O município de Bequimão acaba de alcançar um importante marco na área da educação. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes às avaliações aplicadas em 2024, o município atingiu um índice de 59,8% de alunos alfabetizados, superando com folga a meta de 39,9% estabelecida para este ano.
O resultado coloca Bequimão acima da média de alfabetização do Maranhão (59,6%) e do índice nacional (59,2%), segundo o Índice Criança Alfabetizada (ICA), que é o indicador criado para medir o desempenho de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em leitura e escrita. O ICA é um dos pilares de acompanhamento do Pacto Nacional pela Retomada das Aprendizagens na Idade Certa, conhecido como Pacto pela Aprendizagem, que busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até os 7 anos de idade.
Os dados divulgados recentemente são referentes ao último ano da gestão do ex-prefeito João Martins. O trabalho com o Pacto pela Aprendizado seguiu em frente na gestão do prefeito Zé Martins, que investe tanto na realização das formações dos professores e na aplicação das avaliações.
Para o atual prefeito de Bequimão, Zé Martins, o avanço é fruto de um esforço coletivo e do investimento contínuo que o então prefeito João Martins sempre fez no setor educacional.
“Esse resultado é um reflexo do trabalho sério feito pelo nosso ex-prefeito João Martins e todos que seguem conosco, integrando a nossa equipe da educação, como professores, coordenadores, gestores escolares, além claro dos nossos estudantes e suas famílias. Vamos continuar avançando, porque acreditamos que a educação é o caminho para transformar realidades”, destacou o gestor.
A secretária municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sinara Almeida, também celebrou a conquista e reforçou o empenho da rede.
“Ultrapassar a meta e ainda superar os índices estadual e nacional é motivo de orgulho para todos nós. Estamos investindo na educação de qualidade desde os primeiros anos escolares, alinhando Bequimão com as diretrizes nacionais de combate à defasagem da aprendizagem”, afirmou.
O resultado obtido por Bequimão demonstra que o planejamento estratégico da educação ao longo dos últimos anos, aliado ao compromisso com a valorização dos profissionais da área, gerou impactos concretos no desempenho dos alunos e no futuro da cidade. Além disso, evidencia que o município está alinhado às metas e compromissos do Pacto pela Aprendizagem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário