terça-feira, 30 de abril de 2019

AL-MA contrata empresa de turismo por mais de R$ 1,8 milhão

A Assembleia legislativa do Maranhão, vai gastar uma verdadeira fortuna com agenciamento de viagens no ano de 2019.
De acordo com o diário oficial, o legislativo maranhense, celebrou contrato de exatos R$ 1.815.526,40 (um milhão, oitocentos e quinze mil, quinhentos e vinte e seis reais e quarenta centavos.) com a empresa Caravelas Turismo LTDA, localizada em São Luís.
O objeto do contrato é o agenciamento de viagens para atender as necessidades da ALEMA, a empresa de turismo terá que fazer agenciamento viagens compreendendo informações de opções de voos, emissão,reserva, marcação, remarcação e cancelamento de passagens aéreas (nacional e internacional), rodoviárias, fluvial e ferroviária.
O contrato que é valido por 12 meses, foi assinado no dia 02/04 de 2019 pelo deputado e presidente da Assembleia, Othelino Neto, e Daniel Contente Martins, sócio administrador da empresa.
Veja o contrato;

Prefeito do interior do Maranhão humilha funcionário da prefeitura; assista o vídeo

O prefeito do município de Palmeirândia, Jorge Luis Santos Garcia (PP), por muito pouco não agrediu fisicamente um servidor da prefeitura.
Um vídeo (confira acima) no qual o Blog do Domingos Costateve acesso mostra o gestor aos gritos contra o funcionário público. O fato aconteceu nesta segunda-feira (30) na garagem da prefeitura, localizada no Centro do município.
Nas imagens é possível comprovar o prefeito Garcia com dedo em riste numa atitude humilhante contra o servidor que ainda não teve o nome identificado.
“É a porra do voto que tu tá dizendo né, é a porra do voto, ora porra, eu já te ajudei e dor de barriga não dar só uma vez e eu já te ajudei”,(sic) diz o gestor.
O servidor retruca: “Aonde?!”.
Instante que Jorge Garcia enfurecido dispara: “Acabou a história, porra, pra gente não partir para a ignorância”(sic)
Em seguida, o prefeito completa: Eu não vou te pedir voto cacete”(sic)completa o político.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Prefeitura inicia vacinação contra a gripe nesta terça-feira (16) em Bequimão


A Prefeitura de Bequimão realiza de 16 de abril a 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influeza. A vacinação acontece nas Unidades Básicas e Postos de Saúde na sede e zona rural do município. A ação, executada pela Secretaria Municipal de Saúde e coordenação de vigilância epidemiológica, integra as atividades da Campanha Nacional contra a Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde. Sendo que no dia 4 de maio, será o  o dia D de mobilização nacional.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da  Influenza, na população alvo para vacinação. Assim, será ofertado ás crianças com idade de 6 meses  a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), Gestantes, Mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da Saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores (escolas publicas e privadas), pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa e os funcionários do sistema prisional e todos os grupos prioritários. Indígenas: durante todo o período de campanha (SESAI).
O Dia D de Vacinação é mais uma ação para a melhoria da saúde pública de Bequimão, especialmente na área da atenção básica. Contribuindo com os objetivos da campanha nacional que incentiva as pessoas a buscarem a vacina, durante o Dia D será feito um alerta aos pais para conscientizá-los sobre a importância da vacinação da gripe em crianças como o meio de imunização mais eficaz que pode evitar as complicações da doença.
A gripe é responsável atualmente por grande parte das internações hospitalares. A febre é um dos sintomas mais evidentes e comuns da enfermidade e dura, normalmente, em torno de três dias. Além deste sintoma, a gripe também pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta e dor de cabeça.
META: Vacinar no mínimo, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa, aproximadamente 1.647.367 da população total 1.830.408.

Jumentos são flagrados ocupando escola de povoado em Palmeirândia MA


O município de Palmeirândia, administrado pelo prefeito Jorge Luís Santos Garcia, vem sofrendo com o descaso em áreas de total importância da sociedade.
Escolas abandonadas, saúde em estado de caos, esse é o retrato da péssima gestão do prefeito Jorge Luís.
Moradores flagraram animais dentro de uma escola do povoado Retiro em Palmeirândia. Na imagem é possível ver os jumentos ocupando o prédio de uma escola que deveria está sendo ocupada por alunos. Ou se a imagem foi em um fim de semana, o obvio é que pelo menos um vigilante estivesse pronto para não deixar animais invadirem a escola. Um verdadeiro absurdo.

domingo, 28 de abril de 2019

2ª Edição dos Jogos Escolares de Alcântara movimenta Jovens da Cidade e do interior

A Escola Estadual CETI foi palco da abertura da 2ª Edição dos Jogos Escolares de Alcântara JEAS. Centenas de jovens de ate 17 anos, da cidade e do interior do município participam das competições. É um orgulho participar desses jogos diz o diretor Eliody da Escola do povoado Oitiua

Na segunda edição aumentou o numero de Escolas participantes, subiu de 9 no ano passado, para 12 este ano. Para Emerson, um dos organizadores é reflexo dos resultados conseguidos pelos alunos no JEAS e também no JEM'S 

para a Secretária de Educação do município professora Rosicleia, a participação de Escolas municipais, estadual e federal, aumenta o nível da competição e o desejo pela participação nas competições que aumenta a cada ano

A participação das comunidades nos jogos alcantarenses é total e fica ainda mais forte com a presença da Câmara dos Vereadores na pessoa do seu presidente Ivan Ferreira e do líder do Governo o Vereador Nilson Pereira que apoiam e elogiam a iniciativa do prefeito. 

Os resultados conseguidos nos  Jogos Escolares de Alcântara, iniciados no ano de 2018 pelo prefeito Anderson; pelos jovens das Escolas da Cidade e do interior do município nas competições municipal e Estadual reflete o aumento do numero de Escolas e de jovens participantes do Jeas, garante o prefeito Anderson Wilker

Organizado pelas Secretarias de Esporte e Educação e com a participação efetiva de todas as secretarias e apoio total do prefeito, o JEAS já é um evento esperado no município por jovens, professores, diretores e pela comunidade que torcem pelos campeões que representam Alcântara nos Jogos Escolares do Maranhão e que tem representando muito bem o nome do município de Alcântara. Confirma o Secretário de Administração Rogério Paixão. 

Sebrae lança novo projeto para impulsionar turismo na Floresta dos Guarás

Com um leque de ações voltadas para impulsionar a atividade turística na região, o Sebrae atenderá 12 municípios, onze deles na Floresta dos Guarás e a cidade de Pinheiro, dada sua importância territorial.


Exercendo sua forte atuação como agente de fomento ao turismo no Maranhão, com foco nos pequenos negócios ligados direta e indiretamente com a atividade, o Sebrae tem trabalhado no estado com um leque de soluções direcionadas a inovação dos serviços e processos turísticos, produção associada à atividade turística, atividades de turismo de experiência, formatação e inclusão de novos produtos e sustentabilidade desses pequenos negócios.

Neste sentido, e a partir do mapeamento turístico realizado na Floresta dos Guarás, no litoral ocidental maranhense, o Sebrae lança na próxima terça-feira (30), na cidade turística de Cururupu, um novo projeto voltado para atender demandas empreendedoras ligadas a esta atividade na região, intitulado de Turismo na Floresta dos Guarás, com execução prevista de três anos (2019 a 2021). O lançamento do projeto acontece às 9h, no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).


“A principal finalidade do Sebrae é apoiar o desenvolvimento da região por meio da inclusão social e preservação do meio ambiente, tendo na cadeia do turismo os meios necessários de geração de renda para a população que hoje reside e tem seus negócios na região”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

A ação é a continuação de outro projeto realizado anteriormente pelo Sebrae na região, o DET - Desenvolvimento Econômico Territorial do Litoral Ocidental Maranhense - que trabalhou inúmeras ações voltadas para o fortalecimento da governança e desenvolvimento do potencial turístico regional.

Além dos 11 municípios que integram territorialmente a Floresta dos Guarás, a cidade de Pinheiro, por toda a sua relevância como principal centro urbano da região e detentor da maior infraestrutura hoteleira e de lazer, também foi incluída no projeto, assim, a proposta do Sebrae é atender 12 municípios do território.

O programa Líder, desenvolvido na região pelo Sebrae, e que tem o envolvimento da sociedade civil organizada, do setor público e da classe empresarial, foi um importante condutor para a implantação do projeto, uma vez que tem um dos seus eixos temáticos voltados para o desenvolvimento do turismo.

A Região


A microrregião do Litoral Ocidental integra o conjunto da Amazônia Maranhense, conhecido como Floresta dos Guarás, localizada bem ao norte do estado e já é reconhecida como uma das regiões mais belas do Maranhão.

Além de suas lindas paisagens naturais e seu povo hospitaleiro, os 11 municípios que integram a Floresta dos Guarás (Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão, Bequimão e Alcântara), possuem inúmeros potenciais a serem fortalecidos, como a pesca, a cultura, a culinária regional, a agricultura, a construção naval e obviamente aquele que tem apresentado um crescimento exponencial, o turismo.

São muitos os atrativos da região, que vão desde a exuberante e encantadora Ilha de Lençóis em Cururupu, conhecida internacionalmente por sua paisagem paradisíaca e suas misteriosas dunas envoltas em toda fé e misticismo do sebastianismo, até as ilhas da Baleia, em Apicum Açu; e de Mangunça, também em Cururupu. A praia de Saiçoíta, em Cedral; o quilombo de Frechal, em Mirinzal; as praias de Araoca e Recreio, em Guimarães; e, em Alcântara as diversas praias, e o seu rico patrimonial histórico completam a lista.

Câmara aprova Projeto de Lei de autoria do prefeito Zé Martins, que cria o Conselho Municipal de Turismo


A Câmara de Vereadores do Município de Bequimão, aprovou na última sexta-feira (26), o Projeto de Lei de autoria do prefeito Zé Martins, que cria o Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo, que objetiva promover a descentralização político-administrativa a ampliação da participação dos atores sociais, permitindo e garantindo à sociedade o direito de formular e controlar políticas, alterando as relações entre Estado e sociedade. Bem como, a permanência e atualização do município de Bequimão no Mapa do Turismo Regional, Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.
Com a aprovação do projeto de lei, o Conselho Municipal será formado por integrantes da sociedade civil, que garante aos cidadãos a possibilidade de acesso às informações oficiais e ações públicas, envolvendo-os politicamente para uma interlocução constante, ampliando assim os espaços de mediação, negociação e decisão.
Segundo a mensagem do prefeito Zé Martins, enviada aos vereadores, a participação da sociedade civil facilitará o controle, permitindo que projetos e ações se voltem aos problemas mais coletivos, prioritários e especialmente, locais, possibilitando que os recursos financeiros sejam efetivamente visíveis e aplicados de forma democrática.
Como instrumento de representação da sociedade bequimãoense, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) irá atuar o mais próximo possível das necessidades para o fomento turístico de Bequimão, envolvendo-a nas discussões, análises e escolhas. O projeto ainda criou o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), que tem por finalidade dar o apoio necessário para projetos de natureza turística no âmbito no Município de Bequimão, fomentando e estimulando o turismo no Município, incentivando ainda mais o desenvolvimento de Bequimão. A criação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo em Bequimão, são critérios estabelecidos na Portaria nº 192, de 27 de dezembro de 2018, do Ministério do Turismo (MTur), com a finalidade de manter Bequimão no Programa de Regionalização do Turismo, que é um programa estruturante do (MTur).

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Por falta de opção, cada vez mais jovens enveredam para o mundo do crime em Pinheiro

No ano passado as escolas da rede municipal de Pinheiro encerraram o ano letivo no final de novembro. A maioria até hoje 26 de Abril, não retomaram as aulas. Os motivos são os.mais variados. Reforma. Falta de diretores, Falta de professores, falta de merenda, alunos que não chegam por falta de transporte ou por descaso da secretaria. Acredite.

Se a situação já é calamitosa na cidade, imagine a situação dos JOVENS no interior do nosso município, onde as estradas sem manutenção impedem o trânsito dos ônibus escolares e dos carros de linha

Sem uma única opção, isso mesmo, sem nada, no esporte, não existe nenhum programa de esporte ou de lazer para a juventude pinheirense. Nenhum. Minto. O programa de festas promovido pelo prefeito e sua tropa funciona em pleno vapor e para o dia 1º de maio dizem já tá programada mais uma grande festa

Sem escolas, sem educação, sem nada, a juventude pinheirense é levada para o mundo da criminalidade, matando ou morrendo. Nunca se viu tantos jovens envolvidos em crimes, como nos últimos 2 anos em Pinheiro. Se nada for feito, entraremos numa estrada sem volta, alerta um vereador, preocupado com a situação

Senão vejamos. Em apenas 2 crimes ocorridos  neste ano em Pinheiro, na morte do professor Algenir 4 jovens envolvidos, no crime ocorrido ontem 25/04 na Casa Lotérica, mais 3 jovens. Ou seja, em apenas 2 casos 7 jovens envolvidos em crimes de morte. Absurdo!!

Bradesco tem lucro líquido de R$ 5,8 bilhões no 1º trimestre, alta de 30%


Placa com logomarca do banco Bradesco na avenida Berrini, zona sul de São Paulo — Foto: Marcelo Brandt/G1Placa com logomarca do banco Bradesco na avenida Berrini, zona sul de São Paulo — Foto: Marcelo Brandt/G1
Placa com logomarca do banco Bradesco na avenida Berrini, zona sul de São Paulo — Foto: Marcelo Brandt/G1
O Bradesco anunciou nesta quinta-feira (25) ter registrado lucro líquido contábil de R$ 5,82 bilhões no primeiro trimestre, uma alta de 30,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já o lucro líquido recorrente (que desconsidera efeitos extraordinários) foi de R$ 6,2 bilhões nos 3 primeiros meses do ano, alta de 22,3% ante o 1º trimestre de 2018 (R$ 5,1 bilhões).
Últimos resultados do Bradesco
em R$ bilhões
4,074,073,9113,9112,8832,8833,7913,7914,4664,4664,5284,5285,0095,0095,085,085,825,821º tri/20172º tri/20173º tri/20174º tri/20171º tri/20182º tri/20183º tri/20184º tri/20181º tri/201901234567
3º tri/2017
2,883
Fonte: Economatica
O retorno sobre o patrimônio líquido, um indicador da lucratividade dos bancos, atingiu 20,5% no 1º trimestre, alta de 0,8 ponto percentual na comparação com o 4º trimestre de 2018 e patamar mais elevado dos últimos 15 trimestres.
A margem financeira subiu 4,2% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, atingindo 14,2 bilhões de reais.
O banco atribuiu o bom desempenho no trimestre à maior margem financeira com clientes, as menores despesas com provisões para perdas com devedores duvidosos e o maior resultado das operações de seguros, previdência e capitalização, além do bom desempenho das receitas de prestação de serviços.

Aumento nos empréstimos e queda da inadimplência

A carteira de crédito expandida do Bradesco alcançou R$ 548,3 bilhões em março, com alta de 11,4% na comparação anual e um acréscimo de 3,1% em relação ao final de 2018. Nas linhas para pessoas físicas o avanço foi de 12,7% na comparação anual, e na carteira para pessoas físicas o crescimento foi de 12,6%.
O índice de inadimplência acima de 90 dias caiu pelo oitavo trimestre seguido e ficou em 3,27% em março, ante 3,51% em dezembro.