quarta-feira, 22 de setembro de 2021

*Prefeitura de Bequimão celebra Dia da Árvore com plantio de mudas no Bosque das Irmãs*



“Plante uma esperança”. Com este lema, a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu continuidade à revitalização do Bosque das Irmãs Nossa Senhora dos Anjos em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira (21). A data também foi marcada pela entrega dos cartões auxílio, coletes e materiais Agentes Jovens Ambientais (AJA), promovida pelo Governo do Maranhão, representado na ocasião pelo Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Paulo Catunda.

A ação de plantio de mudas aconteceu no antigo Convento de Bequimão, onde hoje funciona o Centro Administrativo Municipal. O local faz parte da memória afetiva de milhares de bequimãoenses pela flora diversificada, quando ainda era morada das freiras do município. Aos poucos, a gestão do prefeito João Martins têm resgatado a beleza do Bosque com a promoção de diversas ações de plantio de mudas e também de limpeza do local. Todo esse trabalho tem recebido o apoio dos integrantes do Núcleo de Adolescentes do Selo Unicef, que agora contam com o importante auxílio dos AJA’s de Bequimão.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Luís Bernal, destacou o trabalho primoroso que vem sendo realizado pela Gestão João Martins. “Graças a sensibilidade do prefeito João Martins, estamos tendo condições de fazer esse trabalho valioso de revitalização do Bosque das Irmãs. Iniciamos na Semana Mundial do Meio Ambiente e hoje estamos dando continuidade. Tá ficando lindo e vai voltar a ser espaço de contemplação da natureza não só para os bequimãoenses, mas também para quem visita o nosso município”, explicou Bernal.

Para o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), a revitalização do Bosque das Irmãs representa um resgate histórico. “O Bosque das Irmãs sempre foi sinônimo de beleza e identidade para o nosso município. Revitalizar e trazer vida para este espaço é resgatar também parte da nossa história”, conta o vice-prefeito de Bequimão.

O prefeito João Martins é quem tem coordenado todo esse trabalho, desde a Semana do Meio Ambiente e Oceanos, realizada em junho. Além do plantio de mudas, o município tem testemunhado uma série de ações em prol da limpeza de ruas, avenidas, regiões de mangue e também às margens do Rio Itapetininga, na região do Cais do Porto.

“No sábado, o município testemunhou uma iniciativa inédita que foi o Mega Mutirão de Limpeza. Um trabalho que muito nos orgulha, enquanto gestão, planejar. Diversos bairros alcançados e agora coroamos esta sequência de ações em prol do meio ambiente com a ação de plantio de mudas e revitalização do Bosque das Irmãs. Quem nunca visitou este espaço e se impressionou com tanta beleza? A nossa população vai voltar a se encantar com o Bosque das Irmãs”, afirmou o prefeito João Martins, destacando a beleza do local que faz parte da história do município de Bequimão.

Semana do Meio Ambiente e Oceanos
A revitalização dos Bosque das Irmãs foi iniciada durante a Semana do Meio Ambiente e Oceanos de Bequimão. Além do início da requalificação do local, foram recolhidos materiais plásticos descartados de forma irregular no Cais do Porto de Bequimão.

A região dos manguezais à margem da Avenida Perimetral, entre a sede e o povoado Balandro, também foi contemplada com a retirada dos resíduos. A programação contou ainda com roda de conversa e certificação dos adolescentes mobilizados durante as ações.

O evento reforçou a importância do protagonismo juvenil nas questões que envolvem a conservação ambiental no município.

Mais em prol do Meio Ambiente
No Dia Mundial da Limpeza, uma iniciativa inédita marcou o último sábado (18), no município. Mais de 100 pessoas estiveram envolvidas em um mega mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura de Bequimão, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Administração e Finanças.

Participaram da ação 32 servidores da limpeza urbana e 60 profissionais contratados exclusivamente para desempenhar o trabalho. Esses profissionais contaram com o importante apoio de 15 adolescentes do Núcleo de Adolescentes do Selo Unicef e de outros oito do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

A mobilização teve início às 8h, na Praça 2 de Novembro. De lá, as equipes de limpeza partiram para as ruas e avenidas do município. Receberam os trabalhos a região do Portal da Cidade, no bairro Ramal de Bequimão, além dos bairros São Luizinho, Bairro de Fátima, Centro, Estiva, Ferro de Engomar e Balandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário