quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Isaac Dias tem história, tem honra e merece respeito.

Isaac Dias - 4 vezes deputado estadual e 2 vezes
prefeito de São Bento
Quem conhece a história de Isaac Dias, jamais vai cometer a insanidade de fazer algum tipo de julgamento deturpado sobre seus atos. Isaac ficou notabilizado como um político sério e destemido, que ao longo da vida pública se dedicou, tão somente, em defender os interesses dos seus conterrâneos de São Bento e da Baixada Maranhense.

           Lutou e enfrentou com dignidade e coragem os dissabores da ditadura militar. Foi deputado estadual por quatro mandatos, um dos poucos que fazia oposição ao regime ditatorial implantado no país e no Estado do Maranhão na época. Sua postura e seriedade o fizeram tornar-se respeitado, tanto por aliados quanto por adversários.

           Isaac fazia oposição, não para alimentar seus egos e interesses pessoais, mas sim para defender as causas que, acreditava, pudessem beneficiar e atender os anseios do povo sofrido da região da Baixada Maranhense.

           Exerceu o cargo de prefeito de São Bento por dois mandatos alternados. Naquelas ocasiões, manteve-se fiel aos seus princípios e, diferente dos dias atuais onde o oportunismo fala mais alto, continuou na oposição aos governadores do estado. Mesmo assim, sem se deixar intimidar, mostrou ao Maranhão e ao Brasil que é possível trabalhar pelo povo, mesmo não sendo subserviente aos ditames do executivo estadual.

           Como prefeito, apenas com os parcos recursos do Fundo de Participação do Município - FMP, Isaac Dias investiu forte na construção de uma cidade digna. Fez obras significativas, atendendo a todos os segmentos, tais como Hospital, Escola Técnica, Escola Profissionalizante CEMP, conjunto habitacional, urbanização da cidade e tantas outras que continuam “vivas”, resistindo ao tempo e aos descasos, servindo de testemunhas para quem quiser ver e saber que em São Bento já teve um administrador sério, responsável e comprometido com o bem estar do seu povo e melhorias de sua cidade.

Mesmo sendo prefeito de oposição, Isaac Dias sempre buscou o diálogo respeitoso junto aos governadores adversários, na luta por recursos para o município. Não era fácil. Havia muita resistência, mas atender às necessidades da população era a prioridade maior e foi então que, numa atitude ousada, Isaac procurou um político adversário, conhecedor do seu histórico, que lhe deu a devida atenção.

Conseguiu com o senador Alexandre Costa, que exercia o cargo de Ministro da Integração Regional, os recursos necessários para a realização das dragagens dos campos de São Bento. Aquela foi uma obra apoteótica, cujos efeitos positivos, perduram até os dias atuais, pois onde a seca e estiagem predominavam, causando fome e iminente miséria, surgiu a fartura e a esperança, graças à então prefeita Bitinha Dias e ao apoio inconteste de Alexandre Costa, um emblemático adversário politico, que não mediu esforços em atender um apelo de Isaac Dias para ajudar o povo de São Bento e região.

DECEPÇÃO E TRAIÇÃO

           Após décadas lutando na oposição ao lado de políticos igualmente históricos, como Jackson Lago, Mauro Bezerra e Neiva Moreira, Isaac finalmente acreditou que havia chegado a hora de, com a vitória do próprio Dr. Jackson ao governo do Estado em 2006, seu aliado, realizar as grandes obras que São Bento e a baixada maranhense precisavam. Ledo engano.

           Pouco depois de assumir o governo do Estado, Jackson Lago virou as costas para Isaac Dias. Naquela época, foi montada uma estrutura pesada capitaneada por secretários, deputados estaduais e federais diretamente ligados ao governador que, usando toda a estrutura governamental, passaram a “alimentar” os principais adversários de Isaac em São Bento com o único propósito de aniquilar politicamente o ex-prefeito pedetista. Isso contribuiu significativamente para resultados das eleições de 2008. Foi aí que Isaac, decepcionado, sentiu o golpe da traição.

           Posteriormente, a história se repetiu. Aquele que figurou na eleição de 2014 pleiteando o cargo de governador como sendo o símbolo da resistência ao sistema, que poderia privilegiar os verdadeiros combatentes da oposição, fez o caminho inverso: Ao se tornar chefe maior do executivo estadual, aglutinou em seu balaio, grande parte de políticos que outrora, pertenciam ao grupo que, eles mesmos denominam, da oligarquia. Mais uma vez, Isaac Dias foi preterido e a estrutura administrativa do Estado, foi novamente implantada no município com o propósito de destruí-lo politicamente.

           Diante desses fatos aqui narrados, fica a pergunta: Por qual motivo Isaac Dias deveria continuar cultivando essa “amizade” de mão única, tão nociva a sua vida política? É infinitamente impossível um homem com o perfil de seriedade e honradez conviver com tal situação, onde uma “penca” de figuras aventureiras, locupletadas pelas benesses governamentais, tenta destrata-lo a todo custo. 

           Aqueles que se acham blindados pela bata do poder, fazem da arrogância sua principal lei e cometem os mesmos erros e vícios que condenaram num passado não tão distante, precisam saber que, reza a lenda, não se deve subestimar o potencial de um homem que tem o histórico e o perfil de Isaac Dias. É de bom alvitre que saibam também que, assim com diz a música de Renato Russo, “tudo que você faz, um dia volta pra você”, portanto podemos acreditar que os traidores de ontem, serão os traídos de amanhã.

Isanilson Dias
Jornalista

Dívidas deixadas pelo ex. Prefeito Junior Franco comprometem as finanças de Cururupu

São tantas as dívidas deixadas pelo ex. Prefeito Junior Franco que estão comprometendo as finanças e deixando quase impossibilitada a administração da prefeita Rosinha.

Desde a sua posse em 01 de janeiro de 2017 que a prefeita Rosinha não para de ser surpreendidas com dívidas quase impagáveis deixadas pelo ex. Gestor de Cururupu Junior Franco

São tantas as dívidas que tem sido quase impossível governar. Praticamente todos os dias somos surpreendidos com chamamentos da justiça ou de credores do município em busca de recebimentos de pagamentos. Um exemplo disso foi o débito do ex. Prefeito deixado junto ao SAAE que chega a mais de R$ 800 mil reais

E não para por aí com a CEMAR, vejam a maldade do ex. Prefeito Junior Franco. Ele fez um parcelamento com CEMAR no dia 31 de Dezembro a véspera de deixar a prefeitura, como mostram os documentos

O funcionário ele não quer saber desses problemas, ele quer receber o seu salário. Mas, com tantas dívidas e tantos desmandos da administração passada tá quase inviável se governar. Tenho buscado o entendimento com o M P que tem sido implacável comigo e não deu o tratamento que deveria ter dado diante de tantas irregularidades do ex prefeito. Tá muito difícil e complicado. Disse a prefeita Rosinha.
"Estamos trabalhando diariamente e com muita seriedade para tirarmos o município desta herança maldita de dívidas deixada pela gestão do ex prefeito, até duas grandes escolas em perfeito estado no bairro de Areia Branca foram demolidas na gestão passada, pra vocês verem quando maldade. Estamos trabalhando para Reconstruir o nosso município em diálogo constante com a população. Disse a prefeita Rosinha.





TCE decide que Prefeituras estão proibidas de custear carnaval com folha de pagamento em atraso

O pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (31), proposta de Instrução Normativa que dispõe sobre despesas com festividades realizadas pelo poder executivo municipal. A decisão atende a sugestão formulada conjuntamente pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pelo Ministério Público de Contas (MPC), no último dia 22.
De acordo com a medida aprovada, são consideradas ilegítimas para os fins do artigo 70 da Constituição Federal, qualquer despesa custeada com recursos públicos municipais – inclusive aqueles decorrentes de contrapartida em convênio – com eventos festivos quando o município estiver em atraso com o pagamento da folha salarial (incluindo terceirizados, temporários e comissionados); ou em estado de emergência ou de calamidade pública decretados.
A decisão fundamenta-se, na competência constitucional do TCE para fiscalizar os atos dos gestores públicos quanto ao aspecto da legitimidade, controle que vai além da legalidade; na prerrogativa do órgão de agir preventivamente em virtude da constatação de fatos que comprometam os custos ou os resultados dos programas públicos; além da atribuição do órgão de prevenir a responsabilidade dos gestores, evitar a repetição de ilícitos e preservar o interesse público dos municípios.
A Constituição Federal, em seu artigo 70, estabelece que a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.
O descumprimento da medida, ou seja, a realização despesas ilegítimas com eventos festivos, poderá comprometer a regularidade das contas relativas ao exercício quando da apreciação das contas anuais do chefe do executivo municipal ou dos gestores responsáveis. O Tribunal também poderá conceder medidas cautelares atendendo a representações junto à corte de contas.
“Disciplinar a utilização de recursos públicos na realização de eventos festivos será fundamental no combate aos desvios de finalidade, permitindo que os recursos sejam utilizados em áreas prioritárias para o atendimento das necessidades da população, como educação e saúde”, afirma a procuradora do MPC, Flávia Gonzalez Leite.
IEGM – A partir do próximo ano, a despesa em questão também será considerada ilegítima quando o município apresentar, na última avaliação anual realizada pelo TCE, baixa efetividade na gestão da saúde ou da educação.
A efetividade na gestão dessas duas áreas será aferida a partir dos dados coletados do sistema de medição da eficiência da gestão municipal, regulamentado por instrução normativa do TCE (IN nº 43/2016) e de acordo com a metodologia de apuração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Acusado de estupro em Bequimão, Pendão acaba de ser preso em Santa Helena-MA

Após 13 meses e 27 dias foragido da polícia, o acusado de estupro à uma idosa de 80 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (30) na cidade de Santa Helena, na baixada maranhense. O suspeito identificado por Wallace Moraes Barros, conhecido na cidade de Bequimão por Pendão”, que segundo populares, seria filho de um homem conhecido por Mário, e neto de seu Newton Boas, do bairro Cidade Nova já está atrás das grades e deve ser transferido para a Regional de Pinheiro.

ENTENDA O CASO
Segundo informações de populares, o homem teria invadido a residência da vítima conhecida por dona Maria na noite de um sábado, dia 3 dezembro de 2016, para cometer um furto, mas acabou agredindo a idosa e a estuprando-a. De acordo com informações repassadas ao Portal, a vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Lídia Martins, onde foi internada internada.
Desde o acontecimento, as autoridades judiciais e policiais de Bequimão foram acionadas, e até manifestações foram realizadas pela população para pedir justiça e agilidade no processo. O acusado tinha mandado de prisão expedido e agora foi preso.

Projeto garante a consumidor produto igual ou similar caso tenha prazo de validade vencido


dep victor mendes 16/04/2015
Victor Mendes: projeto garante a importância da defesa do consumidor contra os riscos provocados pelo consumo de produtos fora do prazo de validade
A Câmara analisa projeto que garante ao consumidor receber outro produto igual ou similar gratuitamente caso produto à venda esteja com prazo de validade vencido (PL 8485/17). A proposta do deputado Victor Mendes (PSD-MA) estabelece que na hipótese de inexistência de outro produto idêntico ou similar, dentro do prazo de validade, o consumidor terá direito a levar outro produto de natureza diversa e de mesmo valor de forma gratuita.

Pelo texto, caso o cliente opte por adquirir um produto de valor superior, o consumidor será responsável pelo pagamento da diferença entre o valor entre o produto que receberia de forma gratuita e o novo produto adquirido. A proposta também estabelece que, em nenhuma hipótese, o estabelecimento comercial realizará a troca de produtos pelo seu equivalente em dinheiro.

O projeto determina ainda que, caso produto não possua a data de validade na embalagem, o prazo para troca/devolução será de 07 (sete) dias após a compra com a apresentação obrigatória do produto com a embalagem intacta e a etiqueta com o preço e código de barras ou identificação intactas.

De acordo com a proposta, caso sejam descumpridas as normas, o estabelecimento será multado em R$3 mil.
Para Vitor Mendes, o projeto ajudará na fiscalização dos estabelecimentos comerciais.

“O projeto garante a importância da defesa da vida, saúde e segurança alimentar do consumidor, contra os riscos provocados pelo consumo de produtos fora do prazo de validade”, disse Mendes.

TramitaçãoO projeto, que tramita de forma conclusiva, será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Administração de Zé Martins recebe seu terceiro prêmio como boa gestão em saúde pública

Pela terceira vez em cinco anos, a Secretaria Municipal de Saúde é reconhecida e recebe prêmio de boa gestão da saúde. Em 2015 a secretaria colocou o município de Bequimão entre as cinco melhores gestões em saúde pública do Maranhão. Em 2017 novamente foi premiada e este ano a Atenção Básica foi reconhecida com  OPrêmioMedident2018 . 
Manter a qualidade de um serviço que foi implantado em 2013 é a certificação da responsabilidade de um grande gestor público. E esse tem sido o principal papel do prefeito Zé Martins durante seus cinco anos de gestão. A Secretaria de Saúde de Bequimão recebe nesta sexta-feira (26) seu Terceiro Prêmio como referência no trabalho da Atenção Básica, voltado para a valorização e fortalecimentos dos profissionais da saúde que atuam nos programas Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal no Maranhão.
As UBS’s homenageadas foram: povoado Jacioca, Sede I e Areal, além das equipes do Saúde Bucal do Areal. Os homenageados foram o secretário (Sidney Bouéres); coordenadora da atenção básica (Karine Moraes); enfermeiras (Ramone, Letícia, Soraia e Astrid; dentista (Natália) e médico (Dr. Renan).
Segundo Vera Baldez, responsável pela organização e entrega da premiação, o prêmio Medident 2018 é uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais e incentivá-los a ofertar um serviço com mais qualidade. “Quando valorizamos e reconhecemos as ações e empenho desses profissionais e entregamos um prêmio dessa importância, estamos dizendo que os trabalhos desenvolvidos por eles são de significância imensurável para o bem de nosso povo e isso faz o profissional trabalhar com mais entusiasmo” concluiu.
O secretário de saúde Sidney Bouéres destacou a importância do prêmio para o município que é referência em saúde no estado. “Para nós que fazemos parte da saúde de Bequimão é sempre gratificante ter o reconhecimento de nosso trabalho, nossa equipe como um todo merece todas as homenagens, vez que desenvolvem seus trabalhos com amor e eficiência, prova disso são os resultados e reconhecimento dos especialistas, mais principalmente da população. Tudo isso só é possível graças à sensibilidade do prefeito Zé Martins que não só apoia mais também dá todas as condições para o desenvolvimento do trabalho. Estão todos de parabéns! Temos orgulho em fazer parte dessa equipe”, destacou o gestor.
Quem prestigiou o evento como convidado foi Rodrigo Martins (Agente de Desenvolvimento) e Josmael Castro (secretário de Assistência Social), além de parentes e amigos dos servidores homenageados.

Procurador-geral do MP avisa: “não vamos aceitar que festa seja realizada às custas da miséria de muitos”

Procurador-geral Luiz Gonzaga não vai tolerar carnaval em cidade com salários atrasados
Procurador-geral Luiz Gonzaga não vai tolerar carnaval em cidade com salários atrasados
O procurador-geral de justiça do Ministério Público, Luiz Gonzaga Martins Coelho, deu uma dura declaração para os prefeitos que pensam em fazer o carnaval com o pagamento do funcionalismo em atraso.
Luiz Gonzaga foi taxativo: “não somos contra a cultura do carnaval, mas não podemos aceitar que a festa seja realizada às custas da miséria de muitos.”
O Ministério Público (MP), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), vão barrar as festas carnavalesca nas cidades que estão com situação precárias em setores considerados como fundamentais (Saúde, Saneamento e Educação).
O município de Vargem Grande é uma das cidades que deve ter seu carnaval cancelado. A prefeitura está com salário atrasado e fará uma festa de arromba (reveja aqui). O MP deverá pedir à Justiça o cancelamento do carnaval, caso não seja efetuado o pagamento dos servidores.

Foragido da Justiça, Lucio André Genésio tem audiência no Fórum de Pinheiro com o apresentador e Radialista Paulinho Castro nesta quarta-feira (31)

Lúcio André Genésio espancou a ex-esposa impiedosamente
O Irmão do prefeito de Pinheiro, Lucio André Genésio, está foragido da Justiça. O ex-companheiro da advogada Ludmila Rosa Ribeiro Silva, de 27 anos, agrediu fisicamente, em São Luís a mesma . A prisão preventiva de Lúcio André Genésio foi decretada no dia 12 de novembro de 2017 e até o momento, o acusado ainda não foi localizado pela polícia.
Nesta terça-feira (30) o agressor tem audiência no Juizado Especial Criminal da Comarca de Pinheiro com o apresentador e Radialista Paulinho Castro, que foi acionado na justiça pelo agressor.
Fica o questionamento, será qui o agressor foragido irá comparecer ao fórum de Pinheiro para audiência nesta quarta-feira? De acordo com informações que chegaram a redação do blog.  A Policia estará de Plantão no fórum de Pinheiro para efetuar a prisão do foragido, caso ele compareça na audiência.
O irmão do prefeito de Pinheiro hoje é  procurado em todo o território nacional. È aguardar para ver  a coragem do agressor!!!!!!!!!!!!!!!

Prefeita de Guimarães se afasta para tratamento de saúde e vice prefeito assume interinamente por 40 dias


A Prefeita do município de Guimarães, Margarete Ribeiro,  afastou-se do Executivo Municipal para tratamento de saúde por 40 dias. A data do afastamento foi no último dia 24.  O vice-prefeito Osvaldo Gomes assumiu a gestão como prefeito interino.
Logo após assumir, Osvaldo  convocou uma reunião com secretários e assessores para tratar de vários assuntos, entres eles o carnaval de 2018. O prefeito levou ao conhecimento dos presentes à reunião que este ano o carnaval vimarense será custeado pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Cultura,  em parceria com a Prefeitura de Guimarães. 
Estavam presentes à reunião os secretários de Esporte e Juventude, Secretária de Saúde, Secretária de Assistência Social, Secretário de Infraestrutura, Secretária de Finanças, Secretário Chefe de Gabinete e demais assessores que irão traçar um plano de ação para os próximos 40 dias.

Bomba! Carnaval de Pinheiro deve ser cancelado pela Justiça

No último dia , 22, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e a procuradora-geral de Contas em exercício, Flávia Gonzalez Leite, entregaram ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Caldas Furtado, uma Representação com o objetivo de normatizar o controle externo sobre a realização de eventos festivos custeados com recursos públicos.
“O objetivo é priorizar recursos para políticas sociais básicas e pagamentos de servidores”.
A Representação, que busca a regulamentação da matéria via Instrução Normativa do TCE-MA, prevê como condição para transferências do Estado, para a realização de festividades, que os municípios demonstrem não ter estado sob situação de emergência ou calamidade nos últimos 12 meses, além de não ter atrasado o pagamento dos servidores ativos e inativos. A administração municipal também precisa estar em dia com o recolhimento da previdência junto ao funcionalismo.
Para custear festividades com recursos próprios, o município também deverá estar com o pagamento do funcionalismo e o repasse das contribuições previdenciárias em dia. Da mesma forma não poderá haver precariedade na prestação dos serviços públicos essenciais de saúde, saneamento e educação, e nem queda nas receitas públicas.
De acordo com a exigências da resolução o Carnaval 2018 da cidade de Pinheiro, deverá ser cancelado. No dia 02 de janeiro, logo que assumiu a gestão municipal, o prefeito de Pinheiro Luciano Genésio, decretou estado de Emergência na Saúde  (reveja aqui). Além de ter enfrentado protestos pelo não pagamento de aluguel de veículos e salários de motorista(reveja aqui).
A cidade passa pelo maior caos administrativos dos últimos 20 anos, e vem sofrendo um retrocesso como o não pagamento do 13º salário aos servidores contratados, além do atraso de três meses de salário em vários setores.
Luiz Gonzaga Coelho enfatizou a necessidade de que se priorize o essencial. “Não somos contra a cultura do carnaval, mas não podemos aceitar que a festa seja realizada às custas da miséria de muitos”, observou o procurador-geral de justiça.

Dr. Joel Junior participa de entrevistas na Pericumã e confirma Pré candidatura para Dep. Estadual

O médico Cardiologista Pinheirense Dr. Joel Junior participou de uma rodada de entrevista em vários programas da Rádio e TV Pericimã e reiterou mais uma vez a sua decisão e disposição em participar das próximas eleições deste ano de 2018 disputando uma cadeira como pré candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão


Joel Junior enumerou uma série de motivos que o levou a tomar essa decisão. E uma das mais fortes delas, foi pensando na renovação e na busca de uma política nova, diferente, propositiva. 
Joel confirmou que está disposto a discutir com a sociedade Pinheirense e da Baixada principalmente, mas, do Maranhão também, formas de se fazer da política um meio para se realizar benefícios e citou os exemplos do Deputado Federal Victor Mendes, que vem fazendo e mostrando uma forma diferente de se fazer política. É hora de se dar um basta na velha política. O Brasil com seus movimentos de Rua tem demonstrado essa vontade e esse foi um dos motivos que me levou a tomar essa decisão de participar colocando o meu nome como pré candidato para Deputado Estadual nas próximas eleições de outubro. Disse.

Luciano Genésio diz que Penaldon atrapalha Flávio Dino na Baixada


O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio (Avante), concedeu no fim de semana uma contundente entrevista, na qual cobrou do governador Flávio Dino (PCdoB) uma posição sobre a articulação política do governo na Baixada Maranhense.
O posto, atualmente, é ocupado pelo ex-deputado Penaldon Jorge, que tem base em Presidente Sarney.
Segundo Genésio, diante de uma acirrada disputa contra a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), em outubro, o governador não pode errar na região.
“Eu mando um recado para o governador Flávio. Tem que tomar uma decisão, tem que se tomar uma decisão em relação a Pinheiro, em relação à Baixada Maranhense. A eleição de governo é uma eleição dura, onde tem quatro, cinco candidatos, que provavelmente terá segundo turno”, afirmou.
O prefeito garante que há uma unanimidade, entre as lideranças comunistas da Baixada, quanto aos prejuízos que Penaldon tem causado ao projeto do governador.
“O Flávio tem que saber quem ajuda e quem atrapalha. O ex-deputado Penaldon Jorge está atrapalhando o Governo do Estado aqui na Baixada Maranhense. Eu converso com vários prefeitos dos municípios vizinhos, e todos são unânimes: ‘com esse rapaz, Luciano, a gente só quer mesmo apertar a mão. Negócio e articulação política? Nós estamos fora'”, destacou.
Assista:

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Empresário Antônio Albuquerque reúne familiares, amigos e colaboradores para comemorar seu aniversário

Os familiares, amigos e funcionários do Grupo Brasil, se reuniram par prestar homenagens ao seu fundador Antônio Albuquerque. A data de 26 de janeiro é sempre lembrada e festejada

As pessoas presentes saudadas pela sua filha Lília Albuquerque que falou em nome da família e ressaltou as qualidades de pai, esposo e do grande companheiro que tem sido para uma grande família iniciada há 40 anos em Pinheiro e que não para de crescer em Pinheiro e na Região da Baixada


Albuquerque visivelmente emocionado pela homenagem falou da sua gratidão, pela presença daquelas que representavam ali, naquele momento, todas as pessoas que lhe acompanham nessa trajetória vitoriosa. Falou do orgulho da sua família, do carinho dos amigos e da parceria com seus colaboradores. "Agradeceu a Deus e pediu que ele lhe der saúde, para que possa continuar trabalhando, criando e gerando oportunidades para muitas famílias de Pinheiro e da Região da Baixada". Disse.



O MP precisa barrar a imoralidade de prefeitos que com atrasos salariais, planejam fazer carnaval…..

