quarta-feira, 23 de maio de 2012

O desrespeito se instala em Pinheiro e transforma a cidade num caos



Se não bastasse todos os desmandos vividos pela população nos últimos anos, nos últimos dias a cidade tem sido vitima de maus tratos e abandono.E uma campanha de invasão de terrenos comandada pelo prefeito e tendo à frente o secretário do meio ambiente Nilvaldo Nogueira – ele, o prefeito, tenta desmoralizar a família Nunes usando Nivaldo Nogueira Nunes – encabeça as invasões e tenta tumultuar e fazer chantagem com a população pobre oferecendo terrenos em troca de votos. O Ministério Público já foi avisado. Se não bastasse isso tudo, uma onda de depredações toma conta da cidade. O portal na entrada da cidade, ponte José Sarney foi abandonado pela prefeitura que demitiu o vigia e marginais estão depredando o portal. O projeto Viva que deveria ser o Cartão Postal da nossa cidade, um projeto estadual inacabado, também estar sendo depredado e os quiosques já estão sendo desmontados pelos marginais que já levaram todas as pedras de granito e alem de depredarem estão invadindo e cercando terrenos com a conivência do governo municipal. Além disso: a avenida Jonas Martins entrada da cidade estar sendo loteada e terrenos em área de preservação estão sendo aterrados. Na barragem da Justina, também em área de preservação terrenos estão sendo aterrados na calada da noite, com a conivência do governo Zé Arlindo. Ele quer lotear em troca de votos o que existia de bonito na nossa cidade. A população estar revoltada e esperam uma atitude do Ministério Público.....

ALGUNS PECADOS CAPITAIS DE PREFEITOS CORRUPTOS Preste atenção aos sinais que os prefeitos corruptos emitem. Os principais são:

1 - Sinais exteriores de riqueza: Quando o eleito, amigos e parentes exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como pick-ups, imóveis de luxo, jóias. Desconfie também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes viagens, festas ou despesas em bares e restaurantes.

2. Resistência a prestar contas: Se o prefeito dificulta o acesso à informação, especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão tem direito a esse tipo de informação. O município deve deixar à disposição da população, no serviço de contabilidade, uma cópia da prestação de contas do exercício anterior.

3. Falta crônica de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má administração ou desvio de recurso público.

4. Parentes e amigos empregados: Uma dos artifícios mais utilizados para o pagamento de favores de campanha é a contratação de corregilionários, amigos e parentes no serviço público sem necessidade real.

5. Não divulgação dos gastos públicos (falta de transparência): A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a divulgar diariamente o movimento do caixa do dia anterior. Ele também deve tornar público o balancete mensal da Prefeitura.

6. Transferências de verbas orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses eleitorais e pessoais dos prefeitos.
É preciso uma análise cuidadosa das transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.

7. Perseguição a outros administradores honestos: Os corruptos tentam eliminar qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há corrupção é quando há perseguição a administradores honestos. Se o seu prefeito comete pelo menos um desses "pecados" fique de olho, reúna provas e denuncie.

Promotora Laura Amélia assume em Carutapera

A ex. Delegada Regional de Pinheiro Dra. Laura Amelia que durante muitos anos trabalhou em Pinheiro, foi aprovada em concursos do Ministério Público e já assumiu a promotoria de Carutapera. De passagem por Pinheiro aproveitou para matar saudade dos seus amigos deixados na terra.

Morre o agrônomo Teotonio vítima de choque elétrico

O agrônomo Teotônio  Carvalho Branco Neto 52 anos, faleceu no último dia 16 de maio vitima de um choque elétrico sofrido, quando fazia uma ligação em um sistema de irrigação que estava sendo instalado na sua fazenda. Ele não suportou o choque e faleceu. Foi sepultado em São Luis. Teotônio era filho do empresário Emanoel Ribeiro. Filho de Central do Maranhão. Ele era pioneiro e desenvolvia um projeto de criação de ouvinos em sua fazenda em Central depois de ter passado alguns anos em experimentos na África do Sul.

Jornalista é ameaçado de morte em São Bento

Em carta encaminhada à FENAJ, o jornalista Isanilson Dias, de São Bento (MA), denunciou ser alvo de fortes ameaças de morte. A Federação solicitou ao Sindicato dos Jornalistas de São Luís que interceda no caso, acionando as autoridades para garantir segurança ao profissional. A situação é preocupante, pois recentemente, também no Maranhão, o jornalista Décio  Sá foi assassinado. Isanilson Dias apresenta o noticiário “Rádio Jornal” transmitido de segunda a sexta-feira, entre as 12h15 e as 13h30, na Rádio São Bento FM, e mantém o blog "http://www.isanilsondias.blogspot.com/". Segundo ele, as ameaças partem de aliados e seguidores do atual prefeito de São Bento, descontentes com as criticas e denuncias que o jornalista faz à administração municipal por irregularidades no uso de verbas federais e má gestão do serviço público.

O profissional conta que as ameaças são feitas através de telefonemas anônimos e de forma indireta. Registra que, em ligação mais recente para a Rádio, a ameaça foi mais contundente: - Pára de falar o que não deve ou teus dias estão contados. E relata, ainda, que as especulações na cidade são de que, além de matá-lo, seus algozes também tramam contra seus familiares com métodos como simulação de acidente automobilístico e seqüestro, entre outros. A 1ª vice-presidente da FENAJ, Maria José Braga, manteve contato telefônico com Isanilson nesta quarta-feira (4/5). “Além de informá-lo que já comunicamos o caso ao Sindicato dos Jornalistas de São Luis, que se prontificou a auxiliar, orientamos o colega a imediatamente registrar boletim de ocorrência na polícia e procurar os órgãos de justiça”, conta. “Tais ameaças agridem os direitos constitucionais de liberdades de expressão e de imprensa, portanto são delitos que devem ser coibidos”, completa, defendendo ação imediata dos órgãos do estado para garantir segurança ao jornalista e seus familiares.