quinta-feira, 26 de julho de 2018

Pesquisa Exata/JP exagra nos números para o Senado

Na tentativa de confundir a cabeça do eleitor maranhense, a Pesquisa Exata/Jornal Pequeno exagerou nos números para o Senado. Somando os números da pesquisa, o resultado é vexatório. Nas regras de estatísticas e probabilidade os números não podem ultrapassar a margem de 100%, mas nas regras da Exata/JP chegam a 200%, como mostraremos abaixo.
As duas vagas para o Senado Federal nas eleições de 2018 prometem ser muito disputadas. As intenções de voto foram divulgadas nesta quarta-feira (25), pela pesquisa Jornal Pequeno/Exata. Mas os números são duvidosos e serie necessário uma fiscalização pelo órgão fiscalizador.
Em primeiro lugar, aparecem o senador Edison Lobão (MDB) com 24%, em segunda aparece Sarney Filho (PV), com 23%. Já Eliziane Gama (PPS) registrou 20% na pesquisa, o mesmo número de Weverton Rocha (PDT) que também pontuou 20%.
Em quinto lugar aparece José Reinaldo (PSDB) com 16%, seguido de Waldir Maranhão (PSDB) com 11%, a pesar de ainda não ter sido confirmado como candidato a senador. Alexandre Almeida (PSDB) aparece com 9%, Preta Lú (PSTU) pontuou com 4% e Saulo Arcangeli (PSTU) aparece com 2%. Brancos, nulos e indecisos somam 71%. Agora vejam os cálculos dessa matemática.
Edison Lobão (MDB) ————————————————–  24%
Sarney Filho (PV) ——————————————————- 23%
Eliziane Gama (PPS) ————————————————– 20%
Weverton Rocha (PDT) ———————————————– 20%
Zé Reinaldo (PSDB —————————————————- 16%
Waldir Maranhão (PSDB ——————————————— 11%
Alexandre Almeida (PSDB) ——————————————- 9%
Preta Lú (PSTU)  ——————————————————- 4%
Saulo Arcangeli (PSTU) ———————————————–2%
NULO, BRANCOS & INDECISOS ——————————– 71%
_________________________
                      200% (Exagero total)
O exagero nos números passou despercebido pela má fé daqueles que engordaram queriam mostrar Weverton e Eliziane bem na Pesquisa, mas esqueceram da população. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MA-06768/2018. A pesquisa ouviu 1.404 eleitores entre os dias 15 e 20 de julho. A margem de erro é de 3,2 pontos. Só que a margem de erro é 100%, basta calcular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário