terça-feira, 29 de setembro de 2020

Julieta celebra e comemora 60 anos de vida



Com uma missa em ação de Graça Julieta Guterres de Abreu Ferreira, primogênita dos cinco filhos de Osório Abreu e Dona Ana Guterres, deu início pela celebração e comemoração dos seus 60 anos de vida. 



Acompanhada do seu esposo Roberto e do seu filho Zé Roberto, cercada por familiares, muitos amigos e convidados comemorou numa noite inesquecível as suas 6 décadas de vida e de felicidades. 



Julieta agradeceu à sua família, e a todos os que direta ou indiretamente a ajudaram e ajudam a construir uma bela história de vida. Por tudo e por todos, o dia 26 de setembro será um dia inesquecivel na minha vida. Disse Julieta!















*Com sede de poder, oposição ao grupo do prefeito Zé Martins cambaleia na corrida pela Prefeitura de Bequimão*



A campanha eleitoral mal começou e os candidatos e ex-candidatos a prefeito de Bequimão das alas que fazem oposição ao grupo do prefeito Zé Martins já dão provas de que não estão preparados para administrar o município. As constantes manifestações e retiradas de apoio entre si têm deixado os bequimãoenses confusos quanto aos reais objetivos do grupo subdividido, na disputa pela Prefeitura Municipal. 


A falta de unidade dos oposicionistas tem deixado cada vez mais evidente a sede de poder e a rivalidade existente entre eles, que subliminarmente se consideram os “salvadores” do município, mas deixam os próprios correligionários à deriva em um mar de ilusões. Ontem, em mais uma dessas movimentações um tanto quanto esquisitas, César trouxe à tona  a falta de habilidade e de planejamento da oposição para lidar com a vida de milhares de bequimãoenses. 


Cantanhede, até então candidato à Prefeitura de Bequimão pelo Republicanos, retirou o seu nome da disputa de novembro para apoiar o candidato Robson Almeida (PL), o que classificou como “ato de grandeza”. A nova “aliança” é resultado de um acordo político costurado na surdina. O fato é que a população já respira aliviada por reconhecer, desde cedo, quem de fato tem compromisso com o município. 


A desistência de César Cantanhede pegou correligionários de surpresa. Nos bastidores, muitos deles ainda estão atônitos com o caminho que o republicano decidiu seguir ao retirar a sua candidatura da disputa pela Prefeitura de Bequimão . Sem disposição para lutar pelo povo bequimãoense, parece que nem mesmo a história política do pai, Leonardo Cantanhede, foi suficiente para encorajar César a continuar defendendo o próprio nome para o Executivo. 


Enquanto isso, João Martins segue fortalecido. O ex-prefeito Antônio Diniz (PDT) prefere evitar uma aliança que não é bem vista aos olhos da população do município de Bequimão. Ele mantém a candidatura do filho, que começa a engatinhar na vida pública. Até o fechamento desta matéria, o ex-candidato César Cantenhede não havia publicado o vídeo da aliança formalizada com Robson Almeida, do PL,  em suas redes sociais. Estaria ele receoso em relação à repercussão negativa da desistência?

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Filuca dispara no interior e obriga prefeito a trabalhar

 


As últimas pesquisas mostram a subida rápida do candidato a prefeito de Pinheiro Filuca Mendes. A pesar dos boatos e fake News espalhados nas redes sociais, em entrevista no Sistema Pericumã; Filuca confirmou a sua candidatura, o bastante para o prefeito ir pra agua de açúcar, disseram aliados. 



O fato que tem chamado a atenção dessa corrida rumo a prefeitura, tem sido a disparada e subida cada vez maior da candidatura de Filuca, principalmente no intetior do município, o que tem obrigado o prefeito trabalhar e gastar o dinheiro acumulado pra campanha em obras espalhadas por todo município. 



São vários os exemplos da passagem de Filuca pelo interior e a chegada das máquinas para recuperação de estradas, pinturas de escolas e postos de saúde e ações de Saúde, que até então, não eram realizadas, muitos, já estão pedindo a presença de Filuca, pra ver se os benefícios finalmente chegam. 



A pesar dos cuidados, Filuca tá no grupo de risco, ele tem procurado atender todos os convites, e quase não tem dado conta de chegar a todos os povoados. "Nos temos trabalho, na cidade e no interior, e nesses quase quatro anos, nem na cidade e muito menos no interior, se viu alguma obra, a não ser a pintura, daquilo que nos fizemos, na lavagem de dinheiro escandalosa. Disse Filuca. As pessoas estão comparando e tendo a certeza de quem fez e sabe fazer e poderá fazer muito mais. Completou Filuca. 





domingo, 27 de setembro de 2020

Adriano Sarney anuncia saída da disputa pela Prefeitura de São Luís

 

Adriano Sarney anunciou neste domingo (27), a sua saída da disputa pela Prefeitura de São Luís. O candidato a prefeito pelo PV, esteve reunido com os 40 candidatos a vereadores da capital e realizou o anúncio. De acordo com o deputado estadual, a sua decisão de disputar o cargo baseava-se em preceitos da democracia, porém isso não vem sendo observado, uma vez que ele já foi excluído dos debates da Tv Difusora, que serão realizados no dias 31 de outubro e 11 de novembro.

Na avaliação de Adriano Sarney, existe um jogo antidemocrático contra a sua candidatura que figura em quarto lugar, empatado tecnicamente com Bira do Pindaré (PSB), de acordo com o Ibope. “Como podem me deixar de fora dos debates, se estou na frente de outros cinco candidatos que vão participar dos debates?”, questionou o deputado estadual.

Adriano Sarney ainda informou que seguirá independente na disputa municipal e vai liberar os seus 40 candidatos a vereador a votarem em quem bem entenderem para prefeito.

Confira o comunicado na íntegra de Adriano Sarney:

Carta aos candidatos e eleitores do PV em São Luís

Saudações verdes!

Foi uma longa jornada de superação desde o lançamento de nossa pré-candidatura há 1 ano até chegarmos neste dia. Formamos uma das maiores chapas de vereadores da disputa, somos 40. Com fé em Deus e nas pessoas de São Luís, vamos ter representação na Câmara Municipal. Escolhemos a surpreendente jovem Vall Nascimento para compor a majoritária como nossa candidata à vice-prefeita. Continuamos pontuando bem nas pesquisas, apesar de estarmos caminhando sem o apoios de grupos, partidos ou políticos tradicionais, e de termos sido candidato em eleições anteriores na capital. Temos que ter orgulho de tudo isso!

Devido ao nosso limitado tempo de TV – 6 segundos-, estávamos confiando na presença nos debates para expormos nossas ideias e mostrarmos para as pessoas nosso diferencial: conhecimento e experiência econômica e administrativa para levarmos São Luís para um novo patamar de desenvolvimento. O momento pede um gestor qualificado e me sinto preparado para assumir essa responsabilidade de superarmos a maior crise econômica e social das últimas décadas.

No entanto, não foi possível garantir nossa presença nos três debates com maiores audiências. A Rede Globo nacional impôs condições duras para a realização do evento devido a pandemia. Nossa opinião é de que não haverá debate neste veículo de maior audiência. Por outro lado, a TV Difusora/SBT realizará dois debates, mas, surpreendentemente, utilizou-se de uma regra eleitoral para nos deixar de fora, mesmo pontuando nas pesquisas acima da maioria dos outros candidatos que terão a chance de expor suas ideias. Acreditamos que, nestas condições impostas pela TV Difusora, o processo eleitoral em São Luís não será democrático uma vez que a maioria da população aguarda ansiosamente pelos debates.

Decidimos então retirar nossa candidatura a prefeito de São Luís. Vamos seguir com nossos candidatos a vereadores de forma independente.

Um abraço e boa sorte a todos!

Adriano Sarney
Presidente Estadual do PV

Bárbara Souza Soeiro
Presidente Municipal de São Luís do PV

Hoje se dar o início de campanha para os 05 candidatos em Pinheiro

 



Neste sábado (26), foi encerrado o prazo para o registro oficial das candidaturas e hoje domingo (27), já termos o início da campanha eleitoral 2020.

Consultado o divucand tivemos surpresa do Registro de cinco candidaturas em Pinheiro. Luciano Génésio (PP), que concorre a reeleição, Leonardo Sá, derrotado na eleição passada tenta novamente. Filuca Mendes, ex-prefeito também derrotado na eleição passada, pesa contra ele uma condenação que o deixa inelegível. Filho de Coqueiro, jovem empresário que se aventura pela primeira vez, e Por fim Cléia da Shalon, pouco conhecida no meio político.

Como se pode constatar dos cinco candidatos que já registraram oficialmente sua candidatura para concorrer a cadeira no executivo municipal, de acordo com o sistema do TSE (divulgacandcontas). Apenas uma mulher irá concorrer o pleito. Sendo que estarão presentes como vice, na maioria das chapas.

Em uma rápida análise de cenário, o atual prefeito Luciano como o maior grupo político, deve liderar a corrida novamente, devem brigar voto a voto, Leonardo Sá e Filuca Mendes, caso consiga reverter sua inelegibilidade, pelo segundo lugar.

Apesar dos ânimos aflorados em todos os grupos, a Justiça Eleitoral neste ano promete brecar tentativas de abuso de poder por parte de quaisquer candidatos e adotar uma fiscalização rigorosa no que diz respeito ao cumprimento das leis. Faltam aproximadamente 50 dias para as eleições municipais de 2020. 

 









ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020:AMAURY ALMEIDA REGISTRA CANDIDATURA À PREFEITO DA CIDADE DE MIRINZAL-MA

 

Amaury Almeida confirmou, na sexta-feira (25) a oficialização de sua candidatura à prefeitura  de Mirinzal  pelo Partido Progressista (PP), seu nome já aparece no Divulgacand, plataforma da Justiça Eleitoral que reúne os concorrentes as prefeituras e câmaras municipais.

Amaury segue em frente com sua proposta  de mudança para a cidade de Mirinzal, com muitas ideias e projetos inovadores, acreditando em uma gestão de desenvolvimento em todos os setores.

"Os planos que tenho são  voltados para o crescimento de nossa cidade, como um todo, ou seja, em todos os setores. Sei que não  vai ser fácil, porque Mirinzal tem muito o que melhorar para que nossa população  volte a ter  orgulho de nossa terra. Sei que os mirinzalenses merecem uma gestão  de oportunidades e estou aqui para proporcionar isso," destacou Amaury.


O vice na chapa de Amaury é Eduardo Amorim, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ele é  filho do ex prefeito de Mirinzal Rubem Amorim.


Amaury Almeida confirmou, na sexta-feira (25) a oficialização de sua candidatura à prefeitura  de Mirinzal  pelo Partido Progressista (PP), seu nome já aparece no Divulgacand, plataforma da Justiça Eleitoral que reúne os concorrentes as prefeituras e câmaras municipais.


Amaury segue em frente com sua proposta  de mudança para a cidade de Mirinzal, com muitas ideias e projetos inovadores, acreditando em uma gestão de desenvolvimento em todos os setores.


"Os planos que tenho são  voltados para o crescimento de nossa cidade, como um todo, ou seja, em todos os setores. Sei que não  vai ser fácil, porque Mirinzal tem muito o que melhorar para que nossa população  volte a ter  orgulho de nossa terra. Sei que os mirinzalenses merecem uma gestão  de oportunidades e estou aqui para proporcionar isso," destacou Amaury.



O vice na chapa de Amaury é Eduardo Amorim, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ele é  filho do ex prefeito de Mirinzal Rubem Amorim.


Eleições 2020: termina hoje prazo para pedir registro de candidatura

 

O prazo para a apresentação de pedidos de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral termina neste sábado (26). A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que, neste ano, mais de 700 mil candidatos disputem as 5.568 vagas de prefeito e as milhares de cadeiras de vereador. Nas eleições municipais de 2016, a Justiça Eleitoral recebeu um número bem menor de pedidos de registro para os mesmos cargos – 496.927.

Por causa das dificuldades enfrentadas por partidos e coligações para fazer a transmissão de arquivos pela internet, desde o início desta semana, a entrega dos registros fisicamente está permitida pela Portaria nº 704, assinada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Virtualmente, o prazo para a documentação terminou às 8h de hoje, mas presencialmente o requerimento pode ser feito até as 19h. 

EXIGÊNCIAS E REGISTRO

Para a candidatura, a Constituição Federal exige do cidadão nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, a filiação partidária – portanto, as candidaturas avulsas estão proibidas – e a idade mínima fixada para o cargo eletivo pretendido.

No caso de prefeito ou vice-prefeito, o candidato precisa ter 21 anos e, para disputar a vaga de vereador, deve ter 18 anos até a data da posse. Além disso, para concorrer, o postulante a um cargo eletivo precisa estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ter multa. 

A Resolução TSE nº 23.609/2019 estabelece que qualquer cidadão pode concorrer às eleições desde que cumpra as condições constitucionais e não esteja impedido por qualquer causa de inelegibilidade prevista em lei. Pelo texto, para disputar o pleito, o candidato deve ter domicílio eleitoral na respectiva circunscrição e estar com a filiação deferida no partido político pelo qual pretende concorrer, seis meses antes das eleições.

Do Imparcial

Campeão maranhense de 2020 será conhecido neste sábado no clássico entre Moto e Sampaio

 

Moto poderá ser campeão invicto e Sampaio pode aumentar sua coleção para 34 taças da mais importante competição estadual

AQUILES EMIR

Sem presença de torcida, por conta do protocolo contra a pandemia de coronavírus, o clubes de maior rivalidade no futebol maranhense – Moto Club e Sampaio Corrêa – entram em campo na tarde deste sábado (26) para definirem quem será o campeão estadual da temporada 2020. O jogo será a partir das 19h, no Estádio Castelão em São Luís.

Os dois times vêm de um empate sem gols no jogo de quarta-feira (23). Caso haja novo empate, como não há gol qualificado, a decisão do título será nos pênaltis.

O Sampaio é o maior vencedor com 33 títulos estaduais, mas está sem levantar o troféu desde 2017. Já o Moto, que acumula 26 conquistas, foi campeão em 2018. O vencedor da temporada passada foi o Imperatriz.

A arbitragem ficará sob a responsabilidade de Maykon Matos Nunes, que terá como assistentes Elson Araújo da Silva e José Carlos de Jesus. O quarto árbitro é José Henrique de Azevedo Junior; o quinto, Damásio Câmara de Araújo Neto; o adicional 1, Eduardo Moraes Garcia, e o adicional 2, Raelson Almeida.

Como finalistas, Moto e Sampaio já têm vagas garantidas na Copa do Nordeste de 2021. O campeão entrará direto na fase de grupos, enquanto o vice terá que disputar a preliminar. A dupla da capital também está garantida na Copa do Brasil 2021. O Moto, se não conseguir o acesso esse ano, ainda estará na Série D do próximo ano, que está disputando agora em 2020.

Invencibilidade – O Moto poderá ser declarado campeão invicto, já que não perdeu nenhuma partida até agora. “Agora é corrigir alguns erros, para que a gente venha em busca do título”, diz o treinador Djair Ferreira.

Já pelo lado do Sampaio, o time deverá ser o mesmo do jogo de ida, mas o técnico Léo Condé tem problemas no sistema defensivo, pois o zagueiro Daniel Felipe foi expulso na primeira parida e deverá ser substituído por Paulo Sérgio.

“Sabemos que clássico se define em detalhes. Tem que ficar atento aos detalhes porque no sábado tenho certeza que a bola vai entrar. Sabemos a importância de ser campeão maranhense, pois possibilita o clube diretamente na Copa do Nordeste. E claro, nosso nome também fica marcado na história do clube e futebol só tem espaço para vencedores”, diz o atacante Gustavo Ramos.

A PREFEITA VALÉRIA CASTRO DE PRESIDENTE SARNEY TEM 48 HORAS PARA FAZER O REPASSE PARA A CÂMARA MUNICIPAL, COM BASE DA LEI ORÇAMENTÁRIA SOB PENA DE MULTA DIÁRIA DE R$ 10.000,00 (DEZ MIL REAIS)

 




Tratam os autos de MANDADO DE SEGURANÇA impetrado por CÂMARA MUNICIPAL DE PRESIDENTE SARNEY/MA, contra ato da Sra. Prefeita Municipal de Presidente Sarney/MA, VALÉRIA MOREIRA CASTRO, alegando, em síntese, que esta não realizou o repasse do duodécimo relativo ao mês de setembro de 2020, no montante de R$ 112.239,63 (cento e doze mil, duzentos e trinta e nove reais e sessenta e três centavos). Para demonstrar suas alegações, o impetrante juntou o extrato bancário da conta corrente de titularidade da Câmara Municipal de Presidente Sarney, onde se verifica que até o dia 21/09/2020, não havia sido feito o repasse da referida verba, ao ente impetrante. Com base em tais argumentações o ora impetrante requereu, em sede de liminar, que este juízo “DETERMINE, via SISTEMA BACENJUD, o bloqueio online, nas contas da Prefeitura Municipal de Presidente Sarney/MA, do valor de R$ R$ 112.239,63 (cento e doze mil, duzentos e trinta e nove reais e sessenta e três centavos), referente a cota de duodécimo do mês de setembro de 2020, a que tem direito o legislativo municipal, para adimplir as suas despesas operacionais e de funcionamento, e automaticamente a transfira para a conta corrente de número 10.125-7, em nome de CÂMARA MUNICIPAL DE PRESIDENTE SARNEY/MA, na agência 0566-5, do Banco do Brasil, conforme preceitua o artigo 168 da Constituição Federal”. É o necessário relatar, ao que passo ao exame do pedido de liminar em tutela de urgência.





Urgente: violência assusta moradores de Viana e adolescente de 13 anos é executado dentro de casa de vizinhos

 A cidade de Viana está tomada pela violência. Assim como a maioria das cidades da Baixada Maranhense, o número de mortes, assaltos, roubos e suicídios vem assustando a população. Clique AQUI e veja nossos vídeos.

Caso aconteceu nesta sexta-feira, 25

Agora há noite, por volta das 20 horas, um adolescente de 13 anos foi assassinado dentro de uma casa de seus vizinhos. O caso aconteceu na rua Santinha Neves, no bairro Citel, por trás do Supermercado Mateus, zona urbana do município de Viana.

Segundo as informações policiais, trata-se de um menor, de iniciais R.F.D. Moradores contaram aos policiais que dois elementos não identificados, em uma moto, avistaram a vítima, que tentou correr e entrou na casa de vizinhos. Os homens entraram na casa e executaram o adolescente no quarto da residência.

A polícia informou ao Blog do Jailson Mendes que a vítima já foi apreendido por tráfico de drogas. Por se tratar de um menor, o blog preservará a imagem da vítima.

Professora Rosinha registra candidatura à prefeitura de Cururupu na Justiça Eleitoral.

 

A Professora Rosinha confirmou o registro de sua candidatura nas eleições de 2020, junto à Justiça Eleitoral, para disputar a Prefeitura de Cururupu pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB, e de sua vice Katma Belém que é filiada ao Partido Republicano da Ordem Social – PROS, Katma Belém, é esposa do ex-vereador Orlando Belém.

Como se esperava, o nome da candidata já está disponível desde a manhã desta sexta-feira (25, set, 2020) na plataforma da Justiça Eleitoral que reúne os nomes dos concorrentes a prefeitura e Câmara de Cururupu veja todos os registros:  Divulgacandcontas.

Posto Guará

Com o registro da candidatura essa será a terceira eleição que a Professora Rosinha disputará como candidata a prefeitura de Cururupu. Em 2012, foi a principal candidata a disputar a eleição com o ex-prefeito Junior Franco, e ficou em segundo lugar. Já em 2016, a Professora Rosinha, disputou contra o também candidato em 2020 Aldo Lopes, e o venceu com, sendo eleita com uma votação marcante e histórica.

Auto Posto Piedade Semana da Patria

Também é possível encontrar o registro da Proposta de Governo, distribuído em 21 páginas, implementando as políticas públicas, em 19 eixos temáticos.

Na chapa registrada de Professora Rosinha e Katma Belém, acompanham o registro de 24 candidaturas vereadores, distribuídos em dois partidos, sendo eles PT e PCdoB. É possível encontrar os nomes dos partidos da coligação, sendo eles: PC do B, PROS e PT.

Até o momento as candidaturas de Aldo Lopes, Professora Rosinha e Dr. Rodrigo Passinho já foram confirmadas, faltando somente a de Hellen Maravilha e Alberto Franco.

Clique aqui e veja o Registro dos nomes e números dos Candidatos de Vereadores em 2020; 

Policial morto durante tentativa de assalto em São Luis prestava serviços em Pedro do Rosário, na Baixada Maranhense

 O policial militar Ricardo Sousa Pinheiro, que morreu ao reagir a um assalto no Ipem São Cristóvão, em São Luís, prestava serviços na cidade de Pedro do Rosário desde 2019, na Baixada Maranhense. O caso aconteceu por volta das 19h30 desta quinta-feira (24).

Policial prestava serviços em Pedro do Rosário

O PM estava chegando à casa de sua mãe quando foi abordado pelos assaltantes. De dentro do carro, um Corsa Classic, ele disparou contra um dos bandidos, que foi alvejado no tórax. Um dos comparsas efetuou três disparos contra o policial, que foi atingido por dois deles, sendo um no tórax. Ele foi socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Clementino Moura, o Socorrão 2.

O assaltante foi alvejado no tórax e morreu no local. Ele teria sido identificado como Wilker Xavier Silva, residente na Rua 07, quadra 44, na Cidade Olímpica, em São Luís. Pelas informações, os assaltantes estavam em um Celta, de cor vermelha, e queriam roubar o carro do policial. Antes de fugirem, eles ainda pegaram a arma que estava com o assaltante morto.

Acredita-se que eles iriam roubar o veículo para praticar outros assaltos na cidade. A polícia realiza diligências para tentar localizar e prender os outros envolvidos nesse ataque contra o PM. Moradores do Ipem São Cristóvão reclamam dos constantes assaltos no conjunto e em áreas próximas, como Cohapam e Jardim São Cristóvão 1 e 2.

Autoridades e moradores de Pedro do Rosário lamentam morte

Diversos moradores e autoridades da cidade de Pedro do Rosário lamentaram a morte do policial, que prestava serviços desde o ano de 2019 na cidade. Um deles foi o deputado estadual Toca Serra.

“Nosso querido irmão Sd Ricardo Sousa Pinheiro exerceu com excelência e respeito seu trabalho e mantendo um convívio pacífico e fraternal com todos os cidadãos. Era um homem íntegro, competente, dedicado, respeitado e admirado que agora deixa um vazio imenso em nossos corações! Ele será para sempre lembrado. Desejamos forças à família e aos amigos! Um dia, essa dor será apenas saudade’, lamentou.

Nota da Polícia Militar

Com profundo pesar, a Polícia Militar do Maranhão, comunica o falecimento do Sd PM Ricardo Sousa Pinheiro, 35 anos, ocorrido na noite de quinta feira, 24, na cidade de São Luis, vítima de disparo de arma de fogo

Em seus 04 anos de Corporação, o aludido militar traçou uma carreira com compromisso e dedicação ao serviço policial militar. Atualmente servia no Destacamento Policial de Pedro do Rosário, pertencente ao 10° Batalhão de Polícia Militar.

O Comandante Geral da PMMA, em nome dos Oficiais, praças e funcionários civis da Corporação se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor. “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia.” (2 Tm 4:7-8)

Maranhão é o estado que tem a maior taxa de desempregados do país, segundo dados do IBGE

 

Maranhão registra uma das taxas mais altas no período em que as empresas estava proibidas de funcionar

Somente a Bahia tem números tão elevados quanto os do Maranhão

O número de pessoas desocupadas no Maranhão subiu, em agosto, para 445 mil, 47 mil pessoas a mais que em julho. Esse é o maior número registrado desde maio, quando teve início a série histórica da pesquisa. A taxa de desocupação atingiu 18,1%, um aumento de 1,4 ponto percentual frente ao mês anterior (16,7%).

Maranhão e o estado da Bahia (também 18,1%) apresentaram a maior taxa de desocupação do país em agosto. As informações são da edição de agosto da PNAD COVID 19, divulgada hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quanto aos indivíduos que não estavam ocupados e que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego por conta da pandemia, o Maranhão apresentou percentual de 41%, totalizando, em termos absolutos, 960 mil pessoas. Números menores que os registrados em julho: 42%, correspondendo a 1,046 milhão de pessoas.

A Proxy da Taxa de Informalidade (percentual de pessoas ocupadas como trabalhadores informais em relação ao total de pessoas ocupadas) foi de 52,3% em agosto no Maranhão. Em julho, a taxa foi de 51,7%.

Já o rendimento médio real efetivamente recebido de todos os trabalhos foi de R$ 1.327,00 no mês de agosto. Valor maior que os R$ 1.295,00 apresentados em julho.

De acordo com a pesquisa, 65,5% dos domicílios maranhenses receberam auxílio emergencial em agosto. Esse percentual foi o 2º mais elevado dentre as Unidades da Federação, menor apenas que o registrado no estado do Amapá (71,4%). Em julho, o percentual do Maranhão foi de 65,8%.

Cai número de maranhenses com síndrome gripal

Em relação à saúde, a PNAD COVID 19 apontou que, em agosto, 458 mil pessoas (6,5% da população do estado) apresentaram pelo menos um dos sintomas investigados pela pesquisa, como febre, tosse e dor de garganta. O número é inferior ao estimado no mês anterior, quando 485 mil pessoas relaram ter algum dos sintomas.

Quanto aos sintomas conjugados – perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; e febre, tosse e dor no peito –, o Maranhão registrou queda, de 131 mil pessoas em julho, para 68 mil em agosto.

(Fonte IBGE)

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Geraldo não registra candidatura e pode desistir da disputa. A causa seria o vice Lobato



O prefeito de Peri Mirim Geraldo Amorim, há três dias do fim do prazo para Registro de candidaturas, ainda não fez, e segundo se comenta, o motivo seria o descontentamento dos aliados e apoiadores contra a indicação do Vice Lobato, pai da ex. Secretária de Saúde do município, e que dizem os analistas, além de não agregar no grupo, não ajuda na soma e na conquista dos votos. 

Geraldo vai enfrentar dois fortes candidatos na disputa e com candidaturas ja registrada. Gilmar seu vice atual e Elieser que lidera as pesquisas de intenção de votos ja feitas e divulgadas no município. 

Experiente nas disputas e com a prefeitura nas mãos, muitos acham que Geraldo apesar da forte rejeição, teria sim, condições de reverter e ganhar as eleições. Outra possibilidade corrente em Peri Mirim, é de que Geraldo Desistiria da eleição e colocaria um outro candidato na disputa. Agora é aguardar até sábado, antes do fim do prazo pra se saber..

terça-feira, 22 de setembro de 2020

MAIS DA METADE DO DINHEIRO DESTINADO PARA COMBATER A COVID-19 FOI DESVIADA POR GOVERNADORES E PREFEITOS

 

Mais da metade da ajuda destinada pelo Governo Federal para combater a Covid-19 foi desviada por governadores e prefeitos. Com uma insistência por autonomia nas ações durante a pandemia do novo coronavírus, os executivos estaduais e municipais foram responsáveis pelo desvio de 60% da verba enviada, de acordo com balanço divulgado pela Polícia Federal.

Seja na compra de testes rápidos, respiradores ou por meio de superfaturamentos em insumos básicos, as ações foram facilitadas por meio da lei de emergência, em que os governadores e prefeitos não necessitam de licitações durante o combate ao vírus.

Conforme consta no relatório da PF, de R$ 1,3 bilhões destinados para o enfrentamento, R$ 775 milhões foram desviados. Operações por todo o país já acontece para apurar as corrupções. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi afastado do seu cargo após ser pego em um esquema de corrupção na Saúde do Estado.

Em um vídeo, publicado no Terra Brasil Notícias, um prefeito petista revela que ganharia R$ 1,3 milhão, enquanto o comércio estivesse fechado.