Com um leque de ações voltadas para impulsionar a atividade turística na região, o Sebrae atenderá 12 municípios, onze deles na Floresta dos Guarás e a cidade de Pinheiro, dada sua importância territorial.
Exercendo sua forte atuação como agente de fomento ao turismo no Maranhão, com foco nos pequenos negócios ligados direta e indiretamente com a atividade, o Sebrae tem trabalhado no estado com um leque de soluções direcionadas a inovação dos serviços e processos turísticos, produção associada à atividade turística, atividades de turismo de experiência, formatação e inclusão de novos produtos e sustentabilidade desses pequenos negócios.
Neste sentido, e a partir do mapeamento turístico realizado na Floresta dos Guarás, no litoral ocidental maranhense, o Sebrae lança na próxima terça-feira (30), na cidade turística de Cururupu, um novo projeto voltado para atender demandas empreendedoras ligadas a esta atividade na região, intitulado de Turismo na Floresta dos Guarás, com execução prevista de três anos (2019 a 2021). O lançamento do projeto acontece às 9h, no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
“A principal finalidade do Sebrae é apoiar o desenvolvimento da região por meio da inclusão social e preservação do meio ambiente, tendo na cadeia do turismo os meios necessários de geração de renda para a população que hoje reside e tem seus negócios na região”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.
A ação é a continuação de outro projeto realizado anteriormente pelo Sebrae na região, o DET - Desenvolvimento Econômico Territorial do Litoral Ocidental Maranhense - que trabalhou inúmeras ações voltadas para o fortalecimento da governança e desenvolvimento do potencial turístico regional.
Além dos 11 municípios que integram territorialmente a Floresta dos Guarás, a cidade de Pinheiro, por toda a sua relevância como principal centro urbano da região e detentor da maior infraestrutura hoteleira e de lazer, também foi incluída no projeto, assim, a proposta do Sebrae é atender 12 municípios do território.
O programa Líder, desenvolvido na região pelo Sebrae, e que tem o envolvimento da sociedade civil organizada, do setor público e da classe empresarial, foi um importante condutor para a implantação do projeto, uma vez que tem um dos seus eixos temáticos voltados para o desenvolvimento do turismo.
A Região
A microrregião do Litoral Ocidental integra o conjunto da Amazônia Maranhense, conhecido como Floresta dos Guarás, localizada bem ao norte do estado e já é reconhecida como uma das regiões mais belas do Maranhão.
Além de suas lindas paisagens naturais e seu povo hospitaleiro, os 11 municípios que integram a Floresta dos Guarás (Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão, Bequimão e Alcântara), possuem inúmeros potenciais a serem fortalecidos, como a pesca, a cultura, a culinária regional, a agricultura, a construção naval e obviamente aquele que tem apresentado um crescimento exponencial, o turismo.
São muitos os atrativos da região, que vão desde a exuberante e encantadora Ilha de Lençóis em Cururupu, conhecida internacionalmente por sua paisagem paradisíaca e suas misteriosas dunas envoltas em toda fé e misticismo do sebastianismo, até as ilhas da Baleia, em Apicum Açu; e de Mangunça, também em Cururupu. A praia de Saiçoíta, em Cedral; o quilombo de Frechal, em Mirinzal; as praias de Araoca e Recreio, em Guimarães; e, em Alcântara as diversas praias, e o seu rico patrimonial histórico completam a lista.