segunda-feira, 21 de maio de 2018

Campanha Nacional de Vacinação vai até 1º de junho


Vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 1º de junho na rede pública. No Maranhão, até o último sábado já foram aplicadas 427.543 doses da vacina, equivalente a 28,94% de cobertura vacinal parcial referente aos grupos prioritários de imunização.
O ranking maranhense de vacinação é liderado pelos municípios de Morros (68,44%) com 3.106 doses aplicadas, seguido de São Domingos do Azeitão (54,69%) com 852 doses aplicadas, de acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Se você faz parte dos grupos de risco para complicações da doença, é primordial que faça a imunização.

Quem deve se vacinar

  1. Idosos a partir de 60 anos

  2. Crianças de 6 meses a 5 anos

  3. Trabalhadores da saúde

  4. Professores das redes pública e privada

  5. Povos indígenas

  6. Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)

  7. Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomenda que esse público procure se vacinar dentro do prazo da vacina. O objetivo é reduzir a mortalidade, complicações e hospitalização por infecções pelo vírus da influenza no público prioritário da vacinação.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A, H3N2 e vírus B. A vacinação dos grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias evita epidemias e protege a população contra Influenza e complicações futuras. Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia da campanha é para diminuir o impacto da gripe em todo o país.

A doença

De acordo com recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe mata mais de 650 mil pessoas todos os anos. Os sintomas já conhecidos são, febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, pode evoluir para complicações como pneumonia e infarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário