sexta-feira, 17 de maio de 2024

Turilândia entre as prefeituras mais transparentes do Maranhão, aponta TCE/MA

 

O município de Turilândia alcançou o índice de atendimento 97,40% resultando o cobiçado índice de transparência “A”, garantindo a 4ª colocação entre os 217 municípios maranhenses.

Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto, que envolve o comprometimento dos gestores, a aplicação correta das leis e normas vigentes, além do envolvimento da população, que deve ter acesso a informações claras e objetivas sobre a gestão pública.

O índice de 97,40% de atendimento é um indicativo de que o município vem seguindo as diretrizes do TCE/MA, disponibilizando adequadamente informações sobre receitas, despesas, licitações, contratos e demais dados pertinentes à gestão pública.

Essa conquista coloca Turilândia entre os melhores municípios do Maranhão em termos de transparência e demonstra o comprometimento da administração em realizar uma gestão eficiente, responsável e ética.

Reforçamos a importância de manter esse índice de transparência “A” nos próximos anos, buscando sempre aprimorar os processos e garantir o acesso à informação de forma clara e acessível a todos os cidadãos.

Seguimos em frente, trabalhando pelo desenvolvimento de Turilândia e pela melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista e vamos continuar avançando juntos. Garantiu o prefeito Paulo Curió

Ex prefeito Filuca com apoio do governo do Maranhão declara apoio ao pré candidato João Batista Segundo à prefeitura de Pinheiro

Em entrevista na TV Pericumã nesta sexta feira, o ex prefeito Filuca Mendes, foi enfático e declarou com a ajuda do Governo do Maranhão, apoio ao Deputado e pré candidato João Batista Segundo à prefeitura de Pinheiro. 

Filuca disse que depois de analisar todos os pré candidatos e conversar com a maioria deles, viu no projeto, nas intenções e qualidades de Segundo, ser o melhor candidato pra resgatar a dignidade da população e recolocar Pinheiro no lugar que precisa e merece. 

Confirmou que a parceria com o Governo do Estado nesse projeto com Segundo, foi fundamental para a sua decisão. Disse também que indicará o vice e que será um conselheiro pela sua experiência de 3 vezes prefeito da sua terra. 

Filuca falou do desastre administrativo que vive Pinheiro nesses últimos 7 anos com o prefeito Luciano Genésio e ressaltou o perigo que o município corre nas mãos, de quem acha que pode comprar tudo e todos. Falou do amor pela Pinheiro que ajudou a construir e disse que tem saúde, disposição e que vai participar da campanha e junto com seu grupo, ajudará Segundo a reconstruir a cidade e o municipio de Pinheiro. 

Prefeito Edilson pede, Deputado Segundo intervém, Governador autoriza e Secretário confirma Viatura e aumento de efetivo para Palmeirândia

Numa audiência com o Governador Carlos Brandão, o prefeito de Palmeirândia, Edilson Castro, levou demandas do seu município. Dentre elas o pedido de uma viatura e aumento do efetivo policial para o município de Palmeirândia. 

Ligando na hora para o Secretário da Segurança Pública Fabrício, o governador pediu o imediato atendimento do pleito da viatura e do aumento do efetivo para Palmeirândia. 

Em audiência com o Secretário de Segurança Dr. Fabrício, o Deputado Estadual João Batista Segundo, junto com com presidente da Câmara Dico de Dedeco e os vereadores Rildo Abreu e Jeferson Diniz da base do Governo de Palmeirândia, reforçaram o pedido das demandas na área da segurança. 

O que também foi confirmado ao vivo pelo Secretário da Segurança no Programa Tribuna da Rádio Pericumã, na presença do Prefeito Edilson, que ligou para o Secretário no momento em que o Deputado Segundo e de Vereadores visitavam o Secretário da Segurança, recebendo a confirmação dos pleitos na área da segurança no município de Palmeirândia com uma viatura nova e o aumento do número dos Policiais Militares em Palmeirândia. 

Acesse o link abaixo e veja a entrevista completa de Edilson da alvorada no programa Tribuna Popular.

Entrevista prefeito de Palmeirândia Edilson

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Equatorial lança oficialmente a “Rota do Sol” e inaugura Eletroposto do São Luís Shopping

Já é possível fazer o trajeto de 435 km, entre as capitais São Luís (MA) e Teresina (PI), de carro elétrico, com recargas grátis, por meio da Rota do Sol. A iniciativa é da Equatorial Energia, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A entrega oficial da Rota do Sol foi realizada na manhã desta terça-feira (14), no São Luís Shopping, juntamente com a inauguração do segundo eletroposto da capital.  


Estiveram presentes no lançamento o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, o Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial, Sérgio Rodrigo, além de representantes do São Luís Shopping, Associação de Proprietários de Veículos Elétricos, Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável, Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia, Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, Fiema, Associação Comercial, Conselho de Consumidores do Maranhão, imprensa e outras autoridades.   


Para tornar possível o itinerário, a Rota do Sol disponibiliza seis postos de recarga, sendo 4 com carregadores rápidos (30/40 minutos para uma carga completa), gratuitamente para a população. Os postos estão localizados em São Luís, no São Luís Shopping; em Itapecuru-Mirim, no Posto Cacique 39; em Alto Alegre do Maranhão, no Posto Recreio; em Caxias, no Posto Mais Riachão, além de 2 carregadores semirrápidos (3 horas para uma carga completa) localizados no Eletroposto da Equatorial Maranhão (Parque do Rangedor) e no Eletroposto da Equatorial Piauí, no Parque da Cidadania.


*Sustentabilidade –* O uso de carros elétricos contribui com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável da energia e fomentando a redução de impactos ambientais provenientes de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns, como gasolina e diesel). 


A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual o Grupo Equatorial é signatário e tem como foco: Educação de Qualidade, Energia acessível e limpa e Ação Global contra a mudança global do clima.


*Investimento em mobilidade -* O projeto de mobilidade elétrica da Equatorial Energia foi iniciado com os investimentos de aproximadamente R$ 19 milhões em cinco estados da federação, por meio do Programa de PDI da ANEEL e Global Participações em Energia.


O Grupo Equatorial nasceu no Maranhão e está completando 20 anos. Para Sérvio Túlio, presidente da Equatorial Maranhão, este será um ano de muitos investimentos. “Estou muito feliz em entregar mais um importante eletroposto, falar sobre tecnologia, inovação e energia limpa, tema que está muito associado ao compromisso que o Grupo firmou com a ONU, de ter um ambiente saudável, uma governança de respeito e uma sociedade em desenvolvimento", comemorou Sérvio. 


Além de incentivar a população para a mobilidade elétrica, a Equatorial Energia também fomenta a temática dentro de suas distribuidoras de energia, que possuem carros elétricos em sua frota. Segundo um estudo da consultoria McKinsey, em 2040, o Brasil deverá ter 11 milhões de automóveis movidos à bateria elétrica. Um outro estudo do segmento aponta que encontrar postos para recarga da bateria de carros elétricos é uma das barreiras para adoção de veículos elétricos no país. O futuro da mobilidade é elétrico e sustentável.




*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Mulher é sequestrada e encontrada morta em Viana

 

Uma mulher de 37 anos foi encontrada morta na tarde da última quarta-feira (15), no município de Viana. A vítima, identificada como Cristiane Costa, teria sido sequestrada durante ida ao banco, algumas horas antes do homicídio.

No dia do sequestro, Cristiane teria acordado por volta das 4 horas da manhã e convidado o marido, Carlos Augusto, de 43 anos, para acompanhá-la no trajeto até a agência bancária. O objetivo era sacar o seguro defeso, benefício voltado para pessoas que vivem exclusivamente da pesca de pequeno porte.

Conforme informado pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o casal foi interceptado no meio do caminho por dois homens que estavam em uma moto, um deles armado. Os suspeitos teriam mandado Carlos Augusto correr, e Cristiane foi sequestrada pela dupla. Carlos registrou o boletim de ocorrência logo em seguida, e as buscas por Cristiane começaram.

A procura por Cristiane durou horas, sendo estendida para as cidades próximas à Viana. Somente no início da tarde, que a notícia de que um corpo havia sido encontrado nas proximidades do município chegou aos policiais.

O corpo foi reconhecido por um irmão do marido da vítima, que confirmou que se tratava de Cristiane. Exceto por um sangramento no nariz, não foram identificados quaisquer sinais de violência física no corpo.

Em nota, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que o caso está sendo investigado pelo 1º Distrito Policial de Viana, que já iniciou a fase de coleta de depoimentos de familiares e testemunhas a fim de identificar as circunstâncias do caso.

Neto Evangelista alerta sobre casos de feminicídio em Cururupu e apela às famílias que denunciem

 Neto Evangelista alerta sobre casos de feminicídio em Cururupu e apela às famílias que denunciem

O deputado Neto Evangelista (União) alertou, na sessão desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa, sobre os casos de feminicídio ocorridos, em curto espaço de tempo, no município de Cururupu.

Segundo o deputado, primeiro foi a Yasmin, depois Jéssica e, por último, a Luandra que perderam a vida ceifada pelo companheiro. Ele fez um apelo a todas as famílias que passam por essa situação.

“Se vislumbrar algum tipo de violência contra a mulher, não hesite em procurar o Sistema de Segurança e pedir uma medida protetiva. Aqui, no Maranhão, nenhuma mulher com medida protetiva de urgência teve sua vida ceifada”, afirmou.

Patrulha Maria da Penha

Neto Evangelista destacou que, no Maranhão, o Sistema de Segurança, graças à atuação da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, tem funcionado na garantia da ordem e da segurança dessas mulheres que têm medida protetiva de urgência.

O parlamentar alertou para o que denominou de roteiro que antecede o feminicídio. “Na maioria dos casos, tudo começa com um desrespeito verbal, por uma violência psicológica, uma agressão física e termina com o feminicídio.

Alerta

Por fim, Neto Evangelista deixou um recado a todos aqueles que acham que podem tocar o dedo em uma mulher, principalmente ao assassino de Yasmin.

“O feminicida de Yasmin vai ser condenado e vai servir de exemplo para vocês que acham que podem tocar o dedo em uma mulher. Não podemos mais permitir que isso aconteça nas famílias maranhenses. O feminicídio em Cururupu não vai se criar, como no Maranhão também não”, finalizou.

Corrupção: MPF obtém condenação de servidor do Ibama que pedia propina no Maranhão

Em ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal do Maranhão condenou um servidor público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por pedir propina a empresários em troca de benefícios dentro da autarquia. Pelos crimes de corrupção passiva e concussão, o analista ambiental foi condenado a sete anos de prisão. De acordo com as investigações, que deram origem à Operação Ferro e Fogo I da Polícia Federal, as exigências e pedidos de vantagem ocorreram no período de 2012 a 2014.

Entre as condutas ilegais do servidor, o MPF descreve, na denúncia, o pedido de propina feito pelo servidor do Ibama a três empresários de São Luís (MA) que realizavam obras de terraplanagem para instalação e expansão de suas empresas. O analista ambiental propôs aos empresários o pagamento de R$ 15 mil diretamente a ele, como alternativa para deixar de aplicar uma multa de R$ 30 mil.

Em outro caso, a representante de uma empresa afirmou ter sido abordada diversas vezes pelo servidor do Ibama com a solicitação de que ela pagasse R$ 3 mil para evitar uma suposta doação de madeira apreendida. As provas colhidas durante a investigação também demonstraram que o servidor teria, em março de 2014, repassado informações sigilosas a madeireiros sobre fiscalização a ser realizada pelo Ibama.

Além dos crimes pelos quais o analista ambiental foi condenado, o MPF também o denunciou por violação de sigilo funcional e advocacia administrativa – crime previsto quando o agente público utiliza de seu cargo para beneficiar interesses de terceiros. Em relação a esses dois crimes, houve a prescrição da pena e a extinção da punibilidade do servidor, pelo tempo decorrido desde que os fatos ocorreram.

A ação judicial que condenou o analista ambiental é uma das três denúncias apresentadas pelo MPF após a finalização do inquérito que apurou a prática de atos de corrupção por servidores públicos lotados no Ibama no Maranhão. As ações foram divididas de acordo com a atuação dos investigados e os crimes apurados. A denúncia julgada agora diz respeito apenas às condutas de um dos analistas ambientais.