Marca é
considerada um recorde no Maranhão: foram 216 atendimentos por hora nos 51
municípios maranhenses onde a iniciativa aconteceu.
Pinheiro - A
10ª Semana Microempreendedor Individual (MEI) foi um sucesso. Isso porque a
instituição realizou 10.410 atendimentos para 5.259 pessoas, entre
microempreendedores individuais, empresários de micro e pequenos negócios,
potenciais empresários e potenciais empreendedores. A marca é um recorde e
dobrou a marca atingida em 2016, quando cerca de 5 mil pessoas foram atendidas.
Este
resultado significa que os analistas técnicos e consultores do Sebrae
realizaram 216 atendimentos por hora, distribuído nos 54 pontos de atendimento
montados em 51 cidades maranhenses onde a 10ª Semana do MEI aconteceu.
Na regional
de Pinheiro, pelo segundo ano consecutivo, o Sebrae descentralizou as ações que
englobaram a 10ª Semana do Microempreendedor Individual e a 5ª Semana de
Educação Financeira na baixada e litoral ocidental maranhense.
A
descentralização proporcionou, por meio de 40 ações gratuitas, capacitação para
empreendedores e potenciais empreendedores, do campo e da cidade, em 12
municípios atendidos pela regional.
A estratégia
foi um sucesso. Foram mais de 1.000 atendimentos realizados, dobrando a
quantidade alcançada no ano passado. Quinze palestras com a participação de 400
pessoas, nove oficinas que atenderam mais de 200 participantes, além de um
seminário de crédito, orientações porta a porta e capacitações nas áreas de
gastronomia e maquiagem.
De acordo
com a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, a estratégia de
descentralizar as ações beneficia um número maior de empreendedores e torna
ainda mais efetivo o trabalho de fomento ao empreendedorismo na região.
"Quanto
maior for o número de municípios onde possamos executar nossas ações, maior
será o número de empresas abertas e mais forte será o ecossistema dos pequenos
negócios na região. A semana do MEI é apenas um, dos muitos eventos que
planejamos realizar de maneira regional e itinerante, outras ações com caráter
regional também serão executadas esse ano", garantiu Fernandes.
As oficinas
com o tema "Oportunidades na gastronomia para o MEI" foram bastante
concorridas. Nelas os participantes aprenderam técnicas de manipulação de
chocolate e produção de artigos que podem ser comercializados durante todo o
ano, tudo aliado a técnicas de gestão e finanças para um pequeno negócio do
ramo da gastronomia.
"Esse
curso foi uma oportunidade pra gente que já trabalha nessa área da gastronomia
se aprimorar ainda mais e também entender como é importante a nossa empresa ser
registrada, tudo certinho e o Sebrae tá aí para ajudar a gente nisso tudo",
disse Maria do Rosário, uma das participantes da oficina de gastronomia.
De acordo
com os dados consolidados de atendimento durante o período, no estado, foram
atendidos 2.162 MEIs, 546 Microempresas (ME), 11 Empresas de Pequeno Porte
(EPP) e 2.540 potenciais empreendedores. No período ainda foram realizadas 75
formalizações de Microempreendedores Individuais. Além disso foram 5.946
capacitados. "Tivemos empresários e potenciais empresários que realizaram
mais de uma capacitação durante a 10ª Semana do MEI", explicou o diretor
superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
"Este
resultado mostra a pujança do Microempreendedor Individual no Maranhão, onde
até o fim de abril havia mais de 82 mil registrados no estado. O evento vem
despertando muito interesse principalmente no interior do estado. Não foi à toa
que triplicamos nossos resultados, saltando de 3,5 mil atendimentos em 2015
para 10,2 mil atendimentos", comentou João Martins.
SEMANA
A 10ª Semana
do MEI aconteceu entre 14 e 19 de maio, em 51 cidades maranhenses. Na
iniciativa ofertou mais de 370 ações, dentre cursos, oficinas, consultorias,
seminários, rodadas de negócios e um encontro de startups, em São Luís.
O objetivo
do Sebrae foi capacitar MEIs e potenciais empresários e orienta-los sobre como
obter melhores resultados, empregando o mínimo de recursos financeiros e
humanos. "Para a 10ª Semana do MEI adotamos como objetivo norteador a
orientação para que o MEI faça mais com menos recursos, o que em tempos de
crise fará a diferença para sucesso. Toda a programação foi voltada para a
capacitação dos MEIs ", disse o diretor técnico do Sebrae, Antônio Garcês.
Para este
ano, foram programadas 362 ações para a 10ª Semana do MEI, divididos em 113
oficinas, 106 palestras, 6 cursos, 16 seminários, 3 rodadas de negócios, 126
ações de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI, e um encontro de
startups – apenas no primeiro dia foram realizadas 94 ações.
Além disso
foram realizadas 3.768 orientações e 696 consultorias. "Tivemos um
resultado muito bom. Agora vamos avaliar o que alcançamos, identificar acertos
e erros para corrigi-los e planejar para obtermos resultados ainda melhores na
próxima edição", finalizou João Martins.
10ª Semana
do MEI em Números
Resultado é
recorde e mostra um crescimento de 297% no volume de atendimentos
10.410
Atendimentos
5.259
Clientes Atendidos
362 Ações
3.768
Orientações Técnicas
696 Consultorias
5.946
Capacitados
FONTE:
SEBRAE NO MARANHÃO