sexta-feira, 6 de julho de 2018

Emenda de Sarney Filho garante a Flávio Dino realização do Maranhão Musical

Uma emenda do deputado federal Sarney Filho (PV), no valor de quase R$ 1 milhão, tem garantido ao governador Flávio Dino (PCdoB) a realização do Maranhão Musical, programa que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).
O programa tem sido realizado em duas frentes de atuação: a primeira por meio de convênio com o Ministério da Cultura, oriunda de emenda parlamentar do PV; e a segunda com recursos do tesouro estadual. A proposta do Maranhão Musical é oferecer cursos regulares de iniciação e formação musical, com aulas práticas e teóricas e aprendizado em diversos instrumentos, dinamizando a produção cultural nas cidades maranhenses e democratizando o acesso ao ensino musical gratuito e de qualidade.
Com os recursos da emenda parlamentar de Sarney Filho, estão sendo implantadas escolas de música em 22 municípios maranhenses (Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Apicum Açu, Amarante do Maranhão, Bequimão, Brejo, Cachoeira Grande, Joselândia, Montes Altos, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Satubinha, Trizidela do Vale, Turiaçu, Olinda Nova do Maranhão, Mirinzal, Vila Nova dos Martírios, Cândido Mendes e Riachão).
Cada município está recebendo doação de mobiliários (87 itens, entre armários, cadeiras, mesas, estantes, ventilador, bebedouro quadro branco, além de livros e partituras) e instrumentos musicais (80 itens, entre violões, baixo, bateria, clarinete, flauta doce barroca, guitarras, sax, trompete e outros itens), para implantação de escolas de música em parceria com a prefeitura municipal.
Já na frente de atuação realizada com recursos do Estado estão sendo contemplados com um kit de 30 instrumentos musicais outros 30 municípios maranhenses (Alcântara, Axixá, Bacabal, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Buriti Bravo, Cajapió, Codó, Coroatá, Cururupu, Governador Newton Belo, Imperatriz, João Lisboa, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago Verde, Matões, Mirador, Nova Iorque, Paço do Lumiar, Peritoró, Raposa, Ribamar Fiquene, Santa Inês, São Benedito do Rio Preto, São José de Ribamar, São Mateus, Senador La Rocque, Tuntum e Vitorino Freire).
O kit é formado por guitarra, flauta, contra baixo, teclado, violão, bateria e outros instrumentos. A Sectur tem oferecido, ainda, a qualificação dos monitores pela Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo e a disponibilidade de cinco monitores que acompanharão a implantação das escolas de música durante um ano.
A contrapartida das prefeituras onde o programa Maranhão Musical tem sido implantado é a destinação do espaço de funcionamento da escola, a contratação de professores e a criação de leis municipais para a criação das escolas de música municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário