quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Polícia aborta nova rebelião na Regional de Pinheiro. Presídio prometido não saiu.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Pinheiro: MP vai pedir cassação de Zé Arlindo
O Ministério Público Eleitoral deve pedir nos próximos dias a cassação do mandato do prefeito de Pinheiro, José Arlindo, por infidelidade partidária imotivada. O prefeito trocou o DEM pelo PSB sem dizer sequer muito obrigado a ex-legenda.
Nem se segurando, José Arlindo deve escapar da cassação no TRE
A representação contra José Arlindo foi ajuizada pelo presidente do PRTB em Pinheiro, Waldomiro Magno Soares, junto à promotora da cidade Alineide Martins Costa. Ela encaminhou o processoao procurador regional eleitoral, Marcílio Nunes Medeiros, que é quem vai fazer o pedido de perda do mandato do prefeito ao TRE.
Segundo a denúncia do presidente do PRTB, e conforme entendimento do TSE, “não há de se permitir que seja o mandato eletivo compreendido como algo integrante do patrimônio privado de um indivíduo, de que possa ele dispor a qualquer título, seja oneroso ou gratuito, porque isso é a contratação essencial da natureza do mandato, cuja justificativa é a função representativa de servir, ao invés da de servir-se”.
Waldomiro Soares lembra que só existem quaro hipóteses legais para justificar a desfiliação: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e grave discriminação pessoal”, o que não se verifica no caso.
José Arlindo dexiou o DEM sem explicar os motivos do seu desligamente e sequer protocolar ação no TRE justificando sua saída.
“Ante todos os fatos e fundamentos acima expostos, requer o representante, providências e apurações cabíveis para que seja proposta a competente Ação de Perda do Cargo Eletivo por Desfiliação Partidária Imotivada e Sem Justa Causa nos termos da Resolução TSE n° 22.610/07″, diz a representação.
Caso o prefeito seja cassado, o vice-prefeito Rui Pinheiro Marques, assumirá o comando do município.
sábado, 12 de novembro de 2011
Operação da Policia Civil em Pedro do Rosário prende armas,drogas e motos
Uma grande operação de três equipes da polícia civil de Pinheiro e região, intitulada “Parabéns Pedro do Rosário” pois, foi feita na véspera do aniversario do municipio,de Pedro do Rosário, na Baixada Maranhense apreendeu pedras de crack, maconha, merla armas, munição de uso exclusivo da policia, duas motocicletas sem documentos e dinheiro.
Sete pessoas que formavam uma rede de tráfico e de venda de armas foram presas em flagrante entre elas Webert Ferreira, professor e comerciante que vendia munição e foi pego com uma arma calibre 20. Raimundo José vendia munição e tinha uma espingarda Bate Bucha. Carlos Magno foi preso com duas armas. Manoel Pinto preso com drogas em um sitio junto com Marcio e a sua esposa Ivanilde que confirmou ser vendedora de drogas na cidade.
Segundo o Delegado Marcio Araujo que comandou a operação, foram expedido pelo Juiz de Pinheiro Dr. Julio 13 mandatos de busca e apreensão. Para a delegada Regional de Pinheiro Laura Barbosa, a operação aconteceu após investigações e por ter o município um elevado número de homicídios na cidade e devido também a denúncias de ação de muitos traficantes que agem na cidade. Todos estão presos e á disposição da justiça na Regional em Pinheiro.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
MORADORES DE BEQUIMÃO CORTAM ESTRADA E INTERDITAM TRASITO NA MA 106 QUE LIGA A BAIXADA À CAPITAL PELO PORTO DO COJUPE
Na manhã desta segunda-feira 07, os moradores do povoado Balandro, no município de Bequimão decidiram interditar a MA 106 motivo foi uma ponte que havia sido prometida pela governadora Roseana Sarney desde 2006. A MA liga os municípios de Pinheiro, Bequimão e Alcântara, e liga ainda os mesmos municípios ao porto do Cujupe.
Para facilitar o acesso ao Município de Bequimão os moradores fizeram uma ponte de madeira, que segundo eles já foi a causadora de diversos acidentes no local, o detalhe é que a mesma ponte impossibilita a passagem de carros para o município,tendo assim os motoristas,que desviarem por outro trajeto de aproximadamente 10 km.
Depois de quase 10 horas de protesto, as policias militar e civil foram até o local para tentar um acordo; as negociações comandadas pelo Coronel Ramos, duraram cerca de 1 hora, e o que ficou acordado foi que, se algum representante do governo não se manifestar em menos de 24 horas a população volta a interditar a MA. Os moradores aguardarão até o meio dia desta terça-feira na câmara municipal de vereadores de Bequimão. O governo não se manifestou e os moradores voltaram a interditar a rodovia, aproveitando a greve e paralisação da policia. Uma fila quilométrica voltou a se forma nos dois sentidos da MA e a revolta foi mais uma vez enorme. A policia voltou ao local e somente no final da tarde desta terça voltaram a liberar a estrada com uma ressalva. Se o governo não se manifestar pelo termino da ponte eles vão voltar a cortar a estrada.
XIII ENCONTRO NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS FOI SUCESSO NO MARANHÃO
Do dia 24 a 28 de outubro, o Maranhão sediou o XIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB. O evento teve como proposta discutir políticas públicas relacionadas à questão das águas e os desafios dos Comitês de Bacia na construção de pactos pela gestão integrada e responsável dos recursos hídricos. Além disso, estiveram na pauta do evento temas importantes na área ambiental, como universalização do saneamento e o papel da sociedade na gestão compartilhada das águas.
Contando com a participação de cerca de 1500 pessoas de todo o Brasil, o XIII Encob contempla uma programação bastante abrangente, estando dividido em duas partes: um encontro nacional, reunindo integrantes do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas; e o Encontro Maranhense de Governanças das Águas, que reuniu integrantes de diversas bacias do Estado.
“Neste momento em que a questão das águas ganha destaque crescente, o Maranhão defende um debate responsável sobre o assunto, com participação plena da sociedade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes. “Construir um modelo de gestão compartilhada dos recursos hídricos é uma prioridade de Governo. No Encob foram criadas as condições para a formação de alguns Comitês de Bacias no Maranhão”, completou Mendes.
De acordo com o secretário, a formação dos comitês é algo estratégico no processo de gestão compartilhada dos recursos hídricos, daí a importância de o Maranhão sediar um encontro desta natureza. ”Além de estimular a formação dos comitês de bacias, o Encob nos possibilitou conhecer experiências exitosas no âmbito das políticas públicas e de gestão compartilhada e também de sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.
Durante o Encob aconteceram cursos e oficinas de capacitação nas áreas: recursos hídricos, técnicas de elaboração de projetos e captação de recursos, educação ambiental, plano de bacia como instrumento estratégico de sustentabilidade e gestão integrada dos recursos hídricos no semi-árido.
Encontro estadual
Conforme a superintendente de Recursos Naturais da SEMA, Laís Morais Rêgo, a Secretaria trabalhou um processo de mobilização das Bacias hidrográficas existentes no Estado, articulando com os diversos segmentos da sociedade civil, poder público e usuários de água essa participação. “Realizamos reuniões preparatórias para o XIII ENCOB, contemplando as bacias do Itapecuru, Preguiças, Mearim, Tocantins, Munin, Parnaíba e Litoral Ocidental”.
Dessas reuniões, resultou a participação de cerca de 150 pessoas, oriundas das diversas bacias, que participam do Encontro Maranhense para a Governança das Águas, que ocorreu paralelamente ao evento nacional.
De acordo com o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) Lupércio Ziroldo, o objetivo do encontro foi de gerar um fórum de debates e de posicionamentos técnico e político, por meio da integração das experiências dos estados brasileiros em gestão de recursos hídricos, de forma a recuperar e conservar os recursos hídricos.
Tradição e revolta no dia de finados no Cemitério de Santo Inácio em Pinheiro
Neste ano incidentes desagradáveis aborreceram pessoas que vieram de fora e se depararam com túmulos de pessoas e famílias tradicionais da nossa cidade vendidos por pessoas que não se sabe quem são. Denuncias dão conta de que pessoas vêem fazendo isso a um bom tempo. O caso foi parar na delegacia e os responsáveis pela administração do Cemitério de santo Inácio serão chamadas para esclarecer os casos. Enquanto isso um cemitério pronto e no ponto de uso, construído pelo ex. prefeito Filuca, continua esperando que as pessoas sejam enterradas.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Vereadores de P. Sarney cassam ex. presidente Orlando
Em seção extraordinária realizada no último dia três de novembro sete dos nove vereadores cassaram o ex. presidente da Câmara José Orlando Silva Pereira. A votação foi de sete a um. Ele já havia sido afastado acusado por várias irregularidades cometidas no seu curto mandato de presidente. Afastado, assumiu o vice presidente da casa Hilton Berto Torres Martins. Orlando é acusado entre os vários crimes de ter se apropriado de recursos da Câmara no valor de mais de R$ 20.000,00 mil reais depois de ter sido afastado e ter ido ao Banco do Brasil e se apropriado do dinheiro. Também é acusado de nepotismo e de ter inchertado a folha de pagamento do legislativo municipal de funcionários fantasmas, confirmou o atual presidente Hilton Torres.
Segundo vereadores presentes, a seção foi bastante tumultuada, visto que o vereador e ex. presidente Orlando não queria aceitar a decisão da direção da Câmara. Outro fato lamentável foi a tentativa do advogado do vereador orlando, o ex. prefeito do município e ex. deputado Penaldon Moreira, que também tentou tumultuar a seção. Foi a decisão da maioria da casa e tudo foi feito dentro da lei, ele foi convocado, notificado e casado dentro de tudo que manda a lei e o regimento interno do legislativo municipal de P. Sarney. A presença da comunidade na seção ajudou em muito a decisão dos vereadores, pois ela apoio do início ao fim e não deixou nem Orlando nem Penaldon tumultuarem a seção. Disse o presidente Hilton Torres.