Alguns municípios do Maranhão estão com quase 6 meses de salários atrasados, são fornecedores sem receber por seus produtos, locatários de imóveis com seus direitos no ralo, pela inconsequência e imoralidade de alguns prefeitos do Maranhão , na baixada maranhense por exemplo um prefeito ordenou que orçassem 670 mil para ser gastos no carnaval sendo que o município está com mais de 3 meses de salários atrasados, mais a imoralidade dos salários atrasados a bandidagem de como é tratada a saúde municipal chega a dá asco em qualquer um, a falta de moral de algumas gestão, se convergem com a falta de fiscalização dos órgãos competentes como o Ministério Público, que não barrando os municípios que estão com salários atrasados de realizarem essa “bandalheira” em outros termos lavagem de dinheiro público escancarado, dão brechas para a imoralidade administrativa que se tornou algumas cidades do maranhão.
Enquanto os funcionários agonizam sem salários os prefeitos de boa parte dos municípios do Maranhão gastam “rios” de dinheiro público, com o carnaval .
IMORAL!!!!!

Educação: Única arma capaz de vencer a desigualdade

Vivemos num país em que a educação está em primeiro lugar em tudo, menos na prática. Nos discursos dos palanques da vida, a educação é sempre a primeira a ser lembrada. Nas catástrofes que atingem a família brasileira, a educação também é lembrada. Nos centros de recuperação de menores, a educação é lembrada. Nas palestras, seminários, entrevistas e até na igreja, a educação está sempre em primeiro parágrafo do discurso. Na prática, não funciona assim. Temos um povo semianalfabeto, ignorante, desmotivado e preparado para ingressar na criminalidade. Por outro lado temos políticos que tratam a educação como gasto desnecessário e não como investimento. Poucos políticos se salvam quando o assunto é educação.
O livro como arma é pouco usado nas escolas públicas. O jovem como soldado da sabedoria, pouco é explorado educacionalmente falando. O professor como comandante do conhecimento é muito utilizado e pouco valorizado. Os quartéis do conhecimento estão abandonados pelo poder público e em alguns lugares nem existem, uma das fragilidades para enfrentar uma guerra social que assola milhões de brasileiros.
No Maranhão parece que a realidade começa a mudar gradativamente após a implantação do programa Escola Digna, que segundo o governo Flávio Dino, já somam mais de 300 em todo Maranhão. Pelo que ouço ou vejo os professores não tem do que reclamar, são bem remunerados e estão entre os mais bem pagos do país. Não é muita coisa, mas para quem estava paralítico, 300 escolas é um número alto em um país que a única lição é sobre corrupção.
Além disso o governo Flávio Dino criou os famosos IEMAS que capacitam jovens para o mercado de trabalho. Só que educação não se refere apenas a saber ler e escrever. Educação é um conjunto de ideias que formam um arquivo chamado conhecimento, uma estrada chamada ética e um campo chamado respeito. São com esses itens que o futuro soldado da educação pode está armado para enfrentar uma guerra social criada por políticos incompetentes e corruptos que pouco se importam com a educação do país.
Ir à escola não significa estudar, responder o dever de casa, não representa um aluno dedicado, e achar que as oportunidades são apenas para os ricos, pode ser a principal arma para o início de um fracasso. As escolas precisam ter bibliotecas (convencionais ou virtuais), mas o principal item dever ser a força de vontade, aliada ao incentivo à leitura, munição que é usada em apenas uma arma, o caráter.
Hoje (29/01/2018) as escolas do Estado iniciaram suas aulas, mas o ano letivo não pode ser apenas como forma de agradar aos pais ou simplesmente para não ficar em casa, agradando sua preguiça. Na parte pedagógica não pode ser apenas um faz de conta. A vida é uma atleta que precisa está competindo 24h, e um bom competidor não gosta de perder. Na educação o pódio é seriado ou seja, o estudante será eternamente estudante, mesmo que se torne um professor, já que a educação é a única arma capaz de vencer a desigualdade sem agressão.
No nível superior, não tem desculpas. São inúmeros programas que podem colocar qualquer estudante de qualquer classe social em qualquer curso para ingressar em uma faculdade, seja ela pública ou privada, basta tirar uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibular brasileiro. Mas para isso, o melhor caminho é aproveitar bem o ensino médio, um bom treinamento para ser sempre o primeiro.