Por: João Martins
Chegamos ao final de uma gestão de muitos desafios no Sebrae Maranhão. Uma gestão com foco em parcerias e resultados efetivos que nortearam todas as nossas decisões na Diretoria Executiva, bem como as ações e projetos institucionais celebrados.
Passamos pelas dificuldades da crise que abateu o país e os empreendimentos em geral, nos posicionamos e, diante de cenários nada promissores, vislumbramos novas alternativas e mercados para direcionar de maneira acertada os pequenos negócios, bastante atingidos com os tempos difíceis – mas que reagiram com maior rapidez à retomada da economia, saindo à frente dos demais segmentos.
No quadriênio 2015-2018, a instituição investiu recursos em 210 projetos no Maranhão, com ações de atendimento individual e coletivo, gestão operacional, capacitação empresarial, associativismo e cooperativismo, inovação e tecnologia,mercado, assessoramento e missões técnicas, articulação institucional, políticas públicas, educação empreendedora, desenvolvimento de produtos e demais soluções para difundir a cultura empreendedora.
No total, realizamos 241,1 mil atendimentos a MPEs, candidatos a empresários e potenciais empreendedores e realizamos mais de 530 mil ações, dentre consultorias, orientações técnicas, cursos, oficinas, palestras, missões e caravanas, seminários, rodadas de negócios, feiras e clínicas tecnológicas.
Foram aproximadamente R$ 300 milhões investidos nos pequenos negócios no Maranhão que acabaram revertidos em empreendedores mais qualificados, focados em suas atividades e mais organizados na gestão dos seus negócios, fazendo uso de ferramentas gerenciais e sabendo planejar sua trajetória empresarial.
Chegamos ao final desta gestão, com mais de 12 milhões de pequenos negócios no Brasil e quase cinco anos de dedicação a este segmento que só ajuda o país a crescer! Agora, o desafio da instituição será atender o cliente de maneira diferente, em tempo real. Iniciamos em 2018 o processo de transformação digital do Sistema Sebrae que começa a se consolidar em 2019, tornando a estrutura SEBRAE mais ágil e sincronizada às novas propostas de mercado e, principalmente aos diversos perfis de clientes.
Teremos um novo Sebrae, sem abrir mão da expertise institucional e conhecimento sobre o empreendedor brasileiro e continuaremos com o compromisso de seguir em frente, acompanhando as tendências e mostrando sempre o passo a passo para que os pequenos negócios maranhenses tenham sustentabilidade, acesso ao mercado, competitividade e lucro.
João Martins
Diretor superintendente
Sebrae Maranhão
Diretor superintendente
Sebrae Maranhão