilegal, armas e veículos são o resultado da Operação “Macaco da Noite”, deflagrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) na região do Parque Estadual do Mirador. Área de proteção do Estado, a Unidade de Conservação foi criada em 1980 e abrange um total de 438 mil hectares de cerrado.
A operação desencadeada pela SEMA, contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão de Polícia Ambiental/PMMA e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, além da Coopermira, entidade que auxilia a Secretaria de Meio Ambiente na gestão do Parque. A ação foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, que esteve na região para conferir o desenrolar dos trabalhos.
Segundo relatório apresentado pela SEMA, a operação foi desenvolvida nos municípios de Presidente Dutra, Colinas, Mirador, São Félix de Balsas, Paraibano, Buriti Bravo, São Domingos do Azeitão, Sucupira do Norte, Passagem Franca, Jatobá, Lagoa do Mato e Loreto.
Na ação, os fiscais apreenderam 307 m3 de madeira em tora e serrada, principalmente nos municípios de Mirador, Paraibano, Buriti Bravo e Presidente Dutra. Essa apreensão resultou no lançamento de 22 autos de infração com aplicação de multas no valor total de R$ 153.369,14. Também foram lançados 10 autos de notificação e nove termos de embargos.
Durante a operação, além de madeira, as equipes da SEMA e órgãos parceiros apreenderam armas, três caminhões (um em Presidente Dutra e dois em Colinas), duas motosserras, apetrechos para caça (sete tatuzeiras e um badogue), quatro estilingues, além de dois canários da terra e um papagaio.