quarta-feira, 25 de julho de 2018

Capacitação encerra com mais de 1.400 atendimentos


Durante cinco dias, o Sebrae destacou o empreendedorismo no município, estimulando o desenvolvimento dos pequenos negócios locais.

O empreendedor bequimãoense Jorge Protásio da Costa já foi dono do seu próprio negócio. Com a crise, sua empresa veio à falência e ele passou a trabalhar como empregado em outro empreendimento. Ao participar da oficina “Como Desenvolver uma empresa de Sucesso”, realizada pelo Sebrae no município de Bequimão, na última semana, Jorge encontrou a motivação que precisava para voltar a ser empresário.
“Ver a sua empresa chegar ao fim, um sonho que você construiu ao longo de tantos anos, não é fácil! Depois disso foram quatro anos trabalhando como funcionário com carteira assinada, buscando a motivação e principalmente a inspiração que eu precisava para voltar a empreender e aqui eu encontrei aquilo que precisava para voltar a ser um empreendedor e, dessa vez, de sucesso”, ponderou Costa.
O empreendedor Jorge Protásio da Costa conta como foi a experiência de participar da oficina Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso.
Obstinado, Jorge mostrou o seu potencial e foi o vencedor, ao lado do amigo Gilvan, do desafio “Meu Negócio” que faz parte da metodologia da oficina do Sebrae, propondo aos participantes a criação de novos negócios que precisam ser gerenciados durante a capacitação. Ao final, os resultados de faturamento de cada empresa – ainda fictícia, são apresentados e os ganhadores anunciados. Como prêmio a dupla irá participar da próxima turma do Empretec gratuitamente.
Nos cinco dias da oficina, a estratégia de atendimento empresarial em massa serviu para estimular nos empreendedores e potenciais empreendedores do município, habilidades, comportamentos positivos, competências e a capacidade de resolução de problemas. A metodologia é desenvolvida através de cinco temas que vão desde o planejamento do negócio, passando pela gestão propriamente dita da empresa, até técnicas de marketing que podem ser utilizadas para alavancar as vendas.
“O Sebrae é um grande parceiro dos mais de 180 pequenos negócios existentes no Maranhão e trabalha arduamente para manter essa linha direta com eles. Em Bequimão, tem sido uma constante apoiarmos a manutenção das empresas locais e incentivarmos a criação de novos negócios. Queremos continuar prosseguindo na nossa missão institucional em favor das micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e empreendedores rurais por entendermos que esta é uma excelente estratégia para dividir riqueza e renda, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida para os maranhenses” disse João Martins, diretor superintendente do Sebrae estadual.
Diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, acredita que a capacitação será benéfica para a economia do município de Bequimão por disseminar o empreendedorismo.
A realização do evento foi uma parceria entre o Sebrae, por meio de sua regional em Pinheiro, e a Prefeitura de Bequimão por meio da Sala do Empreendedor do município e capacitou 350 pessoas, dentre empreendedores e potenciais empreendedores locais. Esta foi a 27ª edição estadual da oficina de empreendedorismo do Sebrae “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso”, totalizando sete mil capacitações e mais de 37 mil atendimentos.

Os números da oficina
No balanço do evento, foram realizados 1.495 atendimentos, distribuídos entre 10 cursos, 14 palestras motivacionais abertas ao público e direcionadas para empresários e funcionários públicos (que contou com 667 participantes), além de 86 consultorias nas empresas de participantes.
Turma exibe orgulhosa os seus certificados.
Durante a realização do desafio “Meu Negócio”, que na pratica estimula a criação de novos empreendimentos, foram criadas 51 empresas, gerando juntas um faturamento de R$ 3.745,60 nos três dias dessa atividade.
Para o prefeito de Bequimão, José Martins, o Sebrae é muito mais que um parceiro do poder público municipal, mas um parceiro da população de Bequimão. “Graças a Deus aqui em Bequimão o Sebrae vai muito além do que todos esperam e já deixou de ser apenas um parceiro na nossa gestão, passando a ser um parceiro de todos aqueles que alimentam dentro de si o espírito empreendedor aqui no nosso município. Por isso, todas as vezes que o Sebrae solicita a parceria do município de Bequimão, estamos sempre prontos a atender”, sinalizou.
A gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, aproveitou para destacar a importância das parcerias e agradecer a confiança da população de Bequimão. “Realizar uma oficina deste porte em qualquer município envolve um investimento considerável. Por isso, é tão importante a parceria com a Prefeitura de Bequimão e, principalmente, a participação da população local nos eventos. Só temos a agradecer pela confiança e pela credibilidade depositadas à nossa instituição”, agradeceu.
O Sebrae incluirá as empresas que participaram da oficina, e aquelas que por ventura venham a surgir após a capacitação, em um planejamento para que sejam acompanhadas nos próximos meses com ações que englobam treinamentos da instituição, fundamentados nas metodologias SEI e Começar Bem.

Próximas ações
Mais uma edição da Oficina “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso” teve início na noite da última segunda-feira (23), em São Mateus a capacitação acontecerá até esta sexta-feira, 27, no Ginásio Poliesportivo José Ovídio da Silva Dias, na sede do município, e reunirá 240 empresários e potenciais empreendedores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário