sexta-feira, 9 de junho de 2017

Prefeito de Bequimão assina termo de adesão ao Pólo Turístico Floresta dos Guarás


O Prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), e a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares, assinaram o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, ratificando o interesse do município em integrar a Região Turística Floresta dos Guarás.
O prefeito Zé Martins enfatizou a importância do programa para o desenvolvimento socioeconômico do município, que tem uma diversidade de atrações culturais e naturais para visitantes e moradores. “Com essa adesão poderemos pleitear ações e receber recursos orçamentários para os projetos de turismo local, além de reforçar o apoio para o desenvolvimento do turismo regional em cooperação com os demais municípios de nossa região turística, que também estão unidos pelo consórcio Conguarás”, explicou o gestor.
“A administração do prefeito Zé Martins tem atuado bem, oferecendo infraestrutura e suporte técnico e administrativo para o desenvolvimento dos atrativos turísticos em Bequimão, por meio de ações contínuas e parcerias eficazes, como é o caso do Sebrae e o empresariado local”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares.
Programa de Regionalização do Turismo e o Mapa do Turismo Brasileiro
A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. Mesmo um município que não possua clara vocação para o turismo – ou seja, que não recebe o turista em seu território – pode dele se beneficiar. Para isso, o município precisa desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.
Embasando-se em recomendações da Organização Mundial de Turismo, o Ministério do Turismo adotou em 2004 essa política focada no desenvolvimento regional, dando maior protagonismo às Unidades da Federação. O Programa de Regionalização do Turismo trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo ministério com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.
Mais informações sobre a Floresta dos Guarás… ACESSE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário