sábado, 9 de janeiro de 2016

Governo do Estado repudia nota de Fernando Furtado contra ONG

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, repudiou recente nota do deputado estadual Fernando Furtado contra a Survival International, que o havia classificado de “Racista do Ano” em 2015, em decorrência dos ataques feitos por ele contra índios no Maranhão.
Furtado se manifestou somente na última segunda-feira [veja aqui] sobre o “prêmio” recebido e que havia provocado repercussão nacional, e chamou a instituição de “Ong picareta”.
Foi o que provocou reação imediata do Governo do Estado. A nota da Secretaria de Direitos Humanos [leia aqui] é assinada pelo secretário Francisco Gonçalves, que também é presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.
Fernando Furtado pertence ao partido comandado por Marcio Jerry e é da base do governador Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa.
Abaixo, a íntegra da nota da Sedihpop
Participação popular e controle social são pilares fundamentais de uma democracia. Além de exercê-la através do voto, cobrar e fiscalizar os mandatos são também direitos e deveres do povo.
Ao rebater ironicamente o título que lhe foi outorgado pela ONG Survival International, de “Racista do Ano” de 2015, o deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB/MA) tenta desqualificar, generalizando casos pontuais, espaços e formas legítimas de controle social e participação popular, entidades e organizações com atuação histórica, bem como o processo de identidade e autoafirmação dos povos indígenas. Ao longo das últimas décadas — seja na luta pela democracia, seja na luta pela efetivação dos direitos pós-88 — os defensores e entidades de direitos humanos exercem um papel crucial, através do diálogo imprescindível para o avanço das políticas públicas necessárias ao bem estar de todos e todas. Não há democracia sem o saudável e respeitoso diálogo entre os poderes públicos constituídos e a sociedade civil.
O prêmio conferido ao parlamentar maranhense alude a um discurso racista proferido por ele em julho passado, cujo conteúdo também tinha cunho homofóbico, além de incitar ódio aos povos indígenas. Espera-se do deputado Fernando Furtado uma agenda política pautada pela luta em defesa dos direitos das minorias e no combate a qualquer forma de preconceito e discriminação, conforme preconizam os estatutos de sua agremiação partidária.
São Luís/MA, 4 de janeiro de 2015
Francisco Gonçalves da Conceição
Secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular
Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário