terça-feira, 30 de outubro de 2012

Funcionaria é demitida do Materno ao cobrar seus dois meses salários atrasados


A enfermeira Geovranda do Hospital Materno Infantil foi demitida pela secretária de saúde do município Graça Mendes. Ela cobrou os seus dois meses de salários atrasados. Ela confirma também que colocou um papel na porta do diretor com as palavras “estamos em greve”.  Foi o suficiente para que ela fosse humilhada e destratada na frente dos outros funcionários e clientes do hospital. Veja o que ela disse sobre a saúde de Pinheiro:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A mulher mais jovem eleita no Maranhão 21 anos, derrota a prefeita esposa de Remy Trinta em Araiose


No dia 1º de janeiro de 2013, a banda de forró Garota Safada fará um show aberto ao público no município de Araioses, a 306 km de São Luís. O motivo é a posse da mulher mais jovem a ser eleita prefeita no Maranhão. Valéria Leal (PR), de 21 anos, vai comandar, a partir dessa data, a administração daquela cidade. Ela, segundo o TSE, está entre os inscritos mais jovens que foram eleitos no 1° turno das eleições.
(Correção: o G1 informou incorretamente nesta quinta-feira (25) que a prefeita eleita de Araioses, Valéria Leal (PR), é a mulher mais nova a assumir o cargo no país a partir de 1° de janeiro de 2013. Na verdade, ela é a mais jovem prefeita eleita no Maranhão. O erro foi corrigido às 13h19).
Com jeito adolescente e medindo apenas 1,50 m de altura, Valéria fez uma campanha foi voltada justamente para conquistar os eleitores de sua faixa etária. Para isso, a então candidata fez versões de seu jingle em ritmos populares como forró, brega, axé, dance e até mesmo estilo romântico. Os hits ‘Vida de Empreguete’, da novela ‘Cheias de Charme’, e ‘Só se for gelada’, da banda Aviões do Forró, também ganharam releituras na busca pelo voto.
Ao G1, a futura prefeita contou ter surpreendido os colegas com a decisão de entrar na política e trancar o curso de odontologia em uma faculdade particular de São Luís. “Meus amigos me chamaram de louca logo quando contei a eles, mas depois me apoiaram”, disse.
Ela não esconde que atendeu a um pedido do pai para disputar as eleições deste ano. Manin Leal – atual prefeito do município de Santa Quitéria – não podia candidatar-se, já que está no segundo mandato consecutivo naquela cidade.
Durante a campanha, Valéria usou o nome ‘Valéria do Manin’, para ter sua imagem ligada à do pai. “Meu pai é natural de Araioses, e esse era o seu sonho. Então, decidi eu mesma realizá-lo. Mas não quero ser igual a ele, quero ser melhor”, afirmou a futura prefeita.
Além disso, a jovem conta com o apoio da mãe. Ivonice Leal é vereadora em Santa Quitéria. Em 1997, ela ficou paraplégica, quando levou um tiro na coluna em um suposto atentado. Segundo a família, o ocorrido teve motivação política. Valéria, entretanto, não se intimida com o mundo em que está prestes a adentrar e diz sentir-se confiante no novo cargo. “Tenho o povo ao meu lado”, afirmou.
No último dia 7 de outubro, ela foi eleita, no 1º turno, com 55,22% dos votos válidos. A novata derrotou, além de outros candidatos, a atual prefeita candidata à reeleição, Luciana Trinta (PDS), de 39 anos.
Projetos e dúvidas
Passada a disputa e agora eleita, Valéria fala em investir na infraestrutura de Araioses, cidade que tem o 6° pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. “Quero melhorar a questão do saneamento e abastecimento de água, coisas que as pessoas mais reclamam”, disse.
Além disso, diz querer estabelcer uma Secretaria de Juventude, para ouvir a opinião dos jovens. Também pretende criar a ‘Bolsa Valéria do Manin’, auxílio inspirado no ‘Bolsa Família’ do ex-presidente Lula, que ela cita como um de seus modelos políticos. “Admiro o Lula porque ele veio de uma família pobre e se destacou ajudando a população”, ressaltou.
O fato de ter que comandar homens e pessoas mais velhas na liderança da prefeitura não assusta Valéria. “Não acredito que terei dificuldade, as pessoas não são tão difíceis. Basta que você dê a elas uma tarefa”, disse.
Porém, apesar do entusiasmo com o novo cargo, ela não está certa de que seguirá o caminho da família na política permanentemente.
Valéria revelou que, depois de seis meses, pretende retomar a faculdade e conciliá-la com a prefeitura. “Gosto da política, mas penso em ser dentista ainda. Não tenho certeza sobre a carreira que realmente vou ter no futuro”, finalizou.

Prefeita Helena entrega importantes obras em Santa Helena




A prefeita Helena Pavão continua inaugurando obras em seu município. A pesar do povo não ter eleito o seu candidato, e todos continuarem se perguntando: por que o povo não votou no candidato da prefeita?A administração da prefeita helena é considerada a melhor administração de todos os tempos e a sua aprovação de mais de 80% comprova isso.   O tempo vai dizer. Disse um experiente político de Santa Helena. No dia 26 sexta feira a prefeita voltou a entregar obras na cidade. Foi entregue a Rodoviária que já é o novo cartão postal da cidade. A imagem mostra isso). A inauguração marcada por momentos de muita emoção, registrou também a quebra de tabu, lembrou o secretário Marcone, pois a antiga rodoviária, foi construída pelo ex. prefeito Walfredo Weba e foi reformada, ampliada, modificada e modernizada pela prefeita Helena; que confirmou sempre ter alimentado um desejo de ver aquele velho prédio abandonado, num local bonito e que servisse à população de Santa Helena e aos visitantes. O deputado Victor Mendes resaltou o empenho e a determinação da prefeita Helena em dotar a sua cidade de uma infra estrutura capaz de garantir uma qualidade de vida cada vez melhor a população da sua terra.  Em outro ponto da cidade no bairro da Morada Nova uma grande e bonita Creche foi entregue à comunidade. A creche atenderá cerca de 120 crianças, garantiu a secretária Gilvanda. Para a prefeita Helena é na educação que se garante um futuro melhor aos jovens e esse trabalho tem que começar na infância e era por isso que os interesses estavam voltados para creches e escolas com qualidade. O acesso ao bairro também era difícil e por isso foi feito o calçamento da rua da creche que também foi entregue à comunidade. Já  no dia 27 a prefeita helena foi ao interior do seu município e fez entrega de Sistema de Abastecimento de água nos povoados de Cocal, caboclo e Armindio. A prefeita helena ainda tem para entregar no interior do município Sistemas de Abastecimento de Água nos povoados de São Bento, Ponta da Areia, Guaribal, São Joaquim, Curralzinho, Cravo, São José e Cafuz. Todos os Sistemas de Abastecimento de Àgua atendendo todas as residências dos povoados. Isso é a garantia de uma água de qualidade e saúde para o nosso povo. Disse a prefeita Helena. Ela disse também que não se considera uma derrotada, pelo contrário, ela fez e faz tudo que foi possível fazer na sua cidade e no seu município. Ela se disse injustiçada. A prefeita Helena deve entregar em dezembro o novo, ampliado e moderno estádio Lobatão aos desportistas da sua terra.

Zé Raimundo está fora de programa da TV Difusora


A direção da TV Difusora informou, nesta segunda-feira (29), que o jornalista José Raimundo Rodrigues não levará mais ao ar o programa que apresentava na emissora, o Difusora Agora.
O anúncio oficial foi feito pela filha do apresentador, a também jornalista Karla Bianca, em sua página pessoal no Facebook.
“Com 34 anos de profissão, o profissional está mais do que pronto para voos maiores. Deus fecha uma porta, mas sempre abre outra…”, escreveu ela.
Na página do Maranhão TV na internet, Zé Raimundo explicou assim o motivo da sua saída.
“A partir de hoje, dia 29 de outubro de 2012, depois de 3 anos e 30 dias no ar, o Diretor Leonardo Gomes me informou que o programa saiu da grade de programação local. Motivo alegado: a veiculacao do vídeo-formação de milícia Edivaldo, no Difusora Agora, o que teria resultado em uma multa de 200 mil reais para a emissora!… A responsabilidade pela exibição do vídeo fora do horario eleitoral, nao me diz respeito! O meu comentário, respaldado pela decisão da Justiça Eleitoral de mandar retirar o vídeo do ar, foi tecnicamente correto, como corretas e bem fundamentadas foram todas as colocações que fiz ao longo do período de apresentação do programa!… Fica registrado o meu agradecimento por tudo o que representou, para mim, ter sido o Ancora do programa Difusora Agora!”
O blog já tentou contato com a direção da TV, mas ainda não obteve retorno.

Raimundo Cutrim e Alberto Franco denunciados por grilagem


Informação, deste sábado dão conta , que já está no Tribunal de Justiça denúncia formulada pelo Ministério Público contra os indiciados por grilagem de terras na ilha de São Luís.
Entre os denunciados estão o deputado estadual Raimundo Cutrim (DEM), o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco (PMDB) e o delegado de polícia aposentado Sebastião Justino. O procurador da família Mello, Sebastião Cardoso Filho,  também integra o rol.
Ainda segundo o blog, os delegado não falam sobre o relatório que incrimina Cutrim, Justino, Alberto Franco e Sebastião Cardoso. “Para a polícia, uma quadrilha atuou na grilagem da propriedade da família Mello. Uma pessoa do cartório de Ribamar que na época ajudou a falsificar os documentos também foi indiciada”, escreve Marcial, especialista na cobertura policial.
O TJ deve decidir, agora, se recebe a denúncia, que foi feita ao juízo de segundo grau porque, entre os envolvidos, há um parlamentar, que possui foro privilegiado.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Acusado do crime de pedofilia o vereador agora é acusado de incitar a violência


O apresentador e agora vereador eleito João Moraes ainda não convencido da derrota, parte para a incitação á violência. Acusado e investigado pelo crime de pedofilia, agora é investigado também pela justiça, por incitar a população à pratica de violência. O vídeo abaixo já de posse da justiça de Pinheiro é prova mais do que suficiente do total desequilíbrio emocional pelo qual passa o apresentador. A preocupação é de muitos; por conta desses distúrbios apresentados por quem não se convence que perdeu a eleição para Filuca. Para quem acompanha diz: A situação requer cuidados. Veja o vídeo.... 

Mamógrafo é tirado do CAP pela empresa por falta de pagamento


O que já havia acontecido com a empresa que fornecia equipamentos ortopédicos para o hospital Antenor Abreu e que por falta de recebimento dos recursos  da seção, invadiu o hopspital, foi ao centro cirúrgico e recolheu todos os equipamentos e material cirúrgicos. Ao ser interpeado por um funcionário do hospital ele disse: “estou levando o que é meu e que não recebi pela seção.” Se me pagarem eu devolvo.
O vexame voltou a acontecer na administração da secretária de saúde do município de Pinheiro Graça Mendes, desta feita no CAP e com um Mamógrafo. Ele teria sido comprado de uma empresa da capital que não recebeu pela venda. Resultado: teve que vir a Pinheiro, invadir o CAP e pegar de volta o equipamento. Para que acompanhou a sena disse ter sido deprimente. E mais uma vez o nome de Pinheiro foi motivo de piadas e colocado no lixo. 

Balduíno se elege em Bacuri na sua terceira eleição


Uma coisa estava escrita. Balduíno seria mesmo prefeito de Bacuri. Na sua terceira eleição ele se elegeu deixando pra trás a candidata considerada para muitos, imbatível. Gracilene, a candidata do prefeito Whashigton, tinha á sua disposição a maquina do poder público. Numa eleição histórica pela diferença, Balduíno que teve na sua chapa o ex. vereador Nixo como vice, colocou mais de 2.619 votos na frente. O prefeito eleito venceu assim: Balduíno PP 11 teve 6.516 ou 62.58% contra Gracilene 25 DEM teve 3.897 ou 37.42%. O eleitorado de bacuri é de 12.978 eleitores. O comparecimento foi de 10.882 ou 83.85%. A abstenção foi de 2.096 ou 16.15%. A nova câmara de vereadores ficou assim constituída: Zé Lauro 559. Junior Tropical 529. Toy 416. Baixinho 415. Vinizalda 414. Ramalho 406. Claiton 359. Fabiano Montelo 342. Jovan 304. João de Louro 262 e Chibé 255.   

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pinheiro sediará o 2º Seminário de Piscicultura da Baixada Maranhense


Será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2012 o 2º Seminário de Piscicultura da Baixada Maranhense. O evento é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e ocorrerá no município de Pinheiro, no salão Paroquial da Imaculada Conceição, que fica no centro da cidade. Podem participar piscicultores, estudantes e profissionais das áreas afins. O Seminário visa integrar os piscicultores da região, por meio de trocas de informações e experiência, além de apresentar para os participantes as novas tecnologias do setor. A programação conta com palestras realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura do Maranhão, além de palestras com especialistas no ramo da piscicultura, que vão fazer consultorias, entre outras ações contribuindo com a qualificação dos piscicultores do Maranhão. As inscrições para o 2º Seminário de Piscicultura da Baixada Maranhense são gratuitas e podem ser feitas no SEBRAE de Pinheiro, que fica na Av. Getúlio Vargas, 770, centro Pinheiro-MA. Telefone: (98) 33812711 ou no SEBRAE de São Luís, que fica localizado na Av. Professor Carlos Cunha, S/N, Jaracaty, São Luís-MA. Telefone: (98) 3216-6166.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Papa nomeia novo bispo para Pinheiro no lugar de Don Ricardo


Padre Elio Rama é o novo bispo de Pinheiro (MA). Ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI nesta quarta-feira, 17, e até então era Superior Regional do Instituto Missões Consolata no Brasil.

O sacerdote substitui Dom Ricardo Pedro Paglia, que teve sua renúncia ao governo pastoral da Diocese de Pinheiro aceita por motivo de idade, em conformidade com o Cân. 401 §1 do Código de Direito Canônico. 

Padre Elio nasceu em 28 de outubro de 1953, em Tucunduva, na Diocese de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Fez a sua profissão religiosa no Instituto Missão Consolata no dia 21 de outubro 1982 e foi ordenado sacerdote em 10 de novembro de 1984.

Realizou estudos de Filosofia nas “Faculdades Associadas do Ipiranga” – FAI (1975-1976) e de Teologia na Pontifícia Universidade Urbaniana (1979-1984), onde conseguiu também Licenciatura em Missiologia.

Como sacerdote, teve os seguintes cargos: Vigário Paroquial em Vilanculo, Moçambique (1985-1987); Pároco em Vilanculo (1987-1992); Reitor do Seminário da Consolata em Nampula, Moçambique (1992-1996); Superior Regional em Maputo, Moçambique (1996-2002); Reitor do Seminário Teológico I.M.C. em São Paulo (2003-2009); Conselheiro Regional em São Paulo (2005-2011); Pároco da Paróquia “Nossa Senhora da Penha”, em São Paulo (2010-2011).

Desde 2011, era o Superior Regional para o Brasil do Instituto Missões Consolata, com sede na arquidiocese de São Paulo.

Diques da Baixada em discussão na AL


A convite do deputado Jota Pinto (sem partido), o secretário de Agricultura do Estado, Cláudio Azevedo, apresentou, na manhã desta quarta-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa, o Projeto Diques da Baixada Maranhense, que prevê a construção de obras para a melhoria das condições de vida da população da maioria dos municípios da região.
Ao abrir a sessão, o deputado Jota Pinto, falando na condição de presidente da Frente Parlamentar da Baixada Maranhense, disse que o projeto elaborado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura (Sagrima), “representa redenção de toda a Baixada Maranhense”.
O secretário Cláudio Azevedo, durante sua explanação, explicou que o Projeto Diques da Baixada Maranhense é um dos principais projetos em articulação pela Sagrima, que pretende construir um sistema de diques, vertedouros e pequena barragem que se estenderá por aproximadamente 78 quilômetros, entre os municípios de Viana e Cajapió, em sentido paralelo à margem da Baía de São Marcos.
De acordo com informações de Cláudio Azevedo, o principal objetivo do projeto é reter, por maior período de tempo, a água superficial que escoa do continente, inunda os campos e se perde para o mar. Esta retenção, segundo ele, aumentará a disponibilidade hídrica da região no crítico período de agosto a dezembro.
Cláudio Azevedo informou que a aprovação dos recursos para a execução do projeto já foi assegurada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante a solenidade de inauguração da 8ª Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão, ocorrida em São Luís no dia 24 de setembro deste ano.
Com recursos da ordem de R$ 88 milhões para execução da obra de construção dos diques, a previsão da Sagrima é de iniciar o processo licitatório ainda em 2012. Segundo Cláudio Azevedo, o Projeto Diques da Baixada deverá fazer parte da nova etapa das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com ações integradas entre o governo federal – através dos Ministérios da Integração e Planejamento, e execução pela Codevasf – e o Governo do Estado do Maranhão.
Acompanhado de integrantes de sua equipe técnica, Cláudio Azevedo informou ainda que, atualmente, a Sagrima está trabalhando na execução do processo para contratação de uma empresa que fará as audiências públicas em municípios que serão contemplados com o Projeto Diques da Baixada.

Prefeitos se reúnem para discutirem futuro do Consórcio dos Guarás


Uma reunião de prefeitos do Litoral Norte da Região da Baixada serviu para discutirem o futuro do Consorcio dos Guarás. Esse consórcio foi criado por nove prefeitos dos nove municípios da região que compreende Central, Mirinzal, Guimarães, Cedral, Porto Rico, Cururupu, Serrano, Bacuri e Apicum Açu. Objetivo: Trabalhar e lutar unidos pelos benefícios dos municípios, mas, principalmente da região. O consorcio foi fundado em 2008 e vem conseguido benefícios antes impossíveis de chegarem a região.  Abriu portas no governo do Maranhão e até no Governo Federal e é tido como exemplo único de consorcio público no Brasil. O consorcio que tem como presidente o Pe. William prefeito de Guimarães, conseguiu algumas importantes vitórias e outros projetos que já estão em pauta para virarem realidade na região; como a estrada e a ponte sobre o Rio Pericumã que ligará Central a Bequimão. Esses, são exemplo de uma união que deu certo e que eles querem que continue. O problema é que todos os prefeitos do consorcio, uns não se reelegeram e outros não fizeram seus sucessores e isso, tem sido motivo de preocupação, disse o prefeito Irã de Central do Maranhão, sede da primeira reunião para essa discussão sobre o futuro do Consorcio dos Guarás. Será que os eleitos e futuros darão continuidade nesse trabalho? Será que eles terão essa visão de que somente através da união, benefícios importantes para mudar a realidade da região, poderão chegar? Será que eles querem que o consórcio continue. Essas respostas serão buscadas e dadas em um encontro que acontecerá no inicio de dezembro, com todos os nove prefeitos do consorcio e os futuros que assumirão em janeiro!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fernando Cuba volta à prefeitura de Cedral ganhando por apenas 12 votos


O ex. prefeito Fernando Cuba, estará de volta à prefeitura de Cedral a partir do dia 01 de janeiro de 2013. Depois de uma administração considerada muito ruim do seu pai, que perdeu para Jadson Pacinho que iria para reeleição no seu quinto mandato, um recorde na Baixada e no Maranhão. Fernando terá uma difícil tarefa de reconquistar o eleitorado do seu pai e tirar também de Jadson, visto que a sua vitória se deu por apenas 12 votos de diferença do segundo o atual prefeito pacinho. Numa eleição muito disputada entre quatro candidatos, todos, com potencial de eleição, não foi fácil, mas, a vitória de Fernando tem um sabor especial, PIS trás de volta uma pessoa admirada pela maioria da população e que com certeza fará uma grande administração. Fernando Cuba 15 PMDB teve 2.444 ou 36.48% Jadson Pacinho 25 DEM teve 2.432 ou 36.30% Dra. Suely 40 PSB teve 1.783 26.62% ou e Professora Leny 70 PT do B que teve 40 ou 0,60% dos votos. Os vereadores eleitos em Cedral são: Messias 430.Luis de Moraes 314. Nininho 262. Nando 258. Juarezinho 250. Arilson 211. Coelho 208.Nelico 196 e lelis 139 votos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CEMAR e empresas parceiras realizam ação de limpeza nas margens do rio Pericumã em Pinheiro.



A preocupação em contribuir com o meio ambiente tem aumentado de maneira relevante em várias empresas. A cada dia surgem projetos e ações voltados para a melhoria do planeta em que vivemos e consequentemente para a nossa qualidade de vida, a exemplo disso a CEMAR e empresas parceiras fizeram sua parte, realizando a ação de limpeza do rio Pericumã onde, na ocasião, os colaboradores retiraram lixo das margens do rio e também alertaram as pessoas que passavam pelo local sobre os prejuízos que a poluição causa ao meio ambiente.
O objetivo da ação foi colaborar com a limpeza do rio que abastece a cidade de Pinheiro e ao mesmo tempo contribuir com a saúde do planeta. O Pericumã é de grande importância para a sua população, pois além de ser fonte de alimento, fornece grande parte da água consumida no município, além disso, as espécies da fauna e flora dependem muito dele para sobreviverem.
O alerta foi para que as pessoas evitem jogar esgotos domésticos, industriais, vidros e plásticos no rio, contribuindo para a proteção de uma das maiores riquezas da Baixada Maranhense.  Para a Assistente Comercial Torg Helenne Barbosa “foi gratificante participar de uma ação dessa importância, pois como cidadã pinheirense e colaboradora CEMAR me senti útil para o município em que nasci e para a empresa em que trabalho”, enfatiza.

Desafiando a justiça: Servidores do município estão sendo demitidos e com salários atrasados ou sustados


Os salários dos servidores do Município de pinheiro, na maioria servidores do setor educacional estão atrasados há 15 dias, Diretores, Professores, Asgs e Agentes de portarias, são funcionários ligados diretos ao município, mas na maioria os que fazem parte da folha de pagamento da empresa COGETRANS,  empresa essa do interior do estado do Piauí e que comanda 40% do FUNDEB de pinheiro. Alguns funcionários estão reclamando que estão tendo seus salários sustados, outros dizem que aprece o deposito, mas, o dinheiro não caiu na conta. Deixando muitos ainda mais revoltad0s com a armação.

Os funcionários já estão temerosos quanto os seus proventos, já que o Prefeito José Arlindo foi derrotado nas urnas no ultimo dia 07. A preocupação maior é a linha que traçou os ex- prefeitos e aliados de Zé Arlindo, o Dr. Pedro lobato um dos seus aliados quando deixou o município funcionários amargaram 3 meses de salários atrasados, sem contar com um dos seus maiores assessores de campanha, José Genésio , esse deixou os servidores do município com até 7 meses de salários atrasados. O prefeito Zé Alindo já teve o seu pedido de cassação feito pelo MP, agora é só aguardar o andamento do processo e desenrolar da justiça a respeito do mesmo. Se não bastasse tudo isso ele continua desafiando a justiça e demitindo médicos, funcionários, efetivos e contratados. Com a palavra a justiça de Pinheiro e do Maranhão.

VEREADORES ELEITOS EM PINHEIRO


domingo, 14 de outubro de 2012

Luis Henrique elege sua esposa Rosa e volta à prefeitura de Porto Rico do Maranhão.


Ele era advogado recém formado e foi um dos responsáveis pela emancipação política do município, até então povoado de Cedral. Ele se elegeu e foi o primeiro prefeito do município. Luis Herique Fonseca depois de oito anos fora do poder na sua terra, estar de volta ao governo do seu município de Porto Rico do Maranhão. Prefeito durante 8 anos, perdeu a eleição duas vezes para seu maior opositor Cesar Mendes de quem tinha ganho duas vezes; e dele tomou elegendo a sua esposa Rosa prefeita de Porto Rico á partir de janeiro de 2013. Foi uma eleição muito disputada com três candidatos e um deles apoiado pelo governo municipal que investiu o que o município tinha. Porto Rico teve uma das menores abstenções na eleição do Brasil apenas 9,83%. Rosa 31 PSL teve 2.259 ou 39.96% dos votos. Bruno Mendes 15 PMDB, sobrinho do prefeito Cesar teve 2.191 ou 38.76% e Dr. Neto 10 PRB teve 1.203 ou 21.28%. O eleitorado de Porto Rico é de 6.522 eleiyores. Compareceram 5.881 ou 90.17% e a abstenção foi de apenas 641 ou 9.83% uma das menores do Brasil. Os vereadores eleitos são: Cota 337. Zequinha 278. Linalva 275. Flavio 260. Edenilton 225. Aguinaldo 217. Nando 217. Zezinho 185 e Magnaldo 184 votos.

Maria Raimunda se elege prefeita de São Vicente depois de quatro disputas e promete fazer uma revolução em São Vicente Ferrer


Era a sua quarta disputa pela prefeitura da sua terra. Ex. vereadora, Maria Raimunda queria ser prefeita e decidiu botar todas as cartas nesta eleição. Fez alianças importantes. Com o ex. prefeito Vicente Arouche conseguiu o vice, o sobrinho de Vicente e filho do vereador eleito Raimundo Arouche. Na eleição mais polarizada de São Vicente duas mulheres disputaram a eleição, Maria Raimunda e Conceição, vereadora e apoiada pelo prefeito Cabo Freitas e seu grupo politico. Na disputa entre mulheres, Maria Raimunda levou a melhor e se elegeu com uma pequena diferença de apenas 132 votos, mas, o suficiente para coloca-la no governo municipal depois de 12 anos de espera em janeiro de 2013. Maria Raimunda 14 PTB se elegeu com 5.735 ou 50.58%. Conceição 15  PMDB 5.603 ou 49.42% dos votos. Para um eleitorado de 13.726. Compareceram 12.143 ou 88.47% e a abstenção foi de 1.583 ou 11.53% do eleitorado. Os vereadores eleitos são: Luis Ferrado 740. Jailson 725. Gatinho 613. Nonato de Vital 584. Marcelo Souza 474. Zequinha 467. Raimundo Arouche 454. Zé Rosa de Doca 369. Braulio 348. Diil 326. Magno de João de Deus 237.

Umbelino volta à prefeitura de Turiaçu e quebra um tabu de que ex. prefeito não se reelegeria nunca no município.


Umbelino Ribeiro passou pela prefeitura de Turiaçu e deixou a sua marca e para o que saiu do município pela imprensa, um prefeito fanfarão  e que só aperecia no município nos dias 10, 20 e 30 e nos dias que estava na cidade, bebia noite e dia e mandava tocar foguetes. Era o que a imprensa dizia. Para a população era um prefeito cumpridor das suas obrigações, pagava os funcionários e fornecedores em dia e que fez o que foi possível fazer em seu município. Foi exatamente pelo que fez em Turiaçu que foi capaz de quebrar um velho tabu de que: “prefeitos nunca se reelegeria no município”. Se reelegeu! Com alianças importantes; colocou a esposa do ex. prefeito Riba Rabelo como vice da sua chapa e venceu uma das eleição mais disputadas da historia do município que teve 05 candidatos incluindo o atual prefeito Costinha que derramou dinheiro do município na eleição. Umbelino 43 PV teve 8.342 ou 42.77%. O prefeito Costinha 13 PT teve 7.074 ou 36.27%. Libanha 17 PSL 2.042 ou 10.47%. Souza Augusto 15 PMDB teve 1.961 ou 10.05%. Mauro Carvalhau 50 PSOL  87 votos ou 0,45%. Os vereadores eleitos são: Sergio Rabelo 774. Edzão do Frango 732. Sibá da Serra 724. Reginaldo 723. Axinho Juçara 698. Alan 629. Pavão 526. Josué 493. Joca Porco 481. Anisio 456. Zé Mario 442. Orlando Contador 340 e Barnadete 306 votos.

Deputado Chico Gomes se elege em Viana e trás esperanças de finalmente uma boa administração.


O município de Viana também vem sofrendo há muito tempo pela carência de um administrador que faça alguma coisa pela cidade e pelo município. Abandonada e feia, a cidade de Viana pede por alguém que a veja de modo especial,pela cidade e também pelo abandonado interior do município. O deputado e secretário Chico Gomes é essa esperança. Eleito numa das mais disputadas eleições da história do município Chico Gomes assumirá a partir de janeiro a responsabilidade de resgatar o brilho e a dignidade do povo da sua terra. Numa eleição apertada e contra adversários fortes como o do prefeito com muito dinheiro do povo, Chico Gomes levou. Chico Gomes 25 DEM teve 9. 902 votos ou 38.95%. Magrado  teve 8. 629 ou 32.20% e Marcelo Santana 8. 261 ou 30.85% dos votos. A nova Câmara ficou assim composta:  Silvio Badi 1.202. João de Marcos 1.194. Cauro Jakson 1.045. WIsley Inforgraf 955. Walter Serra 812. João Geraldo 781. Chico de Alfredo 719. Jeffeson Gomes 710 e Branco com 689 votos.

sábado, 13 de outubro de 2012

Amaury vence em Mirinzal e a família Gomes Almeida volta ao governo


Depois de disputar três eleições, Amaury Gomes fará a família Gomes Almeida, assumir novamente o governo de Mirinzal. Mantendo a tradição Amaury continurá a sagua da família que foi iniciada pelo seu pai Agenor Gomes, varias vezes prefeito de Mirinzal, seu irmão Agenor e agora ele que assumirá em janeiro, prometendo trabalhar muito pela sua terra e pala sua gente. Foi uma batalha, visto que seu adversárioo vice Eduardo, contava com a maquina governamental e derramaram muito dinheiro, disse Amaury. Mas, o povo entendeu a nossa mensagem e confiou nas nossas propostas. Assim como o seu pai que foi um desbravador, seu irmão um administrador de grandes benefícios para o município, Amaury promete uma administração voltada para o social e buscará com os parceiros do estado e do governo federal grandes obras para o município que se transforma no grande polo da região. Disse.  Amaury se elegeu assim:  Amaury 15 PMDB 4.403 ou 52.76%. Eduardo Amorim 55 PSD 3.942 ou 47.24%. O eleitorado de Mirinzal é de 11.081 eleitores. Compareceram 8.812  ou 79.52% e a Abstenção foi de 2.269 ou 20.49% dos eleitores. A camara de vereadores ficou assim: Yoidy 798. Jadilson 571. Derson Ribeiro 501. Danyra 426. Leandro 387. Luis do Gurutil 297. Jacaré 290. Denis Ribeiro 290 e Guilherminho 241 votos.

Donária vence em Serrano e promete tirar o município do atoleiro


Donária é esposa do ex. prefeito e medico Dr. Valber Lima e disputou a sua segunda eleição em Serrano do Maranhão. Ela se elegeu prometendo tirar o município de um verdadeiro atoleiro político enfiado por maus políticos nos últimos anos. É tão desastrosa a situação de Serrano que nos últimos 4 anos já passaram 4 prefeitos pelo município. O ultimo e atual foi preso pela policia comprando votos e no mesmo carro o seu motorista portando drogas. Eles foram presos no povoado Rio dos Peixes. Donária como Dr. Walber prometem recuperar o tempo perdido e fazer voltar a paz em Serrano. Existem muitas coisas a serem feitas e nós estamos dispostos a fazer o que for possível para recuperar o tempo perdido, disse a prefeita eleita. O que tem em Serrano, hospital, escolas, secretarias, postos de saúde, escolas, fomos nos que fizemos e queremos fazer muito mais disse emocionado Dr. Walber. Donária 15 PMDB teve 3.075 ou 50.58%. Carrinho 13 PT 2.901 ou 47.71% Jerry 65 PC do B 104 ou 1.71%. O eleitorado de Serrano é de: 7.600 Eleitores. Compareceram 6.559 ou 86.30% e a abstenção foi de 1041 veleitores ou 13.70%. os vereadores eleitos foram: Maguila 497. Mocinho Silva 287. Vieira 280. Claudo de Mary 250. Valtinho 226. Lana santos 210. Dino 194 e Teco 182 votos.

Edson se reelege em Presidente Sarney e confirma a vitoria do Bem contra o Mal


A população de Presidente Sarney, deu um sinal contundente de que estar satisfeita com os rumos que tem sido dado ao município, pelo prefeito Edson Chagas. O resultado da eleição confirmou a satisfação da população e mostrou o descontentamento com as ações de violência trazidas de volta pelo ex. deputado Penaldon Moreira. Esse desespero foi demonstrado nas suas ações do ex. deputado no dia da eleição no povoado de Três Furos, onde teria  tentado tumultuar o processo em uma escola e tendo sido detido pela Força nacional.
O resultado da eleição comprovou a satisfação da população a pesar da tentativa e da grande quantidade de dinheiro que teria sido jogado no município na para reverter o desejo da maioria da população de Presidente Sarney. O dinheiro não foi suficiente para comprar a consciência de uqm durante mais de 12 anos, sofreram as consequências de quem somente usava o município para defender os seus interesses pessoais e de seu grupo. Um dos milhares de exemplos citados na campanha foi o desaparecimento de R$ 1.800.000.00 (um milhão e oitocentos mil reais) que deveria ter sido usado para o asfaltamento da estrada de Três Furos e construção das pontes. O dinheiro simplesmente desapareceu e não foi investido um único centavo no município. Por tudo isso e a violência, alem do atraso promovido pelo grupo, a população entendeu que seria hora de se livrar em definitivo de quem só tem feito e promovido o mal ao povo de Presidente Sarney.  O resultado foi: Edson 15 PMDB 5.515 ou 55.93%. Valéria 12 PDT. 4.345 ou 44.07% dos votos. O eleitorado de PS é de 13.004. Compareceram 10.374 ou 79.75% dos eleitores e a abstenção foi de 2.634 ou 20.25%. Os vereadores eleitos são: Francinete Amorim 428. Junior Borges 428. Raimundinho de geny 381. Adelmo Morães 358.Walace James 316. Eleude Costa 316. Gilson Lima 316. Totó 314. Uberlan 285. Joel 214 e orlando 201 votos.  

Irlan Serra se reelege bem em Pedro do Rosário mesmo com a mudança na chapa


O prefeito Irlan Serra de Pedro do Rosário confirmou a sua liderança a pesar da sua juventude 33 anos, à frente do seu município. Mesmo tendo mudado o vice da sua chapa na última hora, não se confirmou o que dizia os seus adversários. Que a saída do filho de Arnoud que fazia parte da chapa e que teve o seu nome indeferido pelo TRE por ser filho de Arnoud falecido este ano; não foi impercílio para sua esmagadora vitória em Pedro do Rosário. O povo reconheceu o trabalho de Arnoud e a continuação com Irlan e deu uma boa votação na sua reeleição. Irlan teve do  36 PTC teve 6.819 ou 57,52% dos votos. Maria do Rosário 23 do PPS teve 4.515 ou 38.09% dos votos e Iolanda do 43 do PV teve 521 ou 4.39% dos votos. O município tem 15.808 eleitores e compareceram 12.792 ou 80.925 do eleitorado. A abstenção foi de 3.016 ou 19.92% dos eleitores. Os vereadores eleitos em Pedro do Rosário foram: Lourinho Abimael 658. Adailson Junior 624. Leila Aragão 602. Leidiana do Sindicato 504. Junior de Tiago 459. Lucivaldo Barros 436. Chaguinha 429. Totó 402 e Josadack 388 votos.

Nilson Garcia teve a maior vitoria do Brasil e a diferença foi maior do que a votação do prefeito


No município de Palmeirândia a população deu uma resposta na eleição, ao descaso e a falta de respeito com que vinha sendo tratada pelo prefeito Elibertho. O prefeito eleito de Palmeirândia Nilson Garcia, teve a maior vitoria proporcional do Brasil e a diferença dele foi maior do que a votação dada a seu adversário o prefeito Elibertho. Nilson teve 8.226 votos ou 66.77% dos votos. Elibertho teve apenas 4.094 votos ou 33.23% dos votos. A diferença foi de 4.132 votos ou 33.54% do eleitorado votaram em Nilson e contra Elebertho. O eleitorado de Palmeirândia é de 16.135 eleitores. Compareceram 13.108 ou 81.24% dos votantes e a abstenção foi de 3.027 ou 18.76%. Abstenção considerada pequena diante do que se viu no restante do Brasil. Os vereadores eleitos são. João Mendes 580. Dico de Dedeco 497. Dr. Jorge 464. Ilma de Zé Maria 356. Cleiton Dias 351. Goreth 336. Antônio Carlos 317. Miguel 316. Edinho 305. Raissa 296 e Zé da carne 290votos.

Zé Martins vence em Bequimão na mais vibrante campanha da história

A eleição no município de Bequimão foi a mais disputada e a mais vibrante da sua história política. Essa afirmação é de Zé Martins o novo prefeito eleito que venceu por uma diferença de 112 votos e diz que por isso mesmo tem um gosto todo especial. Ele afirma que foi a vitoria do povo, visto que o atual prefeito Antônio Diniz deve ter gastos cerca R$ 5.000,000,00 (cinco milhões) na tentativa de reverter o resultado da eleição. Não conseguiu. Zé Martins PMDB teve 6.505 votos ou 49.21% dos votos contra 6.393 ou 48.37% dos votos de Antonio Diniz e Magal com 320 votos ou 2.42% dos votos. O eleitorado de Bequimão é de 16.041 eleitores. Compareceram 13.884 ou 86.62% do eleitorado. A abstenção foi de 1.147 votos ou 13.38% do eleitorado de Bequimão. Os vereadores eleitos de Bequimão são: Robson 916. Nestor 795. Vitinho 720. Jorge Filho com 584. Raquel Paixão 570. Doutor 543. França 539. Sassar 411. Amarildo 392. Alanderson 371 e Valmir 361 votos.

Carinho de João Muniz e Isac Filho desbancam Luizinho e ganham eleição em São Bento.


Quem acompanhou de perto dizia que nunca se tinha visto uma população com tanta vontade de mudar. Poucas vezes em São Bento se viu tanta vibração, tanta animação nas caminhadas e carreatas. A união das duas maiores forças políticas do município a de Isac Dias e João Muniz fizeram resgatar e tirar das mãos de Luizinho Barros uma Cria de João Muniz que se rebelou e que há 8 anos só vinha fazendo  mal ao povo de São Bento. Usava a prefeitura para se locompletar em detrimento das necessidades da população que via a sua cidade e o seu município se afundarem no descaso. Um exemplo disso é o relatório da CGU (Controladoria Geral da União), que constatou o desvio de mais de 6 milhões de reais dos cofres públicos de São Bento. E foi por isso que a maioria da população a pesar do dinheiro público que foi jogado na eleição e das armações com títulos falsos, parte do material apreendido pela Policia Federal, quis dar um basta e elegeu carinho de João Muniz e Isac Filho. O resultado da eleição foi: Carinho de João Muniz 45 PSDB 11.263 ou 55.95%. Cita 15 PMDB 8.758 ou 43.51%. Raimundo barros 20 PSC 108 ou 0,54%. O eleitorado de São é4 de 27.638 eleitores. Compareceram 21.144 ou 76.50%. A abstenção foi de 6.494 ou 23.50% . Os 13 vereadores eleitos São: Nazaré 732. Gaucho 609. Neto do Sindicato 498. Isaney Dias 491. Coco 422. Gama 419. Djalma Pereira 394. Maria do Rosario 387. Rubemar 370. Dércio Pinto 348. Manoel do magazine 339. Toninho Bacute 330 e Iraney Trinta com 328votos.

Praias de São Luís estão liberadas para banho


Os secretários de Estado de Saúde, Ricardo Murad, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Victor Mendes, divulgaram, na tarde desta quinta-feira (11), em entrevista coletiva, que a orla marítima de São Luís está própria para o banho, exceto em um raio de 300 metros das desembocaduras dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco.
A informação é baseada em laudos assinados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Maranhão (Lacen), que contou com a assessoria técnica da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), para fazer as análises da água das praias da ilha.
A solicitação para que o Lacen emitisse os laudos partiu de Victor Mendes, já que há cerca de quatro meses todas as praias de São Luís foram consideradas impróprias para banho. “Como o Lacen é o laboratório do Estado, acreditado e certificado, com grande conhecimento, o convocamos para fazer uma contraprova a partir dos laudos que estavam sendo emitidos pelo laboratório da Secretaria de Meio Ambiente”, disse ele.
Além do Lacen, foram chamados ainda a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para avaliar o problema, considerando seus impactos na saúde pública e no setor econômico do turismo. “A partir disso, entramos em contato com o governo de São Paulo, que disponibilizou técnicos da Cetesb para acompanhar e ajustar os métodos de análise das águas das praias de São Luís”, informou Ricardo Murad.
Durante três meses o grupo estudou o assunto, avaliou procedimentos de monitoramento, contando com a assessoria da Cetesb (instituição de renome nacional e internacional, responsável pelo controle de balneabilidade das praias e dos rios daquele estado), estabeleceu estratégias corretivas e preventivas para a erradicação de pontos de lançamento de esgoto nas praias e organizou banco de dados para cada uma das praias e respectivas bacias de drenagem.
Com a adoção do padrão de análise estabelecido pelo Lacen em restrita colaboração do corpo técnico da Cetesb, foi iniciada uma nova fase de monitoramento. Detectou-se, então, que a orla de São Luís está própria para banho. A exceção são os 300 metros das desembocaduras dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco.
De acordo com Ricardo Murad, aspectos como a não balneabilidade encontrada, inclusive, em locais mais isolados, bem como o não crescimento do número de doenças de pele e outras ligadas à poluição das águas chamou a atenção do Governo do Estado. “Praias como a de Panaquatira, além das curvas demonstradas pela Vigilância em Saúde, que não demonstraram aumento nos casos de doenças de pele, por exemplo, são indicativos de que nós deveríamos rever nossos métodos de análise”, destacou ele.
Ações como a retirada de esgotos que eram despejados diretamente na praia da Ponta d’Areia, por exemplo, feita por grandes empreendimentos e empresas do local, além de intervenções feitas pela Caema junto a bares da orla e de uma série de investimentos a partir de recursos provenientes do Ministério do Turismo e do Programa de Aceleração do crescimento (PAC), contribuíram para a melhora dos índices de balneabilidade da orla marítima.
Controle – O monitoramento das praias continuará a ser feito de forma permanente, realizado semanalmente de acordo com os métodos estabelecidos nas normas ambientais vigentes, que preconiza que as amostras sejam coletadas preferencialmente aos domingos e em condição de maré baixa.
O grupo de trabalho constituído para lidar com a situação emergencial será mantido como estrutura permanente, uma vez que a garantia de boas condições de balneabilidade é um processo que depende diretamente da integração das ações preventivas, corretivas e mitigadoras dos diversos órgãos públicos e instituições responsáveis pela questão da qualidade do meio ambiente e saúde.

Secretario Victor faz entrega viaturas e motocicletas para reforçar fiscalização No Maranhão


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) entregou, na tarde desta quinta-feira (11), viaturas e motocicletas ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Ao BPA foram entregues três veículos Ranger e três motocicletas e ao Corpo de Bombeiros, uma viatura Ranger.

A doação tem como objetivo reforçar as atividades de fiscalização, vistoria, monitoramento e combate a crimes ambientais, realizadas em conjunto entre a Secretaria e os dois órgãos, especialmente nas Unidades de Conservação da capital.

No total, a Sema adquiriu, com recursos do Fundo Estadual de Unidades de Conservação (FEUC), 22 novos veículos, sendo 14 viaturas do tipo Ranger e oito motocicletas. Desse total, sete foram doadas ao Batalhão Ambiental e Corpo de Bombeiros. Os demais serão incorporados à frota da Secretaria. Futuramente, a Delegacia de Meio Ambiente (Polícia Civil) também deverá ser contemplada com a doação de veículo a ser usado nas ações em parceria com a Sema.

O secretário Victor Mendes afirmou que, com essas medidas, a Secretaria passa a intensificar as ações de fiscalização e vistorias. “Esta é mais uma etapa cumprida na melhoria da nossa estrutura para atendimento das demandas que são apresentadas à Sema diariamente. Aos poucos, a Secretaria vem deixando de ser apenas um órgão licenciador, para atuar diretamente na execução da política ambiental estadual”, destacou.

Segundo Mendes, a atuação do órgão ganhará mais celeridade. “Com esse reforço na frota própria e dos parceiros, teremos condições de responder com mais agilidade, garantindo a necessária segurança aos nossos técnicos, e para atuar mais fortemente no combate aos crimes ambientais”, concluiu o secretário.