quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Prefeitos dos 217 municípios maranhenses se reúnem para discutir transição e início de governo

A transição municipal que tantos problemas vem causando em muitos municípios do Maranhão e como os novos prefeitos devem agir após tomarem posse em janeiro de 2017 são alguns dos assuntos que serão discutidos nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), em Seminário promovido pela FAMEM que promete reunir prefeitos dos 217 municípios maranhenses.



Prefeitos e prefeitas maranhenses estarão reunidos esta semana, em São Luís, discutindo e recebendo informações importantes sobre o processo de transição municipal e medidas a serem adotadas nos primeiros meses de governo. 

Trata-se do seminário “Novos Gestores – Transição Municipal e Início de Governo”, inciativa promovida pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e que acontece na quinta-feira (17) e sexta-feira (18) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). 

A programação do seminário, cuja abertura solene acontece às 18h de quinta-feira e contará com as participações de várias autoridades, está disponível no www.famem.org.br

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento. Além de prefeitas e prefeitos, irão participar técnicos municipais que estarão trabalhando nas administrações municipais a partir de janeiro de 2017. 

De acordo com o presidente da FAMEM, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), o seminário funcionará como um amplo fórum de debates e também servirá para dirimir qualquer tipo de dúvida que o gestor e sua equipe tenham sobre a transição municipal. 

“Durante todo o mês de outubro, muitos prefeitos e prefeitas, entre eleitos e reeleitos, nos procuraram, na sede da entidade municipalista, solicitando informações e apoio para realizar a transição municipal, processo que é determinado pela Constituição Estadual. Percebemos que muitos destes gestores, neste momento, ainda, sequer, iniciaram este trabalho. Por conta disso, resolvemos realizar o seminário, que terá uma programação muito técnica, com palestrantes renomados, abordando a transição, início de governo e outros temas, tais como prestação de contas e Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou. 

Além das palestras técnicas, os gestores receberão da Federação uma cartilha elaborada pelo setor jurídico da entidade e que aponta o passo à passo na transição municipal. 

São parceiros da Federação na realização do evento o Governo do Estado, Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/Ma), Assembleia Legislativa, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), UNDIME, COSEMS, FIEMA e Ministério Público Estadual.


Programação – Seminário Novos Gestores



Dia 17 – Quinta - Feira

17h – Inscrição e credenciamento 

18h – Abertura Solene

20h – Coquetel


Dia 18 – Sexta - Feira

08h – Palestra com o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA)

Painel 1 – A prestação de contas do Município à Luz da decisão do Supremo Tribunal Federal

Palestrante: José de Ribamar Caldas Furtado

Painel 2 – A Transição Municipal e a Lei de Responsabilidade Fiscal

Palestrante: Jairo Cavalcante Vieira

Painel 3 – Os instrumentos de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE-MA.

Palestrantes: Bruno Ferreira Barros de Almeida / Carmem Lucia Bentes Bastos

10h – Palestra com o Ministério Público Estadual

Painel 1: O Republicano Processo de Transição Municipal – Apresentação da Campanha: A CIDADE NÃO PODE PARAR. 

Palestrante: Márcio Thadeu Silva Marques.

Painel 2: Condutas Vedadas pelos Gestores Municipais e a Lei de Improbidade Administrativa.

Palestrante: Cláudio Rebelo Correa Alencar

Painel 3: Defesa da Probidade: Projeto e Iniciativas do MP para o Horizonte: 2016-2021.

Palestrante: Márcio Thadeu Silva Marques.

14h - Palestra sobre Gestão em Educação e Plenária com representantes da UNDIME.

Tema Palestrantes


Gestão Administrativa Thamara Caroline Strelec

Gestão Financeira Paulo Roberto Roma Buzar

Gestão de Programas e Projetos Rossiele Soares da Silva



16h – Palestra sobre Gestão em Saúde e Plenária com representantes da COSEMS/MA


Tema Palestrante

Politica de Saúde no Brasil - Aíla Maria dos Santos Freitas Silva

Planificação da Atenção Básica e Regionalização da Saúde nas 19 Regiões do Estado do Maranhão - Domingos Vinicius de Araújo Santos.



Controle Social do SUS e os Consórcios Intermunicipais do Sistema Único de Saúde – SUS Magda Aparecida Gonçalves.

A Gestão do SUS e a importância dos seus Instrumentos: Lei Orcamentária (LOA); Plano Plurianual (PPA); Plano Municipal de Saúde (PMS) e Relatório de Gestão - Cristina Oeira Modesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário