quinta-feira, 8 de junho de 2017

Universidade Federal da Baixada Maranhense é explicada pelo criador da ideia legislativa do Senado Federal

O Professor Doutor Dimas dos Reis Ribeiro nos concedeu uma entrevista para falar um pouco sobre a sua ideia legislativa do Senado Federal que prevê a criação da Universidade Federal da Baixada Maranhense através do desmembramento do Campus da UFMA de Pinheiro.

Ele é licenciado em História pela UNIFAI/SP, mestre em História pela UNESP e Doutor em Serviço Social também pela UNESP. Há quase 4 anos é professor na Universidade Federal do Maranhão lotado no Campus de Pinheiro.

Blog do Gustavo - A sua ideia legislativa surge de qual necessidade real vivenciada no Campus de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão?

Prof. Dimas Ribeiro - O Campus UFMA Pinheiro, não possui autonomia e nem orçamento! Não consegue expandir! A Administração Superior é ausente! As obras que foram e são realizadas deixam muito a desejar. Não há acompanhamento e nem gestão. O Maranhão é um dos poucos Estados Brasileiros que possui apenas uma Universidade Federal que é muito centralizada e apegada à Capital.

Blog do Gustavo - O que mudaria com a criação da Universidade Federal da Baixada Maranhense (UFBAM)? E porque na Baixada Maranhense?

Prof. Dimas Ribeiro - Teríamos autonomia. Orçamento próprio. Gestão qualificada e presente. Condições para expandir para outros municípios. Novos cursos superiores. A Baixada e Reentrâncias Maranhenses é formada por 40 municípios, quase um milhão de habitantes. É a Região mais pobre e com menor IDHM do Estado e do Brasil. O menor índice de pessoas cursando o Ensino Superior. No Maranhão, segundo o IBGE, o índice é de 3,58% enquanto que na região apenas 1,15% cursando o Ensino Superior. 

Blog do Gustavo - Sobre a atual estrutura do Campus, como ela se encontra? E com a criação da UFBAM isso mudaria?

Prof. Dimas Ribeiro - A Atual estrutura está inacabada. Como os recursos são centralizados na administração superior, nós não temos condições e nem orçamento para custeio e manutenção. Para trocar uma lâmpada, fazer manutenção em um ar condicionado, trocar uma fechadura, precisa vir alguém de São Luís. A Empresa terceirizada de limpeza e de segurança é de São Luís. Essas questões poderiam ser resolvidas na cidade ou na própria região a um preço muito menor! 
Para um empreendimento funcionar ele precisa de vontade, gestão, transparência, presença e recursos. Se houver recursos e não existir os demais, o empreendimento não avança.

Blog do Gustavo - A sua ideia legislativa foi criada quando no site do e-cidadania do Senado Federal e como o Senhor espera atingir os 20.000 apoios até o dia 27/09/2017 para que a ideia vire uma sugestão para o debate entre os Senadores da Republica?

Prof. Dimas Ribeiro - Eu vinha tentando apoio de alguns deputados, mas como as coisas são muito políticas e burocráticas, descobri essa possibilidade no Site do Senado. Submeti a proposta há poucos dias. Só depois de passar por uma análise e verificar o preenchimento dos requisitos legislativos a ideia foi aprovada e o link disponibilizado para recolher os apoios. Pretendemos buscar e contar com o apoio das redes sociais, dos órgãos de imprensa, visitar as escolas de ensino médio da região (são 40 mil estudantes), padres, pastores, juízes, promotores, vereadores, prefeitos. Esse não é um projeto pessoal ou político partidário. É um projeto coletivo de uma Região sofrida, carente de atenção. Só a educação pode mudar a realidade. Afinal Somos 40 municípios, quase um milhão de habitantes, 40 mil estudantes matriculados no Ensino Médio. Somos os Lagos, os Campos e o Litoral. Somos a Baixada e as Reentrâncias Maranhenses. Somos um só Sonho e uma só Luta! Se você acha que a educação mudou sua vida e pode mudar a vida de outros, então seremos milhares de apoiadores!

O Blog agradeceu a oportunidade e espera que essa ideia legislativa seja debatida pelos Senadores e que possa virar de fato realidade.

Conheça a Ideia Legislativa da Criação da Universidade Federal do Baixada Maranhense clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário