sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pinheiro ganhará novo hospital

Em reunião com a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), o secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad, anunciou, no Praia Mar Hotel, em São Luís, a construção de um hospital de alta complexidade em Pinheiro, que será transformado em município sede de uma nova macrorregião de saúde, assim como, São Luís, Imperatriz e Caxias.
Segundo o secretário-adjunto de Regionalização dos Serviços de Saúde, José Márcio Leite, a definição do município de Pinheiro como macrorregional da saúde vai garantir melhorias no atendimento médico aos maranhenses da Baixada.
“A governadora determinou que o projeto da macrorregião de Pinheiro entrasse no conjunto de obras do Programa Saúde é Vida. Roseana Sarney entendeu que a população da Baixada tem direito a atenção básica de qualidade”, disse José Márcio.
A redução de 10% nos valores da tabela atingirá aqueles que comprovarem produtividade entre 70% e 85%; enquanto que os municípios que ficarem com percentuais entre 60% e 70% perdem 15%; e entre 50% e 60%, perdem 20%. No caso das cidades cujas metas não alcançarem a casa dos 50%, deverão sofrer uma espécie de intervenção para investigação do problema.
Ainda na reunião, foi discutido projetos de cirurgias eletivas, projetos para o Hospital Carlos Macieira (São Luís), ações e o Plano Estadual do ParticipaSUS, aumento no número de agentes comunitários de saúde nos municípios de Riachão e Buriti, além da nova regionalização da saúde no Maranhão.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DE OLHO NOS POLÍTICOS

Fechando questão

O prefeito de Porto Rico Cesar Mendes, reuniu seus vereadores e lideranças e fechou questão em torno dos deputados Victor Mendes e Gastão Vieira. É pelos benefícios, os dois deputados estão conseguindo benefícios para o município de Porto Rico. É por isso que vamos votar neles e na governadora Roseana que também tem sido uma parceira de Porto Rico. Disse Cesar em seu discurso na festa de 15 anos do município.

Reclamando da ausência das autoridades

O secretário Raimundo Cutrim reclamou com razão da ausência das autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário do município de Pinheiro que não compareceram na implantação do Conselho Comunitário de Segurança. “ parece que em Pinheiro não há problemas de violência, parece que ta tudo bem, mas, não estar” a ausência das autoridades não reflete a realidade.

Cassação do titulo

O secretário Raimundo Cutrim perguntado sobre o que ele achava da cassação do seu titulo pela câmara de Pinheiro disse: “ isso me anima e me fortalece para trabalhar ainda mais pela Baixada e principalmente por Pinheiro” Sou da Baixada e junto com os demais deputados, que não são poucos, poderemos trazer muita coisa para a nossa região.Disse!

Deputado, prefeito a dono de olaria

O pinheirense José Genésio que foi deputado por dois mandatos, prefeito da quinta maior cidade do Maranhão, diz que se capitaliza gerenciando as vezes caregando tijolos de uma cerâmica de sua propriedade no povoado de Pacas. Ele diz que se prepara para colocar seu filho como candidato a deputado estadual. Luta também para colocar equipamentos na sua TV.

Mais uma audiência com o prefeito Luizinho Barros

O prefeito de São Bento Luizinho Barros e sua vice dona Cita sentaram novamente na frente do Juiz e do promotor de São Bento. Era mais uma audiência de pedido de cassação contra a chapa. Desta vez foi a pedido da coligação “A força do povo de São Bento” do ex. prefeito Isac Dias. A próxima ainda este ano, será do processo pedido pelo promotor Dr. Celso Coutinho.

Isac na disputa pela presidência da OAB estarrecido com o sistema

O sãobentoense Isac Filho é um dos 3 candidatos à presidência da OAB do Maranhão. Se diz estarrecido com a grandeza e a disputa no sistema. Uma das suas metas é abrir a caixa preta da entidade. Ele tem dito que se espanta coma grandiosidade e o que rola dentro da disputa. A eleição tem gerado gastos de milhões, muitas ameaças, constrangimentos e uma disputa pelo poder e por uma renda da ordem de 15 milhões por ano, sem prestação de contas....

Prestigio e respeito na saúde do Maranhão

A reunião do Cosems e a aprovação da criação da 4ª regional de saúde do estado em Pinheiro, foi uma demonstração do prestigio e do respeito que tem os membros com o pinheirense José Marcio Soares. Se não fosse a sua presença e a defesa que fez da importância da implantação da regional na Baixada, jamais teria sido aprovada.

Oposição sem eco em Pinheiro e na região

O seminário e a presença de membros da oposição ex. governo do Maranhão não teve nenhum eco em Pinheiro e nem na região. A “democratização” bandeira da oposição, não motiva mais ninguém a ouvir a mesma ladainha de sempre. Jackson era esperado em São Bento pela família ISAC, não teve coragem passou direto de Viana para Pinheiro.

Os prefeitos sabem tudo não compareceram em Pinheiro

O presidente da FAMEM o prefeito Lisboa, reclamou da ausência da maioria dos prefeitos da Região da Baixada na reunião da entidade em Pinheiro. Dos quase cinqüenta convidados, apenas 9 compareceram para debater os problemas da crise e a busca de alternativas para sair dela.

A população quer saber de Sarney Filho

A população pinheirense quer saber do deputado Federal Sarney Filho, por que não foi colocada nenhuma emenda no orçamento de 2008 para o município de Pinheiro, visto que ele foi bem votado em todo município. Pinheiro em 2009 não foi contemplado com nenhum centavo de emenda parlamenta. Por que?.

Zé Arlindo reúne equipe

O prefeito de Pinheiro Zé Arlindo, reuniu a equipe de trabalho e falou das dificuldades que o município atravessa, do corte nos salários que estar fazendo para não demitir funcionários,anunciou demissão dos contratados e pediu empenho de todos para que possa fazer alguma coisa pelo município. E disse “quem não se afinar com a equipe será demitido ou peça para sair antes”

Estranhando ação da policia

Autoridades do município de Pedro do Rosário estranharam o comportamento da policia que foi para desbloquear a estrada e não o fez. A mando ou a pedido de quem estaria agindo a policia, para que os moradores de Pedro do Rosário ficassem impedidos de ir e vir. Estranho.... Será que a governadora sabe disso?.

Presidente Sarney vai ter água 14 anos depois Finalmente a população de Presidente Sarney irá


Finalmente a população de Presidente Sarney irá realizar um sonho. Ter água potável na torneira das suas casas. Depois de 14 anos, muitas promessas e muito dinheiro desviado, de projetos que foram mandados para o município e nunca fizeram nada, a não ser enganar a população. Uma união do deputado estadual Victor Mendes, que durante a campanha fez um compromisso de lutar pela realização desse sonho, junto com o prefeito Edson Chagas, com o secretário das cidades Filuca Mendes e com a determinação da governadora Roseana Sarney, em parceria com a CAEMA, já estar em teste o sistema de abastecimento de água na cidade, nos povoados de Alto Alegre, Pimentinha e três Furos.

Parecia um sonho impossível, mas bastou colocar pessoas interessadas em resolver o problema que em menos de um ano, o que eles não fizeram em 12 anos de mandato, o prefeito Edson e seus parceiros, já conseguiram em tão pouco tempo. Esse desabafo é do senhor Antonio camelo que assim com os demais, tinha que madrugar para encher os baldes e tonéis para o dia a dia da sua casa. Muitos tinham poço, mas, a maioria tinham que andar muito para assegurar um balde de água. Além do sacrifício, o pior era ver as promessas sendo feitas, o dinheiro sendo desviado e as pessoas continuando no sofrimento. Dise dona Maria José 78 anos. A maioria de baldes na cabeça. Esse sacrifício será em muito pouco tempo cisa do passado. Disse emocionado o prefeito Edson Chagas.

Conselho comunitário é implantado em Pinheiro


Numa solenidade muito concorrida e com a presença das principais autoridades da área de segurança pública do Maranhão, o secretário Raimundo Cutrim, o comandante Geral da Policia Militar do Maranhão, o comandante do 10º Batalhão da PM da baixada Coronel Furtado, delegados e muitos convidados, fizeram a implantação de 51 membros eleitos, do Conselho Comunitário de Segurança Pública do município.

Em Pinheiro foram instalados dois conselhos o 21º e 22º. Os Conselhos vão funcionar e serão instalados e todos os 217 municípios do Maranhão. E o objetivo é fazer uma integração entre a comunidade e os poderes de segurança. Os membros do Conselho eleitos em suas comunidades, bairros, terão reuniões semanais com as autoridades e poderão passar os problema para que a policia possa resolver com mais agilidade os problemas. Disse o secretário Cutrim.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Porto Rico festejou 15 anos


A população de Porto Rico do Maranhão se uniu ao prefeito Cesar e a sua equipe e fizeram acontecer uma festa a altura das comemorações dos 15 anos de emancipação política do município. Foi uma festa para ficar na história. As comemorações se iniciaram no dia 04 de novembro e se estenderam até o dia 08 domingo.

No dia 08 as festividades se iniciaram com uma alvorada festiva e seguiu-se de uma missa em ação de graça, o corte de um grande e bonito bolo oferecido pela comunidade católica, a largada do primeiro enduro de Porto Rico, que percorreu vários povoados do município. Na parte da tarde uma competição que já virou tradição em Porto Rico, uma competição do Grupo Velo Terra que levou milhares de pessoas e trouxe competidores de todas as partes da região da Baixada.

A noite a festa foi na praça de eventos e reuniu milhares de pessoas na entrega das premiações das dezenas de competições que aconteceram nos 4 dias de comemorações. Feita a entrega dos prêmios era hora de escolher a garota e o garoto de Porto Rico. Feita a escolha o prefeito Cesar usou da palavra para agradecer a participação de todos e fazer um balanço do seu segundo mandato e anunciar as conquistas que serão feitas no município, com a ajuda da governadora Roseana, do deputado Federal gastão Vieira e do deputado estadual Victor Mendes. Alem do asfaltamento do ramal, poços artesianos, estradas vicinais, construção de casas e outros benefícios que estão sendo prometidos para a população de Porto Rico no trabalho incansável do prefeito Cesar Mendes.

Famem reúne prefeitos da Baixada para discutirem a crise


Uma reunião da FAMEM em Pinheiro trouxe para o auditório da prefeitura prefeitos de toda região da baixada. Tema: a crise. Um seminário promovido pela entidade, estar percorrendo o Maranhão e buscando com os prefeitos, alternativas para amenizarem a crise que se instalou com a queda do FPM. O prefeito Zé Arlindo que abriu o seminário e pediu ao presidente e ao secretário união e ajuda para que os municípios possam sair dessa crise.

O presidente da Federação Lisboa, prefeito de Bacabal, que esteve em Pinheiro, ou se busca alternativas e exemplos que deram certo ou estão dando certo, para que os prefeitos possam atravessar a crise ou seremos obrigados afazer o mais doloroso demitir funcionários. É por isso que estamos aqui em Pinheiro com os prefeitos da região discutindo e buscando alternativas. Disse Lisboa.

Um dos palestrantes do seminário de Pinheiro foi o ex. prefeito e secretário das cidades Filuca Mendes, que falou da sua administração, do que deu certo e o que os prefeitos podem tirar de lição dessa crise que segundo Filuca também atingiu o estado. Pediu a união dos prefeitos e prometeu levar à governadora Roseana preitos dos prefeitos para ajudar os municípios da região. Anunciou ajuda do governo proporcional à suas população e adiantou a implantação de programas de energia e água para pessoas pobres do Maranhão.

Pinheiro terá 4ª Macro Regional de Saúde


Numa reunião ordinária da Comissão Intergestora Bipartite, numa pauta extensa onde um entre os muitos temas se discutiu a nova regionalização de saúde do estado; membros do CONSEMS, aprovaram por unanimidade a pedido da governadora Roseana, do Presidente do Senado, José Sarney, do Secretario Ricardo Murad, do deputado fedral Sarney Filho, do deputado estadual Victor Mendes do secretário Filuca Mendes e do pinheirense Dr. José Marcio Soares, que presidia a seção a criação da 4ª Macronal de Saúde do Estado em Pinheiro.

Mesmo depois de um amplo debate dos membros e até pedido de vistas pelo secretário de saúde do município de São Luis Dr Gutembergue, que temia pela criação da 4ª Macro de Pinheiro e perdas de receitas na capital, com os fortes argumentos mostrados pelo baixadeiro Dr. José Marcio que foi enfático e convincente nos seus argumentos, ficou difícil a não aprovação pelos membros da comissão do pedido de criação da 4ª Macro Regional da Baixada. O prazo de implantação será de dois anos e a 4ª Macros Regional de Saúde de Pinheiro,será instalada em um novo hospital que será construído em Pinheiro pela governadora Roseana prometido ao prefeito Zé Arlindo.

Foi uma decisão política de muito peso e de geração de muitos debates e muitas cobranças, visto que somente São Luis, Imperatriz e Caxias possuem essas regionais. Na reunião ficaram registrados muitos pedidos de secretários municiais e prefeitos. Na sua defesa o Dr. José Marcio disse que isso era o pagamento de uma divida do estado para com o povo da Baixada. Para o secretário das Cidades Filuca Mendes presente na reunião a realização de um sonho para transformar Pinheiro numa cidade pólo de prestação de serviço da saúde, da educação e voltada para ser o grande centro de uma população de quase um milhão de habitantes que sofre por falta de atendimento de alta complexidade.

População corta estrada


A População que mora no leito da estrada que liga Pinheiro a Pedro. do Rosário, não agüentou e resolveu cortar a estrada e impedindo o transito de qualquer tipo de veiculo. Isso se deu pelo fato de não agüentarem mais tantas promessas não realizadas. A última foi do secretário Max Barros que disse em Pinheiro, que a governadora Roseana faria o lançamento do inicio da obra no dia 15 de outubro, o que não aconteceu. Revoltados com o descaso,doentes com tanta poeira, e vendo o inverno chegar novamente, eles resolveram cortar e confirmam que só permitiram a passagem de veículos com a chegada das maquinas e quando foi iniciada as obras.

Por conta de uma batalha judicial as obras foram atrasadas, disse o secretário Filuca em entrevista na radio Pericumã. O deputado Victor Ligou para o programa Tribuna Popular anunciando que acabava de sair o resultado da licitação e que a construtora ENGESA, havia ganho a concorrência e era a esperança de que finalmente a estrada será construída. Os moradores disseram que este ano com o forte inverno, foi muito difícil transitar na estrada e que por isso não seria possível esperar e passar mais um inverno sem o governo trabalhar para resolver o problema que já é secular. A estrada continua cortada e eles esperam pela chegada das maquinas e inicio das obras. “Se a governadora fizer a estrada nos votaremos nela, caso contrário, vai ficar cortada um bom tempo”. Disseram.