terça-feira, 26 de outubro de 2010
PINHEIRO DE LUTO: FALECEU FREI JOSÉ O MAIOR EDUCADOR REGIÃO
Ingressou na vida religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração e conheceu o trabalho de irmãos em Roma. Fez a profissão religiosa no dia 25 de novembro de 1937. Depois exerceu atividades diversas como a catequese, em Palermo, no período de 1941 a 1946, na paróquia de Santa Teresa.Logo após o final da II Grande Guerra, em 1946, pediu para ser um dos nove Missionários do Sagrado Coração que vieram para o trabalho evangélico em terras brasileiras. Chegou a Pinheiro no dia 15 de agosto do mesmo ano, na festa da Ascensão de Nossa Senhora.Aqui chegando, desenvolveu seu trabalho apostólico que a principio foi difícil, pois não conhecia ninguém. Sentia muita saudade da sua terra natal, mas a sua fé o fez crescer e amadurecer, tornando o seu trabalho firme e forte. Junto com Dom Afonso, de saudosa memória, fundou o Ginásio Pinheirense, hoje Colégio Pinheirense.Frei José exerceu inúmeras funções no Colégio, como professor de desenho, de música e Religião e foi diretor Administrativo da instituição até o ano de 1997. Devido a sua frágil saúde, foi até a sua morte Diretor Emérito da Instituição de Ensino que fundou.
Na paróquia de Pinheiro exerceu atividades sócio-pastoral como a de educação de jovens. Foi fundador e presidente do Grupo de Escoteiros São Miguel, o sexo do Maranhão. Participou do curso de Difusão Universitária de Parapsicologia em 1978, em São Paulo. Freqüentou o curso de Didática Geral e Didática Especial e Conteúdo de Desenho, em 1959, em São Luis. Foi diplomado pelo Ministério da Educação e Cultura pelo trabalho de erradicação do analfabetismo em Pinheiro, em dezembro de 1971.
O religioso recebeu o título de Cidadão Pinheirense em novembro de 1969, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município. Em dezembro de 1983 foi naturalizado brasileiro pela portaria 7.746, do Ministério da Justiça. Pelas comemorações dos 50 anos de fundação do Colégio Pinheirense, ocorridos em 2003, recebe o título de Cidadão Maranhense, expedido pela Assembléia Legislativa do Maranhão.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
DE OLHO NOS POLÍTICOS
Na policia
Um grupo de marginais foram presos tocando fogo nas placas do candidato Victor Mendes em Pinheiro. Eles conduziam um carote de gasolina e depois de jogarem a gasolina tocavam fogo nas placas. Um dos elementos foi pego e entregou a quadrilha ligada a quem....advinhem.....
Tiro pela culatra
O apresentador João Moraes denunciou o sumiço de uma ambulância da prefeitura. Disse que daria uma recompensa para quem descobrisse onde estaria a ambulância. Ela foi descoberta em uma oficina em São Luis mandada pelo próprio governo. Desmascarado tentou desvirtuar a farça. A ambulância foi colocada para reforma e os serviços não foram pagos. Ela está lá a espera do pessoal da prefeitura e do dinheiro dos erviço. E a recompensa.....
Sem dinheiro na mão
O candidato Luciano Genésio não pegou no dinheiro mandado pelo seu candidato a deputado Federal; ele mandou um coordenador que pagava as despesas em Pinheiro e região. Mesmo assim alguns cheques sem fundo foram dados em Turiaçu e Santa Helena.
Eliberto aprontando em Palmeirândia
O prefeito Eliberto teria aprontado em Palmeirândia antes e durante a eleição. Denuncias davam conta de que ele estava fechando as escolas para levar professores e alunos para comícios. Além disso, teria pegado títulos e documentos para boca de urna e ameaçava os eleitores de que saberia depois da eleição se teriam ou não votado no deu candidato. Uma liderança do município disse que nunca viu coisa igual na história política de Palmeirândia.
Funcionários de Pinheiro denunciaram coação
Uma funcionária que não quis se identificar denunciou na TV a pressão e coação contra o funcionalismo público municipal para votar no candidato Penaldon Moreira do prefeito Zé Arlindo em Pinheiro. Colocar o adesivo e votar são exigências feitas a todos os funcionários da prefeitura. Teve funcionário que mandou o carro adesivado para São Luis e outros diziam que votariam para não perderem o emprego.
Indignação de Sarney contagiou pinheirenses
Os pinheirenses nunca tinham visto o seu conterrâneo tão revoltado e indignado como viram Sarney falando da reportagem que o JN montou contra sua terra Pinheiro. O desabafo contagiou os pinheirenses que se sentiram agredidos com a reportagem. A reportagem era pra me atingir. Como não conseguem apelam para minha terra e minha gente, disse Sarney!
Efeito estrada em Turiaçu
A construção da estrada que liga o município de Turiaçu feita pelo então governador Jackson lago continua dando bons frutos ao candidato. A diferença dele 12.042 para Roseana 2.021 só se compara com a votação de Imperatriz 86.442 mil Jackson 16.997 Roseana. O bolo de investimentos do governo quase 70% foram para Imeratriz.
Otelino e seus três mil votos em Pinheiro
Aliados e cabos eleitorais diziam que o acordo era dar 3 mil votos em Pinheiro. Aliados do grupo de Pedro Lobato e do candidato a deputado Federal Tony Ferreira que foi bancado por Otelino, faziam essa previsão. Ele teve somente 449 votos.
Surpreendendo na votação de última hora
O ex. prefeito Zé Amado em Cururupu, Vicente Arouche em São Vicente e Adailton em Pedro do Rosário se superaram e deram em pouco mais de uma semana de eleição mais de mil votos ao candidato Victor Mendes. Pela leveza do candidato e pelo prestígio em seus municípios.
Victor Mendes exemplo de dignidade
A tragédia que se abateu contra o deputado Victor no assalto de 12 homens armados na sua casa as véspera da eleição, não abateu a sua dignidade. Isso foi mostrado depois da eleição quando foi para a TV falar sobre o caso e disse que não tinha vindo antes, para não parecer que estava usando a tragédia como bandeira de campanha.
Decepcionante a votação de Penaldon Moreira
Mesmo os aliados de Penaldo e Zé Arlindo, reconhecem que a votação em Pinheiro não se traduziu no esforço que foi feito e no dinheiro que foi gasto. A pressão contra os presidentes de comunidades, professores, contratados e funcionários teve efeito contrário garantiu uma funcionária.
Central e seus recordes nas eleições
O município d Central do Maranhão continua batendo recordes nas eleições de presidente. Este no não foi diferente Dilma teve 92.2% dos votos no município, repetindo a votação da eleição de lula.
Edson Araujo deputado do seguro de 5 salários
O candidato da Associação dos Pescadores do Maranhão Edson Araújo foi eleito prometendo aos pescadores do Maranhão que se eleito aumentaria o salário do seguro desemprego dos pescadores de 1 para 5 salários. Resultado teve uma votação espetacular no estado, só em Pinheiro teve 1. 192 votos. Agora todos estão aguardando.
Edilásio e os prefeitos pendurados na justiça
O agora deputado estadual Edilásio vai ter que garantir a permanência de quase todos os prefeitos pendurados com processo no TJ do Maranhão. A maioria dos prefeitos pendurados no TJ teriam votado com ele com essa esperança. Na Baixada tem os casos de Luizinho de São Bento, Chico de Cajapió, Leocádio em Serrano do Maranhão, Curió em Turilândia. Em São Vicente Maria Raimunda quer entrar na prefeitura cassando cabo Freitas. O CNJ já estaria de olho no TJ do Maranhão.
Grupo de Helena confirma prestigio
O grupo da prefeita Helena confirmou mais uma vez a sua grande liderança no município. A pesar da abstenção que chegou a 30% deu ao deputado Victor mais de 5 mil votos, 4 mil para Sarney Filho e consolidou a liderança da governadora Roseana em Santa Helena deixando Jackson em terceiro e Flavio Dino em segundo. Se alguém tinha duvida que ele fará o seu sucessor viu o resultado.
Os 15 anos de Juliana
Dilma e Serra vão decidir presidência no segundo turno
A tragédia política continua em Serrano do Maranhão
A situação é tão instável que a população vive com medo. Os benefícios que deveriam chegar com o dinheiro que vai para o município, ninguém vê. Os salários dos servidores estão atrasados há meses, não tem médicos, as escolas não funcionam, a merenda não chega para as crianças. O caos é total e ninguém sabe o que a justiça vai fazer amanhã. O ex. prefeito Banga no momento destituído diz que seu pessoal não sai de dentro da prefeitura até ele voltar, está recorrendo na justiça para voltar mais uma vez. Enquanto isso o povo sofre sizinho a espera de uma decisão de Roseana.
Victor Mendes fez questão de esclarecer o fato principalmente para a imprensa, porque, segundo ele, “alguns setores aproveitaram a oportunidade de forma covarde, para falar o que quis e magoar e ofender em um momento difícil”.
Segundo o Deputado, o sítio foi invadido por 12 homens fortemente armados com escopetas, pistolas, enquanto ele e os vigias da propriedade não estavam armados. “Depois de uma carreata em Santa Helena, eu, minha esposa, um amigo meu que é advogado, mas duas pessoas que estavam dormindo lá no sítio, todos fomos amarrados. Não fomos espancados graças a Deus, mas a violência emocional, o terrorismo pelo qual passamos foi muito grande. Inclusive eu fiquei com uma escopeta calibre 12 na minha cabeça, sendo ameaçado por 12 homens, que eu espero que a polícia tome uma atitude para que possa esclarecer à sociedade, aos colegas parlamentares o que aconteceu”, relatou.
Ele esclareceu ainda que não falou publicamente sobre o assunto no dia seguinte para não ser acusado de estar querendo tirar proveito para ganhar voto no domingo. “Então eu calei, e, ao me calar, várias interpretações foram dadas, algumas pela imprensa. Eu lamento que algumas pessoas que trabalham na imprensa que falaram assim num momento de muita dor, de muita dificuldade que nós passamos. Hoje minha esposa está abalada, esta com medo de entrar em um quadro de síndrome de pânico, porque realmente a gente nunca tinha visto isso na cidade de Pinheiro”, afirmou Mendes, informado que os bandidos levaram jóias e R$ 8 mil reais.
Victor concluiu reivindicando que o caso seja apurado e não vire apenas uma estatística. E requereu a assembléia que as medidas também cabíveis sejam tomadas porque ele se encontra em uma situação de ameaça permanente. “Não sei durante quanto tempo, mas me sinto ameaçado pelo grau, pela forma como nós fomos tratados. E realmente a gente espera que seja feito alguma coisa, até porque para eu poder provar para os colegas parlamentares, para imprensa do Maranhão e para a sociedade que não existia milhão, que não existia dinheiro para comprar votos como inventaram”.
Santa Helena comemora 75 anos com inauguração
Autoridades e muitos convidados seguiram para o povoado de São Roque, onde a prefeita fez a entrega de uma grande, bonita e moderna escola. A Escola de São Roque impressiona pelo tamanho, pela qualidade e pela beleza. A escola segue um novo padrão adotado pela prefeita Helena para a construção das escolas e novas obras no município.
A prefeita Helena disse que tem se empenhado muito na parte de educação por entender que é através da educação que poderá deixar uma semente de mudança, mudança de entendimento do que seja melhor para o município. Garantir oportunidade aos jovens, oportunidade que seus pais não tiveram é muito importante. Assim deixaremos uma semente boa que com certeza darão bons frutos no futuro.
O conselheiro Jorge pavão também disse da sua emoção em ver na sua região, região onde nasceu e onde construiu a primeira escola a mais de 30 anos, a comunidade ganhar da sua esposa prefeita uma escola com esse padrão e com essa qualidade. É um momento de muita emoção para mim poder também ver homenageada uma professora que deu a sua vida pela educação desta região a professora.
Festival de quebradeiras de côco em São Paulo da Chapada mantém tradição
Neste ano não foi diferente o festival levou para São Paulo milhares de pessoas que comparecem para acompanhar a disputa das mulheres. Neste último, dez mulheres se apresentaram para disputa de prêmios em dinheiro e mais outros brindes conseguidos pelo presidente Julio Cabral e família que fazem o festival acontecer e movimentar a região da chapada. A ganhadora foi a senhora Maria José que conseguiu quebrar
Bandidos assaltam residência do deputado Victor
Pelo menos 12 homens assaltaram a residência do deputado estadual, candidato à reeleição Victor Mendes (PV), no povoado Pacas, no município de Pinheiro, distante 340 km de São Luís. O crime ocorreu por volta de 1h30 de ontem. A polícia ainda não identificou os bandidos, que levaram cerca de R$ 10 mil, jóias e celulares. De acordo com a delegada Laura Amélia Barbosa, da regional de Pinheiro, o deputado estava em casa acompanhado da mulher e mais cinco amigos da família, quando foi surpreendido pelos criminosos.
As vítimas, conforme a delegada, não sofreram agressões físicas, apenas psicológicas. No entanto, algumas pessoas saíram com ferimentos leves por causa dos empurrões recebidos. A todo o instante os criminosos, com armas em punho, ameaçavam as vítimas. A polícia já solicitou exames de corpo de delito e perícia na casa do deputado, que será feita pela polícia técnica de São Luís, enviada ontem à cidade de Pinheiro.
Laura Barbosa adiantou ainda que os assaltantes fugiram utilizando o veículo do deputado e um outro carro da família, que foram abandonados há alguns metros da residência. Os automóveis permanecem estacionados no mesmo lugar até que seja realizada a perícia. “Estamos ouvindo as pessoas e faremos as perícias para dar andamento na investigação”, ressaltou a delegada.
Entrevista - Em entrevista a uma rádio de Pinheiro, o deputado deu detalhes de como a ação dos criminosos teria ocorrido. “Nunca tinha passado por uma situação tão covarde, e acho que Pinheiro nunca tinha tido um assalto tão humilhante como esse. Mas nós já estamos bem, não fomos agredidos fisicamente e apenas a alma está machucada por causa das ameaças, do que eles falavam e da forma como se expressavam”, disse Victor.
Segundo o deputado, ele, a mulher e um amigo tinham voltado de uma carreata no município de Santa Helena quando os homens invadiram o sítio. “Foram 50 minutos de humilhação e sem saber o que seria feito das nossas vidas”, revelou.
Victor Mendes confirmou que eles foram amarrados e ainda vendados. “Por isso não conseguimos reconhecer os homens e nem acompanhar o que eles estavam fazendo na casa. Vinte minutos depois de eles terem deixado a casa, conseguimos nos desamarrar e procurar ajuda da polícia”, declarou o parlamentar, afirmando que os homens estavam com pistolas e escopetas. “Só quero reforçar que eu não sei o objetivo desta ação e peço que ninguém especule nada. Não utilizarei esse assalto politicamente e quero que ninguém o faça. Já prestei meu depoimento na madrugada e a polícia já está investigando”, finalizou.
SEBRAE e Banco da Amazônia realizam seminário de orientação de acesso ao crédito
O evento foi idealizado e realizado por uma parceria entre Banco da Amazônia e SEBRAE com o apoio da prefeitura de Boca do Acre. A palestra aconteceu com a presença Valdemar P. Filho, Presidente da Federação das Associações Comercial do Estado do Amazonas, Lamisse Said Cavalcanti, Gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do SEBRAE.
De acordo com Lamisse Said, Boca do Acre tem uma alta demanda de crédito e por ser idônea (baixa inadimplência), ou seja, empresários competentes o “Seminário de orientação e acesso ao crédito” não poderia deixar de ser aplicado em Boca do Acre. O seminário será aplicado em apenas 8 municípios do Amazonas, a cidade de Boca do Acre seria uma das primeiras a receber. Lamisse disse ainda “caso você precisem dos serviços do SEBRAE basta se reunirem com um grupo de 20 pessoas e entrar em contato pelo nosso site ou através da prefeitura que nos apóia aqui em Boca do Acre, solicitando nossa visita”.
Ayrton Campos, Gerente do Banco da Amazônia em Boca do Acre fala dos serviços oferecido pela Agência e enfatiza o FNO. De acordo com Ayrton as vantagens são inúmeras e talvez por falta de conhecimento da população, no ano passado, foi deixado de aplicar na cidade quase meio milhão de reais, isso porque, ninguém foi atrás do financiamento.
Os avanços na região norte estão acontecendo a passos largos e Boca do Acre não ficará de fora, para isso, precisamos ter uma população bem informada resumir Ayrton Campos.
Unidades do PAC Rio Anil são sorteadas
Antes da entrega dos apartamentos, os beneficiários fizeram uma visita aos blocos, e muitos não contiveram a emoção. A autônoma Maria Antônia Costa Ferreira, de 46 anos, sempre sonhou com a casa própria. Há 14 anos, ela vive em uma favela na 1ª Travessa Mário Andreazza, na Liberdade. “Eu estou realizando um sonho. Há muito tempo venho sonhando com isso. Esse é o terceiro dia mais feliz da minha vida”, declarou a autônoma. Ela disse que criou os dois filhos, um de 16 e outro de 18 anos, em uma palafita. “Agora, teremos uma vida bem melhor”, disse, com as mãos para o céu, agradecendo uma bênção.
A dona-de-casa Márcia Cristina Magalhães, de 35 anos, também já projeta uma nova vida após receber o apartamento do PAC/Rio Anil. Ela tem dois filhos e, como não tem residência, passa a manhã na casa de familiares e à noite dorme na residência de um parente. “Esse foi meu presente de aniversário. Fiquei mais velha na sexta-feira da semana passada”, declarou.
Realização - As primeiras chaves foram entregues para as donas de casa Janaira Sousa, 24 anos, e July Keit Machado, de 27. A primeira tem dois filhos e a segunda, ainda não tem filhos. Janaira ficará no apartamento 304, do bloco Eucalípto, e July Keit, no mesmo bloco, mas no apartamento 401. “É realização de um sonho, sem dúvida”, declarou Janaira Sousa. “A partir desse apartamento, vou viver uma nova etapa da minha vida com minha família”, disse Keit Machado.
O secretário de Cidades e Desenvolvimento Social, Filuca Mendes, informou que provavelmente os novos apartamentos serão entregues nos próximos oito dias. Os beneficiários do programa também receberão geladeira, como parte do programa de economia da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), fogão e botijão de gás. “Vamos gerar um contrato para cada um dos beneficiários. Há 30 dias, lançamos o nome de todos na grande imprensa e no Diário Oficial para que fossem feitas denúncias de pessoas que, possivelmente, não tivessem necessidade de participar desse programa”, destacou Mendes.
Todos aqueles que estão incluídos no PAC Rio Anil também serão incluídos em programas sociais do governo, como o Viva Água e Viva Luz. “A manutenção dos beneficiários nesses programas dependerá da forma como irão manter o consumo de água e energia. Essa é apenas uma oportunidade. Agora, partirá deles a manutenção dessa oportunidade”, assinalou Arthur Boueres. Os moradores também receberão palestras da Cemar sobre o consumo consciente de energia elétrica.
Esse foi o segundo bloco de apartamentos do programa PAC/Rio Anil entregue pelo Governo do Estado. A primeira fase, com 288 imóveis, foi concluída no ano passado. Para o ano que vem, mais duas fases do programa serão finalizadas. Um complexo com 320 apartamentos no bairro Fé em Deus já em fase de construção e outro complexo, com 112 imóveis, no bairro Diamante. No Diamante, haverá uma grande área verde, que será preservada e incorporada a área de lazer do conjunto.Disse Filuca
Mais
O conjunto do PAC Rio Anil no Monte Castelo tem uma área de 11.835 m² e é composto de 14 blocos, cada um com 16 apartamentos. Cada apartamento tem 42m² de área construída. Além disso, o completo de apartamentos do PAC/Rio Anil, integra ainda áreas de lazer com quadras poliesportivas, playground e área de convivência
Municipio de Pinheiro em busca do Selo Unicef - Municipio Aprovado
O Selo Unicef é uma estratégia para promover os direitos das crianças e dos adolescentes e assim contribuir para alcançar os objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Participam do Selo Unicef os municípios localizados na área de abrangência da Amazônia Legal e a participação é voluntária. Os municípios são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Quem conquista o Selo é o município.
O Fórum Comunitário é o espaço de encontro e diálogo participativo do município. Nele, a comunidade analisa a situação das crianças e dos adolescentes. O Fórum é coordenado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e participam dele os Conselheiros, lideranças comunitárias, sindicais e religiosas, crianças, adolescentes e suas famílias, profissionais de saúde, educação e assistência social, comunicadores e artistas, empresários, entre outros.
Segundo o prefeito José Arlindo, o Selo Unicef – Município Aprovado, é um processo de mobilização social e de reconhecimento dos municípios que trabalham pela garantia dos direitos da infância e da adolescência. “O município de Pinheiro se inscreveu, comprometendo-se a planejar e desenvolver ações que promovam importantes melhorias nas áreas da educação, saúde, proteção e participação social das nossas crianças e adolescentes” frisou o prefeito.
Estrada liga Miranda ao serro e tira comunidade do isolamento.
Campos 5 da UFMA vai ganhar área de ensino e novos cursos
Os cursos nas áreas de Ciências exatas, da natureza e da formação em matemática, física, biologia e química. Nas áreas de ciências humanas funcionarão os cursos de Geografia, história, psicologia, letras e artes com aulas 100% presenciais que já começaram a funcionar em Pinheiro e trazendo professores doutores de todo Brasil e alunos da região e até de outros estados. A nova estrutura terá seis salas de aulas, 2 laboratórios, - um de eco-processamento e um outro de informática -. Terá um auditório teatro com capacidade para 170 pessoas, uma área de vivência, um ginásio poli esportivo coberto, praça de alimentação , almoxerifado e muitos equipamentos laboratoriais que ajudaram alunos, professores e funcionários. Além do beneficio que traz da educação, já garante um outro beneficio muito importante para todos; o trabalho e a permanência dos pinheirenses na sua terra. Disse o secretário Filuca Mendes que tem acompanhado de perto a construção da nova área do Campus 5 de Pinheiro. Para o diretor do Campos 5 de Pinheiro profesor Chicão, será uma nova etapa na vida acadêmica de Pinheiro e da região da baixada. Em pouco tempo, alem dos 380 alunos que serão atendidos, 35 novos professores doutores concursados serão convocados de todo Brasil e residirão em Pinheiro e ajudarão a mudar os modos e costumes dos pinheirenses e baixadeiros. Alem dos cursos de teatro e artes feitos à distancia, o curso de saúde da mulher Negra, que já está funcionando, no campos 5 implantado pelo Ministério da educação em Pinheiro, já ajudam na implementação de novas políticas para o Campos 5 da UFMA e para o futuro da região.
Oportunizar e ajudar jovens que não teriam condição de ir para São Luis é um dos muitos itens ressaltados pelos alunos que hoje já freqüentam os cursos da UFMA em Pinheiro. Alunos da região e até de outros estados do Brasil que já estudam em Pinheiro dizem das vantagens e dos novos desafios em participar desse processo de mudanças pelo qual passa Pinheiro com a implantação e funcionamento dos cursos da UFMA. Disse o deputado Victor Mendes.
Veja os candidatos eleitos a deputado federal, conforme os dados divulgados pela Justiça Eleitoral:
Gastão Vieira
Sarney Filho
Cléber Verde
Luciano Moreira
Pedro Fernandes
Waldir Maranhão
Nice Lobão
Pedro Novaes
Alberto Filho
Professor Sétimo
Dutra
Zé Vieira
Coligação “O Povo é Maior”
Edivaldo Holanda Jr.
Pinto Itamaraty
Carlos Brandão
Hélio Santos
Coligação “Muda Maranhão”
Ribamar Alves
Coligação “O Maranhão Não Pode Parar 23
Lourival Mendes
Veja os candidatos eleitos a deputado estadual, conforme os dados divulgados pela Justiça Eleitoral:
Ricardo Murad (PMDB)
Raimundo Cutrim (DEM
Max Barros (DEM)
Vianey Bringel (PMDB)
Edilázio (PV)
Victor Mendes (PV)
César Pires (DEM)
Rigo Teles (PV)
Roberto Costa (PMDB)
Afonso Manoel (PMDB)
Stênio Rezende (PMDB)
Arnaldo Melo (PMDB)
Manoel Ribeiro (PTB)
Hemetério Weba (PV)
Carlos Filho (PV)
Antônio Pereira (DEM)
Tatá Milhomem (DEM)
Coligação “O povo é Maior”
Gardênia Castelo (PSDB)
Neto Evangelista (PSDB)
Valéria Macedo (PDT)
André Fufuca (PSDB)
Camilo Figueiredo (PDT)
Graça Paz (PDT)
Carlinhos Amorim (PDT)
Coligação “Muda Maranhão”
Cleide Coutinho (PSB)
Luciano Leitoa (PSB)
Marcelo Tavares (PSB)
Eliziane Gama (PPS)
Rubens Pereira Jr. (PCdoB)
Coligação “O Maranhão Não Pode Parar E2”
Edson Araújo (PSL)
Carlinhos Florêncio (PHS)
Rogério Cafeteira (PMN)
Marcos Caldas (PRB)
Eduardo Braide (PMN)
Coligação “O Maranhão Não Pode Parar E4”
Hélio Soares (PP)
Léo Cunha (PSC)
Dr. Pádua (PP)
Partido dos Trabalhadores (PT)
Francisca Primo (PT)
Zé Carlos (PT)
Bira (PT)
Coligação “Unidos pelo Maranhão”
Jota Pinto (PR)
Alexandre Almeida (PTdoB)
Victor consolida sua liderança na Baixada e no Maranhão
Foi o sétimo deputado estadual mais votado do Maranhão,o seu partido o PV que ele é presidente fez a segunda maior bancada da Assembléia, mostrando a sua força e liderança em Pinheiro na região da Baixada e no Maranhão.Ele foi votado em todos os municípios da região da Baixada e na maioria dos municípios do estado ele marcou ponto. Em Pinheiro teve mais de 13 mil votos em Santa Helena liderou e foi também o mais votado. Na região quando não foi o mais votado ficou sempre entre os três primeiros.
Aos 31 anos além de presidente do PV no Maranhão já é o terceiro vice presidente da Assembléia Legislativa do Estado e consolida e garante o respeito dos colegas deputados, dos prefeitos, vereradores e lideranças comunitárias de todo maranhão. Foi assim na região do Médio Mearim onde foi votado em seis municípios e saiu bem votado e com o respeito e admiração de todos que conviveram com ele na política. Um político digno e diferente.
Pinheiro bateu recorde em numero de candidatos nas eleições de 2010
O único que se deu bem foi o deputado Victor Mendes que se reelegeu com 52.842 mil votos no Maranhão. A sua votação em Pinheiro foi de 13.341 votos. Em segundo ficou Luciano Genésio com 8.247 votos de um total de 13.132 votos, em terceiro o deputado Penaldon Moreira apoiado pelo prefeito de Pinheiro Zé Arlindo com apenas 4.295 votos em pinheiro de um total de apenas 13.555. Fernando Furtado presidente do Sindicato dos Pescadores em Pinheiro teve 1.110 de um total de 11.434. Marcone Jasem teve apenas 126 votos em Pinheiro de um total de 319 e Tony Ferreira federal que teve em Pinheiro 10.073 de um total de 16.042 votos.
A eleição em Pinheiro foi marcada por uma forte abstenção. De 55 mil eleitores, votaram apenas 38.107 e deixaram de votar 14.116eleitores,brancos 665 ou 1.75%, nulos 823 ou 2.16% e uma abstenção de 27.03% do eleitorado. Votos válidos 36.619 ou 96.10%. Para o ex. prefeito Filuca Mendes tudo por culpa da justiça eleitoral que se negou até o último momento na liberação de carros para trazer o eleitor para votar, pela mudança nas zonas eleitorais de Pinheiro, poucos trocaram o titulo e também por falta de documentos com fotos. Muitos ainda não tem documentos, principalmente eleitores do interior.
Ponte do Balando já está sendo feita em Bequimão
É uma obra desejada pela população há muitos anos e que somente agora com a ajuda do deputado Victor Mendes e do secretário das cidades Filuca Mendes e com a força e o prestigio do grupo de Juca e Zé Martins, puderam junto à governadora Roseana realizar esse sonho da população de Bequimão. Além da ponte o hospital já é uma realidade e em breve estará atendendo Bequimão e até municípios da região. Para Zé Martins mesmo estando fora da prefeitura, o grupo mostra que tem compromissos com o povo de Bequimão e trabalha para garantir uma qualidade de vida cada vez melhor ao povo que sempre esperou trabalho e é o que nos temos feito em Bequimão. Disse.
Estrada Pinheiro Pedro do Rosário já está sendo asfaltada
A primeira etapa tem um trecho de 29 quilômetros vai do Maranhão Novo até o povoado do Paraíso, que receberá um trabalho especial dentro do povoado que ganhará duas pistas. O que já está gerando especulações e até medo é a falta de compromisso da DUCOL empresa encarregada pela segunda etapa que vai do Paraíso até Pedro do Rosário. Os serviços foram iniciados, mas a ausência das maquinas mostram que nada será feito até dezembro. As pontes estão quase todas prontas, mas, sem maquinas pouco será feito e o que seria um sonho se ter a estrada asfaltada ainda este ano; Não vai ter. A parte boa é que pelo menos a grande Engesa faz a sua parte e vai concluir este ano.
Roseana vence em uma eleição histórica no Maranhão
A totalização dos votos foi marcada pelo clima de tensão. Somente após 99% das urnas apuradas, Roseana teve a certeza da vitória. Desde o início ela se manteve na casa dos 47%, o que levou até os oposicionistas a comemorar o segundo turno. Jackson anunciou, logo no início da noite, o apoio a Flávio Dino no segundo turno. O comunista convocou a imprensa para uma coletiva, mas quando a vitória de Roseana já era irreversível ele informou, por meio da assessoria, que só se pronunciaria hoje. Quando a totalização atingiu os 80%, ela começou uma lenta progressão, que levou seus aliados a acreditarem na vitória em turno único.
Mas a certeza só veio faltando menos de 1% dos votos. Foi quando ela cravou 49,9% dos votos válidos. E foi subindo gradualmente, até superar a casa dos 50%, o que lhe garantiu a vitória.
Totalização - Mesmo já tendo superado os adversários, Roseana ainda teve que aguardar o resultado, uma vez que as urnas do município de Brejo de Areia ainda não haviam sido totalizadas até a meia noite, quando faltava apurar 16 urnas, ou 3.905 votos. Mesmo assim, alguns partidários da governadora organizaram pequenas carreatas pela cidade, que percorreram vários bairros de São Luís.
A governadora deve reunir a imprensa hoje para falar da vitória e montar as estratégias no estado para o segundo turno presidencial, entre a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). O grupo da governadora pretende trabalhar dobrado para eleger a candidata do PT, inclusive com vindas ao Maranhão.