quarta-feira, 29 de maio de 2024

Veja como cada deputado e senador do Maranhão votou na derrubada do veto sobre saidinhas de presos

O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (28) o veto do presidente Lula (PT) à lei do fim da saída temporária, a chamada saidinha. Lula havia definido que as visitas familiares de presos no semi-aberto deveriam continuar.

A votação aconteceu em sessão conjunta do Congresso Nacional e foi inicialmente derrubada com os votos da Câmara dos Deputados e, posteriormente, confirmada no Senado. Entre os deputados, 314 votaram para anular o veto e 126 para manter a decisão de Lula.

Assim como na votação que manteve o veto contra a criminalização das fake news eleitorais, a derrota contou com o apoio até mesmo de partidos que apoiam Lula, como o MDB (21 votos pela derrubada do veto), União Brasil (54 votos pela derrubada do veto) e PSD (29 votos pela derrubada do veto).

Além disso, o tema sequer foi unanimidade entre os partidos da esquerda: o PT teve um voto contra o fim da saidinha, de Maria do Rosário; no PSB, outro partido de esquerda aliado do Palácio do Planalto, Duarte Jr., do Maranhão, e Tabata Amaral, pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, também votou para derrubar o veto.

O mesmo aconteceu no Senado, onde o voto “Não”, pela derrubada do veto também contou com maioria entre MDB, União e PSD, partidos com três ministros cada na Esplanada dos Ministérios. No Senado, Fabiano Contarato, senador do PT pelo Espírito Santo, discordou do resto do partido e votou para derrubar o veto de Lula. Os dois senadores do PSB, Flávio Arns e Chico Rodrigues, também votaram contra o governo.

Veja como votou cada deputado na derrubada do veto ao trecho, sendo que o voto “não” é pela derrubada e o “sim” é para a manutenção do veto de Lula:

Veto à lei do fim das saidinhas: como votou cada deputado do Maranhão

o veto do presidente Lula liberando as visitas às famílias foi derrubado pelo Congresso

Aluisio MendesRepublicanosMANão
Cleber VerdeMDBMANão
Dr. Allan GarcêsPPMANão
Dr. BenjamimUniãoMANão
Dr. Remy SoaresPPMANão
Duarte Jr.PSBMANão
Fábio MacedoPodemosMASim
Hildo RochaMDBMASim
Josivaldo JPPSDMANão
Márcio HonaiserPDTMANão
Márcio JerryPCdoBMASim
Marreca FilhoPRDMANão
Pastor GilPLMANão
Pedro Lucas FernandesUniãoMANão
Rubens Pereira JúniorPTMASim

Veto à lei do fim das saidinhas: como votou cada senador do Maranhão

o veto do presidente Lula liberando as visitas às famílias foi derrubado pelo Congresso

Ana Paula LobatoPDTMANão

Weverton PDT –

Eliziane PSD –

Nenhum comentário:

Postar um comentário