O Sebrae-MA, por meio da Unidade Regional em Pinheiro, participou na quarta-feira (26/01), do lançamento do Projeto de Extensão da Piscicultura, desenvolvido pela UFMA - Campus Pinheiro, na Baixada Maranhense. O projeto acontece de forma continuada e abrangerá os 21 municípios da região.
O Maranhão ocupa o 5ª lugar no ranking brasileiro de produção de pescado, com 48 mil toneladas.A piscicultura é uma atividade em plena expansão no estado, principalmente na região da baixada que tem um grande potencial para o desenvolvimento desta atividade aquícola.
Vale destacar que o setor de piscicultura da região demanda de assistência técnica, ações de políticas públicas para que a atividade seja impulsionada, assim como, os piscicultores da baixada estão organizados, as espécies que produzem, áreas destinadas para a atividade, formas de produção praticada. Porém, as necessidades precisam ser levantadas e diagnosticadas para desencadear e consolidar o setor.
Na oportunidade, o analista técnico do Sebrae, Fernando Reis, reafirmou o compromisso de parceria do Sebrae no desenvolvimento do projeto com a contribuição de aprimorar o crescimento no setor da piscicultura, assim como, já é desenvolvido no município de Matinha que é um grande potencial na região.
“O diagnóstico na piscicultura na cidade de Pinheiro é fundamental, para se apoiar o planejamento e a execução de ações conjuntas entre os parceiros e dessa forma fomentar a cadeia na baixada. Porém, sabemos que para o projeto acontecer é necessário o compromisso e empenho da categoria”, destacou Reis.
O projeto busca o fortalecimento do setor com a Associação de Piscicultores com o curso de Engenharia de Pesca da UFMA (professores, técnicos e alunos), e a parceria de instituições como o SEBRAE, AGERP e as Prefeituras.
O lançamento aconteceu no auditório da UFMA – Campus Pinheiro e contou com a presença do analista técnico do Sebrae-MA, Fernando Reis, a professora drª Yllana Marinho, Coordenadora do curso de Engenharia e Pesca da UFMA, a Coordenadora de Pesquisa e Pesca da AGERP, Ana Clara, o Secretário de Agricultura de Pinheiro, João Paulo Castro, Piscicultores, professores e acadêmicos de engenharia e Pesca da UFMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário