quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Guimarães celebra 267 anos de emancipação

 

Os 267 anos de existência soberana de Guimarães ganharam comemorações que se estenderam por três dias (17 a 19 de janeiro). Ao longo da celebração os munícipes discutiram o futuro do município, disputaram competições esportivas, foram alvo de ações sociais, participaram de ritos de fé e evangelização, homenagearam personalidades e acompanharam atrações artísticas.

O prefeito Magno Cartágenes (licenciado da AGED) presidiu a programação, que incluiu missa em ação de graças (celebrada pelo padre Nataniel) e culto evangélico com integrantes das várias denominações que atuam na cidade, lideradas por seus respectivos pastores. Todos pediram bênçãos para a cidade e os novos gestores, em regozijo pelos mais de dois séculos e meio da emancipação.
Programação – Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, sob a direção do sociólogo e Mestre em Ciências Sociais Antônio Marcos Gomes, preparou eclética programação, associada à elaborada pela Câmara Municipal, que se destinou a homenagear personalidades colaboradoras do progresso da cidade e bem-estar do povo com o título de Cidadão Vimarense (vide matéria).

A agenda reuniu competições esportivas de futsal, eventos religiosos e cívicos (culto evangélico, missa e show gospel; sessão solene comemorativa), feirinha com cultivares próprios da terra; ação social destinada a cuidados para o segmento menos favorecido da sociedade; e atrações artísticas. O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, indicado cidadão por iniciativa do então vereador e hoje prefeito Magno, recebeu a cidadania.

Compromisso – O autor da proposta justificou-a como reconhecimento à contribuição dada pelo homenageado quando deputado federal e agora como secretário estadual. Bira agradeceu e reafirmou a disposição de continuar parceiro da gestão, levando ao governador Brandão e ao presidente Lula as justas reivindicações dos vimarense. “Vou retribuir com muito trabalho”, assegurou.

O prefeito destacou a importância dos atos religiosos, a força que eles transmitem a quem exerce poder com foco na prestação de serviços à comunidade. Enalteceu o espírito dos vimarenses e enfatizou o o apoio que o município tem recebido do governador. Indagado sobre prioridades, indicou como temas prementes a ser atacados os da área da Saúde (elogiou os feitos na área pelo ex-prefeito Osvaldo, que o apoiou), Agricultura Familiar e Turismo. “Estas são áreas que farão nossa soberania econômica ais forte”, observou.

Política – Magno não fez a maioria na Câmara, mas confia nos compromissos que cada eleito assumiu perante a comunidade ao longo da campanha. Assim, acredita que, no interesse do povo, todos os integrantes do Executivo e do Legislativo estarão voltados para o bem-estar da comunidade, principalmente a carente.

Sobre o momento festivo e o que ele representa para a história política do município, referiram-se Washington Luís Oliveira (Secretário de Representação Institucional no Distrito Federal), o Juiz de Direito George Kleber Araújo Koehnen, o ex-prefeito Osvaldo Gomes e o vice-prefeito Olavo Cardoso. Todos augurando prosperidade ao município e êxito aos gestores recém-empossados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário