sexta-feira, 13 de julho de 2018

Senado aprova aumento salarial para agentes comunitários de saúde

Medida Provisória (MP) 827/2018, que já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados, foi aprovada pelo Senado. A MP aumenta o salário dos agentes comunitários de saúde em 52,86% ao longo de 3 anos. Com a aprovação no Congresso Nacional, o próximo passo é a sanção do presidente da República.
deputado federal Victor Mendes (MDB-MA) tem apoiado todos os pleitos dos agentes comunitários de saúde. “Os agentes comunitários de saúde merecem reconhecimento. Essa categoria intermedia a interlocução entre as comunidades e o governo, o que não é tarefa fácil”, explica o parlamentar maranhense.
Além do aumento do piso salarial, a MP estabelece algumas regras para a categoria. A jornada de trabalho deve ser de 40 horas semanais. A cada dois anos, os agentes comunitários de saúde receberão capacitações e cursos de aperfeiçoamento organizados e financiados pela União, pelo governo do Estado e pelos municípios.

Você conhece o trabalho dos agentes comunitários de saúde?

A profissão de agente comunitário de saúde foi criada com o intuito de levar mais qualidade de vida e apoio aos moradores das comunidades. No primeiro contato com a família atendida, o profissional leva uma ficha com perguntas referentes ao domicílio e a cada um dos moradores da casa. O documento funciona como cadastro dos moradores da comunidade e serve para identificar se há crianças fora da escola, dependentes químicos ou pessoas com doenças graves.
Com o cadastro feito e os problemas (quando existem) identificados, o agente passa a acompanhar essas pessoas e suas rotinas. Uma vez por mês o agente comunitário visita cada uma das famílias atendidas para verificar a situação. Os profissionais oferecem assistência e informações sobre doenças e viroses.
Além da visita mensal, em outras datas, agendadas com as famílias, o agente realiza outra visita acompanhado por uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, podendo integrar um dentista também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário