quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Líderes preparados pelo Sebrae, do Litoral Ocidental continuam buscando benefícios para a Região


Mais um exemplo dessa luta foi dada pelos Líderes Iran Monteiro de Central do Maranhao e Francisco Pestana de Cururupu que  estiveram no Escritório da AGERP - Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural em São Luis

Em reunião com no coordenador de Assessoria Técnica para as atividades do Programa Mais Produção e Abastecimento, Dr. Artur Soares e a Coordenadora de Pesquisa em Agroindústria Familiar, Dra. Marluze Pastor, foram acertado detalhes da participação da AGERP no encontro de Líderes que acontecerá em 25 e 26 marco em Mirinzal

Na reunião com os técnicos da AGERP, foram discutidos com os representantes do Litoral Ocidental, a importância do projeto de Mandiocultura para a Região e aumento da produção com introdução de tecnologia para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com  produtos agregados de valores que gere mais emprego e renda. E essa foi uma das muitas metas estabelecidas nos encontros de Líderes promovidos pelo Sebrae na Regiao

Estudante bequimãoense é aprovada em primeiro lugar no Sisu

A estudante bequimãoense, Mariana Amorim Garcia, de 18 anos, conquistou o primeiro lugar no  Sistema de Seleção Unificada (SiSu), na categoria escola pública. Filha dos pescadores Carlos Jalsen Martins Garcia e Maria da Conceição Ribeiro Amorim, Mariana Amorim mora no bairro do Balandro, na cidade de Bequimão. Sem muitas condições financeiras, Mariana fez um cursinho preparatório para concorrer a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
A estudante conquistou uma nota alta, mesmo sendo aluna de escola pública, mostrando que em Bequimão o ensino está cada vez melhor e obedece os padrões do Ministério da Educação (MEC). Mariana Amorim conquistou 627 pontos na nota geral, e na redação ela foi excelente, obtendo 860 pontos. Essa nota a colocou dentro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde irá fazer o curso de letras.
Mariana Amorim Garcia (de blusa cinza) segura um cartaz com a amiga também estudante de escola pública em Bequimão-MA
Colocando em ordem cronológica a vida estudantil de Mariana Amorim, ela iniciou sua trajetória escolar no bairro Balandro, na Unidade Integrada Anexo Barroso, de onde saiu para as escolas Municipais Estado de Minas Gerais, Domingos Bouéres, Aniceto Cantanhede (1º e 2º ano) no centro da cidade de Bequimão e escola estadual Manuel Beckman (onde cursou o 3º ano).
Mariana Amorim mostra que não existe outro caminho para o sucesso, se não for através dos livros, mesmo sendo de família humilde. “Eu fiquei muito feliz quando soube da notícia, venho estudando e focada desde o 1º ano do ensino médio, mas nunca imaginei que a satisfação seria tão grande, sensação de trabalho cumprido. Agradeço aos meus avós Maria de Nazaré Rodrigues Martins, João da Mata Martins Garcia e ao meu tio/padrinho Adelson Martins Garcia, que me criaram desde os primeiros anos de vida e me apoiaram em todas as minhas peripécias. Agradeço também aos meus professores, diretores, secretários e auxiliares do município e do estado que me ensinaram muito até aqui”, descreveu com emoção a estudante bequimãoense.
Mariana Amorim Garcia é daquelas que precisa servir de exemplo e referência para outros jovens bequimãoenses. Como ela mesma descreve, nada foi fácil, mas seu esforço lhe levou até o destino onde sempre sonhou. A partir de agora a trajetória será construída com mais livros, que formarão uma ponte até o sucesso almejado por ela. Isso se chama sonho (uma mistura de vontade com dedicação).

Sebrae e Prefeitura de Cururupu discutem projetos de desenvolvimento econômico..

Na última segunda-feira (28), a prefeita professora Rosinha, recebeu em seu gabinete, a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes e o analista técnico, Fernando Diniz  que vieram ao município cumprindo  agenda de visitas institucionais em municípios que compõem a regional do Sebrae em Pinheiro, com o objetivo de discutir ações relativas ao fomento do empreendedorismo para a cidade. 
Sebrae e Prefeitura de Cururupu discutem projetos de desenvolvimento econômico para o município. Entre as ações previstas, a execução do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), a capacitação Como Desenvolver Uma Empresa de Sucesso e a programação do carnaval empreendedor
A reunião foi acompanhada pelo chefe de gabinete, Batista Diniz, Marilu da Graça, secretária municipal de Cultura,  e do assessor de comunicação, Heraldo Wéllen.
No encontro foi definido a implantação do curso Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso (CODES), que este ano, terá o município como sede do evento. O CODES, é uma plataforma empreendedora que oxigena empreendedores em potencial da região para projetar negócios e ideias relevantes para esse setor.
Na pauta, foram abordados também, a programação sobre o carnaval empreendedor, e a implantação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), a região aderiu ao programa e ainda este ano, desenvolverá a didática em escolas do município.
Para a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, os projetos discutidos são importantes para que Cururupu continue se desenvolvendo e para que a economia local se fortaleça cada vez mais. “No ano passado tivemos a execução do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), que envolveu líderes dos 11 municípios que integram a microrregião do Litoral Ocidental maranhense, dentre eles Cururupu, que teve uma participação primordial nas discussões. Esse ano, queremos manter e reforçar ainda mais nossa parceria com o município e por isso já saímos daqui com algumas ações previstas, considerando as demandas do município”, afirmou a Fernandes.
A prefeita professora Rosinha, reforça que a parceria com o Sebrae traz frutos significativos para a cidade. “Ter o Sebrae como parceiro contribuiu muito com nossa região, favorecendo desde pequenas e médias empresas, até pessoas que querem abrir o próprio negócio e precisam de orientação especializada. Nessa reunião definimos projetos que vem somar com nossas programações para este ano’’, destacou a gestora.

Prefeito Zé Martins participa do plantio das mudas de Paricás no povoado Paricatíua em Bequimão

Na manhã deste último sábado (26), o prefeito de Bequimão, Zé Martins, participou do plantio de 200 mudas de Paricás destinadas à implantação do “Bosque dos Paricás” na comunidade Paricatíua que fica localizada a margem do Rio Itapetininga, na zona rural de Bequimão/MA.

O plantio das mudas é uma ação que faz parte do projeto “Paricás em Paricatíua: um sonho possível”, idealizado pelo professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Laboratório do Semiárido (LabSar), Dr. José de Jesus Lemos, natural de Paricatíua. A ação teve como objetivo devolver à comunidade um “Bosque de Paricás” e reconstituir um passado onde a planta dominava a paisagem.

O povoado Paricatíua tem seu nome estreitamente relacionado ao Paricá, árvore que era abundante no passado. Atualmente, não se tem notícia da existência de um único exemplar da planta na região. É uma árvore florestal que pode alcançar até 30 metros de altura e sua madeira leve é usada pra obter compensados e laminados para móveis e fabricação de canoas, entre outros usos. 

O projeto só foi concretizado, devido aos outros sonhadores e apoiadores, especialmente os membros da comunidade de Paricatíua, os principais beneficiários e protagonistas do projeto, os professores e estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) e a Prefeitura Municipal de Bequimão.

O plantio das mudas foi em regime de mutirão. Onde coube ao Dr. Lemos visivelmente emocionado fazer o plantio da primeira muda, seguido nesse gesto pelo prefeito Zé Martins (Prefeito de Bequimão), por Ana Creuza (presidente do FDBM), Maria José e Marcelo Lemos (esposa e filho do Dr. Lemos), e Jorge Filho (vereador). Os estudantes da Unidade Integrada Paricatíua, os idosos, moradores e visitantes também plantaram suas mudas. A diversidade vegetal do Bosque se misturou à riqueza e beleza de pessoas de diferentes idades, que celebraram o momento cantando e nos encantando com o hino de louvação a Paricatiua, fato que deu um colorido especial ao momento, tornando-se uma verdadeira festa cívica e ecológica. 

Para o idealizador do projeto, Dr. Lemos, foi inebriante ver adultos e idosos felizes plantando mudas da árvore que empresta o nome ao povoado, se referindo as crianças ele acrescentou “de agora em diante as aulas práticas de biologia e de educação ambiental do povoado não serão mais as mesmas”, declarou.

O prefeito Zé Martins destacou a iniciativa coordenada pelo Paricatiuense, José Lemos. “É uma ação de extrema importância para a conscientização ambiental da comunidade. Além das arvores nativas já existentes no entorno do terreno, o plantio das mudas vai contemplar a região com o belo Bosque que se transformará em um espaço de lazer e convivência. Será um ganho para a comunidade e visitantes”, disse o prefeito.







terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Comporta do Pericumã pode desabar e deixar Pinheiro sem água


A notícia do rompimento da Barragem de Brumadinho – MG, na última sexta-feira, comoveu todo o país pelo número de vidas humanas perdidas e pela destruição do meio ambiente. Os governos estaduais e federal se mobilizam para vistoriar barragens em todos os estados da federação.

As autoridades do Maranhão bem que deveriam dar uma atenção especial a barragem eclusa do Pericumã, que corre riscos de desabar. Ele deveria passar por uma rigorosa vistoria, visto que a sua estrutura vem sendo corroída pela oxidação ao longo do tempo, isso desde a sua inauguração em 1982 pelo Ministro Mário Andreazza, e jamais recebeu qualquer reforma ou manutenção adequada.

A obra foi construída pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), com o objetivo de represar a água do imponente rio Pericumã, facilitar a navegação de pequenas embarcações, viabilizar a irrigação da agricultura familiar, possibilitar o abastecimento de pescado aos municípios limítrofes e evitar a penetração da água salgada, que avançava sobre o curso da água doce e os campos inundáveis de Pinheiro e adjacências.

Caso ela se rompa, haverá escassez de água em Pinheiro e região, prejudicando principalmente o abastecimento da cidade e o estoque de peixes, que morrerão pela falta de água.

Com 100m de comprimento por 25m de largura, a barragem é constituída de três comportas, uma eclusa, que possibilitaria a passagens de embarcações e dois diques laterais.

Os reparos técnicos indispensáveis ao seu funcionamento regular não poderiam ter sido descurados. Essa maravilha da engenharia civil é de suma importância para a microrregião da Baixada, mas não tem sido tratada com o devido cuidado pelas autoridades competentes. À guisa de ilustração, é por causa dela que o rio Pericumã fornece o pescado para os municípios de Pinheiro, Palmeirândia, Peri-Mirim e Pedro do Rosário.

O rio Pericumã possui uma extensão de 115 km. Nasce na Lagoa da Traíra (em Pedro do Rosário) e deságua na baía de Cumã, entre Guimarães e Alcântara. Em seu majestoso percurso, banha 13 municípios. É o mais caudaloso dentre os rios genuinamente baixadeiros. Em particular, o rio Pericumã é vital para a população de Pinheiro, a metrópole da Baixada, com mais de 80 mil habitantes. É o rio Pericumã que fornece água potável para a cidade, além de favorecer diversas atividades econômicas, como a pesca de subsistência e a agricultura familiar.

A administração da barragem é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), com sede em Fortaleza (CE), mas não existe um funcionário sequer do órgão para realizar a manutenção básica da obra. A situação é tão delicada que os moradores das redondezas são os responsáveis por abrir e fechar as comportas da barragem.

Sebrae capacita 2 mil jovens de escolas municipais do litoral ocidental maranhense

Sebrae
Pinheiro - Estimular desde cedo os princípios do empreendedorismo em crianças e adolescentes é uma estratégia valiosa para construir jovens e adultos que saibam administrar um negócio e encontrar soluções para gerenciar problemas cotidianos.
Diante dessa perspectiva, o Sebrae Maranhão tem trabalhado no desenvolvimento de propostas para esse público, por meio do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com o objetivo de qualificar jovens empreendedores no incentivo ao espírito empreendedor e na orientação para os negócios dessa nova geração.
Sebrae
Com a proposta de fortalecer esse projeto, a Unidade do Sebrae em Pinheiro tem criado formas e estratégias de articulação junto aos gestores das 25 prefeituras dos município atendidos pela unidade regional, com o propósito de motivar a implantação do JEPP nas escolas da rede municipal.
No ano de 2018, esse trabalho refletiu em mais de 2.200 alunos de sete escolas da rede municipal, beneficiados com o programa nos municípios de Alcântara, Bequimão, Guimarães e Mirinzal, envolvendo 120 professores capacitados com a metodologia.
Ao final de cada edição do programa, acontece uma feira com o objetivo de colocar em prática os ensinamentos compartilhados pelos professores sem sala de aula. Para os alunos, é um momento de relacionamento que reúne professores, familiares e a comunidade de cada município e uma oportunidade de ativar os princípios empreendedores.
Sebrae
Como avaliou o aluno Héllyo Pereira, 08 anos, da Escola Municipal Barão de Grajaú, no município de Alcântara, que se sentiu motivado com tudo que aprendeu. “Fez com que eu sentisse vontade de ir para a escola. Gosto das atividades e confecção dos brinquedos que fazemos na sala de aula”, disse ele.
No total estima-se ter participado mais de 5 mil visitantes das feiras JEPP em 2018 e com um movimento de venda num total de R$ 700,00 (setecentos reais) por feira. O que contabilizou um volume de vendas em torno de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) destinados à realização de atividades de lazer com os estudantes das escolas.
Para Jucelina Rodrigues, diretora da Unidade Escolar Benedita Gusmão Moraes do município de Bequimão, durante a aplicação do programa, houve uma transformação e entusiasmo de todo o corpo docente e discente da escola.
“Creio que houve um total envolvimento dos professores e percebo o quanto houve motivação dos alunos nos dias que aplicamos o JEPP na escola. É perceptível o entusiasmo e o desenvolvimento dos alunos, não só para as atividades do projeto, como também para aulas de outras disciplinas”. Tudo mudou por aqui”, analisou a diretora.
Para 2019, a estimativa é que mais de 10 cidades do Litoral Ocidental Maranhense participem do programa em suas escolas, segundo informou a gerente regional da unidade do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.
"Nosso propósito é dar continuidade na articulação junto com as prefeituras dos municípios que atendemos, e assim motivar os gestores na implantação deste riquíssimo projeto. Já temos confirmadas mais de dez prefeituras que expressaram sua vontade em estabelecer a metodologia em suas escolas, isso muito nos alegra’’, disse Fernandes. 
Sebrae

O QUE É O JEPP
O JEPP visa fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida.
O programa apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual; além de quatro temas transversais: cultura da cooperação e da inovação, ecosustentabilidade, ética e cidadania.
A metodologia do JEPP é vivencial e semi-aberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, de forma a contextualizar eficazmente o curso à realidade local e dos alunos.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
(98) 3216-6133
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A associação Comercial de Pinheiro vai iniciar venda de Lotes

A Associação Comercial e Industrial de Pinheiro. Depois de efetivar o Registro e cumprindo prazo, finalmente, colocará a venda os lotes do terreno se sua propriedade. Aprovado em Assembleia Geral, os teremos serão vendidos e os recursos, segundo o presidente Lauro Cordeiro, será investido em um grande espaço comercial, na sua sede Central na Avenida Paulo Ramos. Os interessados em adquirir terrenos, devem procurar escritório da ACIP em horário comercial. O inicio da venda e o preço, serão anunciados nos veículos de comunicação da cidade


Adolescente que vestia camisa do Sampaio é hostilizado pela torcida do Moto

m adolescente , não identificado , foi hostilizado na tarde de hoje(27), pela torcida organizada do Moto Clube de São Luís.
Segundo informantes bem posicionados, o adolescente teria saído do seu lugar para comprar pipoca , porém o pipoqueiro estava próximo à torcida organizada do Papão.
A confusão foi gerada pois o adolescente estava inocentemente vestido com a camisa do seu maior rival , o Sampaio Correa, várias pessoas começaram a gritar que se tratava de uma criança e não poderia passar por tal situação, o caso aconteceu na cidade de Pinheiro.
A Delegacia da Criança e Adolescente deverá identificar os possíveis autores e responsabiliza-los.
Veja o Vídeo;

COISAS DE PINHEIRO

Quem ainda se lembra do saudoso Wilson Marinho.
Seu Wilson Marinho era comerciante e tinha uma fazendinha num povoado de Pinheiro.
Certo dia, seu vaqueiro chegou a ele e convidou-o para ser padrinho de seu filho que estava prestes a nascer.
Pedido feito, pedido aceito.
Daí a dois meses, o vaqueiro volta e lhe diz:
--- Cumpade, Remundinho, seu afilhado, nasceu!
--- Ah! Que bom, Juvêncio! Disse seu Wilson.
--- Cumpade Uíço, assim ele pronunciava o nome de seu Wilson, seu afilhado é esperto demais. O menino quase nascia falando.
--- Falando? Como assim, Juvêncio?
--- Cumpade, eu fui saindo de casa, esse menino fez uma embaralhada na fala, eu não entendi nada. Mas a mãe dele compreendeu tudo que ele falou.
--- Mas Juvêncio, criança de dois meses já fala?
--- Cumpade, é como eu lhe disse! Eu não entendi nada. Mas a mãe dele, que não reda pé de perto dele, compreendeu.
--- O que o menino disse, Juvêncio?
--- A mãe dele soletrou tudo que ele falou: "É pro senhor mandar dois litro de criosene, quilo e meio de açúcar, um pacote de café, dois pacotes de leite e um pedaço de fumo - rolé.
--- Juvêncio, esse meu afilhado é muito inteligente! Mas avisa pra ele que café e fumo-rolé não é coisa pra criança.

Por supostas irregularidades, MP pede que João Dominici anule contratos de quase um milhão em São João Batista

O promotor Felipe Rotondo enviou duas recomendações ao prefeito de São João Batista, João Dominici, para que ele anule dois contratos firmados com empresas por supostas irregularidades encontradas pela Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça. As recomendações foram enviadas ao prefeito e os contratos chegam a quase um milhão de reais.
Segundo o documento, obtido pelo Blog do Jailson Mendes com exclusividade, o representante do Ministério Público pediu que o gestor terminasse o contrato firmado com as empresas J Douglas dos Santos Informática LTDA, CNPJ nº 17.074.653/0001-18, no valor total de
107 mil, e com a Constrular CHC de ASSUNÇÃO – ME, no valor de contrato de 710 mil reais, referentes aos pregões 08/2018 e 18/2018, feito pela Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de São João Batista.
O primeiro contrato é referente aos serviços de internet oferecidos pela empresa J.Douglas dos Santos Informática, que segundo a assessoria do Ministério Público, a licitação possui diversos erros como não publicação da licitação, inexistência da nota de empenho, falta de assinatura por pessoa competente, adoção de procedimentos em desacordos com Leis Federais e que deveriam levar a empresa a ser desclassificada, além de possível superfaturamento nos preços oferecidos pela empresa.
Já na segunda licitação, fechada com a empresa Constrular CHC de ASSUNÇÃO – ME, no valor de mais de 700 mil, a assessoria do órgão ministerial apontou diversos erros no certame como não comprovação da existência de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações; falta de apresentação de documentos comprobatórios das comunicações realizadas entre a administração municipal e os fornecedores; irregularidades na elaboração do Termo de Referência; ausência dos pareceres técnicos ou jurídicos emitidos sobre a licitação; possível superfaturamento no Lote I, além de outras irregularidades apontadas pela assessoria.
“O valor mensal previsto para o Lote I (Sec. de Administração) foi de R$ 61.497,33, porém, a contratada apresentou proposta no valor de R$ 78.317,58. Ou seja, a proposta foi superior ao orçamento base em R$ 16.820,33 por mês. Tendo em vista que o contrato foi assinado para um período de 06 meses, o valor potencialmente superior ao previsto foi de R$ 100.921,98. Aviso de licitação publicado antes da elaboração do edital. O edital é de 11/05/2017, contudo, o aviso de licitação foi publicado no DOE/MA e no Jornal O Imparcial em datas anteriores, 03/05/2017 e 04/05/2017 respectivamente; Divergência quanto à data de realização da sessão de recebimento da documentação. Conforme o edital, a sessão foi designada para 20/06/2017, às 09h00, entretanto, o aviso de licitação publicado indica que a sessão seria realizada em 15/05/2017, às 08h00”, finalizou o parecer.
Segundo Felipe Rotondo, as recomendações são no intuito de garantir a necessidade de observância da estrita legalidade nos procedimentos licitatórios e que o desrespeito às normas relativas aos procedimentos licitatórios pode configurar atos de improbidade administrativa. Ele recomendou administrativamente ao prefeito de São João Batista, João Dominici, e à Procuradora-Geral do Município, Ghirlayne Ferreira Vitoriano, que imediatamente, determinem a anulação dos pregões e contratos acima mencionados, adequando-se às normas licitatórias vigentes, corrigindo-se as irregularidades apontadas nos pareceres, no prazo máximo de 10 dias úteis.
Ainda segundo o promotor, eles também terão que apresentar neste mesmo período, toda a documentação referentes aos contratos, tais como notas de empenho, notas de liquidação, ordens de pagamento e outros documentos. “O Ministério Público Estadual adverte que a presente recomendação dá ciência e constitui em mora os destinatários quanto às providências recomendadas, podendo a omissão na adoção das medidas em questão implicar o manejo de todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis em face dos responsáveis. Em caso de acatamento, deverão os destinatários desta recomendação informar as providências adotadas, no prazo de 10 dias úteis”, finalizou Felipe Rotondo.
Blog do Jailson Mendes

Manifestação contra Magrado Barros pretende reunir milhares de pessoas amanhã em Viana

O prefeito de Viana, Magrado Barros, vai enfrentar um dos maiores protestos com sua administração desde que assumiu o mandato, em janeiro de 2017. A manifestação está confirmada para amanhã, 26, a partir das 15 horas, na Praça da Bíblia.
Na pauta do protesto, estão melhorias na qualidade da educação e saúde, falta de coleta regular de lixo, estradas vicinais intransitáveis, ruas esburacadas, salários atrasados e recolhimento de peixes de vendedores na Feira de Peixe.
A manifestarão iniciará com uma concentração na Praça da Bíblia e os organizadores dizem que não há intenção política por trás da manifestação. Eles pedem a imediata cassação da chapa eleita em 2016, Magrado Barros e sua vice, Lucimar Gonçalves, que é mãe do ex-prefeito Rilva Luis.
Em sua página de relacionamento pessoal, recentemente o prefeito de Viana disse que está sendo vítima de mentiras. “Dois anos de governo e nenhum caso de corrupção. Se já não bastasse tantas mentiras que inventam ao meu respeito, invadem a minha privacidade”, disse o gestor.
Ainda segundo ele, está orando todos os dias por quem está tramando o seu governo. “Colocarei todos no meu Pai Nosso que rezo antes de dormir todos os dias da minha vida. Essa é a única coisa que eu posso fazer: Perdoar a quem me ofendeu”, concluiu.
O Blog do Jailson Mendes enviou mensagens ao prefeito para saber o que pensa sobre a manifestação de amanhã e sobre a pauta apresentada pelos organizadores.
Blog do Jailson Mendes

Mourão executa corte de 100% da verba destinada à Globo e outras mídias.

General que ocupa o posto de Presidente da República, já que Bolsonaro está na Suiça, decretou na tarde desta quarta-feira o corte total de toda a verba governamental que é destinada aos canais de TV e mídia em geral.
A decisão veio após os ataques em massa que o Governo vem sofrendo com as acusações infundadas contra o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente. A tentativa covarde de tentar relacionar o assassinato da vereadora Marielle Franco ao senador foi a gota d'água.

Segundo informações extra-oficiais, Bolsonaro ligou para Mourão e ordenou a assinatura do decreto que elimina totalmente a destinação de verbas públicas para a mídia. 

Com essa decisão, alguns jornais como Folha de S. Paulo, Estadão, GloboNews e O Globo podem decretar falência em alguns dias. A Rede Globo também será drasticamente afetada com o decreto, perdendo cerca de 40% do seu orçamento total, o que claramente resultará na demissão de artistas e apresentadores. 

O decreto estabelece que nenhuma mídia de TV ou internet deverá receber apoio financeiro por meio do dinheiro público, sendo obrigadas a se sustentarem com a venda de assinaturas ou contratos com patrocinadores, tonando-as assim independentes, como sempre deveriam ser.

SÃO BENTO PODE TER O MAIOR NUMERO DE CANDIDATOS A PREFEITOS DA HISTÓRIA EM 2020

As eleições de 2020 podem surpreender com a quantidade de candidatos, em São Bento ta confirmado e pode ter o maior número de candidatos a prefeitos da história política da cidade. Em uma entrevista com exclusividade a redação do Blog do Nilsinho Braga, o atual vice-prefeito de São Bento, Daniel Martins, confirmou que será candidato a prefeito em 2020, e assegurou que já conta com o apoio total do ex-prefeito Carrinho Muniz, afirmou também que dispõe de um nome para ser seu vice, indicado pelo ex-gestor. Josué Eletricista, muito conhecido na cidade, é o indicado por Carrinho para compor a chapa como candidato a vice.
O ex-prefeito de São Bento é entusiasta da campanha do vice-prefeito Daniel Martins
O vice-prefeito afirma que sua pré-candidatura a prefeitura de São Bento é uma realidade que o povo pode ter toda certeza que não haverá desistências da sua parte – “vamos até o fim da eleição, se Deus quiser, e se for da vontade de Deus” finalizou Daniel Martins ao blog.

Osvaldo Gomes é empossado prefeito de Guimarães

Foi empossado ontem, dia 23 de janeiro, em sessão extraordinária convocada pela Câmara de vereadores, o até então vice-prefeito Osvaldo Luís Gomes, como prefeito de Guimarães. O ato se deu em razão da vacância do cargo pelo falecimento da prefeita Benedita Margarete Matos Ribeiro, ocorrido na madrugada do dia 21 de janeiro.
O ato de posse ocorreu às 9:00 h da manhã, em cerimônia conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Geraldo Pinho Junior, o Fuca, assistido pela mesa diretora composta por Anderson Avelar (vice-presidente), Jenille Brito (primeira Secretária), Ana Luiza (segunda secretária) e os vereadores Valmir Goulart, Altemar Tavares e Alfredo Louzeiro.
Numa cerimônia rápida e simples, restrita a familiares e amigos, o prefeito empossado destacou que foi uma cerimônia convocada de urgência pelos vereadores, tendo em vista que o cargo não poderia ficar vago, segundo rege a lei orgânica e a constituição federal, pois o vice não poderia responder caso ocorresse alguma urgência no município, sem ter poder para assinar os atos legais. E que ainda é um momento de saudades e luto, tendo em vista a fatalidade que ocorreu nos últimos três dias, com o falecimento da companheira de gestão Margarete, que mesmo ausente em tratamento de saúde sempre estava acompanhando as ações no município. Afirmando que o governo continua na mesma linha de ação, e que conta com a parceria da câmara de vereadores e da população em geral.
Osvaldo Gomes, filiado ao PDT, foi vereador por dois mandatos (2009-2012, 2013-2016), ex-secretário municipal de Educação e ex-diretor do Ensino Médio. Eleito em 2016 como vice-prefeito, assumiu interinamente a prefeitura pela primeira vez em 12 de abril de 2017 até 12 de julho de 2017, a segunda vez foi de 23 de janeiro de 2018 até 30 de novembro de 2018.