Com o início do período chuvoso tem havido grande aumento dos casos de síndromes gripais e mesmo da transmissão da Covid-19 no Maranhão. Para conter essa escalada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quinta-feira (6) começa a distribuir 336.310 testes rápidos de antígeno para detecção de casos da Covid-19 aos 217 municípios do estado.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a medida deve possibilitar a identificação de novos casos de Covid-19, por vezes confundidos com outras síndromes respiratórias. “O período chuvoso aumenta o número de pacientes com sintomas de gripe, que em muito se confunde com a Covid-19. Com os testes, os profissionais de saúde das Unidades Básicas podem oferecer o tratamento adequado ao paciente a partir deste diagnóstico rápido”, disse.
Com as unidades lotadas de pacientes com síndromes respiratórias, os testes rápidos devem dar mais fluidez ao atendimento e isolamento imediato dos casos positivos de Covid-19. O exame é capaz de revelar o resultado após apenas 15 minutos.
Além da população em geral, os municípios também vão receber testes para serem usados exclusivamente com as comunidades quilombolas. A distribuição dos testes começa nesta quinta-feira (6). O quantitativo para cada cidade foi definido em resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Atualmente, o Maranhão apresenta 80 casos da Covid-19 por dia e totaliza 371.132 casos confirmados, com 10.386 óbitos pelo vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário