terça-feira, 29 de abril de 2014

COMUNIDADES QUILOMBOLAS INTERDITAM MA 106 EM PROXIMO A PALMEIRANDIA E REIVIDICAM DEMARCAÇÃO DE TERRA PELO INCRA

As comunidades quilombolas de cruzeiro e triangulo, do município de Palmeirandia interditam desde ontem 28/04 a MA 106 que liga Pinheiro a Viana. Eles reivindicam a desapropriação de 735 hectares de terra que segundo eles irá beneficiar cerca de 184 famílias já cadastradas nas comunidades. 
Eles reivindicam o RTIDR Relatório técnico de Identificação e Delimitação do Território, que será feito em 29 comunidades já contratados pelo INCRA em 16 municípios do Maranhão, onde o trabalho só teria sido iniciado em quatro deles.
O Sr João de Deus Ferreira é um dos trabalhadores que esperam pela desapropriação do INCRA, e diz que o processo se arrasta há muito tempo e que o órgão encarregado pelo processo não dar nenhuma informação aos trabalhadores das comunidades.
Pessoas que usam a estrada e desejam chegar em casa e encontram a estrada interditada reclamam do protesto. É o caso do Sr. João Batista de 76 anos morador da cidade de Bacurituba, que vinha de São Luis e que ficou revoltado no meio da estrada.
A pesar dos protestos de muitos, quem participa da luta pela terra defende o direito dos trabalhadores, é o caso da senhora Maria José, uma das lideres do movimento, que diz que a os trabalhadores e as trabalhadoras só querem trabalhar no seu pedaço de terra e é isso que eles estão reivindicando.
A policia militar presente no local garante a ordem, a integridade dos que participam do protesto e a passagem das ambulâncias. Disse o tenente Claudio comandante do policiamento presente no protesto.
O líder do movimento Catarino dos Santos Costa que também é um dos articuladores do movimento quilombola do Maranhão, que soube que estriam chegando dois funcionários, informou ao blog, que a presença dos dois, não resolverá o problema.




Campos: “no meu governo, José Sarney será oposição”

Na terra da governadora Roseana Sarney (PMDB), filha do senador José Sarney, que é maranhense, mas executa o seu mandato pelo PMDB do Amapá, o presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) afirmou que se for eleito, não fará aliança com o ex-presidente da República; “O senador Sarney terá meu respeito, mas no meu governo ele será oposição durante os quatro anos”, disse o ex-governador de Pernambuco

Eduardo Campos e José Sarney: agarrados feito o carrapato no “c” do peba.
Pernambuco 247 – Na terra da governadora Roseana Sarney (PMDB), filha do senador José Sarney, que é maranhense, mas executa o seu mandato pelo PMDB do Amapá, o presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) afirmou que se for eleito, não fará aliança com o ex-presidente da República. “O senador Sarney terá meu respeito, mas no meu governo ele será oposição durante os quatro anos”, disse o ex-governador de Pernambuco, na noite deste sábado (26), em Timon (MA), a 450 quilômetros de São Luís.
Com a proximidade do início da campanha eleitoral, Campos tem atacado o governo federal por duas vias: uma é a gestão, que recai diretamente sobre a presidente Dilma Rousseff (PT). A outra é a ética. Sobre este segundo ponto, o presidenciável tem insistido constantemente no fisiologismo – relação entre políticos construída na base da troca de favores.
Durante evento em Manaus (AM), também no sábado, o presidenciável voltou a fazer um contraponto entre o fisiologismo e um dos principais motes do seu discurso, o da “nova política”. “O povo clama por uma alternativa política que coloque o fisiologismo e o atraso da velha política na oposição”, declarou o socialista, no 4º Seminário Regional Programático da aliança PSB-REDE-PPS-PPL.
“O Brasil real clama por uma política que assegure que irá acabar com o fisiologismo histórico, que não irá compactuar com isso. O que falta é cuidar das pessoas com políticas públicas que as libertem”, acrescentou, quando esteve na capital amazonense. O município de Timon, no Maranhão, foi o último por onde o ex-chefe do Executivo pernambucano passou em uma maratona de cincos dias de viagens por sete estados.
Campos estabeleceu uma meta de visitar até 200 grandes e médias cidades até a convenção partidária do PSB, em junho, uma maneira de vencer a barreiras do desconhecimento, e subir nas pesquisas. De acordo com o último levantamento, realizado pelo Instituto Datafolha e divulgado no início de abril, o ex-chefe do Executivo pernambucano aparece em terceiro lugar com 10% das intenções de voto, atrás do senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 16%, e da presidente Dilma, com 38%.
Outra estratégia que vem sendo sendo utilizada por Campos a fim de se tornar mais conhecido é “colar” a sua imagem à da ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva (PSB), que será vice do socialista. Em 2010, Marina, quando era filiada ao PV, ficou em terceiro lugar na eleição presidencial, com os inesperados 20 milhões de votos.

2º Salão de Turismo Rota das Emoções é apresentado em Pinheiro



Em reunião realizada na última quarta-feira (23), em Pinheiro, foi lançado para o público da Baixada Maranhense, o 2º Salão de Turismo Rota das Emoções, que será realizado em Barreirinhas no mês de agosto, com a intenção de mobilizar e divulgar produtos e serviços turísticos do destino que reúne belezas naturais de 14 municípios dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
O objetivo é mobilizar municípios da regional com potencial turístico para participar do evento e divulgar o que é o evento, como vai funcionar, a dinâmica de participação e as temáticas que serão abordadas durante os três dias de atividades.
“Queremos dar oportunidade para os municípios se integrarem e mostrar também as suas potencialidades nessa área, proporcionando, aos visitantes, conhecer outras atrações dentro do roteiro integrado”, enfatizou Rosa Amélia, gerente regional do Sebrae na missão de organizar uma caravana regional que irá participar do Salão.
O trabalho do Sebrae junto à Rota das Emoções busca o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo nos municípios participantes. “Também quer contribuir para a educação das comunidades, incentivando o desenvolvimento do turismo sustentável, potencializando o mercado interno, divulgando e promovendo os atrativos da rota”, disse Luciani Dória, responsável pelas capacitações do Salão de Turismo do Sebrae Maranhão.
Além da reunião com a presença dos gerentes das intituições financeiras locais, como Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Caixa Econõmica, ainda representantes dos municípios de Guimarães, Alcântara, Cururupu, Santa Helena, Bequimão. Na ocasião, foi exibido um vídeo e uma explanação sobre o evento, a divulgação está sendo feita também com panfletos e outros materiais impressos com apelo visual.

Geladeiras de graça em Apicum Açu e São José de Ribamar

Os cadastros para a troca gratuita de geladeiras realizadas pelo Caravana da Economia, projeto promovido pela CEMAR, serão realizados a partir do dia 29 de abril, nos municípios de Apicum Açu e São José de Ribamar. Os consumidores residenciais que se cadastrarem e atenderem aos pré-requisitos poderão trocar as suas geladeiras velhas por geladeiras novas e mais econômicas (com selo PROCEL – Categoria A), além disso, podem substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes que reduzem o consumo de energia, uma vez que, são as lâmpadas frias, que não geram calor.

Após a realização do cadastro os agentes da CEMAR realizarão visitas técnicas para avaliar as geladeiras de cada inscrito. Todos os clientes cadastrados receberão a visita técnica das equipes do Caravana da Economia e a partir da análise individual dos casos a troca será realizada. Em Apicum Açu, os cadastros serão feitos na Praça dos Três poderes, em frente à agência dos correios, no bairro Centro. Em São José de Ribamar, a equipe da CEMAR realizará os cadastros na Praça do Viva, Avenida Panaquatira, próximo à sede do bumba meu boi de Ribamar, no bairro Outeiro.

Cada município será beneficiado com a entrega de 120 geladeiras e os cadastros serão encerrados quando atingirem o número de 220 clientes. O anúncio dos contemplados acontecerá no dia 6 e a troca das geladeiras no dia 7 de maio, nos mesmos locais do cadastro. Para a realização do cadastro o consumidor deve levar RG (carteira de Identidade), CPF e uma conta de energia, além de atender aos seguintes critérios:

• Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda;

• Possuir uma geladeira velha em funcionamento;

• Ser o titular da conta de energia;

• Estar em dia com o pagamento da conta de energia;

• Na capital, é necessário morar no bairro beneficiado ou adjacências;

• No interior, basta morar no município que estiver sendo beneficiado;

O Projeto Caravana da Economia, da CEMAR, faz parte do Programa de Eficiência Energética, que desenvolve também outras ações e promove o uso racional da energia.

O objetivo principal é evitar o desperdício de energia elétrica e diminuir impactos ambientais. Desde o início do Programa, em 2007, já foram trocadas mais 35 mil geladeiras e 267 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes em 54 municípios maranhenses. Em 2013 foram trocadas, 5.280 geladeiras em 29 municípios do Estado.