Cerca de 30 gestores escolares e orientadores pedagógicos de Bequimão participaram na última sexta-feira (14) do III Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem – Eixo Alfabetização. A capacitação aconteceu durante todo o período da manhã na Sala de Reunião do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a presença de servidores da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMEJEL).
“Hoje realizamos a formação do Pacto pela Aprendizagem com o eixo de gestores e ainda temos a formação com os professores. O Pacto pela Aprendizagem é uma política de educação fruto do regime de colaboração entre o Estado e o nosso município, que vem fortalecendo o trabalho pedagógico nas nossas salas de aula, tendo como meta a alfabetização e, consequentemente, a melhora dos índices educacionais da nossas crianças nos anos iniciais”, explicou a secretária de Educação, Juventude Esporte e Lazer, professora Sinara Almeida.
Intitulado “Natureza do trabalho pedagógico: avaliação e percursos metodológicos no processo de alfabetização”, o módulo trouxe discussões sobre o reconhecimento do processo de avaliação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), assim como a caracterização do padrão de desempenho dos estudantes, buscando identificar habilidades.
As formativas do terceiro módulo do ciclo municipal foram divididas em duas etapas: estudo dos textos-base voltados para gestores e professores, além de abordagens sobre o cotidiano escolar, tempo e por onde começar a alfabetizar a classe estudantil dos anos iniciais. Já a segunda etapa foi constituída pelo encontro formativo, momento para aprofundamento e discussão da temática “Natureza do Trabalho Pedagógico: Avaliação e percursos metodológicos no processo de alfabetização”, onde também foram propostas intervenções para a promoção da alfabetização entre as crianças bequimãoenses.
“Uma capacitação bastante exitosa. Quero aqui parabenizar a nossa secretária professora Sinara e todos os servidores da SEMEJEL pelo belíssimo trabalho realizado com foco nos nossos estudantes. Estamos ampliando as reflexões sobre a importância deste trabalho para a nossa educação, promovendo a compreensão de princípios e diretrizes de um percurso metodológico para alfabetização que contemple as necessidades das nossas crianças. Tivemos aqui diálogos que vão se estender às ações da gestão escolar para fortalecer o processo de alfabetização entre coordenadores(as) e professores(as) do nosso município”, afirmou o prefeito de Bequimão, João Martins, ao avaliar a importância da qualificação voltada para os servidores da educação municipal.