Em entrevista ao portal ICURURUPU, o deputado eleito Cláudio Cunha, confirmou seu apoio a Iracema do Vale. A deputada eleita para um primeiro mandato em outubro deste ano, quer o comando do Poder Legislativo a partir de 2023; Othelino Neto é concorrente. “Fui o segundo deputado a declarar apoio a deputada estadual Iracema do Vale, será um feito histórico para o parlamento maranhense ser presidido por uma mulher, a exemplo do que aconteceu com a ex-governadora Roseana Sarney, eleita a primeira mulher governadora do Brasil. Nós precisamos sempre da renovação na política, a deputada Iracema trás estes sentimentos”, declarou o deputado Cláudio Cunha, eleito em outubro.
A eleição para o comando do Legislativo ocorrerá no dia 1º de fevereiro de 2023, na ocasião em que os 42 deputados eleitos em outubro assumem mandato na Casa.
A posição de Iracema ocorre no momento em que o atual presidente da Assembleia, Othelino Neto (PCdoB), acabou fortalecido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que assegura ao comunista a prerrogativa de disputar a reeleição para a próxima legislatura.
Iracema, segundo fontes do Palácio dos Leões, conta com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB) e do vice-governador Felipe Camarão (PT) e atuará como adversária direta de Othelino no pleito.
História
Iracema tem como meta fazer história no Legislativo maranhense e se tornar a primeira mulher presidente da Assembleia.
“As mulheres estão cada vez mais demonstrando sua força e excelência na política. As últimas eleições mostraram isso, somos 12 mulheres eleitas para a Assembleia. Um número que já aponta para uma mudança, mas que ainda precisa crescer. Podemos avançar mais, conquistar o nosso espaço e mostrar o nosso trabalho. Sou uma política empreendedora, que valorizo a confiança dos meus eleitores e que sei trabalhar em grupo. Seria uma grande honra ser escolhida para representar os deputados e deputadas nesta próxima legislatura”, disse.
Articulada, Iracema tem conversado com deputados eleitos e também defende uma participação mais expressiva de mulheres em outros cargos da Mesa Diretora e nas comissões técnicas da Casa.
Nas duas últimas semanas de janeiro, a disputa entre ela e Othelino deve ganhar maior intensidade nos bastidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário