O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi eleito pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade. A boa notícia foi anunciada via redes sociais pelo governador Carlos Brandão que encontra-se desde a última quinta-feira, 25, em Nova Delhi, na Índia, onde participa da 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O encontro se estenderá até o dia 31 de julho.
A candidatura do parque tem sido estudada desde agosto de 2023, quando avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), contratados pela Unesco, visitaram o Maranhão para uma avaliação técnica.
Durante a visita, os avaliadores, acompanhados por representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e Governo do Estado, examinaram aspectos como:
– Beleza natural e aspectos geomorfológicos do sítio;
– Integridade do sítio, incluindo limites e proteção da área;
– Situação do plano de manejo, que inclui a situação dos moradores nativos e ações de conservação;
– Atuação dos prestadores de serviços turísticos.
O processo para um local ser designado Patrimônio Mundial exige que o sítio tenha um valor universal excepcional, representando um exemplo notável de beleza natural.
A documentação para a candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi concluída em 2018, mas o processo foi interrompido na gestão anterior do governo federal.
No Brasil, outros locais já receberam o título de Patrimônio Mundial, como o Pantanal, a Amazônia Central e o Parque Nacional do Iguaçu.
Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 1981 e com uma área superior a 155 mil hectares, é conhecido por suas lagoas cristalinas entre dunas e sua biodiversidade que mistura Cerrado, Caatinga e Amazônia.
O acesso ao parque é feito principalmente por meio das cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, com transporte comum realizado em “jardineiras”, veículos adaptados para o terreno.
A área é uma das atrações do roteiro turístico Rota das Emoções, que começa no Ceará e atravessa o litoral do Piauí até o Maranhão. O Informante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário