terça-feira, 30 de novembro de 2021

Palmeirândia – Prefeitura através Secretaria de Assistência Social realiza Encontro de Alinhamento com os idosos do Centro de Convivência da Agrovila e região

 

A Prefeitura Municipal de Palmeirândia através da  Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta Segunda-feira (29/11) através do Centro de Convivência dos Idosos uma reunião de alinhamento com os idosos da região de Agrovila.

Com o objetivo de fortalecer políticas públicas de inclusão na comunidade, a Secretária Patrícia Santos destacou o interesse do Prefeito Edilson da Alvorada em avançar cada vez mais com a prática de atividades com os idosos.

As atividades estão reformando de forma gradativa em conformidade com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Esse é mais um diferencial da gestão, levando mais benefícios e qualidade de vida para a população.

Prefeito Zezildo e o Vice Joãozinho assinaram termo de doação técnica de bloquetes

Desde a sua posse o prefeito Zezildo sempre junto com seu vice Joãozinho Pavão vem tranalhando com muita determinação em dotar a cidade e o intetior do município de Santa Helena de uma infra-estrutura capaz de garantir à sua população comodidade e uma qualidade de vida cada vez melhor para todos. 

Um exemplo disso foi a participação dos dois na cerimônia de assinatura do acordo do termo de doação técnica de blocos de concreto que serão utilizados em ruas na cidade e no interior do município de Santa Helena. 

O prefeito Zezildo e o vice Joãozinho agradeceram mais essa parceria com o Governo do Maranhão, de forma especial ao Governador Flávio Dino que tem olhado com bons olhos a população de Santa Helema na busca de uma melhor qualidade de vida. 

Além do asfalto que tem chegado em ruas e avenidas em Santa Helena, os bloquetes serão usados em ruas e bairros de pouco trânsito e futuramente em povoados, assegurando aos munícipis menos poeira no verão e menos lama no inverno e melhorando a acessibilidade e qualidade de vida das pessoas. Disse o prefeito Zezildo. 

Idoso é preso em flagrante pela Polícia Civil em Pinheiro por tentativa de estelionato previdenciário

 

Na última quinta-feira(25), um idoso foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Maranhão por tentativa do crime de estelionato previdenciário no município de Pinheiro, região da Baixada Maranhense. A prisão foi realizada por uma equipe de policiais da 5ª Delegacia Regional.

Após denúncias de que idoso estaria se passando por outra pessoa na instituição financeira, tentando realizar um saque de benefício previdenciário com uso de documentos de procedência duvidosa, os policiais civis compareceram ao local e conduziram o suspeito até a Delegacia Regional de Polícia Civil.

Na delegacia foram realizadas consultas nos sistemas policiais, onde ficou constatado que o conduzido realmente estava tentando se passar por outra pessoa mediante o uso documento de origem duvidosa. O idoso que, a princípio, tentou se passar por surdo mudo, posteriormente informou seu verdadeiro nome, dizendo que foi captado por um homem que lhe ofereceu dinheiro para que ele participasse da empreitada criminosa.

Após os procedimentos cabíveis prestados na delegacia, o conduzido foi encaminhado à Unidade Prisional de Pinheiro, onde permanecerá à disposição da Justiça. O caso será investigado para a apurar a participações de mais pessoas no crime.

Prefeito Zezildo Almeida e o vice Joãozinho Pavão participam da cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica

 






 Eu e o vice-prefeito Joãozinho Pavão participamos da cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Termo de Doação de blocos de concreto que serão utilizados na pavimentação de ruas de Santa Helena. 

Mais uma parceria com o Governo do Maranhão que vai beneficiar diretamente a nossa população, com mais infraestrutura e qualidade de vida.
Nosso agradecimento ao governador Flávio Dino por toda a atenção dada para Santa Helena.

Prefeita Fechinha confirma: Central do Maranhão vai ganhar Escola de Tempo Integral

Uma reunião em São Luis com o Vice Governador Carlos Bradão, o Secretário da Educação Felipe Camarão a prefeita Fechinha confirmou a notícia de que Central, atendendo pedido da prefeita feito ao Governo do Maranhão, foi contemplada no Programa Escola Digna com uma Escola de Tempo Integral. 

A boa notícia foi dada pelo Vice Governador Carlos Brandão que confirmou também que Central será contemplado com benefícios importantes no ano que vem. Com a inauguração da Ponte, Central deve se preparar para o grande fluxo de pessoas que deverão passar, pernoitar ou se utilizar dos serviços que deverão ser oferecidos, disse o vice governador. 

Acompanhada do Secretário da Educação profesdor Jubenilson Santos Castro e do secretário Adjunto Abílio Jorge, a prefeita agradeceu ao Vice Governador e ao Secretário e ressaltou a importância dessa Escola para os jovens de Central que atenderá uma demanda grande de jovens com boa educação, orientação técnica  e alimentação de qualidade. É o nosso município se transformando e vivendo Graças a Deus com ajuda do povo e de parceiros importantes, uma nova historia. Disse a prefeita Fechinha. 




segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Flávio Dino confirma que vai apoiar Brandão

 

Logo nos primeiros minutos da reunião com líderes partidários na sede do Palácio dos Leões, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou que o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) terá seu apoio. “Meu candidato é Brandão”.

A iniciativa de apoiar Brandão já não era surpresa para classe política, inclusive, tentava-se convencer o governador para adiar sua decisão de escolha.

Composta por aliados da base governista, a reunião da noite desta segunda-feira (29), teve presença do senador Weverton Rocha (PDT), também pré-candidato ao governo, presidente do PTC, Junior Verde; Augusto Lobato, Felipe Camarão, ambos do PT; presidente da Famem, prefeito Erlanio Xavier; dos deputados federais André Fufuca (PP), Cleber Verde (Republicanos), Bira do Pindaré (PSB), Juscelino Filho (DEM), Pedro Lucas (PTB), vereador de São Luís Chico Carvalho juntamente com sua esposa, Tatiana Carvalho, presidente do PROS

domingo, 28 de novembro de 2021

Câmara Municipal de Bequimão aprova, por unanimidade, Plano Plurianual 2022-2025 e LOA 2022

 

Em sessão plenária realizada na manhã desta sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Bequimao aprovou, por unanimidade, o Plano Plurianual 2022-2025 e a Lei Orçamentária Anual (LOA). As duas matérias foram encaminhadas pelo Poder Executivo à Casa do Povo de Bequimão. 


Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente da Câmara, vereador Jorge Filho (MDB), devido a ausência do presidente Irmão Vetinho (MDB). O vereador Chico Ferreira (PSC) também não esteve presente na sessão que aprovou as matérias de autoria do Executivo.


Além do vice- presidente da Câmara, participaram da votação os vereadores Janny Matos (MDB), 1ª secretária; Carlinhos de Severaldo (PV), 2º Secretário); Vadico Barbosa (MDB); Pedro Acará (PV); Professor Ivaldo (PV); Edilson da Buritirana (PV); Sassá (PDT); e Gordo do Quindiua (PL).


PPA


O Plano Plurianual (PPA) é, hierarquicamente, o primeiro instrumento do modelo orçamentário. Nesse documento, que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública em um prazo de quatro anos, é estabelecido um planejamento de médio prazo para o município. 


O PPA deve ser enviado pelo Poder Executivo até 31 de agosto do primeiro ano de cada mandato, e o Poder Legislativo deve devolvê-lo para sanção do Chefe do Poder Executivo até o encerramento da sessão legislativa. O plano passa a vigorar no em 1º de janeiro do segundo ano do mandato.


LOA


Com um plano de médio prazo, é hora de fixar quanto poderá ser gasto em cada um desses itens no próximo ano e dizer de onde virão os recursos para bancar essas despesas. Esse é o papel da Lei Orçamentária Anual (LOA). 


Os prazos da LOA são os mesmos do PPA: encaminhamento ao legislativo até 31 de agosto e devolução para sanção até o encerramento dos trabalhos no Poder Legislativo. Esse projeto, geralmente, é o último a ser aprovado pelos vereadores em cada ano, porque a Constituição Federal impede que eles saiam de recesso enquanto esse projeto não for aprovado. A LOA tem vigência anual.

Prefeitura de Bequimão realiza Mutirão do Glaucoma; quase 80 pessoas são diagnosticadas com a doença

 

Setenta e nove pessoas receberam diagnóstico positivo para o glaucoma, durante o mutirão realizado nesta quinta-feira (25), no município de Bequimão. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e o Hospital da Visão do Maranhão. Os profissionais de saúde que integraram a ação ficaram à disposição da população durante toda a tarde. Na ocasião, foram atendidas 122 pessoas no Centro de Saúde Santo Antônio. 


O mutirão reuniu moradores do Centro, Santa Flor, Frederico, entre outras localidades do município. “Nós começamos a fazer as fichas dos pacientes às 7h30. Já deixamos todas as fichas prontas, para quando eles chegassem à tarde, já ir só chamando”, explicou a diretora da unidade de saúde, Gene Kelli dos Santos, destacando a rapidez do atendimento.



A secretária municipal de Saúde destaca que a alta procura pelos serviços do mutirão é reflexo da ampla divulgação. “Este já é o nosso segundo Mutirão do Glaucoma em 2021. A gente trabalha com ampla divulgação para que a informação chegue não somente na sede, mas principalmente na zona rural. E a procura é sempre muito grande”, revela Ramone Araújo.


Esse tipo de campanha é extremamente importante para identificar e tratar problemas da visão. Além do exame de fundo de olho, são oferecidas consultas médicas com especialistas. “O mapeamento de doenças oculares é muito importante para evitar a cegueira, como é o caso do glaucoma, caso não seja tratado. Então, a população precisa aproveitar para fazer suas consultas e exames de forma periódica”, orienta o médico oftalmologista, Heron Simões.


Os pacientes diagnosticados com a doença receberam colírio de forma gratuita e orientação quanto a outras doenças oculares. “Durante o mutirão, também é dispensada a medicação, que é muito cara e os pacientes do Maranhão são pacientes com poder aquisitivo baixo. Então, já ajuda muito no orçamento. Além disso, ainda passamos orientações quanto a outras doenças que podem comprometer a visão, como a catarata e o pterígio”, acrescenta Heron. 


Por determinação do prefeito João Martins, toda essa assistência oferecida pelo mutirão à população vai continuar. “Toda vez que o programa vem para o município, a gente faz a adesão e realiza o mutirão. É uma determinação do prefeito João Martins, para garantir a saúde dos olhos da nossa população”, afirma a secretária de Saúde, Ramone Araújo.



sábado, 27 de novembro de 2021

OMICRON: OMS RECONHECE NOVA CEPA DA AFRICA DO SUL COMO “VARIANTE DE PREOCUPAÇÃO”

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu nesta sexta-feira, 26, a nova cepa do coronavírus identificada na África do Sul como uma variante de preocupação (VOC, na sigla em inglês), que passa a ser batizada como Omicron. A classificação é uma medida de alerta sobre os possíveis efeitos que a variante pode ter sobre o curso da pandemia de covid-19, ainda que não estejam totalmente claros os riscos impostos pela cepa na transmissão da doença e na proteção vacinal.

A líder técnica da OMS para temas da covid-19, Maria van Kerkhove, solicitou que sejam ampliados a vigilância epidemiológica e os sequenciamentos genéticos das amostras. “A variante foi detectada em um ritmo mais rápido do que em casos anteriores quanto ao número de infecções, o que pode indicar que haja uma vantagem da cepa quanto à propagação”, disse a entidade em um comunicado.

A decisão da OMS ocorre um dia depois de o governo da África do Sul confirmar publicamente a circulação da variante, caracterizada por uma “constelação incomum de mutações”. O comunicado fez com que ao menos nove países decidissem adotar restrições a viajantes com passagens pelo país africano e também em países vizinhos, como a Namíbia. Reino Unido, Alemanha e França são alguns dos que adotaram a barreira.No Brasil, a Anvisa recomendou ação similar, mas a decisão cabe ao governo federal.

O cientista brasileiro Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta a Epidemias e Inovação da África do Sul (Ceri), disse que a melhor maneira de controlar a variante é com medidas de saúde (como distanciamento social e uso de máscaras), e que o lockdown é o último recurso para quando já não se tem essas medidas. Segundo ele, a nova variante está se espalhando principalmente pelos mais jovens, que são os mais sociáveis.

“Tem sido quatro, três dias muito ocupados no front científico e estamos fazendo nosso trabalho com a maior velocidade e escrutínio de dados para tornar essa informação pública para os tomadores de decisão”, disse o pesquisador, em coletiva de imprensa.

O ministro da saúde da África do Sul, Mathume Joseph Phaahla, disse, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, que a reação de alguns países como o Reino Unido e a União Europeia, que recomendou restrições de voos da África do Sul, são “injustificadas”.

Segundo o ministro, alguns cientistas indicaram que pode ser mais transmissível por causa das mudanças, mas não há indicação de que a variante é mais severa. “Quando você encontra uma variante no país, você não sabe onde originou. Muitos desses países (que estão adotando restrições contra a África do Sul) tiveram medidas draconianas. Alguns países estão com mais infecções do que a África do Sul. Isso não parece científico de jeito nenhum, esse tipo de reação quer colocar culpa em outros países”.


Chamada de B.1.1.529, a nova variante é responsável por 22 casos de covid-19 no país até o momento. Adrian Puren, diretor executivo do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD), afirmou, em comunicado à imprensa, que embora os dados até o momento sejam limitados, os especialistas do Instituto estão trabalhando para estabelecer mecanismos de vigilância para entender a nova variante e suas implicações.

Os casos detectados e a porcentagem de testes positivados aumentaram rapidamente nas províncias de Gauteng, a mais populosa do país, North West e Limpopo. Michelle Groome, chefe da divisão de vigilância e resposta em saúde pública do NICD, disse que as autoridades de saúde provinciais continuam em alerta máximo e estão priorizando o sequenciamento de amostras positivas para covid-19.

Ainda não há estudos conclusivos, mas as características da nova cepa apontam risco de maior transmissão ou de escape da proteção das vacinas. O cientista brasileiro Tulio de Oliveira é diretor do Ceri, o Centro para Resposta à Epidemias e Inovação da África do Sul, país onde foi identificada a variante. Segundo ele, é preciso ajudar o país a conter a nova ameaça, e não isolar a região.



Ação integrada das forças de segurança resulta na prisão de um homicida e um traficante de drogas na Baixada Maranhense

 

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira(25), uma operação integrada entre a Polícia Civil e Policia Militar do Maranhão foi deflagrada no intuito de cumprir mandados de prisão no município de Penalva, região da Baixada Maranhense. Como resultado da ação policial, um homem foi preso temporariamente, apontado como o principal suspeito de cometer um homicídio.

As investigações apontam que, no dia 21 de fevereiro de 2021, o preso teria assassinado a vítima com disparo de arma de fogo com a motivação de uma desavença entre o investigado e a vítima, os quais constantemente se ameaçavam. Segundo a Delegacia de Polícia Civil de Penalva, o preso já possui dois ciclos prisionais pelo crime de tráfico de drogas, já tendo cumprido pena no Complexo de Pedrinhas.

Na mesma ação, os policiais ainda prenderam em flagrante por tráfico de drogas, um segundo indivíduo, pois com mesmo foi apreendida uma relevante quantidade de maconha. Os presos encontram-se no sistema penitenciário à disposição da justiça. A operação contou com a participação de investigadores da 6ª Delegacia Regional de Viana, da Delegacia de Penalva e de homens da Força Tática da Polícia Militar.

Vídeo: Roseana descarta candidatura majoritária e diz que buscará vaga na Câmara


A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) pôs fim a especulações que poderia disputar o governo ou o senado e confirmou, na noite desta quarta-feira (24), que concorrerá ao cargo de deputada federal no próximo ano.

“Vou de novo enfrentar a luta política, se Deus quiser e o povo, colocar meu nome à disposição para concorrer a um mandato na Câmara Federal”, disse Roseana.

A declaração foi dada na 7ª edição do Conexões Mulheres, promovido pelo MDB Mulher.

Roseana ministrou a palestra ‘A Legitimidade da competência da mulher no poder – o exemplo do Maranhão’.

FLAGRA DO DIA: FOTO REVELA VEREADORES HERASMO E RIBA DO VIVER REATANDO AMIZADE


Há pouco mais de um mês, um vídeo da câmara de vereadores de Pinheiro, onde os vereadores Riba do Bom Viver e Herasmo Leite se ofendiam bravamente, ganhou as redes sociais e foi muito compartilhado em grupos de WhatsApp, no vídeo era possível perceber a raiva e rancor que um guardava do outro.

Apesar de todo esse clima pesado, um flagra de hoje, durante a Sessão Legislativa, revelou que os dois parlamentares reataram seus laços familiares e a amizade prevaleceu.

O vereador Riba é irmão da esposa do vereador Herasmo e por disputarem o mesmo reduto eleitoral, o povoado Bom Viver, a diferença dos dois políticos ultrapassou os alicerces familiares e logo ambos passaram a proferir ofensas das mais baixas possíveis um para o outro.

Com o flagrante teria findado uma das maiores rixas políticas do parlamento de Pinheiro? Para refrescar a memória do leitor, vamos rever uma das calorosas brigas entre os cunhados.




Vergonha Nacional: Maranhão tem maior perda de qualidade de vida e é o pior do Brasil em tudo

 


O Maranhão é o estado com maior perda de qualidade de vida e o pior desempenho socioeconômico do país. É o que apontam dois novos indicadores apresentados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Índice de Perda de Qualidade de Vida (IPQV) mostra que em área rural há maior perda da qualidade de vida que na urbana. Já o Índice de Desempenho Socioeconômica (IDS) aponta que apenas nove unidades da federação têm situação melhor que a média nacional, estando o DF no topo do ranking e o Maranhão, na lanterna.

Maranhão tem o pior desempenho socioeconômico, segundo o IBGE (Foto Reprodução)

De acordo com o IBGE, os novos indicadores seguem recomendações das nações unidas e utilizam uma série de variáveis coletadas a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Nesta primeira edição dos dois índices foram usados os dados levantados pela pesquisa realizada entre 2017 e 2018.

As medidas do IPQV vão de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de zero, menor a perda. Ao final de 2018, o IPQV do Brasil era de 0,158.

Em área urbana o índice foi melhor que a média nacional, ficando em 0,143. Já na área rural, onde vive cerca de 15% da população, a perda de qualidade de vida era maior, já que o índice ficou em 0,246.

Regionalmente, Sul (0,115) e Sudeste (0,127) tiveram IPQV melhor que o nacional, enquanto Norte (0,225) e Nordeste (0,209) mostraram índices piores que a média nacional. Já o Centro-Oeste (0,159) ficou muito próximo do geral do país.

A faixa com menor perda de qualidade de vida concentrava 13,7% da população brasileira, enquanto a faixa com mais perdas reunia 10,3%. A maior parte dos brasileiros se encontra na zona intermediária de qualidade de vida.

O IBGE observou que famílias cuja pessoa de referência era homem apresentaram menor perda de qualidade de vida, com um IPQV de 0,151, contra 0,169 nas famílias lideradas por mulheres.

Já nas famílias com a pessoa de referência preta ou parda (0,185), a perda de qualidade de vida era 17% maior que naquelas com a pessoa de referência branca (0,123).

Entre as 27 unidades da Federação, o Maranhão (0,260) mostrou as maiores perdas de qualidade de vida e Santa Catarina, as menores (0,100).

(Com informações do Portal G1)

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Família faz campanha para cirurgia em Pastor internado no Hospital Antenor Abreu

Desesperados e com medo do Pastor Ronilson internado há quatro dias vítima de um acidente de motocicleta com a mão e a perna quebrada e sem perspectiva de Cirurgia e vendo a perna ficar preta e grangrenar e ter a perna amputada fazem campanha para tirar o paciente do Antenor Abreu, levar para o Macro Regional ou pra São Luis. 

O problema é que o município não tem ambulância. A única do SAMU tá quebrada. Como no Hospital Regional Antenor Abreu não tem nada e não faz cirurgia há muito tempo, tem servido apenas como recebedor e transportador para o Macro ou pra São Luis. 

No caso do Pastor, várias foram as tentativas de transferi-lo para o Macro ou pra São Luis sem sucesso. No desespero e com medo do pior, familiares estão apelando aos irmãos da Igreja Assembléia de Deus e à população pinheirense para arrecadar R$10.000.00 dez mil reais para fazer a cirrurgia em uma clínica particular. 

Essas denuncias são recorrentes há muito tempo nos hospitais de Pinheiro e sem nenhuma providência contra esses abusos cometidos pelo prefeito e seus subordinados, que sem nenhuma justificativa deixam de atender por falta de matetial, de medicamentos e de profissionais apesar do dinheiro que chega todo mês. O prefeito anunciou que fez um alinhamento com o MP de Pinheiro. Vamos ver se a fiscalização desses abusos estão no alinhamento do prefeito com a promotora?



Prefeitura de Bequimão realiza abertura da IX Semana do Bebê Quilombola

 

Com a presença de grande público vindo dos quilombos, do prefeito João Martins, secretários municipais, vereadores e de várias autoridades estaduais, a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com Unicef, Fundação Josué Montello, Ifma, Ufma, Uema, coletivo Bora Ver e Governo do Estado, realizou na manhã desta quinta-feira (25) na comunidade quilombola de Ramal de Quindíua, a solenidade de abertura da IX Semana do Bebê Quilombola.



A Semana do Bebê Quilombola em Bequimão é uma iniciativa que visa promover cuidados e garantir proteção a crianças de 0 a 6 anos. A estratégia de políticas públicas foi instituída de forma pioneira no Brasil em 2013 pelo ex-prefeito Zé Martins e este ano, pela primeira vez, está sendo realizada pela gestão do prefeito João Martins, que ao falar da grandeza do evento, se emocionou e foi aplaudido pelo público presente.


“É com muita alegria e satisfação que nossa gestão dá continuidade a este projeto grandioso, que é a Semana do Bebê Quilombola, instituída ainda na gestão do ex-prefeito Zé Martins, a quem preciso fazer referências. Nossas equipes trabalham diariamente para garantir os direitos das nossas crianças em diversos setores da administração pública e a Semana do Bebê vem para coroar nossos esforços enquanto gestão comprometida com a população do nosso município. Temos absoluta certeza que vai ser um enorme sucesso em mais um ano. Esta ação já está servindo de referência para outros municípios maranhenses e no que precisarem de nossas experiências e expertises, estaremos sempre a disposição ”, destacou o prefeito João Martins ao agradecer a professora Claudete Ribeiro e o ex-prefeito Zé Martins durante a abertura oficial.



O secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, esteve presente na solenidade de abertura, no ato representando o governador Flávio Dino, destacou a importância do evento. "É com alegria que estou entre pessoas alegres e famílias entusiasmadas em proteger suas crianças; um Quilombo, onde as crianças não são apenas filhas de seus pais, mas cuidadas por todos; onde as raízes de sua condição étnica e sua cultura é valorizada desde a primeira infância; onde uma vida é toda vida. Viva a vida coletiva dos Quilombos", destacou Pacheco durante abertura da IX Semana do Bebê Quilombola de Bequimão.



A professora Claudete Ribeiro, uma das idealizadoras da Semana do Bebê Quilombola, destacou o sucesso e a grandeza desse projeto. "Como é bom quando um governo acata o outro. Estou extremamente feliz em poder fazer parte dessa história, em ouvir os adultos falarem que a educação de seus filhos mudou após a Semana do Bebê Quilombola, onde as crianças dizem que amam e os adultos também. E dar continuidade de gestão é muito positivo, principalmente ao fazer um desenho a partir da escuta das comunidades. Não é um programa e muito menos um projeto, é simplesmente uma estratégia em prol da infância", descreveu a professora, que ainda proferiu uma belíssima palestra.


O secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Fábio Silva, enfatizou o que realmente é a Semana do Bebê Quilombola em Bequimão. "É um evento que tem se fortalecido a cada ano, no quesito cultural, na organização cultural, na identidade quanto comunidade quilombola, além de fortalecer a parceria com as demais secretarias municipais, levando todas as políticas públicas aos quilombolas bequimãoenses. Durante o ano inteiro a gente trabalha, e no próximo ano queremos trabalhar ainda mais, para garantir direitos às crianças quilombolas de Bequimão, além de celebrar todos os avanços após a implantação da Semana do Bebê Quilombola", destacou o secretário.


Para o promotor de justiça titular da promotoria comunitária itinerante e coordenador do programa Ministério Público na Comunidade, Vicente de Paulo Silva Martins, a Semana do Bebê Quilombola é mais uma estratégia vitoriosa no Maranhão. "A Semana do Bebê Quilombola é um reconhecimento da cultura, dos valores, dos saberes das comunidades, e o poder público está legitimando tudo isso, onde eu acredito que uma grande riqueza dessa população. É afirmação de toda essa cultura e gama de conhecimento, que no passado foi desprezada, e agora passa a ser reconhecida pela sociedade. É um momento em que a Prefeitura e a sociedade bequimãoense estão de parabéns por reconhecer e valorizar, além de reconhecer seus direitos", disse o promotor.



A promotora de justiça da Comarca de Bequimão, Raquel Madeira Reis, destacou a importância de um evento dessa grandeza em Bequimão. "É importante a presença de agentes do Ministério Público neste evento, principalmente em ver a sociedade em ação, olhar os anseios da sociedade quilombola sendo respeitados, principalmente aqueles que coadunam com os que o Ministério Público procura, como direitos à saúde, educação, segurança alimentar, atenção à crianças, principalmente a primeira infância. É uma honra participar desse projeto feito pela sociedade e mostrar que o Ministério Público é parceiro e está de portas abertas à sociedade e a gestão pública", finalizou.


Para o líder quilombola e presidente da associação do povoado Ramal de Quindíua, José Henrique da Hora (Balão), a Semana do Bebê Quilombola só trouxe avanços para as comunidades. "É muito importante fazer a abertura do evento dentro do Ramal de Quindíua, principalmente para nós que vivemos a comunidade e faz parte desse trabalho. E muito mais gratificante porque passamos a ser reconhecidos após este evento. quero agradecer a gestão municipal, o prefeito João Martins, que está garantindo pra gente o direito de mostrarmos os nossos valores", disse Balão.


Programação


Com uma programação vasta, a IX Semana do Bebê Quilombola vai movimentar as onze comunidades oficialmente reconhecidas como remanescentes de quilombos. São elas: Conceição, Ariquipá, Rio Grande, Sibéria, Ramal de Quindiua, Mafra, Santa Rita, Marajá, Pericumã, Suassuí e Juraraitá.


Além das comunidades que estão em em processo de certificação, como Boa Vista, Iriritiua, Monte Palma, Flechal, Águas Belas, Monte Alegre, Pontal Carnaubal e Olho D’Água. Nessas comunidades haverão encontros sobre ancestralidade, identidade e pertencimento, com a participação de núcleos de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).



Prefeita Fechinha avança no atendimento de saúde da população e promove mutirão do Glaucoma

A prefeita Fechinha não pára na busca pela melhoria da Saúde e atendimento, principalmente,  da população carente de Central do Maranhão. 

Desta feita é o mutirão do Glaucoma. Campanha para o diagnóstico e tratamento dessa doença que, se não tratada, cega e deixa as pessoas inválidas. 

Numa parceria com o Governo Federal, Estadual, através da Secretaria Municipal de Saúde de Central vai atender hoje, sexta feira 26, à partir das 14:00 hrs na UBS Joaquim Antônio no Centro da Cidade. Pessoas da sede e da zona Rural do município de Central. 

A prefeita Fechinha confirmou que os multirões como o de hoje do Glaucoma, vão continuar acontecendo em Central. Pois a maioria das pessoas que serão atendidas, são pessoas que não teriam condições de pagar uma consulta, comprar os medicamentos ou fazer o tratamento. Com essa parceria tudo isso é de graça. Confirmou a prefeita.