quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Expocapril 2016 demonstra crescimento da ovinocaprinocultura na região da baixada maranhense

Quem visitou a 9ª edição da Expocapril, no município de Bequimão, pôde conferir de perto a evolução genética de caprinos e ovinos apresentados na exposição, que já é considerada a maior deste segmento na Baixada Maranhense. De 11 a 15 de novembro, 21 criadores levaram cerca de 500 animais ao parque de exposição que fica na MA 106, na altura do povoado Frederico. O evento é realizado pela Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOBEQ), com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE/MA).

A cada ano, a exposição ganha mais credibilidade e visibilidade. Nesta edição, reuniu expositores de Bequimão e também dos municípios maranhenses de São Bento, Palmeirândia, São João Batista, Peri-Mirim e Santa Luzia, além de Sertânia, do estado de Pernambuco. “Bequimão está ganhando mais destaque na criação de ovinos e caprinos, bem como em outras atividades do setor agropecuário. Isso é muito bom para o nosso município, porque gera emprego, renda e mais oportunidades para a nossa gente”, afirmou o prefeito de Bequimão, Zé Martins.

Na abertura da Expocapril, o secretário estadual de Agricultura, Adelmo Soares, comentou sua surpresa com a dimensão da exposição. “A partir de hoje, vou colocar este evento na minha agenda, para que o governador Flávio Dino possa, definitivamente, emplacar a Expocapril no calendário de eventos do Estado, visando ao crescimento da caprinocultura e ovinocultura na região e, consequentemente, gerar emprego e renda para a população. No próximo ano, vamos fazer com que o governador esteja presente nesta exposição, que com certeza será uma das maiores do Brasil”, prometeu o secretário.

Para o superintendente do Sebrae/MA, João Martins, o evento mostra a força e coragem de superação dos criadores, que começaram há nove anos apenas com a vontade de crescer. “Esse evento é muito importante porque são os criadores que estão à frente do processo, e só acontece porque temos resultados positivos. Isso começou muito pequeno e, hoje, já vemos o grande avanço desta exposição. Aos criadores, produtores e estudantes, procurem conhecer mais sobre a atividade, porque não é só ganhar dinheiro por ganhar dinheiro, mas ganhar dinheiro para melhorar a qualidade de vida de vocês e de seus familiares”, enfatizou o superintendente, que é natural de Bequimão.

Também prestigiaram a Expocapril o ex-prefeito de Bequimão, Juca Martins; a primeira-dama, Vânia Martins; o presidente da Faema, Raimundo Coelho; o  superintendente do Senar, Luiz Figueiredo; o gestor do Senar, Carlos Antônio Feitosa; a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia; além de vereadores e secretários municipais de Bequimão, e o prefeito eleito de Alcântara, Anderson Wilker.
PALESTRAS
Estudantes da Escola Técnica Rural, produtores e criadores participaram das palestras sobre manejo dos animais, gestão de negócios, gestão de produção e processo e gestão de compras e estoques. Nas palestras, o público conheceu estratégias do empreendedorismo rural. Para o presidente da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Bequimão, Antônio Edilson, o desenvolvimento da produção, no município, passa pelo conhecimento. “A beleza das dificuldades é que elas foram feitas para serem superadas”, disse.


Entre os palestrantes estavam o consultor de administração, Tadeu Edson Borba, a representante da Aged, Larissa; o veterinário Cláudio Felipe e os criadores Valbenor Almeida (Bicó) e Leônidas (criador). Professores e alunos da rede pública de Bequimão participaram das atividades da Expocapril.
VEJAM MAIS FOTOS CLICANDO AQUI…

Nenhum comentário:

Postar um comentário