O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o apoio da Diretoria de Informática e Automação e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), promoverá capacitação de servidores e servidoras da comarca de Pinheiro para utilização do PJe Mídias e Audiência Digital.
A ferramenta é uma solução do Conselho Nacional de Justiça que permite maior facilidade na veiculação de arquivos de áudio e vídeo no sistema de processo judicial eletrônico. O treinamento (teoria e prática) será realizado de acordo com cronograma abaixo.
As inscrições estão abertas no sistema acadêmico Tutor até 15 de março.
COMARCA DE PINHEIRO
Realização: 25 e 26/3 – (presencial)
Instrutor: Igor Campos
Local: Fórum de Pinheiro
CONTEÚDO
O conteúdo abordará sobre os princípios básicos do sistema PJe Mídias, softwares requeridos para acesso, detalhamento aprofundado do funcionamento do sistema, demonstração prática do sincronismo de mídias, uso do link em processo eletrônico, prática no sistema de homologação.
A Diretoria de Informática, por meio do Núcleo de Help Desk, é responsável pela instalação do programa do PJE Mídias no computador das salas de audiência. A sincronização dos arquivos é realizada a partir deste equipamento, conforme será detalhado ao longo do curso.
PJe MÍDIAS e AUDIÊNCIA DIGITAL
Lançado pelo CNJ em maio de 2020, o PJe Mídias é uma ferramenta digital que faz parte do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e permite o armazenamento de documentos digitais de processos judiciais em tramitação nos Tribunais brasileiros. A utilização do portal PJe Mídias permitirá o uso de arquivos de áudio e vídeo, em formatos e tamanhos superiores aos especificados pelos sistemas judiciais já utilizados no TJMA, com ganho de eficácia na prestação jurisdicional.
Enquanto o PJe Mídias reúne as mídias das audiências de um processo, com foco na interação com o público externo, especialmente operadores de Direito, o sistema Audiência Digital realiza a criação de mídias digitais das audiências de um processo. Ou seja, faz a gravação de audiências e a sincronização destas no portal PJe Mídias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário