Um dia depois de a mídia divulgar uma articulação do atual presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), em busca do consenso para sua reeleição na Casa, o Palácio dos Leões voltou a se movimentar.
Nesta quarta-feira, 30, o deputado Antonio Pereira (PSB) foi chamado às pressas ao Palácio dos Leões, aumentando especulações sobre a possibilidade de ele encarnar o nome de consenso do governo.
Mas, segundo apurou o jornalista Marco Aurélio d’Eça, o governador Carlos Brandão (PSB) tem uma preferência: a deputada eleita Iracema Vale (PSB), mais votada nas eleições de outubro.
Brandão quer homenagear as mulheres com a indicação de Iracema, que seria a primeira mulher a comandar o Poder Legislativo no Maranhão; e o fato de ela nem ter assumido ainda é outro trunfo do governador, que quer dar oportunidade a alguém de primeiro mandato.
Brandão só ainda não declarou-se em favor de Iracema por que tem sido aconselhado por aliados próximos a esperar até a definição do orçamento do estado, cuja aprovação pode ser usada na disputa presidencial na Casa.
Othelino busca o consenso contando, sobretudo, com os 12 deputados que formam o bloco independente, com parlamentares do PL, do PDT, do Patriotas e do Avante, embora boa parte destes já esteja fechada com o Palácio dos Leões.
O próprio governo tenta levar o debate sobre o comando da Assembleia mais pra frente, enquanto construa um consenso que possa garantir espaços de poder ao próprio Othelino Neto.
Mas já há uma pressão para que ele anuncie agora o nome de sua preferência, evitando maiores desgastes…
Nenhum comentário:
Postar um comentário