Sebrae
Diante dessa perspectiva, o Sebrae Maranhão tem trabalhado no desenvolvimento de propostas para esse público, por meio do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com o objetivo de qualificar jovens empreendedores no incentivo ao espírito empreendedor e na orientação para os negócios dessa nova geração.
Sebrae
No ano de 2018, esse trabalho refletiu em mais de 2.200 alunos de sete escolas da rede municipal, beneficiados com o programa nos municípios de Alcântara, Bequimão, Guimarães e Mirinzal, envolvendo 120 professores capacitados com a metodologia.
Ao final de cada edição do programa, acontece uma feira com o objetivo de colocar em prática os ensinamentos compartilhados pelos professores sem sala de aula. Para os alunos, é um momento de relacionamento que reúne professores, familiares e a comunidade de cada município e uma oportunidade de ativar os princípios empreendedores.
Sebrae
No total estima-se ter participado mais de 5 mil visitantes das feiras JEPP em 2018 e com um movimento de venda num total de R$ 700,00 (setecentos reais) por feira. O que contabilizou um volume de vendas em torno de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) destinados à realização de atividades de lazer com os estudantes das escolas.
Para Jucelina Rodrigues, diretora da Unidade Escolar Benedita Gusmão Moraes do município de Bequimão, durante a aplicação do programa, houve uma transformação e entusiasmo de todo o corpo docente e discente da escola.
“Creio que houve um total envolvimento dos professores e percebo o quanto houve motivação dos alunos nos dias que aplicamos o JEPP na escola. É perceptível o entusiasmo e o desenvolvimento dos alunos, não só para as atividades do projeto, como também para aulas de outras disciplinas”. Tudo mudou por aqui”, analisou a diretora.
Para 2019, a estimativa é que mais de 10 cidades do Litoral Ocidental Maranhense participem do programa em suas escolas, segundo informou a gerente regional da unidade do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.
"Nosso propósito é dar continuidade na articulação junto com as prefeituras dos municípios que atendemos, e assim motivar os gestores na implantação deste riquíssimo projeto. Já temos confirmadas mais de dez prefeituras que expressaram sua vontade em estabelecer a metodologia em suas escolas, isso muito nos alegra’’, disse Fernandes.
Sebrae
O QUE É O JEPP
O JEPP visa fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida.
O programa apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual; além de quatro temas transversais: cultura da cooperação e da inovação, ecosustentabilidade, ética e cidadania.
A metodologia do JEPP é vivencial e semi-aberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, de forma a contextualizar eficazmente o curso à realidade local e dos alunos.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
(98) 3216-6133
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao
Nenhum comentário:
Postar um comentário