domingo, 30 de junho de 2024

SUMIDO! TCE está a procura do prefeito de Carutapera Dr Airton Marques e pública editais de citação

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) publicou dois editais de citação na última quarta-feira (26), citando o prefeito de Carutapera, Dr Airton Marques Silva, para parecer e apresentar defesa em dois processos de denúncia, após a corte não conseguir encontratar o gestor.

O que é um Edital de Citação?

Um Edital de Citação é um documento oficial que é publicado pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, que cita um responsável, nesse caso o Prefeito Airton Marques Silva, para comparecer e apresentar defesa em um processo de denúncia.

Processo nº 203/2024

O processo nº 203/2024 trata de uma denúncia e figura como responsável o Prefeito Airton Marques Silva. O Conselheiro Osmário Freire Guimarães, na forma da Lei nº 8.258 de 06 de junho de 2005, cita o Prefeito para apresentar defesa quanto às irregularidades enumeradas no Relatório de Instrução nº 3166/2024-NUFIS 2/LÍDER 4.

Irregularidades

O Relatório de Instrução nº 3166/2024-NUFIS 2/LÍDER 4 lista várias irregularidades cometidas pela Prefeitura Municipal de Carutapera durante o exercício financeiro de 2024. O Prefeito Airton Marques Silva é acusado de não ter apresentado contas claras e transparentes sobre a gestão dos recursos públicos.

O prefeito Airton Marques Silva tem 30 dias, a contar da publicação do presente Edital, para comparecer e apresentar defesa quanto às irregularidades listadas no Relatório de Instrução. Se não comparecer, será considerado revel para todos os efeitos, e o processo seguirá seu curso normal, presumindo-se aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo corpo técnico.

Processo nº 577/2024

O processo nº 577/2024 também trata de uma denúncia e figura como responsável o Prefeito Airton Marques Silva. O Conselheiro Osmário Freire Guimarães cita o Prefeito para apresentar defesa quanto às irregularidades enumeradas no Relatório de Instrução nº 1834/2024-NUFIS 3/LÍDER 10.

Os editais de citação serão publicados no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e afixados na portaria da sede do Tribunal, na Avenida Professor Carlos Cunha, s/nº, Jaracaty, na cidade de São Luís/MA. As petições do responsável e/ou de interessados serão recebidas no local mencionado.

Se o prefeito não comparecer para contestar o Relatório de Instrução no prazo estipulado, será considerado revel para todos os efeitos, e o processo seguirá seu curso normal, presumindo-se aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo corpo técnico.

A citação do Prefeito Airton Marques Silva para defesa em dois processos de denúncia pode ter consequências graves para a Prefeitura de Carutapera. Se o Prefeito não comparecer para contestar as irregularidades listadas no Relatório de Instrução, o processo seguirá seu curso normal, e a Prefeitura pode ser obrigada a pagar multas e reparar danos causados.

A Prefeitura de Carutapera pode apresentar defesa quanto às irregularidades listadas no Relatório de Instrução, apresentando provas e argumentos para justificar suas ações. Além disso, a Prefeitura pode também apresentar petições para contestar as irregularidades e pedir a anulação do processo.

A citação do Prefeito Airton Marques Silva para defesa em dois processos de denúncia é um passo importante para o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão em investigar as irregularidades cometidas pela Prefeitura Municipal de Carutapera durante o exercício financeiro de 2024. A Prefeitura de Carutapera deve apresentar defesa e contestar as irregularidades listadas no Relatório de Instrução para evitar consequências graves.

Urgente: Ex-prefeito de São Bento, Luizinho Barros, é Impedido de se Candidatar a Cargo Público até 2029

 

São Bento – A Justiça determinou que o ex-prefeito de São Bento, Luizinho Barros, conhecido popularmente como “Foguinho”, está impedido de se candidatar a qualquer cargo público até 2029. A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), devido à reprovação das contas referentes às suas gestões como prefeito da cidade.

As irregularidades encontradas nas contas de Luizinho Barros foram decisivas para sua inclusão na Lei da Ficha Limpa, o que o torna  inelegível até o ano de 2029. As auditorias realizadas pelos órgãos de controle detectaram falhas significativas na administração dos recursos públicos, comprometendo a transparência e a legalidade dos atos administrativos durante o período em que esteve à frente da prefeitura.

Com essa decisão, Luizinho Barros entra para a lista dos políticos considerados “ficha suja”, o que representa uma grande vergonha para alguém que já ocupou um cargo público de tamanha responsabilidade. A reprovação das contas e a consequente inelegibilidade refletem a importância da fiscalização e da prestação de contas na administração pública, ressaltando a necessidade de gestores comprometidos com a ética e a responsabilidade fiscal.

Veja  Agora as certidões do TCE e do TCU que confirmam a decisão:

sábado, 29 de junho de 2024

Prefeito Zezildo e Vice Joãozinho Pavão entregam Ginásio e duas Escolas climatizadas

O prefeito Zezildo Almeida, o Vice Joãozinho, secretários, vereadores, colaboradores e pessoas da comunidade Companharan hoje na cidade de Santa Helena, a entrega do Ginásio Poli Esportivo Sidcley Rabelo no bairro da Ponta da Areia, totalmente reformado e modernizado e segundo o Secretário de esporte Joãozinho,  é parte da preparação desses e de outros espaços, para sediar os Jogos Regionais da Baixada em Santa Helena. Os desportistas e os jovens agradeceram as autoridades. 

No distante povoado Boi de Carro o prefeito Zezildo e seu grupo político entregaram a comunidade uma escola, reformada, ampliada, modernizada, equipada e climatizada e recebeu de toda comunidade o reconhecimento e o agradecimento por obra tão importante para toda comunidade. É com boa educação que se faz um povo feliz e  próspero. Disse o prefeito Zezildo. 

No outro extremo do município, no Povoado Campo Novo foi entregue à comunidade uma Escola grande, bonita, totalmente equipada e climatizada, que vai oferecer comodidade aos funcionários e principalmente aos alunos e suas famílias. "Isso é garantia de boa educação e de bons resultados. Disse o Vice prefeito Joãozinho Pavão e completou, esse é o governo que trabalha e realiza sonhos. 

O presidente da Câmara Marcelo Marques e os demais vereadores presentes elogiaram a qualidade das escolas e a garantia de educação de qualidade. A Secretária da Educação Jane, em nome dos demais secretários presentes, se disse orgulhosa e parabenizou e agradeceu ao prefeito e ao vice pela coragem e determinação em fazer uma verdadeira revolução na educação no município de Santa Helena. 



sexta-feira, 28 de junho de 2024

A 100 dias da eleição pré candidato João Batista Segundo, dar entrevista na Pericumã e demonstra preparo e maturidade

O pré candidato João Batista Segundo à 100 dias da eleição, concedeu entrevista ao Pericumã Debate, e segundo analistas, demonstrou preparo, maturidade, conhecimento e muita disposição pra governar Pinheiro a partir de janeiro de 2025. 

Falou da determinação em fazer Pinheiro voltar a ser a cidade, o município e o polo mais importante da Região e fazer seu povo voltar a ter orgulho da sua terra. Falou das parcerias com o ex prefeito Filuca, o ex Deputado Victor Mendes, com vereadores,  Deputados Federais e Estaduais, da parceria com o Governo do Maranhão para  reconstrução de Pinheiro. 

Falou da sua curta, mas produtiva experiência na Assembléia Legislativa. Enumerou conquistas importantes como Deputado para Pinheiro e sua população como: a duplicação da Avenida Pinheiro Pacas, recuperação da Avenida Jonas Martins, milhares de carteiras para as Escolas Estaduais. Pediu a implantação do Incrim e o IML, em Pinheiro, pediu ampliação do Centro de Diálise, conseguiu a retomada da construção do IEMA, a retomada do funcionamento do Manografo e aumentos no número de exames de Mamografia do Macro Regional e a construção de uma Policlínica em Pinheiro. E confirmou também que avalia convite para continuar por mais alguns meses na ALEMA. 

Como filho, pai de família, morador da cidade, empresário bem sucedido, ex secretário da Infra Estrutura, deputado; Segundo se disse preparado e com disposição para trabalhar e fazer o pinheirense se orgulhar da sua terra e voltar a ser a "Princesa da Baixada". (Acesse o link e veja vídeo da entrevista abaixo).

ENTREVISTA PRÉ CANDIDATO A PREFEIRO DE PINHEIRO JOÃO BATISTA SEGUNDO


Dinheiro na Conta: Prefeito Edilson antecipa pagamento do funcionalismo público de Palmeirândia

O prefeito de Palmeirândia Edilson, mais uma vez sai na frente e antecipa o pagamento do funcionalismo público municipal. 

Com planejamento e organização tem sido possível priorizar e valorizar quem ajuda na administração municipal e no atendimento da população. Respeito ao servidor, salários em dia e em muitas vezes antecipado tem sido uma marca da administração do prefeito Edilson. 

Atitude do prefeito Edilson, que tem o reconhecimento dos vereadores, da classe política, do empresariado do município que vende e recebe,  e principalmente dos servidores que recebendo em dia,  fazem o seu planejamento e podem ter qualidade de vida com dignidade. 

Eleições 2024: confira as principais datas do pleito de outubro

 27.06.2024 Calendário eleitoral eleições 2024

O calendário das Eleições Municipais 2024, regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Resolução nº 23.738/2024, traz todas as datas e os prazos relativos ao pleito. No documento, é possível consultar o período em que o cadastro eleitoral estará fechado, o prazo para registro de candidaturas, o dia de início da propaganda eleitoral e muito mais.

Confira, abaixo, os principais prazos que ainda estão por vir para partidos políticos, federações, candidatas e candidatos, assim como para eleitoras e eleitores.

Realização das eleições

  • As Eleições Municipais 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
  • O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
  • A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.
  • 19 de dezembro é o último dia para a diplomação de eleitas e eleitos.

Fechamento do cadastro eleitoral

  • Até 5 de novembro, fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, a transferência e a revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral (JE) e no Autoatendimento Eleitoral na internet.

Convenções partidárias e registros de candidatura

  • De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
  • Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agostopara registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Candidaturas femininas e de pessoas negras

  • Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos e individuais no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.

Vedação às emissoras de rádio e TV

A partir de 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão não podem, em sua programação normal e em seu noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística:

  1. transmitir imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;
  2. veicular propaganda política;
  3. dar tratamento privilegiado a candidata, candidato, partido político, federação ou coligação, inclusive sob a forma de retransmissão de live eleitoral;
  4. veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica voltada especificamente a candidata, candidato, partido, federação ou coligação, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;
  5. divulgar nome de programa que se refira a candidata ou candidato escolhido em convenção.

Propaganda eleitoral

  • O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
  • 16 de agosto é também o último dia para os tribunais regionais eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de município onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido.

Outras vedações

  • Emissoras de rádio e TV ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato a partir de 30 de junho.
  • Já a partir de 6 de julho (3 meses antes do 1º turno), ficam vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como nomeações, exonerações e contratações, assim como participação em inauguração de obras públicas.

Horário eleitoral gratuito em TV e rádio

  • A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.
  • Em municípios onde haverá 2º turno, a propaganda em rádio e TV ocorrerá de 11 a 25 de outubro.

Quantitativo de eleitoras e eleitores por município

  • Em 20 de julho, o TSE divulgará, na internet, o quantitativo de eleitoras e eleitores por município. Com os dados, será possível calcular o limite de gastos e o número de contratações diretas ou terceirizadas de pessoal para a prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais.

Prestação parcial de contas

  • Partidos, candidatas e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral, de 9 a 13 de setembro, a prestação parcial de contas, pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).
  • A divulgação da prestação parcial de contas, com os nomes, o CPF ou o CNPJ dos doadores e dos respectivos valores doados, será feita no dia 15 de setembro.

Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas

  • Até 16 de setembro, os sistemas eleitorais e os programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras deverão estar lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE, em Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.

Prisão de eleitores

  • A partir de 21 de setembro (15 dias antes do 1º turno), candidatas e candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito.
  • Já eleitoras e eleitores não poderão ser presos a partir de 1º de outubro (5 dias antes do 1º turno), a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.

Transporte de armas e munições

  • De 5 a 7 de outubro (um dia antes e até um dia depois do 1º turno), fica proibido a colecionadoras, colecionadores, atiradoras, atiradores, caçadoras e caçadores transportar armas e munições em todo o território nacional.
  • Em razão da possibilidade de 2º turno em diversos municípios, também não podem circular armas e munições no período de 26 a 28 de outubro em todo o território nacional.

Prestação de contas

  • Candidatas, candidatos e partidos devem encaminhar à JE as prestações de contas de campanha referentes ao 1º turno até 5 de novembro. O envio é feito via SPCE.
  • Dia 5 de novembro é também o prazo para que candidatas, candidatos e partidos que disputaram o 2º turno informem à JE, via SPCE, as doações e os gastos que tenham realizado em favor de candidatas e candidatos eleitos no 1º turno.
  • Já as prestações de contas tanto do 1º turno quanto do 2º turno devem ser feitas até 16 de novembro, também via SPCE, incluindo-se todos os órgãos partidários que efetuaram doações ou gastos com candidaturas do 2º turno, ainda que não concorrentes.
  • Justificativa eleitoral

    • Eleitoras e eleitores que não votaram no 1º turno e não justificaram a falta no dia da eleição devem apresentar justificativa, até 5 de dezembro de 2024, em qualquer cartório eleitoral, pelo e-Título ou pelos portais do TSE e dos TREs na internet.
    • Já a ausência no 2º turno da eleição deve ser justificada até 7 de janeiro de 2025.

Prefeitura de Turilândia antecipa pagamento, salário de servidores referente ao mês de junho já está disponível para saque

 Nesta sexta-feira, (28) , a Prefeitura de Turilândia, realizou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores públicos municipais referente ao mês de junho. O pagamento está disponível para saques nas respectivas contas dos servidores.

Desde o início da gestão o prefeito Paulo Curió, administra os recursos públicos de forma séria e equilibrada. Isso possibilita que os servidores possam receber seus proventos dentro do prazo estabelecido, proporcionando-lhes tranquilidade para honrar seus compromissos financeiros e que o município avance em todos as áreas da administração.

Em Palmeirândia, vigia da casa de Vagma Trinta cobra diárias em grupo de WhatsApp

 

O homem que se identifica como vigia está cobrando da pré-candidata a prefeita o valor total pelos dias trabalhados, que seria de R$ 80 por dia. No entanto, ele foi substituído por uma mão de obra mais barata, que cobrou apenas R$ 60 por dia.

Ele está exigindo pagamento pelo trabalho realizado antes de ser substituído. Pode ser questionado se as obrigações e responsabilidades do vigia foram devidamente cumpridas durante o período em que ele trabalhou, independentemente do valor por dia. Por exemplo, se houver falhas na execução de suas funções ou se não estiverem de acordo com as expectativas, isso pode mitigar sua reivindicação de pagamento integral.

Ouçam os áudios abaixo:

Tocador de áudio
00:00
00:00
Tocador de áudio
00:00
00:00

O certo é que o caso repercutiu mal nas redes sócias e nos quatro cantos da cidade de Palmeirândia. É importante que ambas as partes tentem chegar a um entendimento e resolver a questão de forma justa e equitativa.

È aguardar e conferir..

Prefeito Zezildo Almeida realiza série de inaugurações neste sábado, 29, em Santa Helena

 

As inaugurações serão realizadas no sábado, dia 28, e contarão com a presença do prefeito Zezildo Almeida, vereadores secretários e a sociedade. Será inaugurada uma quadra poliesportiva no Bairro Ponte D’Areia, uma escola no Povoado Boi de Carro e outra escola no Povoado Campo Novo.

Essas inaugurações são parte das ações da prefeitura para melhorar a infraestrutura e oferecer melhores condições de ensino e esporte para a população local. Com as novas instalações, a comunidade terá acesso a espaços adequados para a prática de esportes e um ambiente propício para o aprendizado.

A comunidade é convidada a participar das cerimônias de inauguração e conhecer as novas instalações. Essas inaugurações são importantes para mostrar o compromisso da prefeitura em promover o desenvolvimento e o bem-estar da população, proporcionando melhores condições de educação e lazer. Portanto, a presença de todos é muito importante para prestigiar esse momento especial.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Internacional Marítima gasta quase R$15 milhões para reformar ferryboat e Emap transforma ferryboats da Servi Porto em sucata

 

A travessia de ferryboat entre os terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e do Cujupe, em Alcântara, foi operada por mais de um ano com apenas 5 embarcações precárias, causando desconforto e humilhações aos passageiros que fazem esse percurso diariamente. Para tentar descomplicar, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), presidida pelo baiano Guilberto Lins, trouxe o velho José Humberto, embarcação paraense com mais de 30 anos de uso, e que por muito tempo colocou a vida de baixadeiros em perigo na baía de São Marcos.

A Emap que atualmente administra a travessia de ferryboat, também é responsável pelas três embarcações da empresa Servi Porto, que foram tomadas a força em 2020 por Flávio Dino e abandonadas por Carlos Brandão desde 2022. Apenas o ferryboat Cidade de Araioses da Servi Porto funciona precariamente, quando funciona. As demais estão jogadas na lama e sendo destruídas por ferrugem.

Bem diferente do governador Carlos Brandão e do presidente da Emapa, Gilberto Lins, que colocaram os ferryboats da Servi Porto para ferrugem destruir, o empresário Luiz Carlos Cantanhede, dono da empresa Internacionanal Marítima, sabendo o valor de seu suor, tem realizado as devidas revisões em suas embarcações e cumprido com a obrigação de colocar em funcionamento pleno seus ferryboats. Na verdade, quem tem salvado a lavoura nessa travessia tem sido os ferryboats da Internacional Marítima, única empresa a possuir até dias atrás 3 embarcações em funcionamento. Agora são 4 ferryboats em atividade.

Como forma de revitalizar suas embarcações, a Internacional Marítima gastou quase R$15 milhões com a reforma e requalificação do ferryboat Cidade de Pinheiro que foi colocado em operação na última terça-feira (25), onde  o governador Carlos Brandão, deputados aliados e o presidente da Emapa, Gilberto Lins, aproveitaram para fazer fotos e ainda tentaram confundir a opinião pública como a ação fosse um ato do Governo do Estado. Na verdae, se o Governo do Estado tivesse interesse em melhorar o serviço de ferryboat no Maranhão, teria reformado as duas embarcações da Servi Porto, ao invés de abandoná-las para ferrugem.

O ferryboat Cidade de Pinheiro, agora todo reformado, tem capacidade para transportar até 428 pessoas e 40 veículos. O ferry boat agora se junta a outras três embarcações da Internacional Marítima que já estão em operação no sistema aquaviário e mais o São Gabriel da Henvil e o Cidade de Araioses da Servi Porto, somando 6 embarcações em operação.

O diretor presidente da Internacional Marítima, Luiz Carlos Cantanhede, informou que a nova embarcação teve sua estrutura completamente refeita, representando um investimento de R$ 14,5 milhões. “Foi um ano e seis meses de trabalho para que esta embarcação entrasse em operação. Toda a estrutura foi completamente refeita e reforçada, mostrando o compromisso da empresa com a segurança dos passageiros e para oferecer à população da Baixada uma embarcação confortável, com um grau de acessibilidade maior”, explicou Luiz Carlos Cantanhede.

Estudantes de Turiaçu denunciam falta de transporte escolar e arriscam vidas para frequentar aulas

Tocador de vídeo
00:00
01:44

Na zona rural do município de Turiaçu, um vídeo gravado por alunos está causando indignação e chamando atenção para a precariedade do transporte escolar no município. Nas imagens, os estudantes denunciam a falta de transporte escolar adequado e, quando disponível, as condições perigosas dos veículos utilizados. O vídeo mostra alunos pegando carona na carroceria de uma caminhonete carregada com material de construção, uma situação que coloca suas vidas em risco.

Turiaçu, que recentemente foi destaque no programa Fantástico da TV Globo devido a fraudes nas informações do censo escolar enviadas ao Ministério da Educação, enfrenta graves problemas no setor educacional. A prefeitura declarou que havia 63 escolas funcionando em tempo integral no município, mas uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) revelou que nenhuma escola opera nessa modalidade em Turiaçu.

O prefeito Edésio Cavalcanti, juntamente com a secretária de educação, Graciete dos Santos Ferreira, são suspeitos de não passaram dados corretos o MEC e, com isso, as verbas destinadas à educação em Turiaçu ultrapassa R$ 11,8 milhões recebido a mais do Fundeb, conforme apontado pelo TCE-MA. Enquanto isso, alunos da zona rural enfrentam diariamente os perigos de pegar caronas improvisadas para chegar à escola. A situação descrita é alarmante e destaca a negligência da gestão municipal em garantir um transporte escolar seguro e adequado.

TURIACU-REPRESENTACAO-ESCOLAS-EM-TEMPO-INTEGRAL-1

A falta de transporte escolar em Turiaçu é um reflexo da má gestão que afeta a educação no município gerida por Edésio Cavalcanti. Os estudantes e suas famílias esperam que, com a divulgação dessas imagens, as autoridades tomem medidas imediatas para resolver o problema e garantir o direito à educação de forma segura e digna.

Vereador de oposição de Santa Helena, Bras, mente, inventa e espalha Fake News e comete crime

O Vereador oposicionista Brás gravou um vídeo em frente a promotoria usando de má fé e espalhando Fake News. Todos sabem, isso e crime e segundo vereadores será acionado na justiça. 

A Câmara de Vereadores de Santa Helena recebeu, analisou e aprovou um projeto do Governo Municipal para financiamento de uma usina de Energia Solar para os prédios públicos do município. Com a expansão na climatização das Escolas e Postos de saúde na cidade e do interior, se faz necessário a busca de medidas para economia na conta  de energia do município. "Segundo o prefeito Zezildo a economia será de mais de R$100 mil reais por mês".

Vereador Brás

O vereador fazendo politicagem, como diz e confirma o Vereador e advogado Jorge Malhadeira, ( veja video abaixo) ele não mostra o conteúdo do projeto e confunde empréstimo com financiamento. 

O presidente Marcelo explica, que o prefeito pleiteia e a Câmara aprovou foi um financiamento. "Ou seja se o banco aprovar, pagará diretamente a empresa encarregada pela instalação da usina de energia solar, sem passar pela prefeitura". Veja o vídeo abaixo. "Estuda e te informa". Disse o presidente Marcelo!

Em ano eleitoral, o vereador que pouco comparece nas seções e pouco debate os projetos na casa do povo, faz politicagem rasteira e espalha Feik News

Na Justiça Eleitoral, suplente, PT e PV pedem perda de mandato de Othelino Neto por infidelidade partidária

 

Foi protocolada na Justiça Eleitoral do Maranhão nesta terça-feira (25) uma Ação de justificação de desfiliação partidária que pede a perda de cargo eletivo do deputado estadual Othelino Neto, eleito pelo PCdoB em 2022 e que desfiliou da Federação Brasil da Esperança sem autorização e ingressou no partido Solidariedade.

Othelino fazia parte do PCdoB, partido que integra a Federação Brasil da Esperança, composta por outras duas siglas, o PV e o PT. E foi exatamente essas duas últimas siglas que ingressaram na Justiça pedindo o mandato do deputado. Assina também a ação contra o parlamentar o primeiro suplente de deputado estadual Zé Inácio (PT).

Conforme o documento o qual o Blog do Domingos Costa teve acesso, Othelino foi agraciado com recurso financeiros do partido na significativa soma de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), que representou quase a totalidade dos seus recursos de campanha, atingindo quase 70% de todos os seus recursos da legenda.

“A federação e seu partido de origem deram todas as condições para a vitória eleitoral de Othelino Neto, pois além dos recursos financeiros também foram concedidos significativos espaços de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, conseguindo as condições eleitorais para se eleger em decorrência dos recursos financeiros e políticos do partido e da federação”, diz trecho da Ação protocolada na Justiça Eleitoral.

Na Ação, quem assina representando o PT é o presidente estadual, Francimar Melo e pelo PV, o presidente do partido no Maranhão, Adriano Sarney. Eles alegam que Othelino foi privilegiado pela Federação Brasil da Esperança, frente a tratamento dado a dezenas de outros candidatos, ou seja, o partido tratou o demandado como candidato preferencial.

“Todavia, o tratamento do Othelino não foi o da reciprocidade para com o partido e a federação, pois com apenas um ano de mandato esqueceu tudo que a agremiação lhe proporcionou e cometeu ato de pura traição por interesses privados e individuais, desfiliando-se do PCdoB e, portanto, da federação, migrando para as hostes do Partido Solidariedade, incidindo de maneira ofuscante na infidelidade partidária como esculpida na Resolução nº 22.610/2007 do TSE, pois sua saída foi absoluta e peremptoriamente desmotivada, não acontecendo qualquer das justas causas previstas no ordenamento eleitoral”, diz o documento.

MOSTRA – Exposição “Hoje é dia de… José Sarney” continua aberta à visitação na Assembleia Legislativa

 Instalada no hall de entrada do Parlamento Estadual, mostra fica aberta até esta sexta-feira. Depois, seguirá para o São Luís Shopping

(Agência Assembleia)

Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e público externo que se dirige ao Parlamento estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida e obra literária de José Sarney. Isso porque, no hall de entrada da Casa, encontra-se instalada a exposição “Hoje é dia de… José Sarney”, que traz um recorte de obras essenciais da ilustre e vasta trajetória do ex-presidente da República.

Foto: Biaman Prado

Montada pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), em parceria com a Alema, a exposição encontra-se no Parlamento Estadual desde o dia 19 de junho, quando José Sarney foi homenageado na Assembleia com a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, a maior honraria do Parlamento Estadual. Fica aberta até esta sexta-feira (28), quando seguirá para o São Luís Shopping.

Foto: Biaman Prado

Importância

José Maria Cavaignac é servidor da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da Assembleia e disse estar bastante feliz com a exposição. Além disso, ele enalteceu a figura de José Sarney. “Já li algumas obras e folhetos. Gosto muito dos seus textos. Ele foi um grande deputado, governador e é um bom escritor”, destacou o servidor.

A mesma opinião foi compartilhada pelo funcionário público Jones Braga, que visitava a Assembleia nesta quarta-feira. “Essa exposição é extraordinária. Até porque é o reconhecimento do trabalho de um grande escritor. Sarney é uma lenda na história do Maranhão. Representa para todos nós um orgulho, um legado na literatura e na política. Foi o presidente da redemocratização do país. Tem excelentes livros que nos traz essa alegria de sermos maranhenses”, pontuou.

Foto: Biaman Prado

Exposição

A exposição “Hoje é dia de… José Sarney” destaca parte da produção literária do imortal membro das Academias Brasileira (ABL) e Maranhense de Letras (AML). José Sarney é autor de 120 obras, entre as quais “Norte das águas (contos, 1969), “Marimbondos de fogo” (poesia, 1978), “Sexta-feira, Folha” (1994, crônica), “O dono do mar” (romance, 1995), “Saraminda” (romance, 2000) e “A duquesa vale uma missa” (romance, 2007).

A mostra reúne painéis que retratam capas de obras essenciais do autor, trechos desses títulos e críticas de destaque através dos tempos. Também é possível conferir alguns dos principais livros de autoria de Sarney.

Integra ainda a exposição uma réplica da mesa presidencial, de onde Sarney despachava quando ele foi chefe do Executivo nacional, entre 1985 e 1990. Também compõe o acervo uma réplica do tradicional fardão, feito de cambraia verde escuro e bordado com fios de ouro que simulam ramos de café. A vestimenta foi usada pelo imortal em sua posse na ABL, no dia 6 de novembro de 1980. Na ocasião, Sarney foi recepcionado pelo escritor maranhense Josué Montello.