quarta-feira, 20 de julho de 2016

Eleições 2016: Relação PT/PDT pode azedar em vários municípios importantes devido “zignal” dos pedetistas em Zé Doca

A relação política entre o PT e do PDT corre risco de cair em desgraça em colégios eleitorais importantes nestas eleições de 2016.
Desde que os pedetistas tomaram uma posição de apoio à Dilma e contra o impeachment da presidente petista, houve uma aproximação estratégica entre as duas legendas com grandes possibilidades, inclusive, de aliança eleitoral para presidente em 2018.
Essa aproximação acabou se estendo aos estados e, por conseguinte, aos municípios. No Maranhão não foi diferente.
Em várias cidades importantes o PT e o PDT abriram canais de diálogos, entre elas: Imperatriz, Balsas e Timon.
Ocorre que os petistas estão preocupados com os rumos que o PDT está dando em outras cidades menores, mas não menos importantes pelo menos aos olhos do PT. Explica-se.
Na cidade de Zé Doca, o atual prefeito Alberto Carvalho (PDT) resolveu desistir de concorrer à reeleição e apoiar a candidato do PT, que será o ex-reitor do Ifma, professor Zé Costa.
Contudo, quando os entendimentos ente o PT e PDT zé-doquenses já estavam bem evoluídos, eis que a direção estadual dos trabalhistas retiram o apoio a Zè Costa para atender a um pedido do PR do controverso deputado estadual Josimar do Maranhãozinho, o tal “Moral da BR”, que exige o apoio do PDT a sua irmã Josinha Cunha.
Reação petista
Atento aos movimentos do PDT em Zé Doca, o PT já reavalia a relação de reciprocidade em Imperatriz, Balsas e Timon, o que não seria lá um bom negócio para os projetos dos pedetistas em 2016 e 2018, quando pretendem disputar até uma vaga para o Senado com o deputado federal Weverton Rocha, presidente estadual do PDT.
Segundo deputado estadual Zé Inácio, um dos coordenadores políticos do PT para as eleições municipais de 2016, essa posição que os pedetistas querem tomar na cidade de Zé Doca é muito ruim para a saudável e necessária relação entre os dois partidos no Maranhão.

“Recebi com muita preocupação essa mudança de posição do companheiros do PDT em Zé Doca em retirar o apoio do partido ao nosso candidato Zé Costa, pois nossas conversas já estavam muita avançadas. Caso não seja revista essa tendência de trocar o PT pelo PR lá em Zé Doca o nosso partido poderá também repensar alianças em Imperatriz, Balsas e Timon, por exemplo”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário