quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Prefeitura de Bequimão e Corpo de Bombeiros dão novo passo rumo à instalação do Colégio Militar 2 de Julho

 A Prefeitura de Bequimão e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) deram um novo passo rumo à implantação do Colégio Militar 2 de Julho. Representantes da corporação e do município se reuniram nesta terça-feira (31), para realizar uma nova vistoria no prédio da Escola Pedro Silva, discutir diretrizes pedagógicas e deliberar sobre o funcionamento da XXIII unidade a ser instalada no Maranhão.

Representando o prefeito João Martins, que cumpria agenda de trabalho na capital — São Luís, o vice-prefeito Magal acompanhou a vistoria dos bombeiros e frisou que a experiência dos militares vem somar no processo de implantação do Colégio Militar de Bequimão.

“Realizamos pela manhã a vistoria na Escola Pedro Silva. Estiveram conosco o subtenente Dilvanir Gusmão e outros quatro militares do Corpo de Bombeiros, que hoje trabalham na segunda unidade Colégio Militar 2 de Julho, em São José de Ribamar, e vieram até Bequimão contribuir com o processo de implantação da escola em nosso município, apresentando sugestões que vão ser incorporadas ao projeto da nossa cidade”, contou o vice-prefeito de Bequimão.

A visita ainda tratou de assuntos importantes como o plano pedagógico e as normas disciplinares comuns às instituições de ensino militares. “No período da tarde, nos reunimos novamente no prédio da Escola Pedro Silva. Desta vez, para conversar sobre as diretrizes pedagógicas e os procedimentos disciplinares que fazem parte da rotina dos colégios militares, onde os bombeiros puderam nos repassar um pouco da experiência adquirida na unidade em que já realizam esse trabalho”, informou o secretário municipal de Educação, juventude, esporte e lazer professor Zeca.

Além do vice-prefeito Magal e do secretário de educação, juventude, esporte e lazer, Professor Zeca, acompanharam os bombeiros na vistoria à Escola Pedro Silva o fiscal de obras de Bequimão, Murilo Braga, e os secretários Josmael Castro (Assistência Social), Edmilson Pinheiro (Cidadania e Participação Popular), Creuber Pereira (Desenvolvimento Rural), Tonho Martins (Infraestrutura), Otoniel Gusmão (Segurança Pública e Trânsito), Zé Orlando (Planejamento) e Rodrigo Martins (Cultura e Turismo), que compuseram a comitiva formada pelo município para participar dos trabalhos. A Câmara Municipal de Bequimão também enviou os vereadores Vadico Barbosa, Edilson da Vila Meio, Carlinhos de Severaldo, Janny Enfermeira e Vetinho para participarem da vistoria.

O convênio de abertura do Colégio Militar 2 de Julho em Bequimão foi assinado pelo prefeito João Martins e pelo comandante do CBM-MA, coronel Célio Roberto, no dia 7 de agosto, no Comando Geral da instituição, em São Luís. O ato foi acompanhado pelo subtenente Dilvanir Gusmão, que é natural de Ariquipá, na zona rural de Bequimão, e tem auxiliado o prefeito João Martins no processo de implantação da unidade de ensino, no bairro Cidade Nova.

A Escola
A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que a XXIII unidade do Colégio Militar do CBM-MA atenda até 120 estudantes por ano, levando em consideração a capacidade atual da Escola Pedro Silva.

O Colégio Militar 2 de Julho possui uma estrutura diferente dos demais colégios da rede pública e particular do Maranhão e segue as diretrizes do CBM-MA, sem modificar o programa de ensino estabelecido pelas secretarias municipais e de Estado da Educação.

Em suas ações educacionais, a instituição permite ao aluno desenvolver e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe asseguram um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o seu campo de atuação profissional no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário