
A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), convoca os usuários do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) a atualizarem seus cadastros. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Secretaria (Rua Presidente Vargas, Centro de Bequimão).
Com o cartão, os beneficiários podem receber atendimento nas Unidades de Saúde que integram a Rede SUS, no país. É garantido o acesso à marcação de consultas e exames; medicamentos gratuitos; e assistência integral à saúde, desde a atenção primária até a alta complexidade.
Os usuários que mudaram recentemente de endereço ou telefone precisam se dirigir à sede da Semus para atualização do cadastro, portando RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento. Também precisam ser atualizados os cartões que não começarem com o número 7.
Quem ainda não tiver o cartão SUS também pode ir à sede da Semus, munido dos mesmos documentos, acrescidos apenas do comprovante de residência. A solicitação do cartão pode ser antecipada pelo Portal de Saúde do Cidadão. Será gerado um protocolo do pré-cadastro. No entanto, mesmo quem fizer esse procedimento pela internet, tem que validar o cartão na Semus.
O Ministério da Saúde (MS) regulamentou o Cartão SUS por meio da Portaria 940, de abril de 2011. A norma unificou a base de dados do sistema por meio de um registro único, que contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde. A resolução possibilitou a criação de um histórico de atendimento para cada usuário, disponibilizando-o a qualquer unidade de saúde do Brasil incorporada ao SUS.
















Doenças transmitidas por vetores, como a malária, a leishmaniose e a Doença de Chagas ainda fazem muitas vítimas no Brasil. Para prevenir e controlar essas doenças, o Ministério da Saúde repassou, no fim de dezembro de 2019, R$ 35,5 milhões em recursos extras para 434 municípios de 24 estados brasileiros.



Não durou muito a especulação de alguns setores da imprensa, nesta terça-feira (28), de que o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT) teria sondado o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), para ser o cabeça de chapa do PT nas eleições de 2022.







