O deputado estadual Adriano Sarney oficializou nesta segunda-feira (31), a sua candidatura a prefeito de São Luís. Ao lado de César Pires, o representante do PV afirmou que terá uma postura independente e será o único que poderá propor um futuro melhor para a capital maranhense sem o loteamento de cargos na prefeitura.
Na oportunidade, Adriano apresentou a sua vice, trata-se de Val Nascimento de apenas 25 anos, concursada na Polícia Militar do Maranhão, mas não nomeada. Formada em fisioterapia, possui faixa preta em judô e faixa azul em jiu-jítsu.
Curiosamente, a oficialização da candidatura de Adriano Sarney ocorre no mesmo dia que o MDB de Roseana Sarney declarou apoio a Neto Evangelista.
Deixar um comentário
Conversa Franca
Contato
Mande sua sugestão de conteúdo E-mail: emirdiego@gmail.com WhatsApp: (98) 99112 5406
Destaques
Para receber as notificações, basta clicar em ACEITAR!
Em reunião com o Ministério Público e Vigilância Sanitária, pré-candidatos a prefeito e vereador e representantes de partidos de São Bento discutiram a respeito das normas, a serem cumpridas, na realização das convenções, que deverão acontecer a partir do dia 01 de setembro.
De acordo com o calendário eleitoral as convenções devem acontecer entre os dias 01 e 15 de setembro. Tendo em vista a pandemia do Novo Coronavírus, que ainda não passou, o Ministério Público de São Bento realizou reunião com os pré-candidatos ao pleito de 2020, para discutir a respeito das normas que devem ser cumpridas durante a realização dos eventos, para garantir a segurança de todos.
O resultado da reunião foi o acordo assinado por todos os presentes, entre eles, a Promotora de Justiça, Laura Amélia Barbosa, os pré-candidatos a prefeito de São Bento, Luizinho Barros (PCdoB)) representado por Fábio Miguel dos Santos, Carlos Dino Penha (PL) representado por Raniere Guimarães Rodrigues, Isaac Rubens Brito Dias Filho (MDB) e Inaldo Domingos Pereira (PRTB), foi que as convenções serão realizadas apenas com os pré-candidatos e convencionais, não podendo exceder o quantitativo total de 300 pessoas no ambiente, durante o encontro as normas de distanciamentos devem ser respeitadas, bem como a higienização do local e disponibilização de álcool em gel ou água e sabão para quem estiver presente.
Em uma
concorrida e bonita solenidade, o advogado Dr. Genival Abraão Ferreira, assumiu
a direção do Lions Internacional se Pinheiro. O seu mandato deve ter duração de
um ano.
Genival
substitui Edson Wanderley, que foi promovido e foi um dos responsáveis pela
implantação do Lions em Pinheiro. Wanderley agradeceu o apoio, da direção do
órgão na pessoa do seu Governador Quaresma que veio do Pará, especialmente para
essa solenidade, aos companheiros que o acompanharam durante o seu mandato e
fez um balanço positivo da sua gestão e da atuação da entidade com muitas ações
em Pinheiro e na Região da Baixada.
Além de
membros do Lions de Pinheiro, do Pará, autoridades do órgão de Santa Inez,
também estiveram presentes na solenidade de posse da nova diretoria. No seu
discurso o governador ressaltou a importância, o crescimento e as ações do
Lions de Pinheiro nesse pouco tempo de existência. Na oportunidade várias
pessoas, tomaram posse como novos membros do Lions de Pinheiro.
O novo
presidente Dr. Genival falou do seu desafio e garantiu que vai trabalhar junto
com a sua diretoria para dar continuidade ao trabalho iniciado por Wanderley e
fazer o que for possível, para que o Lions de Pinheiro, com as atuais e novas
parcerias, cumpra cada vez mais com a sua missão e o seu papel, que é o de
"servir a quem precisa".
Após anunciar que é pré-candidato a prefeito de Bequimão pelo grupo político comandado pelo atual prefeito Zé Martins, o jovem político João Martins não para de receber apoio ao projeto de mais desenvolvimento para Bequimão. Já foram inúmeras adesões, incluindo lideranças comunitárias, políticas, religiosas (Pastor Lucimário, da Igreja Batista do Povoado Macajubal), empresários e amigos de infância que aderiram ao projeto.
Na última semana João Martins recebeu a declaração de apoio de uma importante liderança do povoado Mojó. “A construção de um grande município necessita da participação direta de pessoas importantes da nossa sociedade. É por isso que fico tão feliz em anunciar a adesão ao nosso projeto de mais desenvolvimento, da minha amiga Ivaneide Araújo, moradora do povoado Mojó”, descreveu o pré-candidato do MDB em suas redes sociais.
Ivaneide é auxiliar operacional de serviços diversos (AOSD), na escola municipal Manoel Fernandes Pinheiro, e líder comunitária, com expressiva atuação dentro da Igreja Católica. Ela e sua filha Vânia chegam para somar forças o projeto planejado por João Martins para continuar desenvolvendo Bequimão.
João Martins esteve acompanhado do pré-candidato a vereador Barbosa do Mojó e de sua esposa, vereadora Preta de Barbosa. Os dois aliados históricos do grupo político foram responsáveis por essa aliança. Na comunidade Vitório, outra liderança importante declarou apoio a João Martins. Riba de Vitor, declarou apoio ao vereador e pré-candidato Amarildo e a pré-candidatura de João Martins.
“Estamos construindo com a participação de cada bequimãoense que nos apoia, um projeto de mais trabalho e desenvolvimento para o nosso município. Vamos seguir assim, unidos, coesos e irmanados. Enquanto observamos a desunião daqueles que não desejam o melhor para Bequimão, causada por disputa pelo poder, estamos focados em construir propostas que vão melhorar a vida das pessoas de Bequimão. Queremos fazer isso com união, cada vez acolhendo e agregando mais gente”, destacou o pré-candidato João Martins.
A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, concluiu nesta semana o serviço de recuperação da barragem do povoado Mafra, na zona rural. O trecho reconstruído tem 3,5 km de extensão e necessita de manutenção sempre que termina o período chuvoso no município.
Além do acesso à comunidade, a barragem tem papel fundamental no combate à salinização da água doce, processo ocasionado pela alta da maré e que pode comprometer a sobrevivência das famílias que residem no entorno dos campos inundáveis. O recurso natural é indispensável para o uso comum da população, manutenção da vegetação e criação de animais durante o período da estiagem.
Bastante produtivo, o ecossistema explorado de forma artesanal e sustentável é o principal meio de subsistência dos moradores dos povoados Mafra, Ramal de Quindiua, Santa Rita, Beira do Campo, Bacurizeiro, Bem Posta, Bem Fica, Muricizal, Ariquipá, Rio Grande e Frechal. É de lá que criadores de animais, pescadores e produtores rurais retiram o seu sustento, o que, segundo o prefeito Zé Martins (MDB), dimensiona a importância da obra para todos que residem naquela região.
“Com a obra, além de restabelecer o acesso ao povoado Mafra, estamos garantindo que as famílias que aqui residem possam usufruir de todo o potencial guardado pela região. Precisamos dar condições para que esses moradores possam produzir, ter renda e garantir o sustento de suas famílias, por meio de atividades como a pesca e a agricultura, que constituem, inclusive, o modo de vida predominante nesta comunidade quilombola e também nas comunidades adjacentes. E é isso que estamos fazendo”, assegurou Zé Martins.
A comunidade Mafra, bem como Mojó, Jacioca, Areal e Beira do Campo, faz parte da lista dos povoados de Bequimão que estão localizados em área de campos alagados e serão beneficiados pelo “Diques da Produção”, programa do Governo do Maranhão que prevê a construção de canais com extensão média de 1,2 mil metros e que, em tese, permitiriam a sobrevivência de várias espécies à seca. As obras, conforme descreve o Governo do Estado, também vão “servir para o uso comum da população, estimulando a geração de emprego e renda”.
Mas, enquanto as obras de construção dos diques não são concretizadas, o reparo emergencial é necessário, para que moradores continuem desenvolvendo suas atividades sócio-produtivas, sem, é claro, pôr em risco a própria existência.