terça-feira, 15 de maio de 2018

Secretária Dinha Pinheiro participa de Seminário de Saúde Integral da População Negra em São Luis

A secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial do município de Bequimão, Dinha Pinheiro, participou na última sexta-feira, 11, do Seminário de Devolutiva da Política de Saúde Integral da População Negra, evento promovido pelo governo estadual através da Secretaria de igualdade Racial em parceria com as Secretarias de Saúde e Mulher e Conselho Estadual de Igualdade racial.
No mesmo dia a secretária Dinha Pinheiro foi representada em outro Seminário na cidade de Pinheiro-Ma. Na princesa da baixada o tema principal foi “pratica de esporte como ferramentas de prevenção as drogas e a violência”. A secretária foi representada pelo Sr° Francisco Carlos Macedo Souza, popularmente conhecido como Pinininho.
No seminário foram apresentados os aspectos normativos e orientadores da política de saúde, criada por decreto do governador Flávio Dino, em 27 de novembro de 2017. Foram apresentados também o processo de construção, princípios, missão, diretrizes e objetivos, além do plano operativo com os eixos orientadores e prioridades.
Além dessas questões, também foram abordadas as responsabilidades de cada ente federativo (Ministério da Saúde, gestão estadual e municipal) para a execução da política de saúde, voltada ao atendimento de negros e negras no sistema público de saúde para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde desta população, observando as suas peculiaridades.
O seminário foi aberto a lideranças quilombolas, de matriz africana e de outros movimentos sociais, além de conselhos de saúde e de gestores municipais e servidores da saúde dos municípios da região metropolitana e aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, localizado no bairro Calhau.
Este seminário já aconteceu nas regionais de Imperatriz, Bacabal, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, São João dos Patos e Codó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário